Preview | Resident Evil Revelations (2013)

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Resident Evil Revelations

Que a franquia Resident Evil é um sucesso de vendas, todos já sabem. E que o estilo dos jogos mudou muito com o passar do tempo, também já não é mais segredo para ninguém. No entanto, eis que, em Fevereiro do ano passado, Resident Evil Revelations é lançado para o portátil Nintendo 3DS, com a promessa de trazer de volta o tão aclamado “Survival Horror”, que está cada vez menos presente na série. O desejo é atendido com louvores, e Resident Evil Revelations é um sucesso de vendas e crítica. Agora, o que seria um título exclusivo para o portátil da Nintendo está prestes a ser lançado para diversos consoles domésticos e para os PCs, e os fãs mais nostálgicos, com saudades dos bons e velhos sustos, poderão saciar seu desejo de Survival Horror com este port incrível.

A versão testada por nós foi a de Playstation 3, da qual jogamos quase três capítulos inteiros, sendo que esta versão de testes tem seis capítulos no total. A princípio, estávamos um pouco apreensivos com o que iríamos ver, pois já conhecemos de cor e salteado a versão para o 3DS e temíamos que alguns hands-on lançados em sites estrangeiros, criticando os gráficos do port, estivessem certos. Logo de cara, porém, o alívio foi imenso quando vimos a tela de título do jogo, com o bom e velho “olho”, marca registrada de Resident Evil, com uma qualidade de imagem surpreendente.

Resident Evil Revelations

O jogo começa com os membros da BSAA, Jill Valentine e Parker Luciani, a bordo de um barco rebocador, aproximando-se do navio Queen Zenobia, onde acreditam que encontrarão seus parceiros Chris Redfield e Jessica Sherawat, dados como desaparecidos há algumas horas e cujas últimas coordenadas apontavam para um navio em meio ao Mar Mediterrâneo. Os gráficos da abertura nos deixaram boquiabertos: depois que o produtor do jogo, Tsukasa Takenaka, revelou em uma entrevista que Revelations não havia sido desenvolvido originalmente em HD, nosso medo era o de que a imagem estivesse em upscaling nítido, ou seja, apenas aumentada e adaptada para a resolução dos consoles da geração atual, mas a Capcom teve o cuidado de deixar os gráficos limpos e, mesmo com o inevitável upscaling, esta versão HD não perde em nada para os últimos Resident Evils lançados, como o 5 e o 6.

Aliás, arriscamos em dizer que este port tem os gráficos até mais bonitos do que os de Resident Evil 6 ou, pelo menos, mais “a la Resident Evil”. Talvez muitas pessoas não concordem ao ver o resultado final, mas não dá para negar que Revelations está bonito e caprichado. Os principais modelos 3D dos personagens foram refeitos do zero, e não apresentam serrilhados ou “blur”, que é aquela sensação de gráfico suavizado para esconder imperfeições. Alguns hands-on de sites estrangeiros reclamaram dos gráficos in-game, dizendo que o upscaling deixou várias texturas malfeitas e quadriculadas, mas não vimos nada de diferente da versão 3DS em questão de texturas bem feitas. Estão, sim, aumentadas, mas também foram aprimoradas com louvor. É importante salientar que antes de iniciarmos o teste do game, fomos avisados de “possíveis” problemas com texturas, mas nada foi observado e o jogo todo estava impecável.

Resident Evil Revelations

Os controles da versão PS3 seguem o esquema de Resident Evil 6, com uma câmera mais semelhante à de Resident Evil 4 e 5. O analógico esquerdo move o personagem, enquanto o direito move a câmera. Diferente de RE6, porém, não é possível ver o rosto do personagem sendo controlado e a câmera fica sempre atrás de seu ombro. A mira com L1 e tiro com R1 continua, então os viciados em Resident Evil 6 não irão sofrer para se adaptar ao Revelations. A versão original para o 3DS possuía a tela inferior, com recurso de touch screen e uma navegação em tempo real para troca de armas primárias e secundárias e acesso a mapas e itens, o que deixava a tela do jogo em si limpa, sem muitos menus ou mapas rodando nos cantos, até por causa de seu tamanho restrito. Neste port, porém, foi preciso adaptar tudo pela falta da tela inferior, sem que isto prejudicasse o andamento do jogo. E não é que conseguiram?

