Personagens | Leon S. Kennedy

Ano de nascimento: 1977 (não confirmado)
Tipo sanguíneo: A
Altura: 1,78cm (em jogos antigos); 1,80cm (em RE4)
Peso: 70,2kg (em jogos antigos); desconhecido (em RE4)

Aparições em títulos da série:

Biohazard / Resident Evil 2 (1998)
Biohazard / Resident Evil Gaiden (2002)
Biohazard / Resident Evil 4 (2005)
Biohazard / Resident Evil: Degeneration (2008)
Biohazard / Resident Evil: The Darkside Chronicles (2009)
Biohazard / Resident Evil: Operation Raccoon City (2012)
Biohazard / Resident Evil: Damnation (2012)
Biohazard / Resident Evil 6 (2012)
Biohazard / Resident Evil: Vendetta (2017)


Biografia e Participação na Série:

Leon Scott Kennedy está envolvido nos eventos da série desde a epidemia ocorrida em Raccoon, em Setembro de 1998. Pouco antes disto, ele era apenas um policial recém-formado na Academia Militar, que se inscrevera para auxiliar no caso de investigação dos assassinatos bizarros que vinham acontecendo na cidade. Após ter sido convocado para ingressar oficialmente o Departamento de Polícia de Raccoon, ele acabou bebendo demais e se atrasando para seu primeiro dia de trabalho. Com isto, Leon chegou a Raccoon apenas na noite do dia 29 de Setembro.

Chegando à cidade, ele estranhou as ruas vazias, mas o que o fez parar seu jipe foi um corpo caído no meio do asfalto. Ao verificar se a pessoa estava bem, foi atacado por pessoas cambaleantes, e logo se viu forçado a atirar nelas para se defender. Enquanto recuava para um beco, uma porta se abriu bruscamente, e assim ele conheceu a jovem Claire Redfield, com quem se uniu na luta pela sobrevivência na cidade tomada por mortos vivos. Acreditando que a delegacia fosse um local seguro, os dois seguiram para lá, onde passaram a buscar sobreviventes. Era o dever de Leon, como policial, o de proteger outras pessoas que encontrasse por lá. Além de uma garotinha encontrada por Claire, a estudante Sherry Birkin, ele conheceu uma misteriosa asiática, Ada Wong, que dizia estar procurando por seu namorado, John, que trabalhava para a Umbrella e havia sido transferido recentemente de Chicago para Raccoon. Ada acreditava que um repórter chamado Ben Bertolucci, que estava preso em uma das celas da delegacia, poderia saber o paradeiro de John, mas em vez disto, Ben lhes deu informações de como sair de Raccoon através do canal de esgotos, mas avisa que eles com certeza encontrarão mais do que apenas zumbis em seu caminho. Ele se referia ao G, monstro em que se transformou o criador do G-Virus, William Birkin.

Mais tarde, depois de ter sido deixado falando sozinho por Ada, os dois finalmente decidiram trabalhar juntos para deixar a cidade. Na entrada dos esgotos, Leon e Ada são alvejados pela pesquisadora da Umbrella e mãe de Sherry, Annette Birkin. Depois de levar um tiro no braço, Leon fica inconsciente, enquanto Ada vai confrontar Annette. Leon desperta de seu desmaio pouco depois, e vai ao encontro de Ada, que faz um curativo em seu ferimento. Os dois prosseguem em sua jornada, até chegarem ao laboratório subterrâneo de Raccoon da Umbrella. Ada é ferida no caminho e eles acabam se separando. Eles voltam a se encontrar durante um confronto com o Tyrant T-103, em que Ada tenta salvá-lo e acaba sendo mortalmente ferida pela criatura. Acreditando que a jovem, por quem acabara se apaixonando durante o tempo em que passaram juntos, esteja morta, ele se despede com um beijo. Minutos antes da explosão total do laboratório, após enfrentar o Tyrant T-103 pela última vez, e do trem de carga, tomado pelo monstro G em sua última forma, ele foge com Claire e com Sherry.

