Personagens | Leon S. Kennedy

Leon S. Kennedy (Leon Scott Kennedy)

Ano de nascimento: 1977 (não confirmado)
Tipo sanguíneo: A
Altura: 1,78cm (em jogos antigos); 1,80cm (em RE4)
Peso: 70,2kg (em jogos antigos); desconhecido (em RE4)

Aparições em títulos da série:


Biografia e Participação na Série:

Leon S. Kennedy (Leon Scott Kennedy) está envolvido nos eventos da série desde a epidemia ocorrida em Raccoon City, em Setembro de 1998. Pouco antes disto, ele era apenas um policial recém-formado na Academia Militar, que se inscrevera para auxiliar no caso de investigação dos assassinatos bizarros que vinham acontecendo na cidade. Após ter sido convocado para ingressar oficialmente o Departamento de Polícia de Raccoon, ele acabou bebendo demais e se atrasando para seu primeiro dia de trabalho. Com isto, Leon só chega a Raccoon na noite de 29 de Setembro.

Chegando à cidade, ele estranha as ruas vazias, mas o que o faz parar seu jipe é um corpo no meio do asfalto. Ao verificar se a pessoa está bem, é atacado por pessoas cambaleantes, e logo se vê forçado a atirar nelas para se defender. Enquanto recua para um beco, uma porta se abre bruscamente, e assim ele conhece a jovem Claire Redfield, com quem se une na luta pela sobrevivência na cidade tomada por mortos vivos. Acreditando que a delegacia fosse um local seguro, os dois seguem para lá, onde passam a buscar sobreviventes. Era o dever de Leon, como um policial, o de proteger as outras pessoas que encontrasse por lá.

Além de uma garotinha encontrada por Claire, a estudante Sherry Birkin, ele conhece uma misteriosa asiática, Ada Wong, que diz estar procurando por seu namorado, John, que trabalhava para a Umbrella e havia sido transferido recentemente de Chicago para Raccoon. Ada acreditava que um repórter chamado Ben Bertolucci, que estava preso em uma das celas da delegacia, poderia saber o paradeiro de John, mas em vez disto, Ben lhes dá informações de como sair de Raccoon através do canal de esgotos. Ben também avisa que eles com certeza encontrarão mais do que apenas zumbis em seu caminho. Ele se referia ao G, monstro em que se transformou o criador do G-Virus, William Birkin.

Mais tarde, depois de ter sido deixado falando sozinho por Ada, os dois finalmente decidem trabalhar juntos para deixar a cidade. Na entrada dos esgotos, Leon e Ada são alvejados pela pesquisadora da Umbrella e mãe de Sherry, Annette Birkin. Depois de levar um tiro no braço, Leon fica inconsciente, enquanto Ada vai confrontar Annette. Leon desperta de seu desmaio pouco depois, e vai ao encontro de Ada, que faz um curativo em seu ferimento.

Os dois prosseguem em sua jornada, até chegarem ao laboratório subterrâneo de Raccoon da Umbrella. Ada é ferida no caminho e eles acabam se separando. Eles voltam a se encontrar durante um confronto com o Tyrant T-103, em que Ada tenta salvá-lo e acaba sendo mortalmente ferida pela criatura. Acreditando que a jovem, por quem acabara se apaixonando durante o tempo em que passaram juntos, esteja morta, ele se despede com um beijo. Minutos antes da explosão total do laboratório, após enfrentar o Tyrant T-103 pela última vez, e da explosão também do trem de carga, tomado pelo monstro G em sua última forma, ele consegue finalmente fugir com Claire e com Sherry.

