Entrevista | Cosplayer brasileira Jéssica “Pandy”

0

Jéssica Campos ficou conhecida internacionalmente com seus belos cosplays de personagens famosos de jogos e animes. Seu talento para a arte fez até mesmo com que ganhasse campeonatos internacionais. Então, do Brasil para o mundo, temos o orgulho de apresentar uma entrevista com a cosplayer Pandy!

Ficha Técnica
Nome real: Jéssica Campos
Data de nascimento: 15/07/1987
Cidade/estado onde mora: Campinas – SP
Hobbies: Fotografia, cosplays, video game, cinema, internet
Resident Evil favorito: Resident Evil 5
Personagem favorito em Resident Evil: Albert Wesker


Há quanto tempo você faz cosplays?
Faço cosplay há 5 anos já e nunca me profissionalizei, considero cosplay como Hobby mesmo, um passatempo, uma diversão. O que acontece é que ao decorrer dos anos, em cada cosplay novo, nossas técnicas de criação do personagem são aperfeiçoadas.

O que te levou a seguir o caminho de cosplayer? Quais são os seus ídolos nacionais ou internacionais na área?
Dentro do Brasil admiro muito o trabalho do Gabriel “Hyoga” Niemietz Braz; já fora, Jin (behindinfinity.deviantart.com/), Ryoko Demon (ryoko-demon.deviantart.com/)  e Yaya Han ( www.yayahan.com).

O que o cosplay trouxe de experiência para sua vida profissional? Você trabalha com isto hoje ou é apenas um hobby?
É apenas um hobby, porém as vezes negocio alguns cosplays e confecções. Já tive excelentes oportunidades graças a cosplay; já fui 2 vezes para o Japão (Como prêmio de um campeonato mundial de cosplay), já viajei para diversos estados (RS, DF,RJ, MA, ES) e obviamente conheci muita gente nova e fiz muitas amizades!

E o que o cosplay trouxe de bom para a sua vida pessoal?
Cosplay contribuiu para que eu me tornasse uma pessoa mais criativa, determinada e principalmente mais dinâmica. Neste meio temos contato com muitas pessoas e não só de nossa cidade e sim do Brasil inteiro e até pessoas de outros países. Conheci mais de cultura de várias outras regiões e perdi uma grande parte da minha timidez.

Já sofreu algum preconceito na rede ou em algum evento internacional do qual tenha participado por ser brasileira?
Não. Nenhum preconceito. Ao contrário, os cosplayers brasileiros são bastante admirados.

Já ganhou prêmios nacionais ou internacionais de melhor cosplayer? Quantos e quais?
Já ganhei, sim, e não foram poucos, em especial no Japão. Aqui listei alguns, mais a lista não está atualizada: http://www.cospandy.com/index.php?pagina=awards.

Para você, quais são as maiores dificuldades e desafios de um cosplayer no Brasil, atualmente?
Acho que nenhum! Temos vários recursos e materiais diferenciados (Lembrando do carnaval também). A única diferença é que não é todo mundo ainda que sabe o que é cosplay aqui no Brasil, e às vezes as pessoas interpretam esse hobby de uma maneira muito negativa.

Você é conhecida ou já foi parada nas ruas por fanáticos pela arte do cosplay onde mora?
Graças ao campeonato cosplay que participei, tive bastante destaque na mídia, e passei a ser mais conhecida. É normal as pessoas me cumprimentarem nos eventos, mas eu não saber quem são (risos).

Como conheceu Resident Evil e o que despertou seu interesse em se vestir como as personagens da série?
Conheci RE mais por curiosidade mesmo, na época do Play I ainda, que existiam locadoras de jogos. Aluguei e comecei a jogar o RE 3 e passei a gostar muito! O interesse nas personagens de RE foi mais por causa da personalidade e história de cada uma (Ada e Jill).

Qual foi o seu primeiro cosplay de Resident Evil? Por quê?
Foi a Ada Wong (RE4), gostei muito do mistério que a envolve (A falta de história a respeito dela, se é vilã ou heroína…) e a beleza também.

Existe algum personagem na série que você gostaria de fazer cosplay, mas ainda não pôde por falta de tempo?
Gostaria da fazer a Jill do RE5, mas me falta tempo mesmo… E o Albert Wesker… mas me falta corpo! (risos)

Em sua opinião, qual seria o cosplay de Resident Evil mais difícil de reproduzir e por quê?
Os monstros com certeza, por exemplo: O Nemesis e o Tyrant.

Qual foi o cosplay de Resident Evil mais fácil e o mais difícil que você fez até hoje? E qual foi o seu favorito entre eles?
O mais fácil foi a Jill e o mais difícil foi a Ada. A Ada é a minha favorita!

Você se sente como a personagem da série quando veste a roupa? Como é a experiência?
Eu me sinto uma verdadeira matadora de zumbis! Hahaha, brincadeira. O vestido da Ada é bem bonito e sexy e me faz sentir sexy também (risos). Já a Jill é como se eu realmente fosse parte de algum esquadrão (Como a S.T.A.R.S.).

O que você acha do universo cinematográfico criado por Paul Anderson? Você faria cosplay da personagem Alice?
Acho horrível! Eu assisti todos os filmes. Ótimos como filmes de ação, horríveis como filmes que deveriam se basear nos jogos. Apenas “pegou emprestado” alguns personagens dos games.

Tem projetos de fazer novos cosplays da série? Se sim, quais seriam e para quando aproximadamente?
Pretendo fazer mais 2 roupas da Ada (Do RE 2 e do Assignment Ada), as demais roupas da Jill e estou pensando em algo do RE Operation Raccoon City, todas sem previsão de estreia.