Resident Evil 2 Remake | É verdade que não terá legendas em português?

25

Este post é mais um apelo do público que visita o nosso site do que uma notícia. Estamos há dias recebendo muitas perguntas de fãs desesperados, porque viram notícias de que Resident Evil 2 Remake talvez não tenha localização para o português do Brasil.

Nosso primeiro passo óbvio, é claro, foi procurar a Capcom para ter uma posição oficial. E, por dizer oficial, já era óbvio que eles não dariam muitas informações, mas, se você quer dar uma informação com precisão, é importante ir na fonte oficial primeiro, certo?

O que o Fabio Santana, gerente de relações públicas da empresa aqui no Brasil, disse foi o seguinte: “Não temos nada a confirmar a este respeito no momento.”

Foram exatas estas palavras. Elas não negam, não confirmam, na verdade, não dizem absolutamente nada sobre o assunto. Mas é compreensível, por parte de um PR da empresa, não passar informações que ele não tem autorização para dar, então a resposta já era esperada, principalmente porque a mesma já foi dada em outras ocasiões.

Já que não podemos contar com uma confirmação oficial, então, vamos ter que nos apegar à lógica. Todos, todos os últimos jogos da franquia foram localizados desde que se estabeleceu uma representação da Capcom em nosso país. Resident Evil 6, Resident Evil Revelations (na versão para consoles domésticos), Resident Evil Revelations 2, Resident Evil 7 e até o Umbrella Corps! Então, como é que um lançamento do peso e do porte de Resident Evil 2 Remake não teria?!

A atual distribuição dos jogos pela WB Games aqui no Brasil também dá indícios fortes de que eles não deixariam passar uma localização para nosso idioma. Menus e legendas, além de dublagem, são uma marca registrada da empresa, como aponta o caso, por exemplo, da dublagem de Mortal Kombat X com a cantora Pitty na voz de Cassie Cage.

Nós acreditamos, sim, em localização para o português do Brasil em Resident Evil 2 Remake. Os menus e as legendas do jogo devem, sim, estar em nosso idioma no lançamento do jogo. Já dublagem é uma outra conversa. Resident Evil ainda não tem histórico de dublagem, então é bom nem contar com a possibilidade, e, se por acaso acontecer de eles dublarem, encarar como um grande extra. Seria legal? Sim, com certeza! Seria uma grande honra ter um jogo da série dublado em português! Além do mais, a dublagem brasileira é uma das melhores do mundo e deveria ser motivo de orgulho. Mas é bom os fãs não criarem esta expectativa sobre dublagem, porque, como dissemos, não é tradição da franquia.

Em resumo: mesmo a Capcom não confirmando nada, se os jogos mais recentes da série tiveram localização em menus e legendas, com Resident Evil 2 Remake não deve ser diferente e deve ter, sim. Já a dublagem não é algo nada certo, e não deve ser esperado.

Apenas pedimos a todos que tenham calma com relação ao assunto.


ATUALIZAÇÕES:

22h10: A pré-venda da versão PC na Steam foi disponibilizada e ela traz uma lista de idiomas para os quais o jogo estará disponível. Português do Brasil não é uma delas, inclusive, está escrito no início da página que o jogo não tem suporte ao idioma. Ainda assim, é possível que a lista seja atualizada posteriormente.

COMPARTILHAR
  • PsicoHélder Soúlima

    Nessa altura do campeonato e na idade que tenho nem sismo com câmera fixa ou com dublagem.Que venha o jogo então.Se o que vi foi suficiente para encher os meus olhos já cansados pelo de espera por esse Resident, a renovação e novos ares são bem vindos.

    Resumindo toda a prosa:cavalo velho quer comer capim novo!

  • Filipe Leal Maia

    Finalmente alguém que usa a lógica. Infelizmente RE tem muito fã mimadinho que gosta de fazer alarde por pouco. Os caras passaram anos chorando pelo remake, aí quando finalmente vai sair um remake bem feito até demais, ficam “não vai ter legenda, não vou comprar. Capcom não respeita a gente! Maicou, eles não ligam pra nós!”

  • Resident Evil Database

    Eu vejo mais como um mal entendido. A Capcom não confirmou, aí a comunidade toda já fica desesperada. A empresa talvez não possa confirmar o que ainda não está pronto, vamos esperar.

  • Anderson Dos Santos

    Pior que na Steam estão listados diversos idiomas MENOS o português… Cara que rage, será que as vendas na Capcom no BR são tão insignificantes assim? https://uploads.disquscdn.com/images/7d2bf9f9872eccdf5bb28d17812a3c4d2b224afaacf24366db1a3c867044183b.jpg :/

  • Anderson Dos Santos

    Larga mão de inventar treta :v

  • Anderson Dos Santos

    Não tem que comprar mesmo. heueheueheue
    Se bem que quem geralmente reclama assim não ia comprar mesmo :V

  • Jonathan Melo

    se a capcom fizer a dublagem brasileira vai ser um grande marco. seria uma otima oportunidade também de atrair novos fãs para a franquia ja que seria um remake dos primeiros residentes e também com linguagem localizada no brasil

  • Fabricio Barbosa

    O que o cu tem haver com as calças? Digo… Eu não entendi muito a sua lógica de, “se vão lançar um remake ainda que esperado, não podemos pedir nada”.

