Preview | Demo “Lantern” de Resident Evil 7 (BGS2016)

0

No primeiro dia da edição 2016 da Brasil Game Show, testamos a nova demo de Resident Evil 7. “Lantern” foi disponibilizada primeiramente para os jornalistas durante a Gamescom, evento realizado na Alemanha no mês de Agosto, e agora esteve presente também na BGS, mais uma vez disponível somente para a imprensa, e sem o suporte ao VR. De acordo com a Capcom, este trecho do game ainda está sendo trabalhado em VR e, por isso, precisou ser testado da maneira convencional.

Resident Evil 7

Particularmente, por questões de “motion sickness”, foi até melhor poder focar no gameplay e nos seus detalhes do que ficar concentrada apenas em não passar mal com o VR, então a experiência foi bem positiva. Como podem se lembrar, a experiência anterior com o VR, na demo Beginning Hour mostrada na E3, não foi agradável, e acabou não sendo tão proveitosa. Desta vez, foi possível prestar atenção em tudo com muito mais conforto e mais tempo.

Em mais um VHS, registros em vídeo que serão encontrados no jogo e serão totalmente interativos, somos apresentados a uma nova personagem feminina, cuja identidade ainda não foi confirmada oficialmente, mas como o nome do VHS é “Mia”, já se pode deduzir que este seja de fato o seu nome. No começo da fita, com data de gravação em 29 de Julho de 2017, ela cita o nome Ethan, e diz que “não pode esperar muito dele, mas que há muita coisa que ele precisa saber”, e é logo interrompida por uma velha que a procura implacavelmente durante a demo, e o seu objetivo é se manter bem longe dela. Ou, pelo menos, tentar.

A “velha” é Marguerite Baker, seu nome já havia sido citado na primeira demo, como a dona da cabana e esposa de Jack Baker, o homem que soca o protagonista no final da demo e diz “bem vindo à família, filho”. Carregando uma lanterna, ela resmunga o tempo todo com Mia, dizendo que a acolheu com todo o coração em sua casa, e que “ela” (uma terceira pessoa ainda não identificada) somente queria dar seu também “dom” a Mia, possivelmente como deu ao casal Baker e os deixou como estão agora: completamente insanos e fora do normal.

Neste VHS, a personagem não está na cabana, mas em um novo cenário, descrito no início da fita como “swamp house” (casa no pântano), ambiente que também fará parte da plantação isolada em Dulvey, na Louisiana, onde o jogo se passará. A personagem não tem meios de defesa, então as únicas mecânicas às quais somos apresentadas nesta demo são as de stealth, escondendo-se o tempo todo de Marguerite e a despistando. Cada vez que Marguerite a vê, é morte instantânea, e a mensagem de VOCÊ FALHOU surge na tela, portanto, é preciso se concentrar 100% em não ser visto, porque, depois que ela te encontra, não há como fugir.

Resident Evil 7

Além das mecânicas de stealth, também somos apresentados à resolução de puzzles. De acordo com a Capcom, os puzzles são tradicionais em Resident Evil, mas não necessariamente refletem algo normal de ser feito no mundo real, e que esta é uma situação totalmente fora do comum. Como fã de longa data de Resident Evil, eu jamais reclamarei de puzzles, por mais absurdos e não-realistas que sejam, então voltar a ver puzzles em Resident Evil é realmente emocionante. No caso da demo “Lantern”, o puzzle a ser solucionado é o posicionamento de uma figura a ser projetada em um quadro, de modo a formar o desenho de uma aranha. A Capcom também deixou claro que, na versão final do jogo, é possível que mesmo este puzzle passe por alterações, deixando claro que esta era apenas uma demonstração do que encontraremos em Resident Evil 7.

O final da demo é no momento em que Mia entra em um buraco, mas acaba ficando sem saída e completamente no escuro, sendo surpreendida por Marguerite e tendo a gravação do VHS encerrada abruptamente. Ao contrário da Beginning Hour, que, apesar de canônica, não estará no jogo, e serve apenas como um prólogo, este VHS de Mia será encontrado em algum momento do jogo. As duas demos apresentam um conteúdo bastante diferente e apresentam conteúdos distintos, mas que se complementam, o que aumenta ainda mais a ansiedade por Resident Evil 7. Infelizmente, como a própria Capcom deixou claro, “Lantern” não deve ser disponibilizada ao público, mas é possível ter uma ideia de seu conceito no trailer lançado durante a Gamescom.

Resident Evil 7 tem data de lançamento prevista para o dia 24 de Janeiro de 2017 para Playstation 4 (com suporte ao PSVR), Xbox One e PC, com legendas e menus em Português do Brasil. Aproveitamos para agradecer a Capcom pela oportunidade de testar a demo “Lantern” na BGS 2016.