Personagens | John

Ano de nascimento: Desconhecido
Tipo sanguíneo: Desconhecido
Altura: Desconhecida
Peso: Desconhecido

Menções em títulos da série:

Biohazard / Resident Evil Clássico (1996)
Biohazard / Resident Evil 2 (1998)
Biohazard / Resident Evil Remake (2002)


Biografia e Participação na Série:

John era pesquisador em um laboratório farmacêutico da Umbrella em Chicago. Quando William Birkin descobriu o G-Virus durante as suas pesquisas em Lisa Trevor, ele foi contratado pela Umbrella para assumir o cargo de pesquisador-chefe que ficaria vago no Complexo de Pesquisas Arklay, enquanto Birkin era transferido para um novo laboratório construído embaixo de Raccoon.

A grande diferença entre John e William era o de que o novo pesquisador não concordava com os métodos de pesquisas biológicas usados pela Umbrella. Ele sabia que a companhia estava realizando atividades ilegais e também cruéis com cobaias, além de ser financiada por grandes governos para a criação de armas biológicas a serem usadas em guerras. John fazia questão de expor a sua opinião contrária aos seus colegas de trabalho, e em algum momento o burburinho chegaria também aos seus superiores de alto escalão.

Uma companhia rival da Umbrella fez a lição de casa direitinho em descobrir as peças mais vulneráveis do tabuleiro da corporação, e por fim chegaram em John. A sua insatisfação faria dele a pessoa perfeita para que um espião pudesse se infiltrar na Umbrella, ou ao menos obter informações privilegiadas através dele. Para isto, eles mandaram a chinesa Ada Wong, que começou a sair com John, até se tornarem namorados. John não escondia de Ada as suas frustrações em relação ao seu trabalho, e eventualmente lhe confessava as atrocidades que testemunhava, além de dar detalhes importantes das pesquisas.

Em 11 de Maio de 1998, o Complexo de Pesquisas Arklay sofre um vazamento do T-Virus que contamina todo o local e chega até a mansão na superfície, usada de fachada para ocultar o local. John é uma das vítimas. Ele faz um teste para verificar se estava infectado, e ele dá positivo. Sabendo que os seus momentos estavam contados, no dia 8 de Junho, ele escreve para Ada uma carta, revelando o seu triste destino e pedindo que ela se infiltrasse na Umbrella para pegar provas das atividades da companhia e as levasse a público, fazendo, assim, a Umbrella pagar por seus crimes. Ele também prepara seu computador com o login de seu nome e usa o de Ada como senha, além de criar um esquema para que Ada acessasse o sistema de segurança e destravasse as portas, usando uma segunda senha misteriosa, que Ada deveria descobrir seguindo a sua intuição. John morre no laboratório, e sua carta nunca chega a Ada, mas é encontrada pelos membros dos S.T.A.R.S. Chris Redfield e Jill Valentine.

Em 29 de Setembro de 1998, quando o caos já está instaurado na cidade de Raccoon, o policial novato Leon S. Kennedy esbarra com Ada pela cidade, e ela alega estar procurando pelo namorado John, um pesquisador da companhia Umbrella, mas seu real objetivo, na verdade, é descobrir o caminho para o laboratário da empresa sob a cidade. Sua primeira tentativa é com o repórter Ben Bertolucci, mas ele acaba não sendo de muita ajuda. Mais adiante, Ada encontra Annette Birkin, esposa de William, a quem ela diz estar procurando por John. Annette revela que John está morto, mas logo percebe que isto, na verdade, pouco importa à espiã, que só o estava usando o tempo todo.

Observação: De acordo com arquivos/files extraídos de uma versão beta do primeiro Resident Evil, o sobrenome de John seria Clemens, mas a Capcom nunca o utilizou nem na versão final, nem no Remake e nem em obras posteriores onde ele era citado, como o livro Resident Evil Archives.