Entrevista | Yoshiaki Hirabayashi, produtor de Resident Evil HD Remaster

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Primeiramente, muito obrigado, Hirabayashi-san, por esta incrível oportunidade. Somos fãs do trabalho de vocês e somos grandes fãs do universo Resident Evil. O que você pode dizer sobre a evolução da franquia Resident Evil? Por que razão você acha que ela sobreviveu por tanto tempo, quando vemos tantas outras franquias de games não tendo o mesmo êxito?

Resident Evil tem muitos elementos que cativam os jogadores. Tudo, da trama aos personagens únicos (incluindo os personagens humanos e as criaturas), consegue atrair os jogadores. Acho que é a sua natureza multifacetada que permite à série manter sua popularidade ao longo dos anos.

Yoshiaki Hirabayashi

Por que a Capcom decidiu relançar o Remake do primeiro Resident Evil? Quais são as suas expectativas para o lançamento de um título de 12 anos atrás?

Relembrando a história do gênero, o primeiro Resident Evil foi – na mente de muitos jogadores – o catalisador que popularizou o Survival Horror. E o Remake para o Gamecube é a versão mais rica e mais memorável deste título. Vemos este relançamento como uma chance de permitir aos fãs atuais da franquia vivenciarem esta obra-prima de forma renovada.

Muitos fãs da Nintendo estão chateados porque o Remake HD não foi anunciado para o Wii U. Há alguma razão para o console da Nintendo não ter sido incluído neste anúncio.

No momento, estamos concentrados no PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e PC.

Pode nos contar um pouco sobre o processo de conversão e remasterização?

Para este título em particular, não estamos fazendo uma conversão simples de um dia. Estamos trabalhando com os elementos antigos e fazendo ajustes cautelosos à resolução. O processo é como desmontar um relógio complexo de pulso, polir e limpar cada parte individualmente, e cuidadosamente remontar tudo.

Como você sabe, o jogo original tinha cenários pré-renderizados, e estamos trabalhando em cada uma das imagens individualmente, e fazendo ajustes não somente à resolução, mas também aos pós-efeitos. Estes elementos do cenário que, na verdade, são 3D, estão recebendo atenção especial. Eles estão sendo refinados para alcançar a qualidade das imagens de fundo refeitas, para formar um conjunto coeso. Há alguns cenários que estão sendo tratados como arquivos de filme, e não como imagens estáticas e, nestes casos, vamos frame a frame para garantir que a resolução e o nível de detalhes fiquem como queremos. É claro, os modelos dos personagens e os efeitos também foram ajustados para atingir a qualidade destes ambientes agora em alta resolução.

Haverá coisas novas, como uma galeria de imagens, novos modos de jogo ou algo assim?

A versão original do Gamecube é tão boa que não queremos alterar o seu conteúdo. Por isto, você não verá novos inimigos ou adições à história. No entanto, a compatibilidade com o formato widescreen, nova jogabilidade baseada em jogos de ação, e outros atributos certamente já dão um ar de novidade.

O áudio é um elemento muito importante no gênero Survival Horror, então, para alcançar a qualidade Surround 5.1, vocês vão remasterizar ou regravá-lo? Quanto à dublagem e os efeitos de sons, eles serão mixados para os sistemas 5.1?

Devido a limitações tecnológicas da época, os arquivos antigos de som tiveram que passar por um processo de compressão, mas desta vez conseguimos utilizar os dados originais em seu formato original (sem compressão) e mixá-los no formato 5.1 padrão. Além das músicas, as vozes e os efeitos de sons também estão sendo mixados, para termos o melhor resultado possível deste som tridimensional. Como queremos que as pessoas curtam e apreciem a atmosfera como foi originalmente criada, não regravamos os diálogos, efeitos de som ou as músicas.

Existe algum outro jogo da franquia Resident Evil que você gostaria de recriar, lançar como um Remake? Os fãs pedem muito por um Remake de Resident Evil 2. Você acha que a Capcom pode considerar a possibilidade de criá-lo, se o Remake HD for um sucesso de vendas?

Sinto muito, mas não tenho uma resposta definitiva para esta pergunta. Posso dizer que sou um grande fã de Resident Evil, assim como imagino que muitos de seus visitantes são. Falando puramente como fã, posso dizer que iria adorar fazer algo deste tipo, se a oportunidade aparecesse, mas não tenho novidades para compartilhar com vocês.

Sabemos que todos os desenvolvedores envolvidos com Resident Evil também são fãs da série, e não teria como ser diferente, já que se trata de um universo tão incrível, então gostaríamos de saber: qual é o seu jogo e personagem favoritos da série?

Acontece que o Remake de Resident Evil para o Gamecube foi, na verdade, o primeiro jogo no qual trabalhei na Capcom (especificamente, eu criei o zumbi do cemitério e o zumbi Forest Speyer). Acho que é por isto que eu tenho tantas boas memórias deste jogo.

Mas é difícil citar um em particular como meu favorito, mas se tivesse que escolher, eu diria que a versão do RE Remake de Jill Valentine é a melhor.

Vocês também são fãs do gênero Survival Horror? Você acha que os elementos do gênero podem finalmente voltar à franquia depois que o Remake HD for lançado, já que Resident Evil foi responsável por torná-lo popular?

Eu amo o gênero Survival Horror. É por isto que estou tão feliz em poder trazer esta obra-prima do Gamecube ao mercado novamente. Os elementos do Survival Horror sempre foram tremendamente importantes à série, e tenho certeza de que continuará sendo, conforme Resident Evil evoluir no futuro.