Claire segue para a Europa em busca de seu irmão Chris Redfield, enquanto Leon e Sherry são levados sob custódia pelo governo americano. Por suas habilidades de sobrevivência na tragédia de Raccoon, eles lhe fazem uma proposta para se tornar agente do Serviço Secreto dos Estados Unidos e, a partir disto, Leon começa um intenso treinamento. O homem responsável por seu recrutamento é Adam Benford, com quem Leon passa a ter uma relação próxima de amizade e confiança. Por causa de sua posição no governo, ele é capaz de localizar Chris e entrar em contato com ele após receber um e-mail de Claire, pedindo ajuda por estar presa em uma ilha pertencente à Umbrella.

É através de Claire, depois de ser salva pelo irmão, que ele ouve a respeito do poderoso “Vírus Veronica”, desenvolvido por Alexia Ashford, neta do fundador da Umbrella, Sir Edward Ashford. Claire presencia o poder do vírus e, tempos depois, o relata para Leon.

Sua primeira missão sob ordem direta do governo americano acontece em 2002: ele é mandado, com o soldado Jack Krauser a um pequeno país na América do Sul, para investigar a relação de um traficante de drogas, Javier Hidalgo, com um ex-pesquisador da Umbrella. Para a sua surpresa, a vila Mixcoatl, onde encontrariam o guia local que os levaria até a mansão de Javier, em Amparo, estava tomada por zumbis. Eles encontram o guia à beira da morte, após ser atacado por um monstro e, logo em seguida, ser devorado por ele. Em uma igreja próxima, eles encontram Manuela Hidalgo, filha única de Javier. Ela conta aos dois que havia fugido de sua casa pela usina pertencente ao seu pai. Ela aceita, então, ajudar os agentes americanos a chegarem até sua casa em Amparo.

Ao descobrirem que Manuela é a filha de Javier, eles também descobrem que ela está infectada com o vírus T-Veronica, que Javier adquirira em uma tentativa de curar sua filha da mesma doença que acometera e matara sua esposa anos atrás. A administração do T-Veronica era parte do tratamento de Manuela, mas a forma como Javier mantinha o vírus estável em seu corpo não era a mesma utilizada por sua criadora, Alexia Ashford. Alexia se manteve em sono criogênico por quinze anos para que o vírus entrasse em simbiose com suas células, enquanto Javier realizava transplantes regulares de órgãos em Manuela. Para isto, ele raptara diversas adolescentes da vila de Mixcoatl. Manuela fica arrasada ao saber disto e se coloca contra o pai de uma vez por todas, ajudando Leon e Krauser até mesmo a enfrentá-lo, depois que Javier se transformou em um gigantesco monstro.

A missão é cumprida, e Manuela passa a ficar sob custódia do governo americano, assim como Sherry estava. Krauser, no entanto, é exonerado de seu cargo, depois que seu braço fora gravemente ferido na missão. Pouco tempo depois, Krauser é declarado morto após a queda de um helicóptero.

O colapso da Umbrella, em 2003, faz com que o presidente americano renuncie. Em 2004, toma posse o Presidente Graham. Leon, extremamente habilidoso, é escolhido para ser o guarda-costas da família do presidente. Entretanto, pouco antes de Leon assumir oficialmente sua nova função, em 2004, a filha do presidente, Ashley Graham, é raptada por um grupo misterioso enquanto voltava da universidade, em Massachusetts. A inteligência americana logo descobre que Ashley estaria em posse de um grupo religioso, conhecido como Los Illuminados, além de seu possível paradeiro: uma vila rural na Europa.

Leon é enviado para o local, para uma missão breve e discreta de busca por informações do paradeiro de Ashley, mas não esperava que os habitantes da vila estivessem todos contaminados com um antigo parasita chamado Las Plagas, que tirava seu livre arbítrio e os transformava em selvagens violentos, chamados de “Ganados”. Com a certeza da presença de Ashley no local, Leon prossegue em sua busca até encontrá-la presa em uma igreja. Em sua jornada até a igreja dos Los Illuminados, ele conhece Luis Sera, que a princípio lhe disse ser um policial, mas era, na verdade, um pesquisador contratado por Osmund Saddler, líder do culto, para investigar as Plagas. Luis tenta ajudar Leon e Ashley, ambos também injetados com ovos de Plagas, mas é morto por Saddler.

