Resumão | Biohazard The Stage

0

Biohazard The Stage foi uma peça teatral apresentada no Teatro Rippongi em Tóquio, no Japão, durante Outubro e Novembro de 2015. A peça tem supervisão da Capcom e de Hiroyuki Kobayashi, um dos produtores da série. No elenco está o famoso ator japonês Sonny Chiba. A peça foi posteriormente lançada em DVD, somente no Japão.

A história se passa em 2010, em uma universidade na Austrália, onde Rebecca Chambers atualmente trabalha como professora substituta. Um acontecimento bioterrorista acaba exigindo a presença dos membros da BSAA Chris Redfield e Piers Nivans, que se unem à jovem para descobrir a verdade por trás dos eventos.


RESUMO | “BIOHAZARD THE STAGE

AUSTRÁLIA, UNIVERSIDADE PHILOSOPHY
12/08/2010, 15H40

Rebecca Chambers está dando aula para uma turma. Ela está trabalhando como professora substituta há um mês na universidade. Uma aluna diz que não consegue resolver a equação no quadro, e Rebecca diz que ele realmente não tem solução, assim como muitas outras equações e outras ciências no mundo.

A aula termina e os alunos deixam a sala. A aluna Mary Grey tem uma crise de choro. Um rapaz aparece, e Mary diz que sente solidão nele. Ela pergunta se ele é um aluno, mas ele desconversa e diz que não se sente vivo. Mary diz que o dia de hoje representa um novo começo e vai embora.

A professora Bethany entrega um livro para Rebecca, as duas conversam e ela vai embora. Rebecca vai à sala do reitor Ezra Sennett, que pergunta se ela está se adaptando bem à universidade. Enquanto os dois falam sobre Mary Gray, seu filho adotivo, Matthew Russell, entra na sala, e eles falam sobre os estudantes que estão desaparecendo no campus. Ezra diz que a universidade é a sua vida, e que os rumores podem arruinar a sua reputação.

Ezra apresenta um homem a Rebecca. Ele é Barrington Mayer, policial da cidade de Philosophy, e está no campus para investigar os desaparecimentos. Ele pergunta se ela se interessa por fósseis, já que a vê no museu fóssil e na biblioteca de arqueologia na ala oeste muitas vezes. Rebecca retruca e diz que não discutirá se o Reitor Ezra quiser restringir suas atividades, mas ele diz que a universidade existe para as pessoas aprenderem cada vez mais.

Depois que Rebecca deixa a sala, Barrington diz que, como suspeitava, ela deve saber de alguma coisa. Ezra lhe entrega um bolo de dinheiro, e o detetive sai da sala. Matthew, que também é secretário de Ezra, diz que não confia em Barrington por alguma razão que não sabe explicar. Ele se desculpa por passar dos limites, mas Ezra diz que ele é a pessoa em quem mais confia no mundo.

Rebecca encontra Mary e pergunta se está tudo bem. O professor Liam Howard aparece e diz que o trabalho de Mary estava ótimo. De repente, os alunos Olivia Price e Lucas Butler entram chorando e pedem a ajuda de Rebecca. Zumbis estão tomando o corretor. Rebecca pergunta à professora Bethany se tem um lugar onde possam se esconder, enquanto Rebecca fica para guiar os alunos que estão correndo. Olivia se perde do grupo que fugiu com Bethany.

Rebecca vê o mesmo homem que Mary vira antes e o chama pelo nome de Tyler. Ele está com uma arma.

16h45

Enquanto isto, os membros da BSAA Chris Redfield e Piers Nivans estão a caminho do campus, depois de receberem um pedido de ajuda de Rebecca. Os dois adentram no prédio, e matam zumbis que encontram pelo caminho.

***

Um flashback relembra os acontecimentos de 1998, evento que ficou conhecido como Incidente da Mansão. Em 2003, a Umbrella foi levada à justiça e considerada culpada pelas atividades ilegais com bioarmas, o que causou sua falência. No entanto, ex-pesquisadores mantiveram amostras dos vírus e muitas apareceram à venda no mercado negro. Para isto, o Consórcio Farmacêutico Global decidiu financiar a BSAA, organização antibioterrorista que age por todo o mundo.

Em 2005, o policial de Rochester City, Tyler Howard, acompanhou a BSAA como membro de apoio para combater um atentado bioterrorista ocorrido nos arredores de St. Cloud, no Minnesota, nos EUA. Ele atira em um zumbi, mas questiona por que ele não caiu, sendo que foi alvejado em um ponto vital. Rebecca aparece, atirando na cabeça do zumbi e salvando Tyler, que é recrutado como agente do governo americano. Tyler é dado como morto em serviço, e começa uma nova vida como membro do Serviço Secreto Especial dos EUA.

