Criaturas & B.O.W.s | Cerberus/Cães Zumbis

CerberusApesar de a maioria das pessoas pensarem que Cerberus e cães zumbis são a mesma coisa, há uma pequena diferença entre eles: apesar de apresentarem as mesmas características e comportamento, o que os difere é o fato de os Cerberus da mansão, no primeiro Resident Evil, serem B.O.W.s. Isto quer dizer que eles foram geneticamente modificados em laboratório pelo T-Virus, e recebem o código MA-39 de arma viral criada pela Umbrella.

Os cães zumbis estão na mesma categoria que os humanos transformados em mortos vivos: eles sofreram uma mutação acidental depois de serem contaminados pelo T-Virus devido ao vazamento viral. A infecção ocorre por exposição ao vírus ao se alimentarem de carne infectada de outros organismos. Os cães zumbis vistos em Raccoon, na Ilha Rockfort e na Ilha Sheena foram acidentalmente infectados pelo T-Virus e sofreram decomposição de sua pele e músculos. Assim como os zumbis humanos, alimentam-se de carne fresca e apresentam um comportamento ainda mais agressivo do que o normal.

Nos títulos da série em que aparecem, vemos Cerberus e cães zumbis unicamente da raça Doberman, mas isto é devido a uma possível tentativa de criar uma identificação ao tipo de inimigo. Isto não quer dizer, portanto, que apenas os organismos de cães da raça Doberman estejam suscetíveis à infecção do T-Virus. A versão descartada de Resident Evil 2, conhecida como Resident Evil 1.5, também teria, além dos Dobermans, cães da raça Pastor Alemão transformados em zumbis. Estes seriam provavelmente pertencentes à unidade canina do Departamento de Polícia de Raccoon, contaminados durante a epidemia viral na cidade.

Os cães zumbis voltam a aparecer em Resident Evil 6, como mutações acidentais do C-Virus em sua forma gasosa. Seus ataques, no entanto, são bem semelhantes e parecem seguir o padrão dos cães zumbis criados pelo T-Virus.


Estratégias:

Cerberus e cães zumbis apresentam as mesmas características e possuem o mesmo comportamento independente do título em que aparecem, o que os tornam inimigos básicos da série. Em todos os jogos em que aparecem, armas básicas como revólveres e pistolas são ideais para lidar com estes inimigos, mas armas mais fortes, preferencialmente com propriedades incendiárias e explosivas, Zombie Dogscomo Bazookas e Grenade Launchers, costumam aniquilá-los com um único disparo.

Os cães zumbis em RE6 podem ser facilmente eliminados com o tiro rápido, apertando os dois gatilhos ao mesmo tempo. Mas fique de olho na stamina, pois este movimento consome partes da barra de stamina do personagem.

Nos jogos clássicos, em alguns momentos, especialmente em espaços maiores, é possível evitar ataques dos Cerberus e cães zumbis simplesmente passando por eles sem correr e sem atirar, mantendo um mínimo de distância. Basta passar caminhando, pelo lado oposto ao que eles estão, e sem encostar neles. Esta estratégia não pode, contudo, ser considerada um padrão, já que não é sempre que pode funcionar, e automaticamente não funcionará se eles já estiverem correndo ou saltarem para dentro do cenário.