Leon também toma conhecimento da presença de Ada Wong no local, sob ordens de Albert Wesker, para obter a amostra da Plaga controle de Saddler. Ada, muitas vezes, se opõe às ordens recebidas, para secretamente ajudar Leon a ter sucesso em sua missão de resgatar a filha do Presidente e sair vivo daquele local. Eles, então, se unem contra os Los Illuminados: derrotam seus líderes e conseguem retirar as Plagas dos corpos de Leon e Ashley. Além de Ada, Leon descobre que outro velho conhecido seu também está de volta e trabalhando para Wesker: Jack Krauser, com quem trabalhara na “Operação Javier”, fora o responsável pelo rapto de Ashley para ganhar a confiança do líder dos Los Illuminados. Seduzido pelo poder das Plagas, em troca de sua lealdade, Krauser recebeu uma amostra da Plaga controle, curando, assim, seu braço ferido na missão de 2002 na América do Sul. Porém, mesmo com o poder do parasita, ele acaba sendo liquidado por Leon e Ada.

Depois de aniquilar Saddler, Leon coloca as mãos por alguns segundos na amostra da Plaga controle, mas é confrontado por Ada, que lhe rouba a amostra. Em troca, ela lhe dá a chave de um jet-ski para deixar a ilha antes que ela exploda, acionando, então, um sistema de autodestruição colocado no local. A bordo do jet-ski de Ada, Leon e Ashley conseguem deixar a ilha, e Ashley é devolvida sã e salva à família.

Apesar da Corporação Umbrella ter sido completamente dizimada em 2003, o bioterrorismo continuava crescendo no mundo. Depois da queda da Umbrella, outra empresa assumiu sua posição de líder do mercado de farmacêuticos, chamada WilPharma. A catástrofe em Raccoon City fez com que esta nova líder começasse a pesquisar uma cura para o T-Virus, sob supervisão do governo. A WilPharma começa a construção de um imenso complexo na cidade industrial de Harvardille com o apoio do Senador Ron Davis. Contudo, a ONG Terra Save, cuja missão é ajudar pessoas vítimas de bioterrorismo, começa a publicar evidências de testes clínicos ilegais feitos pela WilPharma na Índia.

Mesmo com o escândalo, o complexo da companhia é criado em Harvardville, e a ONG decide protestar no local: sabendo da chegada do Senador Ron Davis à cidade, muitos membros da Terra Save se reúnem no aeroporto, à espera da chegada do senador. Entre estes membros da Terra Save estava Claire Redfield. No entanto, poucos minutos após chegar ao local, ela se vê em um novo pesadelo biológico: terroristas liberam o T-Virus no aeroporto, iniciando um grande caos. Assim como em Raccoon, a polícia local não é capaz de lidar com uma contaminação deste tipo, e, mais uma vez, o agente Leon, por toda sua experiência com casos semelhantes, é chamado. Ele e dois membros da equipe especial da polícia local, Angela Miller e Greg Glenn, adentram o aeroporto tomado por mortos vivos. Greg é mordido por um zumbi e contrai o vírus, mas Leon e Angela têm sucesso em resgatar os sobreviventes, entre eles Claire, a garotinha Rani Chawla e o senador Davis.

A inteligência do governo americano passa, então, novas informações a Leon: o vírus utilizado pelos terroristas é o T-Virus, e a única exigência é a de que a verdade sobre a destruição de Raccoon seja revelada publicamente. Caso o governo se negue a cumprir a exigência, eles ameaçam lançar o T-Virus em vários locais dos Estados Unidos, iniciando uma grande epidemia no país. A WilPharma chega ao local com um caminhão para administração de sua vacina nas pessoas na área em quarentena do local, mas o caminhão contendo as vacinas também é explodido pelos terroristas. Frederic Downing, pesquisador-chefe da WilPharma no local, segue com Claire para o complexo da empresa, e lá ela fica sabendo da presença de uma amostra do G-Virus sendo mantida em seus laboratórios. Ela informa Leon e Angela, que seguem para lá, e encontram Curtis Miller, que havia invadido o complexo, mortalmente ferido, e com a amostra do G-Virus em mãos.

