Criaturas & B.O.W.s | Novistador

A palavra Novistador, criatura que aparece em Resident Evil 4, significa “O Não Visto” em espanhol. Isto provavelmente se deve pelo fato de que ele ser absolutamente ágil e, em uma de suas formas, ele realmente ter a capacidade de se camuflar ao ambiente.

Os Novistadores foram criados através de experimentos realizados pelo culto Los Illuminados com o parasita Las Plagas, na tentativa de fusão de DNA humano com o de inseto.

Existem duas variações desta criatura: a primeira é a versão mais sofisticada, que possui a habilidade de camuflar a sua carapaça ao ambiente para caçar a sua presa mais facilmente. Estes costumam “trabalhar” individualmente, e usam sua rapidez e capacidade de andar nos tetos e paredes para desviar de ataques.

A segunda variante dos Novistadores é considerada inferior, por não conseguir se camuflar, mas eles compensam esta característica por possuírem asas e sempre caçarem em bando. O simples ato de voar já facilita e muito na hora de se desviarem de ataques, e todo cuidado é pouco ao se aproximar de um bando, já que eles cercarão a presa de todos os lados.


Estratégias:

Um dos ataques mais mortais dos Novistadores é uma espécie de ácido que eles jogam em sua presa, que pode levar à morte ao ser forte a ponto de derreter pele humana. Procure manter a distância sempre que possível.

Os Novistadores camuflados nunca ficam totalmente invisíveis: é possível ver uma espécie de “névoa” que se forma sobre eles, o que denuncia a sua presença. Utilize o Rifle para ver e localizá-los com mais precisão. Eles também podem se mover enquanto camuflados, mas é possível ver seus olhos brilhando, o que facilita de encontrá-los. Mas o ideal é usar uma arma bem ágil e forte para derrubá-los o quanto antes, pois quando começam a se mexer, pode ser bem difícil sair ileso.

Os Novistadores alados aparecem em duas partes do jogo. Na primeira vez em que aparecem, eles raptam Ashley e te atacam em um grande salão. Para evitar seus ataques, a dica é voltar à sala anterior, pular a janela e ficar na sacada, atirando neles com uma espingarda. Eles “bugam” e não conseguem pular a janela. No salão onde eles raptam a Ashley, há um grande ninho deles. Você pode explodir o ninho para ganhar pedras preciosas, usadas para montar um tesouro ou serem vendidas individualmente ao Mercador. (Nota: todos os Novistadores “dropam” pedras preciosas, que podem ser de três cores diferentes.)

Na segunda vez, eles estão em uma grande área, onde você deve acender duas luzes dentro de túneis. Esta parte é mais complicada, porque eles atacam em bandos grandes. Não tente fugir enquanto estiver cercado, equipe-se de uma espingarda rápida, como a Striker, e a use para debandar e abrir caminho.