Tradução | Entrevista com Mike Webster da Capcom sobre Resident Evil 5 (G4TV)

0
Chris Redfield (Resident Evil 5)

Tradução de entrevista com Mike Webster da Capcom USA a respeito de Resident Evil 5, realizada pelo site G4TV.

Resident Evil 4 foi um grande sucesso. O que os jogadores devem esperar em Resident Evil 5?
Acho que eles realmente podem esperar pela progressão das plataformas da ultima geração para esta geração de plataformas – o que o Xbox360 e o Playstation 3 tem a oferecer. A equipe de Resident Evil realmente inovou a franquia para tirar vantagem destas plataformas.

Vocês também parecem estar dando mais atenção ao jogo cooperativo para RE5.
O jogo cooperativo é realmente uma das maiores inovações e realmente faz sentido. A franquia Resident Evil tem uma história de parcerias – Leon e Claire, Chris e Jill.

Espera um minuto! A Jill está morta? Eu vi a propaganda na Famitsu!
Bem, sim! De acordo com a Famitsu! Eu não sei. Você terá que perguntar para eles. É notícia nova para mim também.

Oh, você sabe… De qualquer forma, vamos voltar ao modo cooperativo.
As plataformas da nova geração nos dão a habilidade de integrar estas parcerias verdadeiramente e criar uma jogabilidade que realmente forma uma história mais profunda e um relacionamento mais profundo entre os dois parceiros. Agora vocês estão trabalhando juntos. Você tem a oportunidade de trabalhar com outro jogador e fazer estratégia de como vão seguir pelo jogo.

Alguns fãs veteranos sentem que a série está progredindo em uma direção diferente – talvez diferente demais dos primeiros jogos. O que você tem a dizer aos fãs antigos que jogaram RE1 e assim por diante?
Para mim – porque eu sou um dos caras que adoraram RE1 – a franquia Resident Evil sempre foi sobre contar uma história. Eu sinto que Resident Evil 5 oferece a melhor história de qualquer jogo Resident Evil. A franquia tem tantos títulos secundários, com franquias diferentes e os gibis e livros, mas a linha oficial (canon) sempre esteve nos jogos. Eu acho que ela sempre manteve um alto nível ao contar histórias.

Alguns leitores do TheFeed reclamaram do jogo não ter os zumbis típicos de passo lento que são uma marca nos jogos de horror de sobrevivência. Importa-se de falar deste assunto?
A primeira coisa que eu diria para eles é que as pessoas que vocês enfrentarão são chamadas de Majini. Esta é uma palavra em suaíli que significa espírito maligno.

Então eles tecnicamente não são zumbis?
Não, eles não são, mas estão infectados.

Desculpe, meu suaíli anda um pouco enferrujado ultimamente.
Bem, é isto que eu gosto de trazer à mesa, Ray. Eu gosto de trazer um pouco de cultura. É coisa minha. É apenas o meu estilo.

Bem, obrigado!
Conforme a franquia evoluiu, os inimigos passaram dos zumbis – os típicos monstros mortos vivos que assustam inevitavelmente – para inimigos com inteligência artificial avançada que são realmente assustadores. Parte disto pode ser atribuído ao que o Xbox360
e o Playstation 3 nos permitem fazer com os inimigos. Isto também reflete as criações de Takeuchi-san e sua equipe, e como eles querem evoluir a franquia. Eles não querem ser uma regurgitação do que fez sucesso no passado.

Então, na verdade, estes infectados – em suaíli – são apenas a progressão natural dos velhos zumbis burros e oferecem aos jogadores uma experiência mais desafiadora.
Correto. Eles realmente tiram vantagem da IA mais avançada, o que torna a experiência mais interessante para o jogador. Agora vá em frente e diga “majini”. Vamos! Diga uma vez!

Majini!
É isso aí.

Aprendi totalmente. Agora vamos dar uma olhada em outro jogo. Nosso velho amigo Cliffy B. disse em várias ocasiões que Resident Evil 4 influenciou em sua criação de Gears Of War. Alguns diriam que Gears superou RE4. Há alguma pressão para superar os jogos de Cliff?
Não! Com um jogo como o Gears e um criador como Cliffy, isto dá motivação aos produtores, como Takeuchi. Eles meio que influenciam um ao outro. Enquanto ER4 certamente influenciou no jogo de Cliff, eu acho que Takeuchi olha para Gears e pensa, “Ei, eu quero fazer isto!”.

Eles estão naquelas de “tudo o que vocês podem fazer, eu posso fazer melhor”?
Não. Não acho que eles estejam nesta de “tudo o que vocês podem fazer, eu posso fazer melhor”. Aliás, de onde você tirou isto?

“Annie Get Your Gun”… Por que eu sei disto?!?
[Mike e Raymond começam a fazer um dueto.]
Acho que o que estes caras querem fazer é atingir um nível de excelência criativa. Ambos são perfeccionistas. Então ao mesmo tempo em que Cliffy B. olha para Resident Evil 4 e diz, “Uau, isto realmente me influencia!”, acho que Takeuchi olha para Gears Of War e diz, “Uau, tem mesmo umas coisas realmente boas ali que eu quero usar nos meus jogos”. Coisas assim e pessoas assim são o que realmente impulsiona a indústria para frente.

Então quando alguém como Mikami diz que provavelmente não jogará Resident Evil 5, como isto faz a equipe se sentir?
Parte do que se trata a franquia Resident Evil é o elemento do medo. Então isto é ótimo! Mikami está com medo de jogar Resident Evil 5!

[Risos] Não tenho certeza de que foi isto que ele quis dizer.
Não, não foi, mas eu quero esclarecer que nós temos o maior respeito por Mikami-san. De fato, Resident Evil 5 irá, de várias maneiras, voltar às raízes dos jogos originais e responder muitas perguntas de como certas coisas aconteceram.

Então por que Jill Valentine está morta?
Eu não sei! Eu só vi isto na Famitsu!

Só porque está em uma propaganda da Famitsu não significa que seja verdade, certo?
Eu não sei… mas ela tem uma lápide e tudo mais!

Oh, está bem. Eu apenas direi que poderia ser verdade. Então os fãs veteranos da série terão todas as respostas em relação a Corp. Umbrella em Resident Evil 5?
A premissa de Resident Evil 5 é a de que Chris Redfield é agora um agente integrante da BSAA e está voltando para a África.

Como Toto? Chris irá “abençoar as chuvas na África”?
[Risos] Exatamente assim! [Risos] Esta foi boa… Ele vai voltar para a África para desvendar as raízes do vírus Progenitor e como a Corporação Umbrella surgiu. Então em relação à história, se você for um fã de Resident Evil… ótimo, este é um jogo para você. É onde várias coisas serão desvendadas.

E nós todos descobriremos como Chris abençoa as chuvas na África.
Assim como Toto!

Link original: G4TV

COMPARTILHAR