Personagens | James Marcus

James Marcus

Ano de nascimento: 1918 (não confirmado).
Tipo sanguíneo: A
Altura: 1,80m
Peso: 68,5kg

Aparições em títulos da série:


Biografia e Participação na Série:

James Marcus, junto com seu amigo dos tempos de universidade, Ozwell E. Spencer, e com Sir Edward Ashford, foi um dos fundadores da Corporação Umbrella. Virologista de profissão e com um talento excepcional, Marcus foi o responsável pelo estudo e aperfeiçoamento do vírus Progenitor, encontrado na flor “Escadaria para o Sol”, de origem africana.

O único interesse de Marcus, a princípio, era a sua pesquisa. Ele não estava interessado na fundação da Umbrella ou em sua posição nisso tudo. Mesmo assim, aceitou se tornar o diretor do Centro de Treinamento Executivo da Umbrella. No entanto, conforme Spencer ia ganhando notoriedade dentro da companhia, após a morte de Ashford, a popularidade de Marcus ia caindo cada vez mais, principalmente com os argumentos de Spencer de que Marcus só gastava o dinheiro da empresa com sua pesquisa, que não chegava a lugar algum. Isto foi gradativamente despertando a ira do virologista, que passou a desejar a queda de Spencer dentro da Umbrella e, para isto, investiu mais ainda em sua pesquisa, pois acreditava que, com ela, sua influência cresceria exponencialmente e ele logo se tornaria o principal diretor da empresa.

A pesquisa de Marcus era focada em criar um novo vírus a partir do Progenitor. Para isto, ele o misturou com o DNA de sanguessugas, criando, assim, a primeira variante do T-Virus. Obcecado e solitário, Marcus começou a ver suas sanguessugas modificadas com o Progenitor como “filhas”. Contudo, para obter mais progressos, ele precisaria de cobaias humanas, e foi a partir deste ponto que Marcus começou a utilizar os candidatos a executivos da companhia como cobaias em seus experimentos com o T-Virus.

O poder de Spencer dentro da Umbrella fez com que o quadro de executivos decidisse fechar o Centro de Treinamento Executivo dirigido por Marcus, e todas as pesquisas conduzidas ali foram transferidas para o Laboratório de Arklay, nos porões de uma mansão pertencente a Spencer, construída na Floresta de Raccoon. Marcus continuou sua pesquisa, mesmo com o local fechado, e enquanto ele continuava seus experimentos com sua variante do T-Virus, uma segunda pesquisa era conduzida pelos pesquisadores de Arklay.

Marcus acreditava que os únicos em que podia confiar eram seus ex-discípulos do Centro de Treinamento, Albert Wesker e William Birkin, que agora trabalhavam em Arklay, próximos a Spencer. A ingenuidade do ex-diretor, entretanto, não lhe permitiu enxergar que aqueles em quem ele confiava eram espiões e informantes de Spencer, e repassavam ao pessoal do Laboratório de Arklay todos os progressos obtidos por ele em sua pesquisa. Quando a variante do T-Virus de Marcus chegou a certo ponto de avanço, enquanto a pesquisa em Arklay atingia ainda o nível 3, certas pessoas começaram a exigir o fim dos experimentos de James Marcus no Centro de Treinamento já fechado. Ordenados mais uma vez por Spencer, Wesker e Birkin assassinam seu ex-professor. Sua pesquisa foi, então, assumida por William Birkin, que levou os créditos pela criação do T-Virus.

Aquele não era o fim de Marcus. No momento de sua morte, uma das sanguessugas de sua pesquisa foi parar dentro de seu corpo. Por aproximadamente dez anos, aquele espécime agiu dentro do organismo de Marcus, assimilando o seu DNA e as suas memórias. Em 1998, o então finado diretor iniciou seu plano de vingança contra a Umbrella, e reapareceu em forma de um Marcus 50 anos mais jovem, controlando sanguessugas. Depois de espalhar o T-Virus nos complexos da Umbrella, na noite de 23 de Julho, fez suas sanguessugas atacarem sem piedade um trem de luxo pertencente à Umbrella que, naquela noite, transportava pesquisadores e funcionários da companhia para uma investigação no antigo Centro de Treinamento controlado por Marcus, para que possivelmente fosse reaberto.

Naquela mesma noite, o ex-tenente da Marinha Billy Coen estava sendo transportado para o local onde cumpriria sua pena de morte, determinada pela corte. O veículo que o transportava foi atacado por cães contaminados pelo T-Virus, que haviam escapado dos laboratórios de Arklay, e Billy fora o único sobrevivente. Fugindo pela floresta, o único local que encontra para se refugiar é justamente o trem recém-atacado pelas sanguessugas de Marcus, descarrilado no meio da mata. Algumas horas depois, a Equipe Bravo dos S.T.A.R.S. parte em missão oficial para as Montanhas Arklay, para investigar as misteriosas mortes ocorridas no local. Seu helicóptero, no entanto, sofre uma pane no motor e é forçado a realizar um pouso de emergência em meio à floresta de Raccoon.

Por força do destino, o helicóptero pousa próximo ao veículo no qual Billy estava sendo transportado, o que os faz iniciar uma busca pelo perigoso foragido. O acaso faz com que Billy e a policial novata Rebecca Chambers se conheçam e acabem se envolvendo na terrível trama de vingança arquitetada por James Marcus. E é justamente a dupla que coloca um fim na história do ex-pesquisador da Umbrella e descobridor do T-Virus, que é morto por Billy e Rebecca após sofrer uma mutação e ter seu organismo totalmente controlado pela Sanguessuga Rainha que o revivera.