Criaturas & B.O.W.s | Cephalo

O Cephalo é uma variante dos Majini, os inimigos básicos de Resident Evil 5, que, diferentemente dos Ganados, tiveram a sua liberdade roubada a partir do uso da Plaga Tipo-2, uma evolução da Plaga Subordinada de Resident Evil 4.

Por se tratar de um parasita evoluído, ele ganhou atributos, e o principal deles é não mais ser totalmente vulnerável à luz do sol, portanto, se seus hospedeiros estiverem atacando seus alvos e sofrerem dano suficiente na região da cabeça, a Plaga saltará de seu pescoço.

Ao contrário das formas de Plaga que saltavam dos pescoços dos Ganados de três formas diversas, o parasita do Cephalo possui maior flexibilidade, o que lhe permite atacar a maiores distância o seu alvo, lançando-se contra ele para derrubá-los no chão com o seu peso. Apesar de ser mais tolerante à luz e resistir à luz do dia, ao contrário dos Ganados, em que só surgiam de seus pescoços à noite, granadas de luz ainda podem ser usadas para matá-los instantaneamente.

A origem da palavra Cephalo vem da palavra Cephalopentandra, um termo que designa uma espécie de caudiciforme de origem nativa do continente africano, em que um tentáculo sai de um caule e pode atingir mais de 1 metro de comprimento.


Estratégias:

Mesmo que você opte por atirar no pé do inimigo, o jogo possui um RNG de números determinados de tipos de inimigos que irão aparecer no cenário, e o Cephalo, por ser variante do Majini, é um deles e em quantidade até considerável em proporção. O primeiro Cephalo do jogo geralmente é a personagem loira que Chris Redfield e Sheva Alomar veem pedindo ajuda em uma varanda, em Kijuju.

Mantenha a distância dos Cephalos e atire com uma arma rápida, como metralhadoras, ou forte, como espingarda ou rifle, para acabar logo com eles. Se estiver com granadas de luz (Flash) no inventário, uma única granada é capaz de eliminar um ou diversos Cephalos que estiverem na área afetada.