Criaturas & B.O.W.s | Ganado

Eles não são zumbis. Esta é a primeira impressão de Leon S. Kennedy ao se deparar com o primeiro habitante do Pueblo, uma vila rural em um local isolado da Espanha. A palavra usada para defini-los é El Ganado, que significa Gado em espanhol.

Mas por que Gado? Primeiro, é preciso entender a razão de eles serem pessoas hostis. Estas pessoas eram habitantes de um local pacífico, onde viviam de colheita e da pecuária local, realizados em fazendas. Eles viviam como pessoas mais afastadas da tecnologia, mas eram felizes assim. Até a chegada de um grupo chamado Los Illuminados, um culto religioso que tinha um plano mestre, o da dominação global. Para que isto acontecesse, eles precisariam começar a controlar, primeiramente, a maior nação do mundo: os Estados Unidos. Mas como eles fariam isto?

O plano do líder do culto, Osmund Saddler, envolvia o sequestro da filha do presidente americano, a jovem Ashley Graham. A partir daí, ela seria injetada com um parasita chamado Las Plagas, e assim que estivesse devidamente doutrinada pela seita, seria mandada de volta para casa, e faria o mesmo com seu pai, injetando-o com o parasita, espalhando a contaminação de dentro para fora, até dominar toda a nação.

As Plagas são parasitas primitivos, que foram descobertos durante escavações sob o castelo da nobre família que controlava a região há séculos, os Salazar. Os mineradores que tinham contato com os esporos das Plagas ficavam violentos e agressivos, e portanto o parasita foi considerado, pelo castelão da época, como algo extremamente perigoso. A ordem, então, foi a de selar o local onde eles foram encontrados, para que não se espalhassem pela cidadezinha. O culto dos Los Illuminados dominava a região na época, e quis ter acesso ao parasita para poder iniciar um controle sobre a população, mas o castelão se revoltou e os expulsou do vilarejo, considerando-os igualmente nocivos e perigosos para a paz local. Esta paz e tranquilidade sem os Illuminados durou até o governo do oitavo castelão, Ramon Salazar. Ao assumir as rédeas do local, ele foi convencido pelo líder do culto a liberar o acesso ao local onde as Plagas foram descobertas. Em troca, ele receberia o melhor que o parasita poderia oferecer: o controle total sobre a população. É importante citar, neste ponto, que existem dois tipos de Plagas:

  • Plaga Subordinada: estes são parasitas básicos, que são injetados na forma ainda de ovo no hospedeiro. Depois que o ovo eclode dentro dele, o parasita se aloja no sistema nervoso central, e passa a controlá-lo. Nesta forma primária, elas são extremamente vulneráveis à luz.
  • Plaga Controle: o hospedeiro que possui este parasita em seu sistema nervoso central é capaz de controlar todos os hospedeiros da plaga subordinada, além de ser capaz de controlar os sintomas do parasita em seu organismo.

Através da influência do chefe da vila, Bitores Mendez, toda a população do Pueblo foi injetada com a plaga subordinada. As crianças não resistiram aos efeitos do parasita e morreram. Era preciso que elas passassem a ser obedientes como “gado” para auxiliar no plano dos Los Illuminados, e, devotos a Osmund Saddler, protegessem o culto e o local onde a filha do presidente seria escondida do mundo. Em anotações de Luis Sera, cientista contratado para pesquisar a Plaga, é dito que o parasita é um organismo social, ou seja, ele trabalha em harmonia com outros parasitas. Apesar dos Ganados seguirem normalmente com suas atividades corriqueiras, eles se unem com estratégias para enfrentar quaisquer “forasteros” que cheguem para atrapalhar os planos da seita. Os Ganados podem, inclusive, ser divididos em grupos distintos:

  • Ganados comuns e soldados: Compõem os inimigos básicos. Aldeões que ainda vivem no Pueblo, ou se afiliaram aos Los Illuminados como soldados para proteger os interesses do culto. Os dois tipos se unem em grupos para atacar quaisquer pessoas que cheguem ao vilarejo. São capazes de manejar armas brancas, como machadinhas, flechas e bombas. Os soldados têm a capacidade de utilizar armas de fogo, como flechas, e até lança-foguetes. Quando suas cabeças estouram, a Plaga pode sair numa forma laminar.
  • Dr. Salvador e Bellas Sisters: Este tipo de Ganado é um pouco mais resistente, e está sempre com uma motosserra em mãos. Ele é mais rápido e mais resistente a danos também. As Bellas Sisters são uma versão feminina, mas elas sempre vêm em duplas contra seus alvos. As duas variações apresentam seus rostos tampados, o Dr. Salvador por um saco de estopa e as Bellas Sisters por pedaços de panos enrolados na cabeça.
  • Monges: Também são inimigos básicos, assim como os aldeões e soldados. Estes são os discípulos dos Los Illuminados. Eles têm armas mais pesadas, como arco-e-flechas, além de se protegerem com grandes escudos de madeira. Quando suas cabeças são estouradas e a Plaga sai, ela pode assumir duas forças distintas, ou como uma grande massa corpórea que engole a cabeça de suas presas, ou em forma aracnídea, que depois de deixar o corpo, ainda pode permanecer viva, fora de seu hospedeiro.
  • JJs: São ganados maiores e mais resistentes, soldados dos Los Illuminados, armados com enormes metralhadoras giratórias. Além de atirar sem parar, eles também usam a metralhadora para golpear seus alvos.