Claire segue para a Europa em busca de Chris Redfield, enquanto Leon e Sherry são levados sob custódia pelo governo americano. Por suas habilidades de sobrevivência na tragédia de Raccoon, eles lhe fazem uma proposta irrecusável para se tornar agente do Serviço Secreto dos Estados Unidos e, a partir disto, Leon começa um intenso treinamento. O homem responsável por seu recrutamento é Adam Benford, com quem Leon passa a ter uma grande amizade. Por causa de sua posição no governo, ele foi capaz de localizar Chris e entrar em contato com ele após receber um e-mail de Claire, pedindo ajuda por estar presa em uma ilha pertencente à Umbrella. É através de Claire, depois de ser salva por Chris, que ele ouve a respeito do poderoso “Vírus Veronica”, desenvolvido por Alexia Ashford, neta do fundador da Umbrella, Sir Edward. Claire presencia o poder do vírus e, tempos depois, o relata para Leon.

Sua primeira missão sob ordem direta do Presidente acontece em 2002: ele seria mandado com o soldado Jack Krauser a um pequeno país na América do Sul para investigar a relação de um traficante de drogas, Javier Hidalgo, com um ex-pesquisador da Umbrella. Para a sua surpresa, a vila Mixcoatl, onde encontrariam o guia local que os levaria até a mansão de Javier, em Amparo, estava tomada por zumbis, e encontraram o guia a beira da morte, após ser atacado por um monstro e, logo em seguida, ser devorado definitivamente por ele. Em uma igreja próxima, eles encontraram a jovem Manuela Hidalgo, filha única de Javier. Ela conta aos dois que havia fugido de sua casa pela usina pertencente ao seu pai. Ela aceita, então, ajudar os agentes americanos a chegarem até Amparo. Ao descobrirem que Manuela é a filha de Javier, eles também descobrem que ela está infectada com o vírus T-Veronica, que Javier adquirira em uma tentativa de curar sua filha da mesma doença que acometera e matara sua esposa anos atrás. A administração do T-Veronica era parte do tratamento de Manuela, mas a forma como Javier mantinha o vírus estável em seu corpo não era a mesma utilizada por sua criadora, Alexia Ashford: Alexia se manteve em sono criogênico por quinze anos para que o vírus entrasse em simbiose com suas células, enquanto Javier realizava transplantes regulares de órgãos em Manuela. Para isto, ele raptara diversas adolescentes da vila de Mixcoatl. Manuela ficou arrasada ao saber disto e se colocou contra o pai de uma vez por todas, ajudando Leon e Krauser até mesmo a enfrentá-lo depois que Javier se transformou em um gigantesco monstro. A missão estava cumprida, e Manuela passou a ficar sob custódia do governo americano, assim como Sherry. Krauser, no entanto, fora exonerado de seu cargo depois que seu braço fora gravemente ferido na missão, e pouco depois, ele foi declarado morto em um acidente de helicóptero.

O fim definitivo da Umbrella em 2003 fez com que o atual presidente americano renunciasse ao seu cargo, ingressando em seu lugar o Presidente Graham. Leon, sendo extremamente habilidoso, fora escolhido a dedo pelo presidente em pessoa para ser guarda-costas de sua família. Entretanto, pouco antes de Leon assumir oficialmente sua nova função, em 2004, a filha do presidente, Ashley Graham, foi raptada por um grupo misterioso quando estava voltando da universidade em Massachusetts. A inteligência americana logo descobriu que Ashley estava em posse de um grupo religioso conhecido como Los Illuminados e seu possível paradeiro: uma vila rural na Europa. Leon foi imediatamente enviado para o local, para uma missão breve e discreta de resgate de Ashley, mas não esperava que os habitantes da vila estivessem todos contaminados com um antigo parasita chamado Las Plagas, que tirava seu livre arbítrio e os transformava em selvagens violentos. Mesmo com o suporte da inteligência americana o tempo todo, sua missão tinha que ser cumprida, e ele prosseguiu em busca de Ashley até encontrá-la presa em uma igreja. Em sua jornada até a igreja dos Los Illuminados, ele conheceu Luis Sera, que a princípio lhe disse ser um policial, mas era, na verdade, um pesquisador contratado por Osmund Saddler, líder do culto, para investigar as Plagas. Ele tenta ajudar Leon e Ashley, ambos também injetados com ovos de Plagas, mas é morto por Saddler pouco antes de conseguir entregar a amostra da Plaga controle, pertencente a Saddler, para Leon.