Curtis se injeta com o vírus e se transforma em uma criatura G, matando os policiais no local e ativando a esterilização do prédio. O objetivo de toda criatura G é implantar embriões em organismos geneticamente compatíveis, e Angela era a candidata perfeita. Poucos segundos antes do local ir pelos ares com a esterilização e Angela ser morta pelo G, Leon a salva e os dois, junto com Claire, conseguem sair de lá com vida. Desconfiados das intenções de Frederic, eles o encontram em um matagal, onde aconteceria uma negociação com um patrocinador do terrorismo, o líder da República de Bajirib, General Grande. Frederic é preso, e a missão de Leon é concluída com sucesso.

Por conta de sua experiência em 2004, no resgate da filha do presidente Graham, ele criou um relatório, o Kennedy Report (Relatório Kennedy). Nele, Leon registrou os acontecimentos durante a missão e descreveu o comportamento dos infectados pelo parasita Las Plagas. Este relatório serve de base para a BSAA, mais especificamente para Chris Redfield, durante sua missão na Zona Autônoma de Kijuju, em Março de 2009, para imediatamente reconhecerem seus inimigos como infectados por Las Plagas.

Em 2006, Leon é convocado à Casa Branca, após atuar em um ataque bioterrorista em Pittsburgh. Seu objetivo seria investigar um ataque hacker aos servidores do governo. Ao chegar com um pouco de atraso ao local, ele se depara com um ataque de zumbis e se une aos agentes Jason, Shen May (Shenmei) e Patrick para proteger o Presidente Graham e lidar com os mortos vivos. Estabilizada a situação, o secretário de segurança Wilson revela que a China teria envolvimento com o ataque hacker.

Leon, Jason e Shen seguem secretamente a Xangai em um submarino, que acaba sendo atacado por armas biológicas em formato de ratos. Os agentes conseguem fugir em uma cápsula de emergência antes da explosão do submarino, e seguem para o esconderijo da operação. Jason revela que ele e Shen têm um plano contra o governo americano, mas Leon se recusa a ajudá-los e acaba atirando em Jason para se defender. Shen foge e Leon a segue até a casa de seu avô, onde descobre a verdade sobre Jason e os agentes de sua equipe, Mad Dogs (Cães Ferozes): eles estavam sendo usados por Wilson.

Durante a guerra civil em Penamstan (Penamistão), Jason e sua equipe resgatam o soldado Jun See, irmão de Shen, da queda de um helicóptero, mas não sabiam que Jun estava em uma missão secreta de Wilson, para testar um inibidor que impedia a transformação em zumbi. A equipe de Jason é atacada por zumbis e Jun oferece seus inibidores para que não virem zumbis. Jun vira zumbi, mas é entregue ao seu avô em Xangai. Um chip é descoberto em Jun See, contendo informações que incriminariam Wilson, e eles pretendiam entregar este chip às autoridades, mas aparentemente Jason tinha outros planos… A casa do avô de Jun e Shen é incendiada, mas Leon e Shen sobrevivem.

Jason decide expor a verdade durante um pronunciamento do Presidente Graham. Dentro do laboratório secreto onde Wilson pesquisa armas biológicas e o inibidor, ele se transforma em monstro e ativa a esterilização do local. Claire Redfield, membro da Terra Save, que estava pesquisando a conspiração envolvendo os MD e a guerra em Penamstan, havia sido capturada por Wilson, e acaba se unindo a Leon para sobreviver ao ataque de Jason. Wilson escapa ainda com vida, mas Shen é morta pelo monstro. Eventualmente, Leon consegue matar Jason, e ele e Claire fogem do local com vida. Os dois se reencontram pouco depois na frente da Casa Branca e Claire pede que Leon lhe entregue o chip, para que possa expor a verdade. Mas Leon se nega e Claire, frustrada, vai embora.

