Claire Redfield

Claire Redfield

Ano de nascimento: 1979
T
ipo sanguíneo: O
A
ltura: 1,69cm
P
eso: 52,4kg
 

Aparições em títulos da série:

Biohazard / Resident Evil 2 (1998) – PSX, N64, Dreamcast, Gamecube, PC
Biohazard / Resident Evil CODE: Veronica (2000) - Dreamcast, PS2, Gamecube, PS3, Xbox360
Biohazard Gun Survivor 2 / Resident Evil Survivor 2 (2001) - Arcade, PS2
Biohazard Degeneration / Resident Evil: Degeneration (2008) – Filme em CG
Biohazard The Darkside Chronicles / Resident Evil: The Darkside Chronicles (2009) – Wii, PS3
Biohazard / Resident Evil: The Mercenaries 3D (2011) – Nintendo 3DS
Biohazard / Resident Evil: Operation Raccoon City (2012) – PS3, XBox 360, PC
Biohazard / Resident Evil Revelations 2 (2015) – PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, PC, PS Vita

  


 

Menções em Files:

 

Diário de Chris – Resident Evil 2/Resident Evil: The Darkside Chronicles
Diário de D.I.J. – Resident Evil CODE: Veronica
Report #5: Monólogo de Claire – Resident Evil Survivor 2
Perfil de Chris Redfield – Resident Evil: The Umbrella Chronicles
Resident Evil 2 Resumo 1 – Resident Evil: The Umbrella Chronicles
Resident Evil 2 Resumo 2 – Resident Evil: The Umbrella Chronicles
Notas sobre o G – Resident Evil: The Umbrella Chronicles
Claire Redfield (Memory Of a Lost City) – Resident Evil: The Darkside Chronicles
Sherry Birkin (Memory Of a Lost City) – Resident Evil: The Darkside Chronicles
Notas sobre o Departamento de Polícia de Raccoon – Resident Evil: The Darkside Chronicles
Claire Redfield (Game Of Oblivion) – Resident Evil: The Darkside Chronicles
Steve Burnside (Game Of Oblivion) – Resident Evil: The Darkside Chronicles
Chris Redfield (Game Of Oblivion) – Resident Evil: The Darkside Chronicles
01. História de Resident Evil – Resident Evil 5
04. Chris Redfield – Resident Evil 5
Memorando de Stuart - Claire e Moira 1 – Resident Evil Revelations 2 (Ep.1)
Memorando de Stuart - Chris Redfield – Resident Evil Revelations 2 (Ep.1)
Memorando de Stuart - Claire e Moira 2 – Resident Evil Revelations 2 (Ep.2)
Lista de Candidatos de Neil – Resident Evil Revelations 2 (Ep.3)
Memorando de Stuart - Claire Redfield – Resident Evil Revelations 2 (Ep.3)
E-mail de Piers para Claire – Resident Evil Revelations 2 (Ep.3)
A BSAA – Resident Evil 6 (Chris)
Chris e Leon – Resident Evil 6 (Chris)
Sherry Birkin – Resident Evil 6 (Jake)
O G-Virus – Resident Evil 6 (Jake)
Sherry e o Incidente de Raccoon – Resident Evil 6 (Jake)
Vida sem Liberdade – Resident Evil 6 (Jake)
Wesker’s Report

 


 

Biografia e Participação na Série:

 

A universitária apaixonada por motociclismo, Claire Redfield, é a irmã caçula e a única família de Chris Redfield, membro do esquadrão de elite S.T.A.R.S. do Departamento de Polícia de Raccoon. Um mês após o Incidente da Mansão, Chris parte em segredo para a Europa, com o objetivo de investigar a Umbrella por conta própria e posteriormente receber seus companheiros Jill Valentine e Barry Burton para que o ajudem nas investigações. Temendo colocar sua irmã em risco, ele desaparece sem avisar, e depois de mais de um mês sem saber notícias de seu irmão, ela decide ir até Raccoon e encontrá-lo pessoalmente.
 
