Jogos | Board Games & Card Games

Além de jogos para consoles e mobile, a Capcom ainda licenciou a produção de jogos de tabuleiro e de cartas inspirados em Resident Evil. Confira abaixo os produtos já lançados.


Resident Evil: The Deck Building Game

Em 2010, foi lançado pela Bandai este jogo de cartas de Resident Evil. Este set básico contém 250 cartas, entre personagens, monstros, itens e habilidades/ações. É possível jogá-lo sozinho ou incluir as expansões, que foram lançadas em seguida e complementam o jogo-base. É possível jogar entre 2 a 4 pessoas e cada partida tem previsão de 30 minutos ou mais de duração, além de grande fator replay.

Existem três modos de jogo (para o jogo-base) para sua escolha:
Modo História, onde é preciso garantir o melhor arsenal e itens.
Modo Mercenário, onde é preciso matar o maior número de inimigos possível.
Modo Versus, onde se joga apenas com os personagens, sem os monstros.

As expansões do Deck Building Game são as seguintes:
→ Outbreak, lançada em Setembro de 2011, com 150 cartas: inclui os personagens de Resident Evil Outbreak e permite que os jogadores também se tornem zumbis ao morrer, com o uso de novas cartas de Infectados e Infecção. Este novo modo de jogo leva o mesmo nome da expansão.
→ Nightmare, lançada em Dezembro de 2011, com 150 cartas: inclui novos personagens, armas e monstros de jogos diversos.

Ainda foram lançados conteúdos que podem atuar como expansões ou jogos-base:
→ Alliance, lançado em Abril de 2011: inclui novos personagens, monstros, armas, ações/habilidades e o modo de jogo em parceria com outro personagem.
→ Mercenaries, lançado em Novembro de 2012, com 250 cartas: inclui novas cartas de habilidades/ações e novos estilos de jogo, além de cenários e desafios inéditos.


Resident Evil 2: The Board Game

Em Setembro de 2017, a Capcom licenciou e se uniu à Steamforged Games para o financiamento coletivo via Kickstarter de um jogo de tabuleiro inspirado no clássico Resident Evil 2, aproveitando o furor de seu Remake. O projeto foi um sucesso tremendo e foi financiado com muita folga: da proposta inicial de 150 mil libras, terminou com 800 mil libras de mais de 7500 apoiadores. O jogo-base traz 24 miniaturas de personagens e inimigos, 155 cartas e pode ser jogado por 1 até 4 jogadores. Seu estilo de tabuleiro e miniaturas lembra bastante o famoso Zombicide!, com mecânicas e cartas inéditas, que tornam a experiência única a cada partida.

Confira a nossa entrevista com a Steamforged Games sobre o projeto!

O sucesso do projeto foi tão grande que o jogo possui diversas expansões:
→ The B-Files Expansion: traz conteúdo extra e oferece 9 horas adicionais ao gameplay, com 12 novas miniaturas, 61 novas cartas e muito mais.
→ Survival Horror Expansion: o pacote oferece 13 novas miniaturas (evoluções dos personagens do jogo-base) e 38 cartas, além de novos cenários e a possibilidade de batalhas entre jogadores (PVP).
→ 4th Survivor Expansion: baseada no cenário extra do HUNK, mas ainda sem muitas informações e/ou previsão de lançamento (info a ser atualizada assim que tivermos novidades).
→ Malformations of G (+B Files): expansões que adicionam batalhas com o G, ainda sem muitas informações também e/ou previsão de lançamento (info a ser atualizada assim que tivermos novidades).
→ Conjunto de dados extras: pack com 6 dados extras que fornece maior fator replay.