Não só conseguiram recriar o menu de armas em tempo real, como acabou seguindo os passos dos últimos títulos lançados da franquia, fazendo uso das flechinhas do direcional. Tudo isto também é possível na versão 3DS, mas convenhamos que uma tela só para inventário, disponível o tempo todo, acaba sendo muito útil, mas acabou não fazendo falta neste port. Isto até trouxe uma velha tradição de volta: acesso ao inventário para ver os itens. É claro que hoje o inventário não é mais tão útil como era nos clássicos, já que a troca de armas é em tempo real, mas recordar é viver e foi uma sensação interessante poder voltar nos velhos tempos de pausar o jogo e ver o mapa do cenário, por exemplo.

E por falar em nostalgia, para quem não sabe ou não pôde jogar a versão de 3DS, os baús também estão de volta em Resident Evil Revelations, não da forma como estávamos acostumados, mas ainda traz um sorriso em nossos rostos. Os baús servem para a adição de kits de customização das armas, e dentro dele se pode aplicar estes kits às armas disponíveis, aumentando recursos como potência, quantidade de munição que a arma suporta, velocidade de recarregamento etc. Estes itens de customização são adquiridos ao longo do jogo, sendo encontrados pelos cenários, e não, os inimigos não deixam itens depois de mortos.

Uma das novidades deste port é a inclusão de legendas em português do Brasil, algo que começou com Resident Evil 6, lançado no ano passado. As legendas terão um papel importantíssimo neste título, já que há muitos personagens e uma trama cheia de reviravoltas, e a legenda será fundamental para entender tudo o que será dito e não perder um único detalhe. A versão que testamos já tinha legendas em português e estava toda traduzida, e apesar de alguns errinhos de contexto na tradução, é possível compreender o enredo. A questão da legenda ainda é algo complicado, pois, quando perguntamos ao pessoal responsável pela versão de testes se haveria algum tipo de revisão, eles disseram que acreditam que já esteja tudo finalizado, sem possibilidade de ajustes até a data do lançamento. Mesmo assim, a tradução já é um grande passo e, por mais que ainda não esteja perfeita, vai facilitar e muito para quem não fala inglês a compreender a trama do game.

Resident Evil Revelations

Em resumo, o port faz jus a este título grandioso e tem tudo para agradar até mesmo os fãs mais exigentes da franquia. Além de possuir tudo o que a versão 3DS traz, ainda haverá alguns extras exclusivos, o que tornam o lançamento ainda mais atrativo. A única coisa que ficou de fora, infelizmente, foi o fator do 3D, o que é uma pena, pois quem jogou a versão para o portátil pode confirmar que este era um atributo bastante importante no título, para uma maior imersão do espectador na história.

É claro que nem tudo pode ser 100% fiel à versão original para o console “de mão”, e muitos aspectos precisam ser adaptados, mas a maioria das televisões atuais traz o recurso do 3D e Revelations ficaria lindo em HD e 3D ao mesmo tempo. Se já é lindo em uma telinha, imagine em uma tela grande! Neste ponto, portanto, a versão original para o 3DS ainda continua com a vantagem, já que as cinematics e algumas partes do jogo, como os momentos em que se tem que mergulhar, ficam infinitamente mais interessantes com o 3D ativado. Ver o desfecho da ilha de Terragrigia em 3D, por exemplo, é algo memorável, e quem jogou a versão do 3DS haverá de concordar com isto.

Resident Evil Revelations tem data de lançamento prevista para o dia 21 de Maio, com versões para Playstation 3, Xbox360, WiiU e PC. Não deixem de jogar este título da franquia, que conta uma parte importante de sua trama e traz ótimos personagens, um ótimo enredo, uma trilha sonora maravilhosa e até alguns sustos típicos de um bom e velho Resident Evil que se preze.

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