O que Claire encontra ao chegar em Raccoon, no entanto, não é a pacata cidade média que conhecia: entrando em uma lanchonete, ela fica chocada ao ser quase atacada por um zumbi e ver outros mortos perambulando pela cidade. No meio da confusão, ela conhece o policial novato Leon S. Kennedy, que chegara à cidade para seu primeiro dia de trabalho como oficial do Departamento de Polícia de Raccoon. Eles seguem até a delegacia, onde acreditam ser um lugar seguro, mas só encontram mais zumbis e criaturas resultantes da epidemia que assolou a cidade. Durante sua jornada pelo local, ela conhece uma jovem garotinha chamada Sherry Birkin, que fora para a delegacia por ordem de sua mãe, depois que o caos teve início na cidade. Ela relata a Claire que seus pais trabalham na usina local da Umbrella, e que ouvira seu pai chamando por ela. O que a inocente menina não sabia era que seu pai, William Birkin, estava agora transformado em uma horrenda criatura: ele vinha pesquisando o poderoso G-Virus e, temendo que a Umbrella roubasse o trabalho de sua vida e o matasse para assumir o projeto, ele negociou o vírus com o governo americano, acreditando que assim ele e sua família ficariam protegidos. A companhia, já prevendo a atitude de Birkin, manda seu exército de elite particular, a U.S.S. (Serviço de Segurança da Umbrella), para recolher as amostras de Birkin. O cientista reage ao ataque dos soldados e acaba sendo baleado mortalmente, e antes de morrer, decidiu se injetar com a amostra do G-Virus que restara em suas mãos. Birkin se transforma em uma criatura G e elimina a equipe enviada pela Umbrella.
 
Claire posteriormente descobre através da própria mãe de Sherry, Annette Birkin, que criaturas G são capazes de implantar embriões e ficam em busca de um hospedeiro geneticamente compatível com eles. Sherry, sendo filha de Birkin, era a candidata perfeita para dar continuidade à espécie de criaturas G. O monstro tem sucesso e contamina a garota quando ela se perde de Claire nos esgotos. Com isto, a jovem decide seguir em busca de uma cura para a garotinha, e chega a um laboratório da Umbrella enquanto procura por um meio de deixar a cidade. No laboratório, Annette a acusa de matar William em um confronto a caminho do local, mas se desespera ao descobrir que sua filha foi infectada pelo G. Ela é morta por Birkin alguns minutos depois e, enquanto agoniza, entrega a Claire um documento detalhando o processo de síntese de uma vacina contra o G-Virus. Claire tem sucesso em preparar a vacina para Sherry, e pede a Leon que tire Sherry do local, que irá pelos ares em alguns minutos. Enquanto ela segue ao encontro de Leon e Sherry na plataforma de trens de carga que os levará para longe daquele inferno, ela enfrenta o G mais uma vez. No trem, Claire administra com sucesso a vacina na garota, que logo se recupera. Porém, antes que os três sobreviventes possam respirar aliviados, o trem é tomado pela criatura G mais uma vez, o que ativa um dispositivo de autodestruição anti-contaminação biológica. Sherry consegue entrar na sala de controle e aciona o botão que pára o trem. Os três correm na direção da saída do túnel, e enquanto Claire decide continuar sua busca por seu irmão, Leon e Sherry são levados sob custódia do governo americano.
 
Claire segue para a Europa e descobre uma pista da possível localização de Chris: uma base da Umbrella em Paris, na França. Ela se infiltra no complexo e acaba sendo descoberta e presa. Eles a despacham para uma prisão particular na Ilha Rockfort, onde acontece um ataque aéreo pouco depois de sua chegada. O caos se instaura no lugar, e o mesmo homem que a prendera, Rodrigo Juan Raval, a solta logo em seguida. Ele, gravemente ferido, abre a cela para Claire e diz que ela está livre para sair do prédio, mas que seria impossível ela deixar a ilha. Durante sua tentativa de fuga, ela conhece Steve Burnside, um jovem de 17 anos que foi preso pela Umbrella junto com seu pai, um ex-funcionário da empresa que tentara roubar informações confidenciais e fora descoberto. Os dois se unem na luta pela sobrevivência em Rockfort, enquanto buscam um meio de sair da ilha. Descobrindo um velho computador com a rede ainda funcionando, Claire envia com sucesso as coordenadas da ilha para Leon por e-mail, para que ele possa avisar Chris de seu paradeiro.
 
