5 Jogos mais bem sucedidos comercialmente de Resident Evil

0

Resident Evil é uma das séries mais lembradas da Capcom. Se tornando tradição no mundo dos games, o jogo criado pelo Shinji Mikami, originalmente, seria um remake do título Sweet Home lançado originalmente para o Nintendinho 8 Bits japonês. No entanto, eles não conseguiram a licença do longa-metragem, precisando mudar os planos, e aí decidiram rumar para uma outra direção, se originando a franquia que conhecemos.

Sua recepção é sempre bem vinda e, mesmo com diversas mudanças ao longo de sua história, os fãs sempre ficam animados com o anúncio de um novo título. Muitos consideram uma das séries mais bem sucedidas do mundo dos games, e a mais bem sucedida no gênero de Terror.
Seu sucesso rendeu diversos filmes, tanto em live-action quanto em animações desenvolvido pela Marza Animation da SEGA, histórias em quadrinhos, e até mesmo livros que se aproveitam do universo dos zumbis.
Ao todo, são quase 100 milhões de cópias vendidas até hoje, e uma enorme legião de fãs. Pensando nisso, você sabe quais são os cinco games mais bem sucedidos comercialmente da série?

5. RESIDENT EVIL 2 – 4.96 MILHÕES
Um dos mais populares da franquia e que tem um remake planejado, o Resident Evil 2 foi lançado originalmente para o primeiro PlayStation, é um dos favoritos dos fãs e foi elogiado em sua época de lançamento pela ambientação, dois personagens jogáveis, 4 finais diferentes, além do carisma dos personagens. Até hoje, é o game mais bem sucedido comercialmente em uma única plataforma, conquistando quase 2 milhões de cópias apenas no PS1 quando combinado o original e a versão DualShock.
Vendendo quase 5 milhões de cópias, o game saiu para diversas plataformas, mas a conversão mais lembrada é a do Nintendo 64, que conseguiu comprimir em um único cartucho os dados de ambos os CDs, com direito a todas as cenas em vídeo e, com o expansor do videogame, deixava os gráficos ainda mais bonitos que o do PlayStation. Um remake para atual geração também está a caminho.

4. RESIDENT EVIL / DIRECTOR´S CUT – 5.08 MILHÕES
O primeiro Resident Evil foi o responsável por popularizar o gênero Survival Horror iniciado em Alone in The Dark. Este é único na franquia por contar com atores reais filmados, que acabaram entrando no “trash” devido as fracas interpretações, já que nenhum deles tinha experiência no segmento, que somado ao baixo orçamento acaba deixando as filmagens engraçadas, porém “charmosas”, dando o típico aspecto de filme com produção “B”.
Utilizando gráficos pré-renderizados, câmera pixa, gameplay “tanque de guerra”, itens escassos e grande ênfase na resolução de enigmas, o game é considerado um dos melhores de todos os tempos em várias publicações, ganhou um remake no Nintendo GameCube que modifica 70% do jogo, e teve diversos prêmios pela imprensa internacional.

3. RESIDENT EVIL 4 – 5.9 MILHÕES
Considerado um marco na franquia, Resident Evil 4 é comercialmente bem sucedido e muito elogiado pelos críticos, mas acabou promovendo uma grande divisão na fanbase da série. Afinal, a mudança foi tão drástica, que muitos fãs mais puristas questionam se este game merecia o título “Resident Evil”. Afinal, se o jogo não tem mais zumbis, foca na ação, deixa o terror de lado, os itens não são mais escassos, e a jogabilidade passa a ter uma nova roupagem, logo, ele não seria um Resident.
Por outro lado, as pessoas que aceitam as inovações “de braços abertos” elogiam muito o título devido a excelência técnica, o gameplay com a câmera “acima do ombro”, que ditou tendência em games de tiro, além de popularizar os Quick Time Events.

2. RESIDENT EVIL 6 – 8 MILHÕES
Curiosamente, o Resident Evil 6 entra como o segundo colocado mesmo recebendo notas mistas do público e da mídia, sendo um dos menos populares da saga principal. A recepção menos calorosa perante o game se dá pelas quatro campanhas principais, considerando que a aventura do Leon Kennedy é a mais próxima de um verdadeiro Survival Horror, enquanto a da Ada, Jake e Chris eram pouco inspiradas e “sem graças”. Além disso, problemas no gameplay também afastam o game da excelência.
Por outro lado, visualmente o game foi elogiado, além de que a tentativa de levar a série mais próxima do Terror junto com o retorno de personagens icônicos da série também foi apreciado.

1. RESIDENT EVIL 5 – 9.5 MILHÕES
O mais bem sucedido comercialmente também é o título que mais aposta no gênero ação. Na época de seu lançamento foi universalmente elogiado devido ao alto fator replay, visuais impressionantes, música bem ambientada e uma visível evolução na dublagem dos personagens. Seu estilo de aventura rápida, onde os acontecimentos fluem de forma intensa, também foi apreciado.
Mesmo assim, o game recebeu algumas críticas justamente por ser muito focado na ação e pouco no Terror, já que a série ficou conhecido por este último gênero. Mesmo assim, ele é considerado um excelente título, já ganhou vários prêmios da imprensa internacional, e é um dos favoritos entre os fãs.