No dia 2 de Fevereiro de 2011, é fundada pelo atual presidente dos Estados Unidos, Adam Benford, a organização DSO (Divisão de Operações Especiais) com Leon, como primeiro membro fundador, e a talentosa Ingrid Hunnigan, como coordenadora de operações da FOS (Apoio de Operações em Campo). Benford, em 1998, fora o responsável pelo recrutamento de Leon para o serviço secreto do governo americano, com quem o agente tem uma grande amizade e em quem confia sem hesitação.

Poucos dias depois, Leon acaba envolvido em uma guerra civil na República Eslava Oriental, depois de ter suas férias interrompidas para seguir até o local do conflito. Contudo, sua missão é vetada depois que o parlamento exige que todos os americanos deixem a região imediatamente, mas Leon se recusa a atender à ordem. Ele e acaba se encontrando com membros da resistência antigovernamental, Buddy e JD, e, posteriormente, com Ada Wong. Os rebeldes possuem um tipo aprimorado dos Las Plagas, e Leon logo descobre que seu fornecedor é ninguém menos do que o próprio governo e sua líder, Svetlana Belikova.

Centenas de Las Plagas eram mantidas secretamente no palácio do governo, e vendidas aos rebeldes para que Belikova pudesse atingir seus planos. Seu objetivo era fazer com que sua nação ganhasse uma posição na ONU, ao se mostrar capaz de pacificar uma violenta guerra civil. Por fim, os Estados Unidos e a Rússia se unem e intervêm no confronto, destituindo Belikova de seu cargo. A missão de Leon é, então, concluída, e a República Eslava Oriental entra em um novo período de paz.

Na noite de 29 de Junho de 2013, o atual presidente Adam Benford é vítima de um ataque bioterrorista, na Universidade da cidade de Tall Oaks, com um novo vírus conhecido como C-Virus. Alguns dias antes, Adam havia contatado Leon para dizer que revelaria ao mundo toda a verdade sobre a destruição de Raccoon City, em 1998. Membros do alto escalão do governo, pertencentes a uma sociedade altamente secreta, conhecida como “A Família”, não podiam permitir que tal verdade viesse à tona, temendo uma desestabilidade no equilíbrio do mundo: a partir do momento em que a culpa do governo americano na esterilização de Raccoon também fosse revelada, as demais nações poderiam se voltar contra os Estados Unidos, e o país imediatamente perderia sua supremacia global.

Derek C. Simmons, conselheiro de segurança nacional e amigo de longa data de Benford, sob o qual mantinha forte vigilância em nome de sua posição de liderança na “Família”, foi o responsável pela criação do plano de assassinato do presidente. Para que pudesse concluir o seu objetivo, ele chantageou a agente do serviço secreto, Helena Harper, sequestrando a jovem e sua irmã caçula, Deborah Harper. A garota foi mantida em cativeiro para que Helena obedecesse as ordens d’A Família e abrisse uma brecha na segurança do presidente.

Leon chega tarde ao local quando o presidente já havia sofrido o ataque, transformando-se em zumbi. Benford está prestes a atacar Helena quando Leon atira. A partir daquele momento, os dois agentes não apenas lutariam por suas vidas, mas também para provar que não eram os culpados na morte do presidente americano. Helena pedia que Leon confiasse nela e os dois seguem à Catedral de Tall Oaks, onde Helena em seguida revelaria toda a verdade sobre seu envolvimento com a morte do presidente e a chantagem de Simmons e seus homens. Derek se aproveita da oportunidade para acusar Leon e Helena da morte de Adam, já que os dois foram os últimos a verem o presidente com vida e a testemunharem sua morte. Hunnigan confia em Leon e concorda em participar do plano da dupla de forjar suas mortes para que pudessem ir atrás de Simmons.

