Crossovers | Resident Evil em Outros Jogos

Resident Evil é uma franquia de sucesso, disto não há dúvidas, e este sucesso também se mede pela quantidade de vezes em que um produto é referenciado em outras obras, sendo do mesmo estilo ou não. Confira abaixo uma lista de alguns jogos com os quais Resident Evil já fez os chamados CROSSOVERS, que são quando jogos diferentes fundem os seus personagens para criar algo especial.

(As datas representam os anos em que os crossovers aconteceram.)


Pocket Fighter (Capcom, 1997)

O sucesso do primeiro Resident Evil foi tanto que Jill Valentine fez uma participação no jogo de luta da Capcom, lançado um ano depois de RE1. No especial de Chun-Li, ela se transforma em Jill e realiza um combo usando várias armas de Jill, como a faca, a Beretta e a Rocket Launcher.

Tricky Sliders (Capcom, 1999)

Este jogo de snowboarding da Capcom foi lançado um ano depois de Resident Evil 2, e traz os personagens principais do jogo, Leon S. Kennedy e Claire Redfield, como jogáveis. Você pode jogar até com um zumbi vestido de policial! No entanto, eles são personagens desbloqueáveis a partir do uso de códigos especiais.

Marvel Vs. Capcom 2 (Capcom, 2000)

A sequência da franquia Marvel Vs. Capcom teve, pela primeira vez, a participação de um personagem de Resident Evil como jogável. Jill Valentine pode ser escolhida no menu de personagens inicial, usar suas armas em seus golpes e invocar um zumbi e até um Tyrant nos especiais.

Under The Skin (Capcom, 2004)

Este joguinho da Capcom tem um estilo meio cartoon em uma temática de terror com pitadas de comédia. Ele traz diversos personagens da Capcom fazendo participações especiais na história, entre eles Jill Valentine e Nemesis, representando Resident Evil, em uma fase inspirada em Resident Evil 3.

Namco Vs. Capcom (Namco, 2005)

Em mais um jogo de luta colaborativo, desta vez foi a Namco quem desafiou os personagens da Capcom contra os seus. O jogo da vez da franquia Resident Evil era o Dead Aim (Gun Survivor 4 no Japão), então os personagens que representaram Resident Evil no jogo foram Bruce McGivern e Fong Ling.

Dead Rising (Capcom, 2006)

O primeiro jogo da franquia Dead Rising, que se passa em um shopping center, é possível ver uma lanchonete chamada Jill’s Sandwiches na praça de alimentação, fazendo referência ao famoso bordão “You were almost a Jill sandwich”, dito por Barry Burton no Resident Evil clássico.

SNK vs. Capcom: Card Fighters DS (SNK, 2006)

Lançado para o Nintendo DS, trata-se de um joguinho de luta em formato de cartas, com vários personagens da SNK e da Capcom “duelando”. Esta versão de NDS é uma espécie de atualização do jogo anterior, SNK vs Capcom: Card Fighters Clash, mas exclusivo para o console da Nintendo. Entre os representantes de Resident Evil que fazem aparições no jogo estão Jill Valentine, Ada Wong, Albert Wesker, Chris Redfield, entre outros.

We Love Golf! (Capcom, 2008)

A Capcom aproveitou a funcionalidade do Nintendo Wii para lançar o seu próprio joguinho de golf, e incluiu vários de seus personagens como jogáveis, com Jill Valentine como representante de Resident Evil com a roupa de Resident Evil 3.

Lost Planet 2 (Capcom, 2010)

O vilão Albert Wesker se tornou skin de personagem como recompensa a quem fizesse a pré-compra do jogo em uma rede americana de lojas de games, desde que você também tivesse o save de Resident Evil 5 em seu console. Seu design é inspirado no do personagem em Resident Evil 5, e ele vem equipado com sua Samurai Edge.

Marvel Vs. Capcom 3 (Capcom, 2011)

O terceiro jogo da franquia de luta que traz os principais personagens de jogos da Capcom contra heróis da Marvel não apenas trouxe Jill Valentine de volta como personagem jogável, como ainda incluiu Chris Redfield e Albert Wesker na tela de seleção de lutadores. Além disso, alguns cenários de Resident Evil 5 se tornaram locais de luta no jogo. Na versão atualizada do jogo, a Ultimate Marvel Vs. Capcom 3, lançada pouco depois, é possível jogar também com o Nemesis.

