Criaturas & B.O.W.s | Yawn

YawnA princípio, a Yawn era apenas uma cobra que seria usada como cobaia em experimentos realizados pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento de Arklay, nos subsolos da mansão Spencer. Porém, após o acidente biológico ocorrido nos laboratórios, em 11 de Maio, é provável que ela tenha fugido de seu cativeiro e sido infectada pelo T-Virus.

Esta contaminação fez com que a cobra não apenas atingisse um tamanho extraordinariamente incomum, como também a tornou mais resistente e deixou seu veneno mais potente e letal. Estes atributos, porém, ainda não seriam suficientes para classificá-la como uma arma biológica efetiva, já que sua inteligência não se desenvolveu e seus movimentos ficaram limitados por conta de seu tamanho exagerado e desproporcional.

Sua boca gigantesca a torna capaz de engolir sua presa inteira em poucos segundos. Os pesquisadores ainda observaram que ela parece estar bocejando neste processo, tendo sido esta a origem de seu apelido “Yawn”, que significa “bocejo”. É possível que ela tenha se mantido viva se alimentando dos diversos pesquisadores e funcionários confinados na mansão, após o vazamento viral.


Estratégias:

YawnPrimeiramente, é preciso destacar que confrontar a Yawn no Resident Evil original, lançado em 1996, é bastante diferente de confrontá-la no Remake lançado em 2001. Os movimentos mais rígidos e restritos do primeiro Resident Evil, resultantes da limitação gráfica da época em que foi lançado, tornam os encontros com a Yawn muito mais desafiadores e tensos. No Remake, por outro lado, ela se tornou um oponente mais fraco, mas que não deve, de forma alguma, ser subestimado.

O primeiro encontro com a Yawn acontece no segundo andar da mansão. Seu veneno mortal fez de Richard Aiken, membro da Equipe Bravo dos S.T.A.R.S., sua mais nova vítima, e, para ter uma chance de escapar da mansão, é preciso coletar um item mantido em um depósito, onde ela surge através de uma fenda na parede. É importante levar pelo menos duas ervas verdes ou sprays no inventário, especialmente no Resident Evil original, onde os ataques da cobra são mais perigosos e a movimentação do personagem o faz ficar encurralado em alguns momentos.

Um primeiro golpe da Yawn já é suficiente para deixá-lo envenenado. Mesmo “POISON”, não deixe de monitorar as cores de seu estado vital, ficando especialmente atento às cores: se a linha do ECG estiver amarela, não há tanto perigo; se estiver laranja, é preciso começar a cogitar o uso de um item de cura; e se estiver vermelho, é necessário se curar imediatamente. O estado de envenenamento só será neutralizado após utilizar o item SERUM (soro), encontrado na sala médica do primeiro andar da mansão. Neste primeiro encontro, por mais que você tente atirar na Yawn, ela não morrerá, apenas fugirá depois de levar muitos tiros. Para economizar munição e tempo, o recomendado é seguir para a fenda de onde ela saiu, pegar o item e deixar a sala imediatamente.

Yawn

O segundo encontro acontece na volta da Guardhouse, em uma sala de música, no Resident Evil original, e em uma biblioteca, no Remake. O uso do soro após o confronto anterior neutralizou o veneno da Yawn, portanto, ela não pode mais envenená-lo.

Neste momento, é obrigatório matá-la, portanto, equipe-se de armas potentes, como Shotgun e Bazooka. Os itens de cura também devem estar no inventário, pois as chances de serem necessários são grandes.

Aos speed-runners, uma tática interessante a ser usada na primeira batalha contra a Yawn é a seguinte: já que a morte de Richard é inevitável, especialmente no Resident Evil original, em que ele morre logo após receber o soro, ative o diálogo com ele assim que possível (logo após obter a Armor Key, necessária para acessar a sala onde ele está), colete o Serum, mas não o leve para Richard. Em vez disto, continue resolvendo os demais enigmas pela mansão e deixe para coletar o item da Yawn somente depois de ter coletado todos os CRESTS que conseguir. Finalmente, siga para onde encontrou Richard e ele já estará morto, o que significa que o soro agora é seu. Mantenha-o no inventário, junto com os demais itens de vida, colete o CREST final e deixe a sala sem tentar matá-la, utilizando o soro logo após sair, antes mesmo de descer os degraus de madeira que davam acesso à sala. Você está, agora, neutralizado do veneno da Yawn e não precisou atravessar toda a mansão para se curar.

Em Umbrella Chronicles, a Yawn pode ser enfrentada nos capítulos Nightmare, protagonizado pelos membros da Equipe Bravo, Rebecca Chambers e Richard Aiken, ou The Mansion Incident, onde você a enfrenta com Chris e Jill juntos. Como o ponto fraco da Yawn é justamente a sua imensa boca, a tática é se equipar com uma arma forte e atirar quando ela estiver prestes a dar o bote.