Você pode mandar uma mensagem para todos os fãs brasileiros e para nós, os criadores do Resident Evil Database? Vocês são uma inspiração para nós, e Resident Evil é uma parte importante de nossas vidas, então muito obrigado a você e a todas as pessoas envolvidas à franquia.

Deixe-me somente dizer que fico honrado e lisonjeado por receber comentários tão gentis de vocês e de todos os fãs. Minha esperança é continuar trazendo mais títulos de Resident Evil nos próximos anos. Espero poder contar com o apoio de vocês. Por enquanto, a equipe continuará trabalhando pesado na nova versão remasterizada de Resident Evil, portanto, aguardem o resultado final. Muito obrigado novamente pelas palavras gentis e pelo apoio!


Original Interview in English:

First of all, thank you Hirabayashi-san for this amazing opportunity. We really appreciate your work and we are huge fans of the Resident Evil universe. What can you say about the evolution of the Resident Evil franchise? Why do you think it has survived for so long when we see many other game franchises not having the same success?

Resident Evil has a lot of elements that captivate players. Everything from the storyline to the unique characters (including both human characters and creatures) serves to draw players in. I think it’s this multifaceted nature that has allowed the series to maintain its popularity over the years.

Why did Capcom decide to re-release the Remake of the original Resident Evil? What are your expectations with the launch of a 12-year-old title?

Looking back at the history of the genre, the original Resident Evil was – in the minds of many players – the catalyst that really popularized survival horror. And the GameCube remake is the richest and most remarkable version of that title. We see this new remastered iteration as a chance to allow current fans of the franchise to experience this masterpiece in a fresh way.

Many Nintendo fans are upset because the Remake HD was not announced to the Wii U. Is there a reason why the Nintendo latest hardware was not included in this announcement?

Right now we’re concentrating on PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, and PC.

Can you tell us a little about the conversion/remasterization process?

For this particular title, we aren’t doing a simple upconvert and calling it a day. We are working with the previous assets and making careful adjustments to resolution. The process is something akin to disassembling a complex wristwatch, polishing and cleaning up each individual piece, and painstakingly putting it all back together.

As you know, the original game featured pre-rendered backgrounds, and we’re going over each and every still image individually and making adjustments not just to the resolution but also to post effects. Those elements of the background that are actually rendered as 3D models are being given special attention. They are being refined to match up with the newly refreshed still images to form a cohesive piece. There are some backgrounds that are actually treated as movie files rather than still images and in those cases, we are going through frame by frame to ensure that the resolution and level of detail are where we want them. Of course, the character models and effects have also been adjusted so that they match these new high resolution environments.

Are there going to be any new stuff, like an image gallery, new game modes or anything like that?

The original GameCube version of the game is so good that we don’t want to meddle with the core content. You won’t see any new enemies or story additions for that reason. However, the widescreen compatibility, new action game style control scheme, and other features certainly bring something new to the table.

Audio is a very important element in the Survival Horror genre, so to reach the Surround 5.1 sound quality, are you remastering the tracks or re-recording them? What about the voice-acting and sound effects, are they going to be mixed for the 5.1 systems?

Due to technological limitations at the time, the previous sound files had to undergo a compression process, but this time around we were able to utilize the original data in its uncompressed form and mix it to the 5.1 standard. In addition to the music, voice and sound effects are also mixed to take full advantage of this three dimensional soundscape. As we wanted people to enjoy and appreciate the atmosphere as it was originally devised, we have not re-recorded dialogue, sound effects, or music.

Is there any other game in the Resident Evil franchise you would like to Remake in the future? Fans have been asking for a Resident Evil 2 Remake. Do you think Capcom can consider the possibility of doing it if the Remake HD is financially successful?

Sorry, but I don’t really have a definitive answer to that question. I can say that I am also a huge fan of Resident Evil 2 myself, as I imagine many of your readers are. Speaking purely as a fan, I can say that I would jump at the chance to do something with it if the opportunity arose, but I don’t have any news to share.

We know all the developers involved with Resident Evil are also fans of the series, and that could not be different, since it is an amazing universe, so we would like to know: what is your favorite game and character in the series?

It so happens that the GameCube remake of Resident Evil is actually the first game I worked on at Capcom (specifically, I created the graveyard zombie and the Forest Speyer zombie). I suppose that’s why I harbor such fond memories of that game.

It’s difficult, though, to single one particular character as my favorite, but if I had to choose, I’d say that the RE remake version of Jill Valentine fits the bill.

Are you also fans of the Survival Horror genre? Do you think its aspects can finally come back to the franchise after Remake HD is released, since Resident Evil was the responsible for making it popular?

I love the survival horror genre. That’s why I’m so happy to be able to bring the GameCube masterpiece to the marketplace again. The survival horror elements have always been tremendously important to the series and I’m certain that this will continue to be the case as Resident Evil continues to evolve in the future.

Could you please send a message to all the Brazilian fans and to us, the creators of Resident Evil Database? You are such an inspiration to us, and Resident Evil is an important part of our lives, so thank you and all the people involved with the franchise for that.

Let me just say that I am honored and humbled to receive such kind comments from you and the rest of the fans. It is my hope to continue to bring you more Resident Evil titles in the coming years. I hope I can count on your continued support. For now, my team will keep working hard on the new remastered version of Resident Evil so please look forward to the end result. Thanks again for the kind words and the support!

*Agradecimentos especiais ao Artur Palma (ZeroQuatroMídia).

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