5 Jogos Parecidos com Resident Evil Clássico

0

Câmeras estáticas, sustos, resolução de enigmas e cenários pré-renderizados. Essas eram as características que mais se destacaram na era clássica de Resident Evil e, quando algo faz sucesso, diversos jogos semelhantes surgem no mercado, cada um procurando ter sua própria identidade, assim como acontece nos jogos do netbet.com com os variados games de aposta. Por isso, decidimos selecionar hoje cinco jogos parecidos com Resident Evil clássico.

1 – PARASITE EVE

Lançado pela Squaresoft em 1998 para o PlayStation 1, o Parasite Eve foi o primeiro jogo destinado ao público maduro lançado pelo estúdio, além de ser o primeiro a ter uma colaboração ativa entre os norte-americanos e japoneses. Foi produzido por Hironobu Sakaguchi, de Final Fantasy, e dirigido por Takashi Tokita, que assumiu a mesma função em Chrono Trigger.

Sendo bem atípico perante os gêneros, ele elementos de ação, RPG e survival horror em um único game, significando que você pode andar por um cenário e, de repente, vir uma batalha aleatória. Chegando nela, você poderá circular livremente numa tentativa de desviar dos ataques e poderá usar magias e tiros, além de poder avançar de nível.

Fora isso, o jogo funciona como um survival horror, onde você anda por cenários pré-renderizados e deve desvendar enigmas para prosseguir na história. O segundo título, também para o primeiro PlayStation, ainda tem a jogabilidade “tanque de guerra”, se assemelhando mais ainda ao Resident.

Chamou a atenção na época pela excelente música e cenas em vídeo consideradas de excelência para a época.

2 – SILENT HILL

Com clara inspiração em Resident Evil, o Silent Hill foi lançado para o primeiro PlayStation pela Konami em 1999 e virou uma franquia de sucesso A ideia da jogabilidade é derrotar inimigos, explorar cenários e resolver enigmas.

Diferente do Resident que buscava um terror baseado em sustos, o Silent Hill procura sentimentos como medo e desespero através do terror psicológico, abusando de áudios “esquisitos” e a música ficando cada vez mais medonha a medida que você se aproxima de algo.

Curiosamente, o game utiliza gráficos em 3D para os cenários de fundo mesmo com as câmeras pré-renderizadas, algo que foi muito criticado na época por dificultar os controles quando há mudanças de câmera. Além disso, as névoas e cenários escuros vinham para disfarçar as limitações do hardware.

3 – ETERNAL DARKNESS: SANITY´S REQUIEM

Exclusivo do Nintendo Gamecube, este game não rendeu sucesso comercial, mas acabou alcançando status de “clássico cult” a longo prazo, recebendo diversos prêmios. Mesmo assim, uma continuação planejada inicialmente foi cancelada pela Nintendo, e a própria desenvolvedora, Silicon Knights, acabou sendo desfeita após abrir um processo de falência.

O gameplay é bem semelhante ao Resident Evil, onde você deve enfrentar monstros, explorar lugares e resolver enigmas, muitas vezes combinando objetos. Seu diferencial é a possibilidade de fazer magias, que também são necessárias para resolver certos enigmas, e também uma barra de sanidade.

O game foi muito elogiado pelo desenvolvimento da história referente ao personagem principal, e também por se diferenciar dos jogos tradicionais da Nintendo, que tinham foco nas crianças.

4 – FATAL FRAME

Muito famosa entre os fãs de survival horror, o primeiro Fatal Frame foi lançado para o PlayStation 2 e Xbox em 2002 e tem todo o clima de “filme de terror japonês”, com direito a personagens em estilo anime e toda a caricatura de algo asiático.

Ao invés de zumbis, aqui enfrentamos fantasmas que te assustam e podem provocar dano, sendo que o único modo que você pode afastá-los é tirando fotos deles, já que assim eles ficarão presos no filme. A câmera também é importante para as horas de exploração e para resolver diversos enigmas de modo criativo e eficiente.

Chama a atenção os visuais considerando o poder do PlayStation 2, com cenários muito belos. Além disso, os sustos aparentam ser menos previsíveis e mais intensos que os de Resident Evil, portanto, tenha cuidado na hora de jogar esse game.

5 – DINO CRISIS

Por fim, um jogo feito pela própria Capcom também é bem parecido com o Resident Evil, em especial o primeiro. Ele foi lançado em 1999 para o PlayStation 1, e foi criado e dirigido pelo Shinji Mikami, o mesmo da série de zumbis.

Ao longo dos jogos, ambos os games acabaram se distanciando, mas o primeiro era uma “xerox” do Resident, porém ao invés de zumbis eram dinossauros, e ao invés de cenários pré-renderizados, eles eram em 3D. Do resto, há a jogabilidade “tanque de guerra” onde a protagonista, Regina, gira em torno de seu próprio eixo.

Ela deve pegar “itens aqui” para destravar” coisas acolá. Saber abrir portas, derrotar dinossauros, enfrentar chefes, pegar munição e armamento e por aí vai. O maior diferencial é que este game era mais focado na ação e menos no terror, ou seja, mesmo tendo clara inspiração em Resident Evil, ele conseguia ter méritos próprios.

COMPARTILHAR