Ada Wong acaba entrando mais uma vez no caminho de Leon, quando o agente começa a desconfiar que ela é a líder da organização bioterrorista Neo-Umbrella. Ela também seria a responsável por ataques terroristas com o C-Virus na China, para onde Simmons havia seguido com urgência. No local, eles acabam encontrando a agente Sherry Birkin, que estava sob ordens de Derek para escoltar o mercenário Jake Muller, filho biológico de Albert Wesker, em segurança ao ponto de extração. O tipo sanguíneo de Jake era a única esperança contra uma epidemia global do C-Virus. Sherry conta a Leon e Helena o local de encontro com Simmons e as duplas seguem para lá, onde o confrontam sobre a verdade.

Derek é infectado com o C-Virus aprimorado com o sangue de Jake pela Neo-Umbrella, e passa a sofrer mutações, mas é morto por Leon, Helena e Ada, que mais uma vez foge sem deixar vestígios e sem dar explicações. No entanto, Ada deixa para trás provas que incriminam Simmons e o colocam como o único culpado pela morte do presidente e pelos ataques bioterroristas. Não fica claro se Leon descobre que a impostora de Ada era Carla Radames, mas é bem possível que sim, nas provas entregues pela verdadeira Ada.

Em 2014, Leon é procurado por Chris Redfield e pela doutora Rebecca Chambers, para ajudar na captura do bioterrorista e traficante de bioarmas, Glenn Arias. Leon está deprimido, em um hotel no Colorado, por causa de sua mais recente operação com a DSO. Seu grupo fora entregue por Patricio, um contato, toda a equipe morreu, e apenas Leon sobreviveu. Rebecca consegue convencer Leon a participar da missão e ajudar a dupla, já que ele teve experiência no passado com os Los Illuminados, e o Animality Virus, sob posse de Glenn, continha traços do parasita Las Plagas. Quando Rebecca é sequestrada por Arias, Chris e Leon devem, além de encontrá-la, impedir um atentado em Nova York, e para isto devem encontrar e destruir os tanques de água que contém o A-Virus.

A bordo de uma moto da BSAA, Leon segue para o esconderijo de Arias com Chris. Depois de impedir a morte do agente da BSAA pelas mortes do capanga de Glenn, o imenso monstro Diego, ele entra em um confronto com a criatura, fundida com Glenn e transformada em uma espécie de Tyrant. Leon recebe a ajuda de soldados da BSAA, Nadia e Damian, e consegue derrotar Glenn. Chris e Leon finalmente conseguem resgatar e salvar Rebecca, além de neutralizar o vírus por toda a cidade de Nova York, fazendo parte da população ser curada da doença zumbi causada pelo A-Virus.


A Reimaginação dos Eventos de Resident Evil 2:

Leon era um jovem recruta recém-saído da academia de polícia quando tomou conhecimento dos acontecimentos bizarros que vinham acontecendo na cidade de Raccoon City em meados de 1998. Isto fez com que ele se inscrevesse no processo seletivo da força policial de lá, sendo convocado algum tempo depois. No dia 18 de Setembro, a Delegacia de Polícia de Raccoon (R.P.D.) lhe enviou uma carta de orientação, convocando-o para se apresentar no dia 25 de Setembro, no entanto, alguém ligou dizendo para que ele ficasse longe da cidade.

Mesmo assim, ele seguiu de carro para a cidade e, quando chegou, se deparou com o caos ao parar para abastecer em um posto de gasolina. Neste mesmo local, ele conhece Claire Redfield e os dois fogem em uma viatura, na esperança de chegar na delegacia. Um acidente envolvendo um caminhão os separa e eles combinam de encontrar lá. Quando Leon chega na delegacia, contudo, encontra o local do mesmo jeito que o resto da cidade, tomado por zumbis.