Em 2009, Chris não somente estava liderando a equipe na linha de frente como capitão da filial norte-americana da BSAA, mas também concentrado em treinar novos agentes. Entre eles, estava Piers Nivans, talentosíssimo como atirador de elite. Chris vê Piers como o futuro da BSAA, mas ele precisará aprender a trabalhar em equipe, que é o que fortalece o esquadrão.

***

Chris e Piers encontram Rebecca na sala de segurança, e são apresentados a Sophie Home, membro da filial da BSAA na Oceania, e a Barrington Mayer. Chris diz que, por alguma razão, o T-Virus ou outros vírus vazaram e se espalharam, mas que devem conter a ameaça e encontrar os sobreviventes. Piers pergunta a Barrington se ele sabe de algo, e o detetive cita os desaparecimentos de pessoas nos últimos dois meses.

Chris ordena que Sophie e Barrington sigam pela ala leste, enquanto ele, Piers e Rebecca seguem pela ala oeste. Chris pede a Piers que dê uma arma mais potente a Barrington, e diz para atirar na cabeça dos zumbis, sendo esta a única forma de matá-los. Piers também entrega a Sophie um rádio, antes de se separarem.

Rebecca conta a Chris que Barrington recebe dinheiro do reitor da universidade para investigar sob panos quentes os desaparecimentos de pessoas, de modo a não prejudicar a reputação da universidade. Ela diz que Ezra ou o professor de biologia molecular Liam Howard podem estar envolvidos diretamente no caso. Os três enfrentam zumbis, e Rebecca fica sentimental quando vê alunos sendo mortos, mas Piers diz que eles não eram mais os seus alunos.

Tyler Howard aparece logo em seguida. Ele é o jovem que Mary havia encontrado antes dos zumbis começarem a aparecer.

O Reitor Ezra confronta o Professor Howard sobre os alunos desaparecidos, dizendo que Barrington suspeita dele. O professor diz que a polícia não é confiável, e apenas tira coisas importantes das vidas das pessoas. Ezra alega que tudo o que quer é proteger a reputação da universidade. Ele diz a Matthew que o adotou por causa de seu alto QI, para que ele pudesse aprender tudo o que ele não pudera quando era mais jovem.

A obsessão de Ezra pelo aprendizado ultrapassara todos os limites. Recentemente, Ezra pediu ao professor Howard uma pesquisa sobre um upgrade sem fim na inteligência humana, usando o vírus, mas a pesquisa, obviamente, saiu de controle devido à ambição de Howard.

Na sala onde os alunos estão escondidos, na ala leste, Lucas recebe uma mensagem de sua namorada Olivia, pedindo ajuda na ala oeste, mas ignora. Mary diz que recebeu uma mensagem igual, mas Lucas diz que eles não podem sair de lá. Zumbis começam a bater na porta, e Lucas se descontrola de medo. Eles vêem que a professora Bethany se transformou em um zumbi. Mary diz que, se ele não quer ajudar Olivia, que ela irá, e deixa a sala.

Rebecca, Chris e Piers chegam ao museu fóssil. Ele diz que recentemente recebera dela um pedido para uma investigação da universidade. Rebecca diz que está ali pela BSAA, disfarçada de professora substituta. Piers pergunta por que Rebecca queria investigar a universidade, mas são interrompidos por Chris, que prossegue com a investigação do local. Eles encontram Posh Brown, um guarda do campus, extremamente assustado, escondido em um banheiro. A energia no local acaba, e o homem se desespera.

Posh conta que recebera do Professor Howard uma ligação para fechar o museu, e pergunta se eles vieram atrás do professor. Piers diz que ele pode ser a chave para o que está acontecendo, e por isto eles estão ali. Rebecca diz que encontrou o professor mais cedo, na sala do reitor, e Posh alega que o professor não poderia estar mentindo e envolvido com este incidente. Chris pede a Brown o caminho mais rápido até o laboratório de pesquisas do professor. Um zumbi entra na sala, mordendo a perna de Posh. O zumbi é morto por Chris. Eles afirmam que Posh poderá se transformar em um deles, o que o deixa apavorado.

Rebecca recebe uma ligação de Mary, pedindo ajuda para Olivia, presa na ala leste. Posh abre por um controle remoto a porta de emergência onde estão Mary e Lucas. Os dois são confrontados por zumbis, e Mary sai da sala, em busca de Olivia.