Em sua tentativa de fuga, ela conhece o comandante da ilha, o nobre aristocrata Alfred Ashford, neto de um dos fundadores da Corporação Umbrella, que a acusa de ser a responsável pelo ataque à ilha, causando o vazamento do T-Virus por todo o local. Ele garante que a garota não terá sucesso em sua fuga, e que ela não passa de um rato em uma gaiola. A loucura de Alfred se mostra mais perigosa quando Claire descobre que ele se veste como a suposta irmã, Alexia Ashford, para que todos acreditem que ela ainda está viva, quando na verdade teria sido dada como morta anos antes, em um experimento viral. Perturbado ao ser descoberto, Alfred aciona a autodestruição da ilha e foge em seu jato, enquanto cabe à dupla Claire e Steve descobrir um modo de deixar o local antes de tudo ir pelos ares. Depois de alguns contratempos, os jovens fogem a tempo, mas Alfred aciona o piloto do automático do avião em que os dois estão para voarem até a Antártida, chegando a uma base local da Umbrella. Lá, eles retomam a luta pela sobrevivência, e quando finalmente conseguem encontrar um meio de escapar, Alfred ataca novamente, e em uma batalha contra Steve, ele se fere fatalmente. O que os dois jovens não previam era que a irmã gêmea de Alfred, Alexia, ainda estava realmente viva, mantida em um sono criogênico para que seu corpo entrasse em simbiose com o vírus criado por ela, o T-Veronica. Alfred desperta Alexia instantes antes de morrer, e ela vinga a morte do irmão, capturando os responsáveis.
 
Quando Chris chega a Rockfort, ele descobre através do guarda Rodrigo que Claire já fugiu do local, e descobre seu paradeiro através de seu arquiinimigo, Albert Wesker, que está na ilha em busca de Alexia e seu vírus. A bordo de um caça, Chris segue para a Antártida e encontra Claire presa em uma espécie de casulo. Os dois finalmente se reencontram, mas precisam ainda lidar com a perigosa e cruel Alexia, que, acionando o T-Veronica em seu corpo, sofre mutações, tornando-se um desafio cada vez pior aos irmãos Redfield. Steve se torna uma cobaia de Alexia e acaba morrendo, vítima do T-Veronica, e em um último suspiro, revela a Claire que a ama. A jovem chora desesperadamente a morte do rapaz, debruçada sobre seu corpo. Quando Chris finalmente derrota a última forma de Alexia, Wesker captura Claire para servir de isca a seu irmão. Ele a solta pouco depois, quando Chris exige que ele a deixe em paz. Depois de um grandioso confronto entre Chris e Wesker, com a base da Antártida prestes a explodir, Claire deixa o local a bordo do caça, junto com seu irmão.
 
Os anos passam, e depois dos horrores vistos e sofridos, a jovem decide entrar de cabeça na luta contra o bioterrorismo cada vez mais crescente no mundo após a destruição da Umbrella. Com isto, Claire ingressa em uma organização não governamental chamada Terra Save, que oferece auxílio material e psicológico às vítimas de bioterrorismo. Mesmo atarefada com as atividades e compromissos da ONG, ela não deixa de visitar Sherry com frequência, já que agora, com a menina órfã e sem parentes que possam lhe oferecer qualquer suporte afetivo, Claire é agora a única figura materna da garota. Ela acompanha todo o seu desenvolvimento ao longo dos anos em que Sherry fica sob a custódia do governo americano e passa por experimentos para avaliação do G-Virus em seu organismo. Todo este apoio fez com que Sherry se tornasse uma pessoa amável e altruísta. Claire é, na verdade, a única pessoa com autorização para visitar Sherry, já que a existência da menina é extremamente sigilosa. Esta permissão foi dada por Derek C. Simmons, o tutor legal de Sherry e conselheiro de segurança do governo. Porém, mesmo com a demonstração de compaixão de Derek para com as duas, Claire ainda tem certa resistência em confiar nele, e acredita firmemente que Simmons esconde segredos obscuros.
 
Em Outubro de 2005, Claire desembarca no aeroporto da cidade industrial de Harvardville para um protesto junto à ONG contra a instalação da empresa farmacêutica Wilpharma no local. A Terra Save reivindica contra a corporação por suas pesquisas e testes ilegais recentes feitos na Índia, e que teriam ocasionado a morte de várias pessoas. Apoiada pelo senador local, Ron Davis, a Wilpharma havia recentemente inaugurado seu complexo de pesquisas em Harvardville. O que Claire não imaginava era que este protesto acabaria se transformando em um pesadelo que a faria lembrar, como se fosse ontem, do que passou em Raccoon, e ela acaba ficando presa em um aeroporto tomado por mortos vivos, e ironicamente ao lado de Ron Davis. É em meio a este caos todo também que ela reencontra seu velho companheiro de fuga em Raccoon, Leon S. Kennedy, atualmente agente do governo americano, e a dupla mais uma vez se une na busca pela sobrevivência contra os portadores do T-Virus criado anos atrás pela Umbrella.
 