Em busca de uma rota de fuga, ele encontra uma misteriosa mulher chamada Ada Wong, que o salva de ser morto por um cachorro zumbi. Ela alega ser do FBI e diz estar em busca das pessoas responsáveis pela tragédia que assolou Raccoon City. Leon tenta ir atrás de Ada, que não lhe dá muitas explicações, e encontra Ben Bertolucci, um jornalista, preso em uma cela no subsolo da delegacia. Ele pede ajuda a Leon, dizendo que foi preso pelo chefe de polícia, mas o jovem policial se recusa ajudar, e Ben acaba tendo uma violenta morte nas mãos do Tirano, uma arma biológica enviada pela Umbrella ao local para eliminar as testemunhas.

Depois de ter que lidar com diversas criaturas pelo caminho, como o monstro G, ele e Ada conseguem deixar a delegacia, mas a única rota de fuga da cidade é pelos esgotos, não sem antes passar por uma loja de armas chamada Kendo Gun Shop. Lá, Leon e Ada encontram Robert Kendo e sua filha, Emma Kendo, que está se transformando em zumbi. Robert está desolado pelo que aconteceu com sua filha e pede apenas que eles lhe deem privacidade.

Leon e Ada seguem seu caminho pelos esgotos, em busca de Annette Birkin, uma cientista da Umbrella que, de acordo com a agente, pode dar mais explicações sobre tudo o que está acontecendo. Quando encontram Annette, Ada acaba sendo hostil e Annette abre fogo, fugindo em seguida. Leon leva um tiro e diz a Ada para seguir atrás de Annette, que não está para conversa e tenta eliminá-la a qualquer custo. Tentando sobreviver às armadilhas de Annette, Ada cai em um lixão e machuca a perna, ficando incapacitada de andar. Mas Leon se recupera algum tempo depois e logo a encontra.

Ada diz a Leon que os dois precisam impedir Annette e roubar o G-Virus antes que caia em mãos erradas. Em posse de uma pulseira de identificação, ela convence Leon de seguirem até o laboratório da Umbrella, local de trabalho de Annette, através de um bondinho. Eles embarcam, e Ada usa seu charme para convencer Leon a ajudá-la a pegar o vírus. No laboratório, Leon enfrenta mais aberrações e, finalmente, em posse do G-Virus, encontra Annette, que o alerta sobre as verdadeiras intenções de Ada. Revoltado, ele se reencontra com a bela mulher e a questiona. Os dois se confrontam com armas empunhadas e ela exige que ele lhe entregue a amostra do vírus, mas o sistema de autodestruição do local, ativado pouco antes, faz com que as plataformas comecem a ruir. Ada se desequilibra depois de levar um tiro no braço de Annette e, mesmo depois de Leon não medir esforços para salvá-la, ela cai.

Mesmo frustrado, o jovem sabe que precisa seguir o seu caminho. Na sala de monitoramento do laboratório, ele vê Claire em uma câmera, mas o sinal está péssimo. Ele segue pela rota de fuga e é interrompido pelo Tirano, que mais uma vez aparece para tentar detê-lo. Uma explosão os separa e Leon acredita estar a salvo. Porém, ao ativar um elevador, o Tirano reaparece, agora transformado em Supertirano e muito mais poderoso. Depois de alguns minutos tentando, sem sucesso, derrotar a criatura, um lança-foguetes cai de algum lugar mais alto, e ele elimina o Tirano. Leon embarca em um trem, onde encontra Claire e a garotinha Sherry Birkin, e pela última vez eles enfrentam a criatura G. Já fora de Raccoon City, eles seguem juntos pela estrada em busca de ajuda, e Leon diz que, enquanto estiverem juntos, vai ficar tudo bem.