Chris, Rebecca, Piers e Posh seguem para o laboratório de pesquisa de Howard.

Enquanto isso, na ala leste, Sophie e Barrington enfrentam zumbis. Barrington confronta Sophie, dizendo que a polícia de Philosophy, graças às propinas pagas pelo reitor Ezra, não permitirão que o que aconteceu no campus vaze. Ela diz que não permitirá isto. Piers aparece, e entra num confronto com Barrington. Tyler Howard aparece, dizendo que o Professor não é culpado de nada, e para que parem de investigar. Ele desaparece com Barrington pouco depois. Lucas e Mary encontram os agentes, e dizem que precisam encontrar uma amiga. Mary manda uma mensagem para Olivia, dizendo que está a caminho.

Chris, Rebecca e Posh são atacados por zumbis. Rebecca se vê obrigada a atirar em um aluno. Chris descobre uma passagem secreta atrás de uma estátua, e os três entram. No local, eles encontram evidências que ligam à Umbrella.
Chris pergunta por que Rebecca começou a investigar o professor, e ela diz que ele é o pai de Tyler Howard, dado como morto há cinco anos. Na época, Tyler lhe contara que a Umbrella estava com seu pai, o professor Liam Howard, e que se tornara policial para encontrar seu pai e revelar o segredo da Umbrella. Foi investigando esta história que ela chegara ao professor, quando há cinco anos ela descobriu que ele estava na universidade.

Barrington aparece e desarma Rebecca. Ele diz a Chris para esquecer tudo o que aconteceu na universidade, pois se algo vazar, ele não irá mais receber dinheiro do reitor Ezra, e que matará Rebecca se isto acontecer. Ele leva Rebecca com ele. Chris pede a Posh que o leve ao escritório do reitor, mas eles acabam trancados dentro da sala. Eles encontram uma saída, e chegam ao laboratório do professor Howard. Tyler aparece, retirando as evidências da Umbrella das mãos de Chris, que logo percebe que ele fora dado como morto para se tornar agente do governo. Os dois iniciam um confronto, e Chris diz que Tyler não quer acreditar que seu pai causara o incidente, sendo esta a razão pela qual deseja que ele pare de investigar, mas ele diz que não pode fazer isto. Tyler diz que seu pai jamais colocaria as mãos em bioterrorismo e que está sendo usado. Os dois param de lutar quando Chris diz que pode ajudar e pede ajuda para encontrar Rebecca.

Tyler conta que só queria reaparecer para seu pai, sua única família, e dizer que não estava morto. Ele apareceu diante de seu pai, que a princípio não acreditou que se tratasse de seu filho, mas depois de convencido, simplesmente disse para ele não se envolver em suas pesquisas. Tyler conta que encontrou em um laptop fotos de cobaias e de armamento biológico. Ele também diz que uma aluna dissera a ele mais cedo que o Professor Howard ambicionava resetar o mundo.

Piers, Sophie e o estudante Lucas aparecem no laboratório, e Chris conta que Rebecca foi levada. Ele também acredita que o reitor Ezra foi mais uma vítima, manipulado por Howard.

Posh encontra um sistema de autenticação que só reconhece o professor. Tyler diz que quer saber a verdade, e usa seu colar no sistema de autenticação. O sistema abre um esconderijo com gigantes cápsulas onde, dentro delas, estão presas cobaias, transformadas em zumbis, entre elas está Olivia. Os agentes enfrentam os zumbis que saem das cápsulas. Lucas tenta impedir, sem sucesso, que os agentes matem Olivia, e ele mesmo acaba sendo mordido pela garota, morta por Sophie pouco depois. Lucas começa a sofrer com os efeitos do vírus, e é morto por Piers.

Tyler reencontra Mary. Ela diz que todos dão as costas para ela, mas que ela não está errada.

Posh começa a sentir dor na perna onde foi mordido, e pede que, em vez de ajudá-lo, que os agentes encontrem Rebecca.

Mary lamenta a morte de Lucas, e diz que, apesar de sua dor, algo deve ser feito.

Tanto o Professor Howard quanto Rebecca estão presos em uma sala. O professor diz que as suas pesquisas eram para trazer seu filho de volta à vida.

