Criaturas & B.O.W.s | Ooze

O Ooze é o inimigo básico de Resident Evil Revelations, resultado da infecção do T-Abyss em seres humanos. O vírus T-Abyss é o resultado da fusão do T-Virus, criado pela Umbrella, com o The Abyss Virus, um patógeno encontrado em um peixe de água salgada, que lhe permitia viver em maiores profundidades e sobreviver à alta pressão da água.

A tradução da palavra “ooze” em inglês significa “escorrer”. Dentro do organismo, o vírus se adere à membrana celular, abrindo espaço para as células absorverem água. Quando as células estão cheias de água, elas explodem, o que deixa o Ooze com a sua aparência gosmenta e inchada, como a de alguém que morreu afogado, e a sua capacidade de se encaixar em qualquer espaço, pois agora seus corpos são basicamente formados apenas de água e isto lhes permite assumir formatos diferentes.

O Ooze ataca outros indivíduos também por causa desta fusão entre as células e o T-Abyss, porque, conforme elas se multiplicam, o hospedeiro fica mais necessitado de nutrientes e de água para manter o processo. Eles usam uma imensa boca em formato de ventosa de sanguessugas com dentes, para perfurar a pele e, em seguida, sugar os fluidos de suas vítimas, além de, assim, espalhar a infecção.

Além da forma mais comum do Ooze, ele também pode ter outras variações, que são as seguintes:

  • Shooter Ooze (ou Tricorne Ooze): estes inimigos sofreram uma mutação em um dos braços, enquanto o outro desapareceu por completo, e, portanto, possuem a habilidade de atirar ossos na direção de suas presas, o que lhes garante um padrão de ataque à distância.
  • Pincer Ooze: esta variação possui braços enormes, cheios de espetos, que eles usam para golpear suas presas. Apesar de mais lentos, seus ataques são mais letais.
  • Exploding Ooze (Chunk): um tipo de Ooze sem braços ou sem cabeça, que acumulou gases em seu organismo, o que lhes faz explodir repentinamente (e principalmente perto de suas presas, e portanto é recomendado não se aproximar deles de forma alguma).

Durante o jogo, a agente da FBC Rachael Foley é atacada por Oozes e registra o processo de sua infecção em um bilhete. Além de perder um olho, ela relata dores de cabeça, seus braços ficando “estranhos”, tendo o direito partido em dois, e seus ossos ficando cada vez mais aparentes. Por ser uma recém-transformada quando Jill Valentine a encontra, Rachael Ooze ainda mantém alguns de seus traços humanos e grita de dor e ódio.


Estratégias:

Por serem os inimigos básicos do primeiro Revelations, o ideal é utilizar armas básicas contra eles. Uma forma de lidar com eles, principalmente se estiverem perto demais, é equipar sua arma com a peça que causa atordoamento, o que aumenta as chances de deixar o Ooze paralisado, com sua sanguessuga caída de sua boca. Neste momento, você pode fugir ou carregar um golpe físico que muito provavelmente irá eliminá-lo de vez. Seu ponto fraco, em todas as suas variações, é na cabeça (ou, pelo menos, onde ela deveria estar, no caso dos Chunk), portanto, concentre os tiros nela.

Mantenha distância especial dos Pincer, por causa de seus braços, e dos Chunk, por explodirem quando você for tentar passar. Contra os Chunk, em particular, conforme você atira nele, seu tamanho vai aumentando, até ele finalmente explodir, ou seja, morrer. Então, o ideal é matá-los com uma arma que os elimine rapidamente e à distância. O mesmo se aplica aos Tricorne, cuja melhor arma é o rifle, mas se não tiver munição, vá na direção deles meio que “em zigzag”, para se esquivar dos ossos que eles atiram.