Resident Evil 2 Remake | Diretor fala sobre inspiração ao recriar Sherry Birkin

1

Em entrevista durante a Gamescom 2018 para o site Eurogamer, o diretor de Resident Evil 2 Remake, Kazunori Kadoi, falou um pouco sobre a “nova” Sherry Birkin. Ele começou dizendo que, no jogo original, ela era bem mais infantil, e que desta vez ela tem a sua própria personalidade. O objetivo é dar uma profundidade maior não só a ela, mas a todos os personagens, já que o jogo tem um grande foco na narrativa.

“(…) Ela é uma personagem que, no jogo original, era basicamente uma garotinha e muito infantil. Queríamos dar profundidade a ela. Porque você a está vendo em um ambiente mais fotorrealístico, e os personagens parecem mais humanos e realísticos, o que naturalmente significa que queremos dar profundidade a eles, porque eles estão menos cartunescos e bidimensionais. Naquela época [do lançamento do Resident Evil 2 original, em 1998], contar uma história era revolucionário, porque jogos de terror não tinham histórias. Temos que atingir as expectativas agora com jogos criados para 2019”, explicou Kadoi.

A inspiração que eles utilizaram para Sherry, desta vez, foi a da personagem “Newt” do filme Alien, onde a garota conseguira sobreviver ao Alien se escondendo e se movendo nas sombras, até que Ripley finalmente a encontra.

“Ela com certeza é agora alguém que tem a própria personalidade. Ela pensa por conta própria e tem suas próprias motivações. Estamos tentando melhorar o que não era tão natural e dar profundidade a ela. Estamos, como sempre, tentando guardar segredo sobre o que exatamente mudou, mas este é um bom exemplo de como a forma como a história é contada foi modernizada e atualizada. Newt, de Alien, foi, de certa forma, um ponto de referência, na primeira vez que a encontram e ela é vista, ela já havia visto coisas pesadas.”

Ele ainda falou sobre a necessidade de tornar o jogo mais “crível” para o público, como, por exemplo, na questão do crocodilo/jacaré gigante do esgoto. “Quanto peso ele deve ter para manter seus movimentos? Ele consegue pular tão alto assim na sala? Aceitamos que ele existe, então talvez ele deva ser mais pesado e crível neste sentido? Quando se faz coisas mais críveis, as pessoas aceitam a lógica um pouco mais.”

Até os diálogos do jogo foram recriados para serem mais realísticos, já que Resident Evil sempre teve uma fama de ter diálogos “canastrões”, que foram melhorando ao longo dos anos e dos jogos lançados. “Não queremos cenas onde não se é pra rir, mas você ri por causa do diálogo da forma cômica como foi escrito. Esta não é a intenção – isto estraga a atmosfera que pretendemos trazer. Isto não quer dizer que vamos ter 100% de seriedade. O jogo ainda trará algumas partes de humor, porque as pessoas esperam isto de Resident Evil. Existem momentos mais leves, porque no terror você sempre precisa aliviar a tensão de vez em quando, dar uma respirada, e o humor é parte disto.”

Kazunori também já avisa que Ada Wong não escapará de mudanças na “reimaginação” (termo “gourmet” para Remake, convenhamos) de Resident Evil 2: “Volta naquela mesma história, o que seria natural sobre perambular por aí de forma realística? Acho que andar por aí naquele vestido quando se é uma espiã provavelmente não parece realístico e crível como queremos que seja este jogo. O que exatamente fizemos no design dela é algo que estamos guardando segredo, mas posso dizer que não vamos trair suas expectativas.”

Não é a primeira vez que a Resident Evil se inspira em filmes icônicos! Quer alguns exemplos? Só no primeiro Resident Evil, o tubarão é inspirado em Tubarão, Albert Wesker é inspirado no T-1000 de O Exterminador do Futuro, a parte da pedra no subsolo da mansão é inspirada em Indiana Jones, os próprios zumbis são inspirados em A Noite dos Mortos Vivos, a Mansão tem inspiração no Hotel Overlook de O Iluminado… Enfim. Temos, inclusive, um artigo que cita diversas influências da série Resident Evil nos filmes de Alfred Hitchcock.

O próprio Resident Evil 2 já trazia influência de Alien, com a cena do G-Virus Mutation, o embrião do G, rasgando o peito de Brian Irons (ou de Ben Bertolucci, dependendo do cenário jogado). Resident Evil 4 também tem referências a Alien, na aparência da criatura Verdugo, por exemplo.

E, já que falamos em Sherry Birkin e Ada Wong, as duas têm curiosidades interessantes em sua criação. O nome de Sherry veio de uma música homônima dos anos 60, do grupo The Four Seasons. E Ada é claramente inspirada na espiã Nikita, do filme La Femme Nikita, de Luc Besson, referência que fica ainda mais explícita em Resident Evil 4.

Perdeu alguma notícia de Resident Evil 2 Remake?
Aqui no Resident Evil Database, a gente criou uma seção especial sobre o jogo, onde serão postadas todas as novidades conforme elas forem saindo! Acesse e fique ligado!

  • Bons tempos de Aliens o Resgate, do filme e também do seriado Nikita!!!! bom saber dessas curiosidades!!!! Sempre fui fã dos filmes do Alien…principalmente Alien o oitavo passageiro e da série com a Peta Wilson no seriado nikita dos bons tempos em que passava na globo, saudades dessa época…também recomendo a versão Nikita atual!!!! Quando vi o video realmente vi que Sherry estava um pouco diferente em relação a RE 2 do PS1!!!! Valeu!!!!