Ele perdera sua esposa para uma doença após o nascimento de Tyler, e o criara sozinho. No entanto, suas pesquisas na época foram congeladas e ele perdeu o emprego, foi quando a Umbrella apareceu e ele aceitou trabalhar para eles. Sua vida mudou quando ele descobriu que Tyler, que se tornara policial sem lhe contar, morrera há cinco anos. Assim, ele prometeu a si mesmo que traria seu filho de volta, e por isto ele pesquisava o DNA de fósseis e o T-Virus. Com o colapso da Umbrella, ele pegou todos os seus dados de pesquisa, além do T-Virus, e se aproximou do reitor Ezra. Ele não conseguia encontrar o corpo de Tyler, e portanto não tinha o seu DNA. Assim, ele decidiu mudar o mundo, praticamente se vingando do mundo por não poder trazer Tyler de volta à vida.

Rebecca jura que Tyler está vivo. Ela consegue escapar e foge.

Chris diz a Tyler que ele precisará enfrentar seu próprio pai quando chegar a hora.

O reitor Ezra diz a Matthew que o corpo de Mary é a única prova de que o vírus aprimora a inteligência humana, e que, com a pesquisa que ele pedira ao professor Howard, a humanidade pararia de lutar uns contra os outros. Matthew, no entanto, diz que o único lugar onde as pessoas podem provar suas habilidades aprimoradas é no campo de batalha. Ele é interrompido por Ezra, que não concorda.

Rebecca encontra Sophie e Posh e diz que Barrington deve estar à sua procura. Posh começa a sentir os efeitos do vírus, e se transforma em zumbi. Antes disto, ele pede à Sophie que o mate. Barrington aparece e propõe que eles apenas digam que havia um assassino no campus, sem revelar a verdade, e que este assassino teria se enforcado após as mortes no campus. As duas não aceitam. Posh morde a perna de Barrington, que se transforma em zumbi, mas Sophie acaba com ele antes que possa atacar Rebecca.

No escritório, o reitor Ezra está amarrado, enquanto Matthew pende, enforcado. O reitor conta sobre seu passsado: seus pais foram mortos por um soldado italiano, e ele ficou órfão com 6 anos de idade. Quando adulto, ele conseguiu fundar a universidade, e se apegara a Matthew num orfanato. Ele pretendia que Matthew fosse sucedê-lo em um mundo onde os humanos nunca deixassem de aprender cada vez mais.

Quando o professor Howard está prestes a atirar no reitor, Chris, Tyler e Piers aparecem. O professor diz que, a partir do grande fóssil irlandês no museu, ele conseguiu desenvolver um novo vírus. Ele sugere a vida do reitor pela maleta na mão de Tyler, contendo o vírus. Um Tyrant, criado pelo professor, aparece, mas o trio consegue contê-lo.

O professor se infecta com o vírus, e Tyler é obrigado a matá-lo. Ele atira sem parar, e é impedido por Chris de continuar. Sophie e Rebecca chegam logo depois.

Mary Gray aparece e aponta uma arma para Rebecca. Ela diz que seu pai não podia aceitar que ela morresse por uma doença incurável no sangue, e por isto a infectou com o T-Virus, já que seu corpo tinha capacidade de se ligar a ele. O professor Howard ficou a cargo de seu tratamento e de mantê-la viva, mesmo depois da morte de seus pais com a queda da Umbrella. Como Howard acreditava que havia perdido seu filho, cuidou de Mary como uma filha e fazia tudo o que ela queria. Ela chama Tyler de irmão e o ataca, dizendo que não o perdoará por ter matado o seu pai.

Chris a confronta. Mary se vê como um Deus e confronta a todos facilmente, sem pestanejar. O T-Virus havia modificado o seu corpo. Ela foge, e os agentes vão atrás dela. Ela se lembra de Lucas, e percebe que apesar de tudo, ela nunca pôde ter o que mais queria, que era ele. Tyler diz que ela não está sozinha e pode recomeçar, mas ela diz que resetará o mundo mesmo assim.

Mary sofre uma mutação e se transforma em um imenso monstro. Os agentes não sabem o que fazer para detê-lo, então Rebecca entrega a Chris um lança-foguetes. A criatura é, então, dizimada.

Tyler agradece Chris por tudo, e um helicóptero da BSAA chega para finalizar o trabalho. Chris diz que perdeu a chave de seu carro, mas estava com Rebecca. Sophie entrega o rádio de volta para Piers, e entrega também o seu número de telefone.

EPÍLOGO: O reitor Ezra aparece com a maleta da Umbrella e encontra o braço decepado de Mary. “Você não está mais sozinha. Vamos criar um novo mundo juntos”, ele diz.


Créditos:

→ Tradução japonês-inglês: canal no Youtube ReLiveRu.