Jogos | Resident Evil 4

Resident Evil 4 (2005)

Resident Evil 4 foi o game que mais passou por transformações, e isso tudo antes, durante e até mesmo depois de seu lançamento. Foi, também, o game que mais recebeu boatos e rumores, mesmo anos antes de começar a ser produzido. Pode-se dizer, então, que RE4 foi um dos games mais esperados pelos fãs da série, e isso fez com que ele colhesse frutos, mas também gerasse muita discussão entre os seus seguidores.

É indiscutível o fato de que RE4 foi o game mais popular da série, mas também o mais polêmico. Sua fama se deve ao fato da inovação na jogabilidade, de uma trama mais voltada para a realidade atual do mundo e do carisma de seus personagens. Além disso, suas polêmicas também surgem de todos estes elementos inovadores. São as duas faces da moeda de um game totalmente diferenciado dos títulos anteriores.

O jogo traz uma ação frenética, deixando, portanto, um pouco de lado aquele sentimento de medo que os games da geração passada da série traziam. Aqui, o Survival Horror saiu de cena para dar lugar a um gênero de ação até hollywoodiano, onde a temática “todos contra um” toma força e segue do início ao fim. Ou seja, é onde o herói, mesmo sozinho, realiza façanhas inacreditáveis, a nível “James Bond”.

Este herói é Leon S. Kennedy, o outrora policial novato da polícia de Raccoon City. Agora, ele é um agente do governo americano ligado diretamente ao Presidente, a quem presta os serviços de segurança. A missão de Leon envolve diretamente esta questão, já que ele deve resgatar Ashley Graham, a filha do Presidente americano, que sofrera um sequestro por um misterioso grupo. Informações sobre seu paradeiro, contudo, o levam a seguir as pistas até uma vila hostil e primitiva na Espanha, onde parte do game se desenrola.

Com um enredo, a princípio, totalmente diferente da trama que girava em torno do terror biológico, RE4 já começa sua história com o peso de uma grande revelação para a série. De repente, nos é revelado o fim da empresa Umbrella, a vilã dos games anteriores. Com isto, simplesmente, o título já deixa claro que será um grande divisor de águas, o fim de uma saga e o início de outra. Isso, é claro, em partes, já que velhos conhecidos de games anteriores, além do próprio protagonista, estão presentes na trama, não desamparando os fãs mais nostálgicos.


Datas de Lançamento:

  • Resident Evil 4 – Gamecube, PS2: 2005 (US e JP)
  • Resident Evil 4 – PC, Nintendo Wii: 2007 (US e JP)
  • Resident Evil 4 – Zeebo: 2009 (BR)
  • Resident Evil 4 HD – PS3, Xbox 360: 2011 (US e JP)
  • Resident Evil 4 Ultimate HD Edition – PC: 2014 (US e JP)
  • Resident Evil 4 – PS4, Xbox One: 2016 (US e JP)
  • Resident Evil 4 – Nintendo Switch: 2019 (US e JP)