Depois de saírem ilesos do aeroporto, ela segue com Frederic Downing, pesquisador-chefe da Wilpharma, até o complexo de pesquisas da companhia. Lá, ele revela a ela a existência de uma amostra do G-Virus nos laboratórios do prédio. Depois de ser deixada sozinha na sala de Frederic, ocorre uma explosão, e a situação começa a ficar caótica no local. Curtis Miller, ex-membro da Terra Save, com a amostra do G-Virus em mãos, se injeta com o vírus e sofre uma terrível mutação. Leon e a policial Angela Miller chegam ao local, e enquanto lutam contra a criatura, Claire tenta evitar que o prédio seja autodestruído para evitar que a contaminação se propague além das instalações. Claire, Leon e Angela conseguem escapar sãos e salvos do complexo da Wilpharma, e é Claire quem percebe que todo o ocorrido havia sido uma armação do próprio Frederic Downing, que planejava vender o T-Virus para General Grande, o líder da República do Bajirib, e grande patrocinador do bioterrorismo. Downing é preso em flagrante, e Leon e Claire seguem seus caminhos, ele como agente do governo americano, e ela como membro da ONG Terra Save, na busca pelo fim do sofrimento alheio com o bioterrorismo.

Desde seu reencontro com Chris, no final de 98, quando foi resgatada do Complexo na Antártida, Claire desenvolveu uma ligação afetiva muito forte com a família de Barry Burton, já que ela e Chris são órfãos, e Barry é a perfeita imagem de um zeloso pai de família. A relação mais profunda de Claire foi com Moira Burton, a filha mais velha de Barry e sua esposa Kathy, de quem tornou-se grande confidente, como uma espécie de irmã mais velha. Esta proximidade foi benéfica para Moira, que estava passando por um momento difícil e desenvolvendo uma forte rebeldia, mas Claire a ajudava com conselhos, influenciando-a, inclusive, a ingressar na Terra Save, em 2011.

Durante um coquetel da ONG, no primeiro dia de trabalho de Moira, ocorre um misterioso ataque ao local e Claire, junto com Moira e outros membros, são abduzidos e levados para uma prisão em uma ilha misteriosa, onde são injetados com um vírus e passam a usar um bracelete brilhante, cuja cor muda em resposta ao medo que o hospedeiro sente. Tudo isto é obra de Alex Wesker, que se autodenomina como "Supervisora" e observa todos os passos de suas cobaias. Quando as duas conseguem sair da prisão, encontram uma torre de rádio, onde tentam passar, em vão, uma mensagem de ajuda. Claire se preocupa com o que Barry pensará dela, por ter colocado Moira em uma situação tão perigosa, e faz de tudo para protegê-la.

Sem alternativa, Claire e Moira seguem para "Wossek", conforme orientação da Supervisora, onde encontram outros membros da Terra Save que também foram raptados, Pedro Fernandez e Gabriel (Gabe) Chavez, que acabam sucumbindo ao vírus. Neil Fisher, chefe de Claire e Moira na ONG e aparentemente bem próximo de Claire, aparece e as ajuda em um momento difícil, quando Pedro se transforma, mas acaba se separando delas. Enquanto seguem para uma torre, de onde acreditam ser transmitido o sinal por onde a Supervisora mantém contato com suas cobaias através dos braceletes, elas encontram a garotinha Natalia Korda, que desaparece pouco depois.

Claire encontra um bilhete de Neil na entrada da torre, dizendo que elas devem seguir para "Kierling", onde são colocadas a prova diversas vezes pela Supervisora, em enigmas espalhados por uma fábrica, um matadouro e um prédio prestes a explodir. Felizmente, as duas conseguem sobreviver e saem com vida para poderem continuar sua busca por Neil e a menina misteriosa. Claire pretende confrontar a Supervisora sobre o paradeiro de Neil, e elas seguem pelos esgotos para tentar chegar ao topo da torre sem serem detectadas. Moira questiona a amiga várias vezes sobre sua preocupação exagerada com Neil, enquanto a garotinha também está desaparecida. Em um quarto na entrada dos esgotos, elas conhecem um senhor bastante debilitado, Evgeny Rebic, que não ouve o que elas têm a dizer sobre o que vem acontecendo na ilha e as obriga a deixá-lo em paz.

