Personagens | Jack Baker

Jack Baker

Ano de nascimento: 1962 (55 anos em 2014)
Tipo sanguíneo: Desconhecido.
Altura: Desconhecida.
Peso: Desconhecido.

Aparições (Menções) em títulos da série:


Biografia e Participação na Série:

Jack Baker é o chefe de sua família, com quem vive em Dulvey, na Louisiana. Casado com Marguerite Baker, ele teve dois filhos, Lucas Baker e Zoe Baker. Pouco se sabe sobre o seu passado, mas se sabe que ele foi fuzileiro naval na década de 80, além de ser um marido e pai zeloso. Uma de suas paixões sempre foi o futebol americano.

Em Outubro de 2014, durante uma época de tempestades e furacões, algo constante na região, ele e Lucas encontram um navio destruído na baía, de onde resgatam duas pessoas ainda vivas, a jovem Mia Winters e a garotinha Eveline. Jack decide levá-las para casa, e a família concorda em cuidar delas até que se recuperem para voltarem às suas casas e rotinas normais. Seu sonho sempre foi o de ter um sistema de “bed and breakfast” (B&B), onde hospeda pessoas em sua casa, como estudantes ou turistas, portanto ajudar a duas pessoas que estavam precisando de abrigo seria um prazer.

Não demorou muito para que a garota Eveline mostrasse o que realmente era: uma arma biológica fora de controle. A primeira pessoa que sucumbiu a ela foi Marguerite, seguida pelo próprio Jack. Eveline passou a influenciá-los para que se tornassem praticamente seus escravos, fazendo suas vontades. Jack forçou a posse de Eveline em Lucas também, que também sucumbiu ao poder da garota, além, é claro, de Mia, que já sabia do que Eveline era capaz, mas em alguns momentos era incapaz de resistir à influência maligna. Forte e robusto, sua força e vitalidade foram potencializados pelo efeito do “mofo” de Eveline. Além de mais forte, ele também ganhou a capacidade de se regenerar, caso fosse ferido.

Jack passou a sequestrar pessoas que se aventuravam pela região, tentando convertê-las à força a ingressarem na “família” proposta por Eveline. Todas elas acabavam contaminadas pela garota, transformando-se em monstros horrendos (chamados no jogo de Mofados) ou morrendo antes. Em cerca de dois anos, mais de 20 pessoas desapareceram na região de Dulvey, sequestradas por Jack e Lucas. Para evitar que fugissem, ele precisou esconder peças importantes do funcionamento da casa em áreas específicas, como as cabeças de cachorro que abrem a porta da frente da casa principal, que tiveram que ser escondidas em três locais distintos da propriedade.

Na noite de 1º de Junho de 2017, três membros de um programa de TV (o produtor Andre Stickland, o apresentador Peter Walken e o câmera Clancy Javis), chamado Sewer Gators, decidem investigar a propriedade, dada como abandonada há cerca de três anos. O tema do programa era justamente o de casas mal assombradas, e os boatos que circulavam eram de que o filho mais velho do casal, Lucas, tido pela vizinhança como a “ovelha negra da família”, certamente tinham algo a ver com o desaparecimento de todos que ali moravam. Os três jovens entraram para o rol de vítimas de Eveline: Andre foi morto por Jack, Peter foi morto por Mia, e Clancy foi obrigado a permanecer em cárcere privado, a pedido de Eveline, aguentando as torturas da família.

Em 19 de Julho, Ethan Winters, marido de Mia, desaparecida desde o incidente do navio, vai atrás da esposa, após receber um e-mail dela com a sua localização, pedindo para ir buscá-la. Ao chegar, ele se depara com uma Mia totalmente diferente, violenta e fora de controle, e é levado por Jack Baker para a casa principal, após confrontá-la. Ethan acorda amarrado em uma cadeira, sentado na mesa da cozinha, enquanto a família jantava. Em dado momento, Jack parece estar tentando resistir ao controle de Eveline sobre si, mas, ao ver Ethan, ele fica agressivo novamente, e começa a persegui-lo pela propriedade, enquanto o jovem tenta, de alguma maneira, simplesmente sobreviver e ajudar Mia.

Ethan começa a procurar as cabeças de cachorro para abrir a porta de entrada da casa, e a última é usada por Jack como isca, para jogar Ethan em uma sala trancada e tentar matá-lo com uma motosserra, mas ele acaba sendo a vítima desta vez, e tem seu corpo serrado ao meio. Mesmo assim, sua história não está terminada, e ele ainda volta, numa forma grotesca, gigante e monstruosa para tentar acabar com o rapaz de uma vez por todas! Ainda assim, ele não tem sucesso, e Ethan usa um soro feito por Zoe, que seria para ela e para Mia a cura para a infecção de Eveline, para neutralizar Jack, já condenado. Ele calcifica diante dos olhos dos três, e sua história, finalmente, tem um trágico fim, antes do que deveria.


A cena mais triste de Resident Evil 7:

Em uma cena mais próxima do final do jogo, vemos Ethan dentro de um casulo de mofo, criado por Eveline. Neste momento, inicia-se uma cena, que não se sabe se é uma lembrança do momento em que ele é levado para a casa principal, ou se é quando Ethan percebe que a família Baker foi, na verdade, apenas vítima de Eveline.

Na cena, Jack explica a Ethan sobre a influência da garotinha, diz que eles não são assassinos, e pede que ele liberte sua família. É possível que a cena tenha, sim, acontecido, mas Ethan não se lembre, dada a condição em que estava, além da influência de Eveline sobre ele também. Mas a teoria geral é a de que aquilo não passou, na verdade, de apenas um insight do protagonista mesmo.