Onimusha: Soul (Capcom, 2012)

Este jogo da franquia Onimusha é uma versão de trading cards para celulares e PCs, e conta com a participação de diversas personagens femininas, como Jill Valentine, Ada Wong e Claire Redfield em cards especiais. O interessante é que elas são representadas com roupas e armas diferentes, mais ao estilo do jogo, e em um traço também diferenciado do que estamos acostumados.

Zombie Café (Beeline Interactive, 2012)

Este jogo free-to-play exclusivo no Japão para celulares e PCs teve uma colaboração promocional com Resident Evil 6 na época de seu lançamento, em um evento por tempo limitado, que trazia os protagonistas do jogo, além de pratos temáticos no menu e até decoração baseada em Resident Evil.

Dead Rising 3 (Capcom, 2013)

Em uma versão especial do jogo, chamada Super Ultra Dead Rising 3 Arcade Remix Hyper Edition EX Plus Alpha (sim, o título é exatamente este!), o protagonista Frank West pode se transformar temporariamente no Tofu, o queijo ambulante do minigame The Tofu Survivor, de Resident Evil 2.

Project X Zone (Bandai Namco, 2013)

Este RPG tático é exclusivo do Nintendo 3DS e foi uma colaboração entre a Capcom, a SEGA e a Bandai, que cederam mais de 200 personagens juntas a serem incluídos no jogo. Os que representam a franquia Resident Evil são Chris Redfield, Jill Valentine e Nemesis. Criaturas como os Ooze de Resident Evil Revelations, os Hunters e o Tyrant também fazem aparições.

Lost Planet 3 (Capcom, 2013)

Em um pacote de DLC chamado Freedom Fighter Pack, os jogadores tinham a opção de jogar com o agente HUNK, do exército particular da Umbrella, a U.S.S., no modo multiplayer do jogo.

Deadman’s Cross (Square-Enix, 2014-2015)

A franquia Resident Evil foi destaque em dois crossovers neste jogo free-to-play da Square, lançado para PS Vita e celulares. O primeiro crossover foi em 2014, com Raccoon City como cenário jogável e várias cartas de inimigos. Em 2015, aproveitando o lançamento de Resident Evil Revelations 2, um novo crossover foi realizado, com partes da ilha onde o jogo se passa como cenários jogáveis, além de novas cartas de inimigos baseadas nos monstros do jogo.

Project X Zone 2 (Bandai Namco, 2015)

A sequência do RPG tático exclusivo para o Nintendo 3DS, em colaboração entre a SEGA, Capcom e Namco, trouxe novamente personagens de Resident Evil representando a empresa, entre eles Chris Redfield e Jill Valentine, repetindo a presença no antecessor, e Leon S. Kennedy e Ada Wong estreando no jogo. Entre as criaturas estão os do jogo anterior e a estreia do Nemesis e do Ustanak.

Dead Rising 4 (Capcom, 2017)

O quarto título da franquia Dead Rising traz um modo de DLC chamado Capcom Heroes, que possibilita o protagonista Frank West a se vestir como vários personagens icônicos dos jogos da empresa, entre eles a roupa de Jill Valentine em Resident Evil 3. Sim, ele veste um top e uma saia! Ele ainda pode usar armas icônicas de Resident Evil, como a Rocket Launcher, para detonar as hordas de zumbis.

Marvel Vs. Capcom Infinite (Capcom, 2017)

Em mais uma sequência da franquia de luta de personagens da Capcom contra heróis da Marvel, o herói Chris Redfield e a criatura Nemesis entram para a lista de jogadores, Chris do lado do “bem” e Nemesis do lado dos vilões.

Street Fighter V Arcade Edition (Capcom, 2018)

Através de um pacote de roupas via DLC, alguns personagens do jogo receberam roupas temáticas natalinas, enquanto alguns personagens ganharam roupas inspiradas em Resident Evil: Cammy como Jill Valentine, Urien como Albert Wesker e Kolin como Ada Wong.