Personagens | Derek C. Simmons

Derek C. Simmons

Ano de nascimento: 1967 (46 anos em 2013).
Tipo sanguíneo: Desconhecido.
Altura: 1,87m
Peso: 80kg

Aparições em títulos da série:


Biografia e Participação na Série:

O auxiliar presidencial Derek C. Simmons (seu nome do meio é Clifford) tem uma amizade de longa data com Adam Benford, o presidente dos Estados Unidos na época dos acontecimentos em Tall Oaks, já que os dois serviram o exército juntos. Desde 1998, Simmons também é o tutor legal de Sherry Birkin, sobrevivente de Raccoon e filha dos ex-pesquisadores da Umbrella, William Birkin, criador do G-Virus, e Annette Birkin.

Secretamente, ele também é o atual líder d’A Família, uma organização/sociedade secreta com membros em todos os países, que visa o equilíbrio do planeta em todos os seus aspectos, com os Estados Unidos como o topo da pirâmide da supremacia global. Sua influência é tão grande que eles têm o poder de encobrir e alterar acontecimentos, além de evitar ou forçar situações que sejam favoráveis para os seus objetivos e para manter o desejado equilíbrio.

Uma destas situações foi em 1998, quando Raccoon City foi devastada pelo T-Virus criado pela Umbrella, e o governo americano, pressionado pela Família e pela corporação da qual eram os maiores clientes, se viu obrigada a esterilizar a cidade para contenção da epidemia. A operação nomeada de “Bacillus Terminate” foi aprovada pelos principais membros do governo, entre eles Derek Simmons, em uma tentativa de apagar traços das negociações dos Estados Unidos com a Umbrella na compra de armas biológicas, o que certamente abalaria o poderio americano no mundo.

Na época, a espiã Ada Wong já havia trabalhado particularmente para Simmons em algumas missões. Durante os acontecimentos em Raccoon, a jovem estava na cidade em uma missão para uma organização rival da Umbrella, para a qual também trabalhava Albert Wesker depois de ser dado como morto, em busca de uma amostra do G-Virus, criado por Birkin. Em sua jornada, ela conheceu e se envolveu com o então policial novato, Leon S. Kennedy, o que, de certa forma, atrapalhou o seu desempenho na missão. Graças a uma virada de sorte, porém, a moça conseguiu obter com sucesso a amostra viral que precisava e deixou a cidade sã e salva, concluindo sua missão.

Quando Ada Wong descobriu sobre a influência de Simmons na destruição de Raccoon, ela decidiu não trabalhar mais para ele. Este foi um golpe doloroso para o poderoso chefe d’A Família, que considerava Ada Wong como a única pessoa que rivalizava com a sua competência, e por isto a admirava platonicamente. O afastamento de Ada Wong devastou Derek, mas ele, como um homem que sempre tinha tudo o que queria, decidiu que, se não pudesse ter Ada de volta, ele criaria uma só para ele.

Desde o fim da Umbrella, a inteligente pesquisadora Carla Radames vinha trabalhando para A Família na continuação das pesquisas virais e na criação das armas biológicas. O último projeto de Carla era o potente C-Virus, cuja base eram os poderosos vírus G e T-Veronica. O trabalho da jovem fascinava Derek, e quanto mais ele a elogiava, mais Carla se empenhava para agradá-lo. Para Simmons, o C-Virus era a ferramenta perfeita para a criação de sua própria Ada, mas nenhuma cobaia atingia o seu objetivo de forma satisfatória.

Tudo mudou ao descobrir que Carla e Ada possuíam traços genéticos bastante similares, e, secretamente, ele planejou utilizar a pesquisadora como cobaia do experimento. Carla, infectada com o C-Virus, passou pelo processo típico do vírus de ser encubada em uma crisálida formada pela infecção, e de dentro dela, para o deleite de Derek, saiu uma cópia de Ada Wong. Seu plano estava quase concluído: agora que tinha a sua própria espiã em carne e osso, tudo o que precisava era inserir a personalidade de Ada na jovem Carla.

Foram meses de trabalho intensivo, alterando as memórias e a personalidade de Radames para que se tornasse a nova Ada. Quando Derek acreditou que o processo estivesse completo, tratou de dar ordens para serem executadas por ela, para seu treinamento.