Leon também toma conhecimento da presença de Ada Wong no local, que ele acreditava estar morta desde a tragédia de Raccoon. Ada, sob ordens de Albert Wesker para obter a amostra da Plaga controle de Saddler, muitas vezes se opõe às ordens recebidas para secretamente ajudar Leon a ter sucesso em sua missão de resgatar a filha do Presidente e sair daquele local. Eles, então, se unem contra os Los Illuminados: derrotam seus líderes e conseguem retirar as Plagas dos corpos de Leon e Ashley. Além de Ada, Leon descobre que outro velho conhecido seu também está de volta e trabalhando para Wesker: Jack Krauser, com quem trabalhara na “Operação Javier”, fora o responsável pelo rapto de Ashley para ganhar a confiança do líder dos Los Illuminados. Seduzido pelo poder das Plagas, em troca de sua lealdade, Krauser recebeu uma amostra da Plaga controle, curando, assim, seu braço ferido na missão de 2002 na América do Sul. Porém, mesmo com o poder do parasita, ele acabou sendo morto por Leon e Ada. Depois de aniquilar Saddler, Leon coloca as mãos por alguns segundos na amostra da Plaga controle, mas é imediatamente confrontado por Ada, que lhe rouba a amostra e, em troca, lhe dá a chave de um jet-ski para deixar a ilha antes que ela exploda, acionando, então, um sistema de autodestruição colocado do local. A bordo do jet-ski de Ada, Leon e Ashley conseguem deixar a ilha, e Ashley é devolvida sã e salva ao seu pai, o presidente americano.

Apesar de a Corporação Umbrella ter sido completamente dizimada em 2003, o bioterrorismo continuava crescendo no mundo. Depois da queda da Umbrella, outra empresa assumiu sua posição de líder do mercado de farmacêuticos, chamada WilPharma. A catástrofe em Raccoon fez com que esta nova líder começasse a pesquisar uma cura para o T-Virus sob supervisão do governo.

A WilPharma começa a construção de um imenso complexo na cidade industrial de Harvardille com o patrocínio de um político local, o Senador Ron Davis. Contudo, a ONG TerraSave, cuja missão é ajudar pessoas vítimas de bioterrorismo, começa a publicar evidências de testes ilegais feitos pela WilPharma na Índia para testar sua nova vacina do T-Virus. Mesmo com o escândalo, o complexo da companhia é criado na cidade de Harvardville, e a ONG decide protestar no local: sabendo da chegada do Senador Ron Davis à cidade, muitos membros da Terra-Save se reúnem no aeroporto de Harvardville à espera da chegada do senador para iniciar um protesto, entre eles a jovem Claire Redfield. No entanto, poucos minutos após chegar ao local, Claire se vê em um novo pesadelo biológico: terroristas liberam o T-Virus no aeroporto, iniciando um grande caos. Assim como em Raccoon, a polícia local não é capaz de lidar com uma contaminação em escala tão grande, e, mais uma vez, o agente Leon S. Kennedy, por toda sua experiência com casos semelhantes, é chamado para resolver a situação. Ele e dois membros da equipe especial da polícia local, Angela Miller e Greg Glenn, adentram o aeroporto tomado por mortos vivos. Greg acaba morrendo ao ser atacado por um zumbi e contrair o vírus, mas Leon e Angela têm sucesso em resgatar os sobreviventes no local, entre eles Claire e o senador Davis.

