Livros | Novelizações

Ao longo dos anos, diversas novelizações das tramas de Resident Evil, tanto de seus games quanto de seus livros, foram lançadas. Nos Estados Unidos, elas eram lançadas em formato de livros de bolso, mas algumas delas também receberam versões traduzidas aqui no Brasil. Há ainda livros lançados somente no Japão, com histórias inéditas, mas que não receberam tradução em inglês e são de difícil acesso.


Novelizações dos Games:

 Veja também: Entrevista Exclusiva com S.D. Perry


Novelizações dos Filmes:

 

 Veja também: Entrevista Exclusiva com Keith R.A. DeCandido


Outras Novelizações:

Rose BlankRose Blank
Esta não é exatamente uma novelização dos jogos. Assim como os livros Caliban Cove e Underworld, de S.D. Perry, ele também conta uma história inédita, porém que não conta como parte da história oficial de Resident Evil. Rose Blank foi escrito por Tadashi Aisawa e lançado em Março de 2002 no Japão, e pode ser encontrado, mesmo que dificuldade, para compra na internet, porém em uma tradução para o alemão, lançada em 2006. Apesar de não ter qualquer ligação com as novelizações de S.D. Perry, sua capa na versão alemã é bem semelhante ao estilo das primeiras tiragens dos livros da autora.

To The LibertyTo The Liberty
Este livro se trata de uma fanfiction (ou light novel) que ganhou uma competição chamada Biohazard Grand Novel Prize, na ocasião do quinto aniversário da série. Escrito por Suiren Kimura, foi lançado no Japão junto com a novelização Biohazard: Rose Blank em Março de 2002. Teve uma tradução lançada somente em alemão, com o título de “Resident Evil: Tödliche Freiheit”, com uma capa também bastante semelhante às dos livros de S.D. Perry. Sua trama gira em torno do protagonista Jack Tramp, acusado de assassinato, que acaba se envolvendo em um surto viral em um cruzeiro da Umbrella chamado Liberty. Seus eventos também não são fazem parte do “canon” da série Resident Evil.

The True Story Behind BiohazardThe Beginning (The True Story Behind Biohazard)
Este livro foi lançado como parte integrante do lançamento do primeiro Resident Evil para o Sega Saturn em 1997, e trazia o diário de George Trevor, o arquiteto da mansão, com informações extras sobre as origens da mansão, uma espécie de entrevista com o diretor Shinji Mikami e uma curta história, chamada “Biohazard: The Beginning”. Sua trama seria uma espécie de prequel para os eventos do primeiro jogo, e trazem Chris Redfield como o protagonista. No entanto, apesar de ser um conto interessante, ele não conta para a trama oficial da série.
Confira a tradução aqui no Resident Evil Database.

Biohazard 4 DVD-Book IncubateBiohazard 4: Incubate
Este livro foi lançado junto com um DVD, com uma versão em “filme” de todas as cutscenes de Resident Evil 4. Seu objetivo é o de contar a origem do uso do parasita Las Plagas no Pueblo, onde a população é ludibriada pelo culto Los Illuminados. Diferentemente de outras novelizações, sua trama serve e é usada de material complementar à linha do tempo oficial de Resident Evil, como prequel dos eventos do quarto jogo. O livro foi lançado somente no Japão, na ocasião do lançamento do jogo para o Playstation 2.
Confira a tradução aqui no Resident Evil Database.

Resident Evil The Umbrella Chronicles SIDE AUmbrella Chronicles SIDE A | B
Estes dois livros foram lançados na época do lançamento do shooter on-rails Resident Evil The Umbrella Chronicles para o Nintendo Wii, em 2007, e é baseado nos acontecimentos do jogo, que trazem resumos dos eventos de Resident Evil 0, Resident Evil e Resident Evil 3 Nemesis, além de acontecimentos extras, que remontam ao fim da corporação Umbrella. As duas partes foram escritas por Osamu Makino, e tiveram tradução oficial unicamente para o alemão.