Entrevista | Cosplayer brasileiro Maicou Maniezzo

0

Um dos principais destaques entre os cosplayers de Resident Evil na Brasil Game Show 2012 e reconhecido até mesmo pela Capcom internacional, o cosplayer Maicou Maniezzo conta como encarnou Chris Redfield de forma tão espetacular e realista.

Nome: Maicou Maniezzo
Data de nascimento: 10/12/1989
Cidade/estado onde mora: Rancharia-SP
Hobbies: Cosplay
Resident Evil favorito: Resident Evil 3
Personagem favorito em Resident Evil: Piers Nivans

Há quanto tempo você faz cosplays?
Desde junho de 2010 que eu entrei nesse mundo cosplay.

O que te levou a seguir o caminho de cosplayer? Quais são os seus ídolos nacionais ou internacionais na área?
Na verdade desde criança eu gostava de achar que era tal personagem e brincar com os amigos disso, só que eu não sabia que existia algo mais sério que é o cosplay, com o tempo fui pesquisando e descobrindo mais desse mundo cosplay, tenho uma enorme admiração aos cosplayers brasileiros que geralmente não têm recursos de materiais que o povo de outros países tem, e mesmo assim fazem coisas fantásticas, admiro muito os amigos que fiz em eventos e em grupos de RE, eles são meus ídolos. (risos)

O que o cosplay trouxe de experiência para sua vida profissional? Você trabalha com isto hoje ou é apenas um hobby?
Cosplay me trouxe de experiência um lado artístico e artesanal que eu ainda não tinha descoberto, na escola a gente não aprendia essas coisas (risos), por enquanto é apenas um hobby, mas já andei fazendo alguns acessórios pra amigos.

E o que o cosplay trouxe de bom para a sua vida pessoal?
Vários amigos ótimos, acho que para qualquer um que faz cosplay vai pensar o mesmo.

Já sofreu algum preconceito na rede por fazer cosplay ou em algum evento internacional do qual tenha participado por ser brasileiro?
Já, sim. O mau do brasileiro é ser muito “perfeccionista” e acaba gerando preconceito entre os próprios brasileiros. Fora do Brasil nunca tive a oportunidade de ir em algum evento, mas o povo fora do Brasil tem uma admiração muito legal aos cosplayer brasileiros, tenho vários amigos gringos que também são cosplayers.

Já ganhou prêmios algum nacional ou internacional de melhor cosplayer? Quantos e quais?
Ainda não competi em um evento de grande porte igual aos de São Paulo, recentemente saiu uma postagem do meu cosplay de Chris Redfield RE5 no Twitter e no Facebook da Capcom com a descrição de “THIS AMAZING COSPLAY IS ONE OF THE CLOSEST TO CHRIS REDFIELD WE’VE SEEN”, algo que me deixou extremamente surpreso e feliz pelo reconhecimento. A partir dessa postagem, algumas fotos foram publicadas em outros sites nacionais e internacionais de games e cosplay.

Para você, quais são as maiores dificuldades e desafios de um cosplayer no Brasil, atualmente?
Atualmente, acho que todos irão concordar que é a falta de dinheiro (risos),e também alguns materiais que facilitariam muito ao fazer algum acessório que só é encontrado fora do Brasil. E o maior desafio é você tirar uma ideia que começa na sua mente, passar pro papel e fazer ela virar um cosplay.

Você é conhecido ou já foi parado nas ruas por fanáticos pela arte do cosplay onde mora?
Apesar de morar no interior de SP, já fui parado, sim, na maioria por pessoas curiosas que tem aquela vontade de fazer um cosplay, mas não sabe como e por onde começar.

Como conheceu Resident Evil e o que despertou seu interesse em se vestir como Chris Redfield?
Na verdade, conheci a série a partir do Resident Evil 3, no memorável PSOne, foi medo à primeira jogada. (risos) Logo em seguida, veio o RE1, RE2 e assim até os atuais, sempre gostei do Chris Redfield, e como RE5 foi meu primeiro jogo de PS3, e na época não tinha muito dinheiro pra comprar novos games, acabei jogando o RE5 até derreter o disco (risos)! Brincadeira!

Por que você escolheu o Chris para fazer cosplay? O que você acha do personagem?
Sempre me simpatizei com o personagem, curto muito o histórico dele e o que ele já fez na serie RE, aí veio a ideia de fazer cosplay dele, porque a princípio você faz cosplay do personagem que você gosta e admira e, a partir dele, conheci muita gente bacana que gosta da série e que também fazem cosplay da série RE.

Existe algum outro personagem na série que você gostaria de fazer cosplay?
Admiro todos os personagens de RE, vilões, traidores e heróis, mas, por enquanto, não tenho nenhum personagem diferente em mente pra fazer cosplay.

Em sua opinião, qual seria o cosplay de Resident Evil mais difícil de reproduzir e por quê?
Com certeza seria o Piers infectado, a roupa dele é praticamente toda personalizada, não é algo que você vai encontrar na net exatamente igual, e a maquiagem de J’avo nele daria muito trabalho de fazer, porque envolve vários materiais diferentes e que não são baratos.

Você se sente como o personagem quando veste a roupa? Como é a experiência?
Experiência única, frio na barriga antes de entrar num evento. É muito bom e gratificante quando você está vestido com o personagem que você gosta e admira tanto.

O que você acha do universo cinematográfico criado por Paul Anderson? Você faria cosplay de algum personagem dos filmes?
Gosto bastante dos filmes do RE, quem é fã da série sabe diferenciar o universo do filme e do jogo. Ainda não penso em fazer nenhum cosplay do filme.

Tem projetos de fazer novos cosplays de Chris? Se sim, para quando aproximadamente?
Tenho, sim. Venho trabalhando na roupa do RE6 da parte da China, pretendo terminar e usar na BRASIL GAME SHOW 2013, se Deus quiser.