A Inteligência do Governo americano passa, então, novas informações a Leon: o vírus utilizado pelos terroristas é o T-Virus, e a única exigência é a de que a verdade sobre a destruição de Raccoon seja revelada publicamente. Caso o governo se negue a cumprir a exigência, eles ameaçam lançar o T-Virus em vários locais dos Estados Unidos, iniciando uma grande epidemia no país. A WilPharma chega ao local com um caminhão para administração de sua vacina nas pessoas na área em quarentena do local, mas o caminhão contendo as vacinas também é explodido pelos terroristas. Frederic Downing, o pesquisador-chefe da WilPharma no local, segue com Claire para o complexo da empresa, e lá ela fica sabendo da presença de uma amostra do G-Virus sendo mantida em seus laboratórios. Ela informa Leon e Angela, que seguem imediatamente para lá, e encontram Curtis Miller, que havia invadido o complexo, mortalmente ferido e com a amostra do G-Virus em mãos. Ele se injeta com o vírus e se transforma em uma imensa criatura G, matando os policiais no local e ativando, assim, a esterilização do prédio. O objetivo de toda criatura G é implantar embriões em organismos geneticamente compatíveis com o seu, e Angela era a candidata perfeita. Poucos segundos antes de o local ir pelos ares com a esterilização e Angela ser morta pelo G, Leon a salva e os dois, junto com Claire, conseguem sair do local com vida. Desconfiados das intenções de Frederic, eles o encontram em um matagal, onde aconteceria uma negociação com um grande patrocinador do terrorismo, o líder da República de Bajirib, General Grande. Frederic é preso e a missão de Leon é concluída com sucesso.

Por conta de sua experiência em 2004, no resgate da filha do presidente americano, ele criou um relatório, o Kennedy Report (Relatório Kennedy), onde registra os acontecimentos durante a missão e o comportamento dos infectados pelo parasita Las Plagas. Este relatório serve de base para a BSAA, mais especificamente para Chris Redfield, durante a missão na Zona Autônoma de Kijuju, em 2009, para imediatamente reconhecerem seus inimigos como infectados pelas Plagas.

No dia 2 de Fevereiro de 2011, é fundada pelo atual presidente dos Estados Unidos, Adam Benford, a organização DSO (Divisão de Operações Especiais) com Leon como primeiro membro fundador e a talentosa Ingrid Hunnigan como coordenadora de operações da FOS (Apoio de Operações em Campo). Adam, em 1998, fora o responsável pelo recrutamento de Leon para o serviço secreto do governo americano, com quem o agente tem uma grande amizade e em quem confia sem hesitação.

Poucos dias depois, Leon acaba envolvido em uma guerra civil na República Eslava Oriental, depois de ter suas férias interrompidas para seguir até o local do conflito. Contudo, sua missão é vetada depois que o parlamento exige que todos os americanos deixem a região imediatamente, mas o agente se recusa a deixar o local e acaba envolvido com membros da resistência antigovernamental, Buddy e J.D., e, posteriormente, com Ada Wong. Os rebeldes possuem um tipo aprimorado do parasita Las Plagas, e Leon logo descobre que seu fornecedor é ninguém menos do que o próprio governo local e sua líder, Svetlana Belikova. Centenas de Plagas eram mantidas secretamente no palácio do governo, e vendidas aos rebeldes para que Belikova pudesse atingir seus planos de fazer com que sua nação ganhasse uma posição na ONU ao se mostrar capaz de pacificar uma violenta guerra civil. Por fim, os Estados Unidos e a Rússia se unem e intervêm no confronto, destituindo Belikova de seu cargo. A missão de Leon é, então, concluída, e a República Eslava Oriental entra em um novo período de paz.

