Personagens | Frederic Downing

Frederic Downing

Ano de nascimento: 1961 (44 anos em 2005)
Tipo sanguíneo: Desconhecido.
Altura: Desconhecida.
Peso: Desconhecido.

Aparições em títulos da série:


Biografia e Participação na Série:

Frederic Downing era um pesquisador da Umbrella e vivia em Raccoon City. Ele foi um dos sobreviventes da destruição da cidade, mas não saiu sem antes roubar amostras dos vírus T e G no laboratório da companhia onde trabalhava. Após criar uma nova identidade, ele passou a vender amostras no mercado negro a terroristas, como forma de financiar a sua própria pesquisa na vacina do T-Virus.

Tirando vantagem de seus conhecimentos em biogenética, ele entrou para a Wilpharma, outra companhia farmacêutica, onde obteve aval e apoio financeiro para continuar suas pesquisas com a vacina do T-Virus. Downing continuou atuando no mercado negro, e foi assim que ele se aproximou de General Grande, líder da República de Bajirib e apoiador do bioterrorismo.

Durante anos, a Wilpharma realizou uma série de testes clínicos na Índia, para desenvolvimento da vacina. A Terra Save, organização não-governamental que dá apoio a vítimas de bioterrorismo, começou a pressionar a empresa para que ao menos mostrassem os resultados de seus testes, o que acabou se tornando uma guerra.

Em 2005, quando a Wilpharma, apoiada pelo Senador Ron Davis, anunciou a sua chegada à cidade de Harvardville, tanto a população quanto a Wilpharma se opuseram, e um protesto se instaurou no aeroporto da cidade onde desembarcaria Davis, acionista majoritário da companhia e um dos políticos responsáveis pela decisão de bombardear Raccoon City, como maneira de impedir a epidemia viral de se espalhar. Entre os ativistas que desembarcariam para o protesto estavam Claire Redfield, sobrevivente dos acontecimentos em Raccoon, e a jovem garotinha Rani Chawla, que perdera seus pais por causa dos testes da Wilpharma.

Frederic se aproveitaria deste protesto para obter o aval do governo para liberar sua vacina, e para isto orquestrou um plano terrorista com Curtis Miller, sobrevivente de Raccoon que perdera a família e ex-ativista da Terra Save. Acreditando estar se vingando de Ron Davis e da Wilpharma, Miller liberou o T-Virus no aeroporto, iniciando uma infecção.

O agente Leon S. Kennedy, junto com os policiais locais Angela Miller e Greg Glenn, adentram o aeroporto tomado por mortos vivos e resgatam um grupo de sobreviventes, entre os quais estavam o senador Davis e Claire, e com o plano bem sucedido de Downing, a vacina começa a ser liberada nas pessoas próximas à área, como forma de evitar uma nova tragédia do tamanho de Raccoon. Com isto, a imagem da Wilpharma ficaria limpa aos olhos do público, enquanto a da Terra Save ficaria manchada por tentar “atrapalhar” as pesquisas da companhia e a liberação da vacina à população do país.

Mas Frederic ainda tinha um segundo objetivo para Curtis, pois precisava obter dados e uma demonstração do poder do G-Virus para mostrar ao seu atual cliente no mercado negro, o General Grande. Sem nada a perder, Curtis aceita se infiltrar no laboratório da Wilpharma e se infectar com o G-Virus mantido no mais alto nível de segurança. A criatura G-Curtis liquida em minutos a força policial que chega ao local para tentar contê-lo, mas acaba sendo morto por Leon e Angela, com a ajuda de Claire na sala de controle do laboratório.

Frederic é detido pelos agentes na saída da cidade, enquanto enviava vídeos do desempenho de G-Curtis ao General Grande. Com provas que denunciavam a sua culpa e após uma confissão oficial, ele é mantido preso.