Personagens | Helena Harper

Ano de nascimento: 1989 (não confirmado).
Tipo sanguíneo: Desconhecido.
Altura: Desconhecida.
Peso: Desconhecido.

Aparições em títulos da série:

Biohazard / Resident Evil 6 (2012)

 


Biografia e Participação na Série:

Helena Harper é uma jovem agente que trabalha para o Serviço Secreto dos Estados Unidos. Mesmo com sua dedicação e bom trabalho, sua reputação acaba ficando comprometida por conta de um incidente envolvendo sua irmã caçula, a inconsequente Deborah Harper, e seu namorado possessivo e violento.

Deborah, uma universitária, é agredida pelo namorado durante uma briga acalorada, e vai parar no hospital. Quando Helena descobre o que o rapaz fez, ela vai atrás dele, e o ameaça com uma arma, chegando a disparar contra ele. O fato de tirar vantagem de sua posição como agente do governo americano e atirar em um civil caiu como uma bomba em sua imagem na corporação, e ela quase perdeu o seu cargo pelo ocorrido. Na época, Helena era uma das candidatas a uma posição na DSO, uma divisão do SS idealizada por Leon Scott Kennedy e pelo presidente Adam Benford, e fundada em 2011. Infelizmente, o trágico evento custou sua promoção para a DSO.

Aproveitando-se da superproteção com sua irmã, o assistente presidencial Derek C. Simmons, membro de uma ordem secreta chamada de ‘A Família’, rapta Deborah para forçar Helena a ajudá-lo em um atentado terrorista contra o presidente Adam Benford, que pretendia revelar, durante uma palestra na Universidade Ivy, em Tall Oaks, a verdade sobre Raccoon ao mundo. A Família preza por um equilíbrio no mundo, com os EUA no topo do poderio global. Revelar a verdade sobre Raccoon faria vir à tona também a ligação do governo americano com a agora extinta Umbrella e suas armas biológicas, o que certamente abalaria a supremacia americana diante das outras nações.

Derek obriga Helena a abrir uma brecha na segurança de Adam, antes da palestra, a ser realizada no dia 29 de Junho de 2013. A jovem deveria avisar os demais agentes da presença de potenciais ameaças ao presidente rondando a universidade, o que afastaria o Serviço Secreto do local. Helena cumpre as exigências de Derek, mas acaba se arrependendo e, no último momento, sai gritando pela universidade, dizendo que o presidente americano está em perigo, mas ninguém acredita nela, por conta de sua imagem na corporação. O plano de Simmons dá certo e todo campus é infectado. Helena entra no quarto onde Adam está, mas já é tarde: ele já está transformado em zumbi e ele tenta atacá-la. Quem a salva é Leon, um dos melhores amigos do presidente, que é forçado a atirar em Benford.

A dupla é contatada instantes depois por Ingrid Hunnigan, diretamente da inteligência do Serviço Secreto, e eles reportam a morte de Adam Benford. Helena diz na ligação que Leon tem uma pista do culpado pelo ataque ao presidente, e pede ao jovem que apenas confie nela e que sigam para a Catedral da cidade o quanto antes. Após atravessarem o campus da universidade, tomado por mortos vivos, eles chegam às ruas da Tall Oaks, e descobrem que a população também foi infectada. Contatados por Hunnigan, eles descobrem que o vírus que assolou Tall Oaks se chama C-Virus, que contamina pelo ar, em forma de névoa.

Depois de algum tempo, Helena e Leon chegam à Catedral, e encontram sobreviventes refugiados lá. Eles liberam a entrada para uma passagem secreta sob o altar, de onde sai uma criatura (Lepotitsa), que libera o vírus e mata a maior parte dos sobreviventes antes dos agentes a eliminarem. Os dois descem pela passagem, chegando a enormes catacumbas subterrâneas, onde, por fim, encontram Deborah desacordada. Helena a resgata e implora a Leon que saiam dali para que ela possa cuidar da irmã e, por fim, contar a ele a verdade. Deborah, porém, começa a passar mal e cai no chão: infectada diretamente pelo C-Virus, ela sofre uma mutação, entrando em autocombustão e transformando-se em um casulo logo em seguida. Helena se desespera quando uma flecha atravessa a cabeça de Deborah, disparada pela espiã Ada Wong, conhecida de longa data de Leon.

Os três são obrigados a enfrentar a criatura em que Deborah se transforma, e então Helena conta a Leon e Ada sobre a chantagem feita por Simmons para assassinar o presidente. Eles são contatados por Hunnigan pouco depois, que relata estar sendo pressionada por Derek para encontrar o assassino do presidente. Em linha, Derek dá a entender que os agentes são os principais suspeitos pela morte de Adam, o que revolta Helena. Após fugirem das catacumbas, eles emergem de um lago do outro lado da cidade, e observam Tall Oaks, à distância, sendo esterilizada por mísseis, assim como foi a cidade de Raccoon, em 1998. Leon contata Hunnigan e é informado de que Simmons viajou para a China. Ele pede à agente que os declare como mortos e os coloque secretamente em um vôo para a China, onde pretendem confrontar Simmons pessoalmente.

Na noite de 30 de Junho, enquanto o avião sobrevoava o espaço aéreo da cidade de Lanshiang, o avião sofre uma pane e é infectado por uma criatura igual a que os atacou na Catedral de Tall Oaks. A Família sabia que a dupla estava seguindo Simmons e tentou contê-los. Helena e Leon conseguem controlar a situação, chegando à China e saindo em busca de Simmons. No caminho, eles encontram a também agente Sherry Birkin e seu protegido, Jake Muller, que deve ser levado para os EUA, onde seu sangue será usado na criação de uma vacina para o C-Virus. Sherry, que está sob ordens de Derek, seu tutor legal, revela a Leon o local onde deve encontrar o assistente presidencial, para onde seguem.