Na noite de 29 de Junho de 2013, o presidente Adam Benford é vítima de um ataque bioterrorista na Universidade da cidade de Tall Oaks, com um novo vírus conhecido como C-Virus. Alguns dias antes, Adam havia contatado Leon para dizer que revelaria ao mundo toda a verdade sobre a destruição de Raccoon em 1998. Membros do alto escalão do governo, pertencentes a uma sociedade altamente secreta conhecida como “A Família”, não podiam permitir que tal verdade viesse à tona, temendo uma desestabilidade no equilíbrio do mundo: a partir do momento em que a culpa do governo americano na esterilização de Raccoon também fosse revelada, as demais nações poderiam se voltar contra os Estados Unidos, e o país imediatamente perderia sua supremacia global. Derek C. Simmons, conselheiro de segurança nacional e amigo de longa data de Benford, Sob o qual mantinha forte vigilância em nome de sua posição de liderança na “Família”, foi o responsável pela criação do plano de assassinato do presidente. Para que pudesse concluir seu objetivo, ele chantageou a agente do serviço secreto Helena Harper, sequestrando a jovem e sua irmã caçula, Deborah Harper, a quem mantiveram em cativeiro para que Helena obedecesse as ordens da Família e diminuísse drasticamente a segurança do presidente.

Leon chegou tarde demais ao local e Adam já havia sofrido o ataque terrorista, transformando-se em zumbi. Ele estava prestes a atacar Helena quando Leon atirou. A partir daquele momento, os dois agentes não apenas lutariam por suas vidas, mas também para provar que não eram os culpados na morte do presidente. Helena pedia que Leon confiasse nela e os dois seguiram à Catedral de Tall Oaks, onde Helena em seguida revelaria toda a verdade sobre seu envolvimento com a morte do presidente e a chantagem de Simmons e seus homens. Derek se aproveitava da oportunidade para acusar Leon e Helena da morte de Adam, já que os dois foram os últimos a verem o presidente com vida e a testemunharem sua morte. Hunnigan confia em Leon e concorda em participar do plano da dupla de forjar suas mortes para que pudessem ir atrás de Simmons.

A espiã Ada Wong acaba entrando mais uma vez no caminho de Leon, quando o agente começa a desconfiar que Ada é a líder de uma nova organização bioterrorista, a Neo-Umbrella, e responsável por ataques terroristas com o C-Virus na China, para onde Simmons havia seguido com urgência. No local, eles acabam encontrando a agente Sherry Birkin, que estava sob ordens de Derek para escoltar o ex-mercenário e filho de Albert Wesker, Jake Muller, em segurança ao ponto de extração, sendo o tipo sanguíneo de Jake a única esperança contra uma epidemia global do C-Virus. Sherry conta a Leon e Helena o local de encontro com Simmons e as duplas seguem para lá, onde confrontam o conselheiro de segurança sobre a verdade. Derek é infectado com o C-Virus aprimorado pela Neo-Umbrella e passa a sofrer mutações, sendo morto por Leon, Helena e Ada Wong, que mais uma vez foge sem deixar vestígios e sem dar explicações, mas deixando para trás provas que incriminam Derek Simmons e o colocam como o único culpado pela morte do presidente e pelos ataques bioterroristas. Não fica claro se Leon descobre que a impostora de Ada Wong era Carla Radames, mas é possível que sim, nas provas entregues pela verdadeira Ada.

Após os eventos de 2013, Leon é procurado por Chris Redfield e Rebecca Chambers para ajudar na captura do bioterrorista e traficante de bioarmas Glenn Arias. Leon está deprimido, em um hotel no Colorado, por causa de sua mais recente operação com a DSO: seu grupo foi entregue por Patricio, um contato, e todos morreram, apenas Leon sobreviveu. Mas Rebecca consegue convencer Leon a participar da missão e ele se ajuda à dupla.

Quando Rebecca é sequestrada por Arias, Chris e Leon devem, além de encontrá-la, impedir um atentado em Nova York, e para isto devem encontrar e destruir os tanques que contém o A-Virus. A bordo de uma moto, Leon segue para o esconderijo de Glenn Arias com Chris. Depois de impedir a morte de Chris pelas mortes do capanga de Glenn, o imenso monstro Diego, ele entra em um confronto com a criatura, mas recebe a ajuda de soldados da BSAA para derrotar Diego.

Chris e Leon finalmente conseguem resgatar e salvar Rebecca, além de neutralizar o vírus pela cidade de Nova York, fazendo boa parte da população ser curada da doença zumbi.