Em Dezembro de 2012, ele designa Sherry, agora também agente do governo sob suas ordens, para encontrar Jake Muller, filho desconhecido de Wesker, para extração de seu sangue no uso do fortalecimento do C-Virus, já que Jake, por ser herdeiro do ex-informante da Umbrella, possui o seu tipo raro de sangue.

O que Derek não poderia prever era que a essência de Carla permaneceria, e aos poucos ela foi se fortalecendo dentro da jovem. Não demorou muito para que Carla logo tomasse consciência do que havia lhe acontecido e da monstruosidade que Simmons fizera com ela, transformando-a secretamente em outra pessoa. Foi aí que o pouco de Carla que restava naquele corpo decidiu se vingar não somente de Derek, mas da verdadeira Ada Wong, não se sabe se como uma forma de punir Simmons ou para assumir o lugar da verdadeira espiã de uma vez por todas. Com isto, Carla passou a fazer uso dos recursos que lhe foram cedidos por Simmons para agir nas sombras e chegar primeiro até Jake e Sherry. Ela era agora a líder de uma nova organização, a qual deu o nome de Neo-Umbrella.

No final de Junho de 2013, o presidente Benford realizaria uma palestra na Universidade Ivy na cidade de Tall Oaks, onde pretendia contar toda a verdade sobre a tragédia de Raccoon e, consequentemente, o envolvimento dos Estados Unidos com a Umbrella. Simmons, como líder d’A Família, não poderia deixar que isto acontecesse, mas não conseguira tirar a ideia da cabeça de seu amigo Adam. Com isto, ele se sentiu na obrigação de intervir e impedir que a verdade fosse revelada ao mundo. Sabendo da péssima reputação da agente Helena Harper no Serviço Secreto, ele raptou sua irmã caçula e a obrigou a abrir uma brecha na segurança de Adam, no dia da palestra, para que a universidade fosse contaminada com o C-Virus desenvolvido por Carla.

A presença de Helena e de Leon na sala onde estava Adam quando ele se transformou em um zumbi serviu perfeitamente para o propósito de Derek, que agora tinha dois suspeitos oficiais para a morte do presidente. Depois que Helena revela toda a verdade a Leon, os dois decidem seguir em busca de Simmons para obrigá-lo a revelar toda a verdade e assumir a culpa pelo ocorrido com Adam e a cidade de Tall Oaks, que acaba tendo o mesmo destino de Raccoon e é esterilizada para contenção do vírus, que rapidamente se espalha da universidade para a cidade toda.

A agente da FOS Ingrid Hunnigan informa aos dois agentes que Derek viajou às pressas para a China e, a pedido da dupla, forja suas mortes e os coloca em um voo direto atrás de Simmons. O motivo da viagem do auxiliar presidencial era Carla, que vinha se passando por Ada Wong e causara um atentado terrorista na região, em nome da Neo-Umbrella. Ele só descobre sobre Carla quando a verdadeira Ada Wong o contata depois de tanto tempo sem dar notícias, alertando-o sobre as intenções de sua sósia, que pretendia causar atrocidades pelo mundo e culpá-la por isto. Temendo um impacto no equilíbrio global, Simmons parte para a China em busca de Carla, para tentar impedi-la, mas acaba sendo injetado com o C-Virus aprimorado por ela à frente da Neo-Umbrella, quando um dos membros do exército a serviço de Carla o ataca furtivamente.

A partir daí, ele começa a sofrer diversas mutações, que são progressivamente combatidas por Leon e Helena, contando com a ajuda da verdadeira Ada Wong. Carla, a Ada impostora, acaba sendo abatida pela Família e liquidada definitivamente pela Ada legítima, mas Simmons não faz ideia disto e acusa a verdadeira Ada de tê-lo traído, acreditando se tratar de Carla. O fim de Derek Simmons ocorre pelas mãos dos dois agentes americanos com um lança-foguetes deixado por Ada em um helicóptero, junto com provas da culpa do auxiliar presidencial na morte de Adam Benford, o que inocenta Leon e Helena das suspeitas do homicídio.