Quando finalmente chegam à superfície e entram na torre, Moira toma coragem de dizer a Claire que o comportamento de Neil quando as duas se encontraram com ele foi muito estranho, e que seu bracelete não mudou de cor, mesmo em uma situação tão assustadora. Claire se nega a acreditar, mas não demora muito a perceber que o argumento Moira fazia sentido, quando encontram a pasta da Terra Save que Neil carregava no coquetel, com a lista dos participantes do experimento da Supervisora. Em um vídeo, elas o observam conversando com a Supervisora e ser infectado com o vírus Uroboros, quando ela o desmascara com suas verdadeiras intenções; ele pretendia trazer de volta a FBC, a primeira organização antibioterrorismo criada após o fim da Umbrella, mas que fora eliminada depois da descoberta do envolvimento de seu líder, Morgan Lansdale, com um grupo terrorista chamado Il Veltro em um evento de 2004 conhecido como "Pânico de Terragrigia". Claire fica devastada ao perceber que Neil "vendeu" os membros da Terra Save para o experimento da Supervisora.

No lobby do prédio, elas vêem um elevador chegando ao andar e Neil saindo dele. O rapaz sofre uma transformação diante dos olhos das garotas, atacando-as. Após um confronto, Neil é derrotado, mas volta à vida quando elas estão subindo pelo elevador, derrubando-as. Moira é presa pelos tentáculos de Neil, e Claire parte em sua salvação, mas fica impotente com o monstro em cima dela. Mesmo temendo usar armas de fogo desde o acidente no passado com Poly, Moira reúne forças, rasteja até o revólver de Claire e atira em Neil.

Com o monstro finalmente eliminado, as duas retomam sua subida até o topo da torre, onde encontram a Supervisora em um laboratório. Após um confuso diálogo, Alex Wesker atira na própria cabeça e o prédio entra em sistema de autodestruição. Claire e Moira fogem o mais rápido que podem, mas, quando estão prestes a deixar o local através de uma fenda na parede, destroços caem do telhado na direção de Claire. Moira empurra a amiga, e os destroços caem em cima dela, ferindo-a na cabeça. Antes de desmaiar, ela pede a Claire que vá embora sem olhar para trás. Acreditando que Moira estivesse morta e com poucos segundos para tomar uma decisão, Claire pula no mar, de onde é mais tarde resgatada.

Levada a um hospital em condições preocupantes, o momento mais difícil de Claire é o de dizer a Barry que não conseguiu salvar Moira, enquanto lágrimas se formam em seus olhos. Enquanto Claire passa pelo processo de recuperação, Barry busca pistas do paradeiro de Moira, na esperança de sua filha ainda estar viva.

Seis meses se passam, e Barry finalmente parte em busca da filha, depois de captar a mensagem de socorro enviada por ela e Claire pela torre de rádio, acreditando ser uma transmissão recente. Tomada pela culpa de não ter feito nada para salvar Moira, ela segue para a ilha, na tentativa de ajudar Barry, e se surpreende ao reencontrar Moira viva, junto com Barry e a garotinha Natalia Korda. Enquanto Barry cuida da eliminação definitiva de Alex transformada em monstro, Claire o auxilia do helicóptero, atirando na criatura com um rifle e finalizando a batalha com um disparo certeiro de lança-foguetes.

Depois da criatura finalmente morta e o helicóptero a caminho de casa, Claire se desculpa com Moira, por tê-la abandonado, e questiona Barry sobre os seus planos futuros. Após os acontecimentos, a relação entre Claire e a família Burton se fortalece ainda mais.

 


 

Etnia de Claire e Chris Redfield:

 

No antigo roteiro de George Romero, descartado para se tornar o filme de Resident Evil, Chris veio de Nova York e tem ascendência Mohawk, tribo indígena norte-americana, atualmente estabelecida, entre muitos locais, na cidade de Nova York. Se Chris é descendente de Mohawks, Claire também seria, e talvez um pequeno detalhe que prove este argumento como válido seja a sua roupa em The Darkside Chronicles, no cenário Memories Of a Lost City. Claire usa uma bolsa lateral no melhor estilo indígena, além do fato da pele de Chris e Claire serem morenas, possuírem os cabelos bem lisos e os olhos claros, traços resultantes de uma possível mistura caucasiana e indígena. Tudo isto, no entanto, trata-se unicamente de pura especulação.