Criaturas & B.O.W.s | Ndesu

O nome Ndesu vem de um ogro canibal mitológico da África. Ele é uma B.O.W. gigante, inspirada no El Gigante criado pelos Los Illuminados na Europa (em Resident Evil 4). Diferentemente do El Gigante, que foi criado a partir de uma única Plaga modificada, a criação do Ndesu pela Tricell foi feita a partir da implantação de cinco Plagas Tipo-2 em seu organismo, o que lhe garantiram uma resistência muito maior.

Assim como o El Gigante, o Ndesu também possui a capacidade de golpear suas vítimas com muita brutalidade, assim como podem levantar veículos, postes telefônicos e pedras para lançar contra suas vítimas. Possuindo um mínimo de inteligência, ao contrário da criatura que o inspirou, ele arrancou os crânios de diversas vítimas e as prendeu em seu cinto, além de carregar o corpo de um dos agentes na cintura.

Em Resident Evil 5, ele é liberado por Ricardo Irving, funcionário da Tricell e contrabandista de bioarmas, como forma de vingança, depois que seus planos falham em deter as tropas da BSAA. O Ndesu massacra diversos soldados da Equipe Delta, liderada por Josh Stone, mas é finalmente eliminado por Chris Redfield e Sheva Alomar.


Estratégias:

Nos modos Casual e Normal, o confronto com o Ndesu é bem simples. Chris e Sheva estarão equipados de metralhadoras em um jipe da BSAA, e é a única arma que se pode usar durante toda a batalha, assim como também não é possível se curar em nenhum momento.

Os ataques do Ndesu incluem golpear com os dois punhos no chão, para desequilibrar os personagens; tentar agarrá-los com uma das mãos; e arrancar pedras e postes do chão e jogá-los em suas vítimas. Não bastasse isto, há ainda Majini no cenário, munidos de bestas e lançando flechas sem parar.

Fique de olho o tempo todo em duas coisas: primeiro, no nível de aquecimento de sua arma, pois se ela atingir o pico, você ficará sem poder atirar por alguns minutos, até que ela esfrie. E segundo, nos comandos que aparecerem na tela, pois a maioria dos golpes do Ndesu só podem ser impedidos acertando estas sequências. Também há barris explosivos no cenário, que você pode e deve usar a seu favor quando o Ndesu estiver perto deles. Uma dica é explodir um dos barris quando ele arrancar a pedra do chão, antes de ele jogá-la na sua direção.

As coisas começam a se complicar no modo Veteran e principalmente no Profissional. Matar os Majini atirando flechas é importantíssimo, pois eles acabam tirando muita energia. Além disso, é preciso acertar todos os botões de ação, que especialmente no Profissional tem um tempo mais curto para você responder a eles. Se você estiver jogando em co-op com um amigo, online ou offline, as coisas se complicam mais ainda, já que os dois devem acertar os botões de ação, enquanto que, no jogo solo, o parceiro é controlado pela AI e você só precisa lidar com os seus botões de ação, sem se preocupar se o parceiro vai acertar ou não.

A primeira fase do Ndesu é sem as Plagas expostas. Depois de um tempo, as Plagas sairão em partes diferentes do seu corpo, e é nelas que você deve concentrar os tiros. A última fase dele é a que ele cai no chão e a Plaga Central sai de suas costas, e você deve atirar nela o quanto puder. Isto deve se repetir de duas a três vezes até ele finalmente morrer.