Facebook Twitter Google Plus Instagram YouTube

Padrim - www.padrim.com.br/horrordatabase

Online

Nós temos 338 visitantes online


ANÁLISE: Batman The Telltale Series - Episódio 1
Escrito por Monique Alves   
Sex, 26 de Agosto de 2016 01:39

Jogar o novo game do Batman da Telltale é como jogar um quadrinho ou um desenho animado, mas é claro que o diretor aqui é você, tomando todas as decisões acerca da missão de cada episódio. É você quem escolhe todos os passos tanto do Batman quanto de seu "criador", Bruce Wayne.

A trama começa com uma batalha do Homem-Morcego contra criminosos e contra a Mulher-Gato na prefeitura de Gotham, e pouco depois já corta para Bruce Wayne, recém-chegado da ação contra os bandidos, em uma festa em sua mansão milionária, apoiando a candidatura de seu amigo Harvey Dent a prefeito. Um dos criminosos mais famosos da cidade, Carmine Falcone, chega à festa, convidado por Dent. Outros personagens famosos, como a repórter investigativa Vicki Vale, e Selina Kyle, a pessoa por trás da Mulher-Gato, também fazem aparições importantes.

 

Batman The Telltale Series

 

Como não poderia deixar de ser, o jogo explora muito a tragédia pessoal de Bruce, com a morte de seus pais Thomas e Martha, mas um novo pesadelo ameaça o eterno descanso dos falecidos Wayne: um possível envolvimento de seu pai com a máfia de Gotham, e isto se transforma em um escândalo na mídia e um pesadelo para quem acreditava que seus pais eram exemplos de integridade.

Em termos de gameplay e movimentação, de forma a não deixar o jogo entediante ao somente te dar opções de escolhas em diálogos ou em ações, há muita interação com os equipamentos da batcaverna e com o cenário em geral. Você pode investigar cenas de crimes, ligando as provas e tentando deduzir o que aconteceu nos locais. Também é possível planejar suas invasões e ataques aos inimigos. Durante as batalhas, quanto mais golpes você acerta com os botões de ação corretos, mais o seu "símbolo do Batman" no canto da tela se enche, o que te permite encerrar a luta o quanto antes com um golpe final.

 

Batman The Telltale Series

 

Um dos meus aspectos técnicos favoritos em games é a dublagem, e é impossível algo dublado por Troy Baker, interpretando Bruce Wayne (e Batman), e Laura Bailey, como Selina Kyle (e Mulher-Gato) ser ruim. Troy, inclusive, já dublou outros personagens em outros jogos do Batman, entre eles os vilões Coringa e Duas Caras, o que faz dele um dos melhores e mais versáteis dubladores da atualidade. Ele consegue ser versátil até como Batman e Bruce, dando uma entonação diferente a cada um!

Na localização para nosso idioma, há alguns pequenos problemas de legenda, algumas vezes sobrepondo falas ou até faltando. O maior conflito é durante as matérias de telejornal, que em alguns momentos ficam sem legendas, e em outros a fala ou pensamento do personagem oculta a legenda da notícia e vice-versa. Tirando estes pequenos problemas, porém, a localização ficou boa, e rola até um "tranquilo e favorável" de um mafioso!

 

Batman The Telltale Series

 

A duração do episódio é de aproximadamente uma hora e meia, duas horas, dependendo de sua velocidade e do quanto você explora o cenário e lê tudo o que o jogo te oferece. E é claro que, no final, as coisas não poderiam ser diferentes, e o Batman (e/ou sua família) sempre saem como os culpados de tudo, mesmo tentando fazer a coisa certa. As porcentagens das suas escolhas em momentos-chave do episódio aparecem no final, durante os créditos. É possível ainda compartilhar o resultado nas redes sociais. Deixando um gancho chocante para o episódio 2, "Reino das Sombras" cumpre o seu papel como trama do Batman e como game da Telltale, e eu confesso estar extremamente ansiosa pela continuação.

Antes de encerrar, eu preciso confessar um problema que eu tenho, que é o de associar tudo o que eu vejo/jogo do Batman imediatamente ao "Bátema e a Feira da Fruta"... E o pior (mas que me consola) é que eu sei que não sou a única! Como curar isto, gente?