    De qualquer forma, vc está bastante enganado com o seu comentário. Sou um desses que tbm pedia um remake de RE2, e por que? Porque além de ser meu jogo favorito da franquia, sim, eu fiz parte da turma do hype lá em 1997 quando o título estava às vésperas de ser lançado. A minha frustração, modéstia à parte, até justificável, é que já foi confirmada a localização do game para DIVERSOS IDIOMAS DO MUNDO e ainda não o para português. Muitos desses idiomas, vale ressaltar, bem menos falados no mundo em relação ao português, tanto em número de nativos mas que ainda assim possuem alta relevância (alemão) como de forma absoluta (italiano). Assim sendo, não vejo mal algum em reclamar da falta de localização para a língua portuguesa, ainda que seja só as legendas.

    E sim, independente de a localização para o português vir ou não, comprarei o título, não boicotarei. Comprarei pela história que esse jogo tem na minha vida. Mas a frustração de “terceiromundismo” fica.

  • Gian Victor

    É triste mas o cara não tá errado não, de onde aquela galera tirou essa informação? Agora tá cheio de fã fazendo mimimi por aí nas internets e no final vai ser tudo atoa. DMC5 não tem a opção de selecionar PT-BR no site mas tem um trailer legendado, e ainda não temos confirmação oficial se o game também vai ser em PT.
    A Capcom só tem preguiça de legendar remasters e afins. Aquele site já foi mais profissional, pelamordedeus…

  • Rodrigo Zika!

    Não e bem assim, o remake do Re 1 nunca foi legendado, foi somente por fãs.

  • Rodrigo Zika!

    Nada ver cara, a Capcom além de não confirmar nada, na Steam aparece legenda de trocentos países, inclusive os que não costumam ter legendas, menos o Brasil, tem que cobrar sim, igual o canal do Max ta fazendo no twitter pra Capcom, pra ela saber que estamos atentos, e que tem um publico grande que consome seus jogos.

  • Rodrigo Zika!

    Eu acesso os dois sites de RE do Brasil, sem citar nada pois não quero causar treta, não sei se a intenção da matéria e direcionar algum site, ou alguém, mais em nenhum local, aqui ou lá estão dizendo que não terá legendas, porém na Steam como já sabemos, aparecem diversos idiomas que terão legendas, inclusive alguns que não costumam ter nos jogos principais, e nada do PT consta ainda, ainda acredito que podem atualizar ate janeiro, mas temos sim que cobrar, seja igual alguns canais estão fazendo no twitter pra Capcom ou outra via que seja, pra ela estar ciente que tem muito fã no país que esta de olho, e que a localização mesmo sendo legenda, precisa ser o minimo, ate porque e bom ficar bem atento, pois o remake do Re 1 nunca foi legendado, apesar de saber que o ano lançado e 2002, naquela época nosso mercado não era tão visto, tem legendas já por fãs etc, então olho aberto galera.

  • Fabricio Barbosa

    Veja bem, vc pode deduzir e afirmar algo a partir de dois fatos: A constatação real da existência daquele elemento ou mesmo na inexistência dele em comparação ao que já existe. Não entendeu? Explico.

    O título da matéria do site concorrente era que a tradução para o Português era INCERTA. Está errado? Não. E por quê? Porque até aquele dado momento NÃO HAVIA NENHUMA OPÇÃO PARA PT-BR MESMO, ORA. Ao passo que para a maioria dos outros idiomas de relevância já fora confirmado.

    O motivo de crítica era se o site concorrente colocasse: “REMAKE NÃO TERÁ LEGENDAS EM PORTUGUÊS”. Aí sim, eu concordaria que tudo seria um motivo de alarde, já que é impossível o admin do site adivinhar o que ocorrerá até daqui 7 meses. O que ele fez foi apenas uma constatação, de incerteza, porque de fato a legenda em Português não havia sido anunciada até o momento, ao contrário da maioria das outras.

    Não estou fazendo papel de advogado de ninguém aqui, não ganho nada pra isso e acompanho tanto o concorrente como o Database. Mas não acho certo acusações levianas por algo que simplesmente não tem nada demais.

  • Filipe Leal Maia

    É muito simples de entender, não sei que cu tu usa pra tentar botar essas calças.

    Vamos “desenhar”:
    Fãs pedem Remake> Remake é feito e bem feito até demais> Fãs Brasileiros não compram o Remake porque não tem legenda BR e alegam que isso é falta de respeito(lol) porque a fanbase brasileira é enorme>Se a fanbase é enorme como dizem, logo, o jogo vai ter um belo baque nas vendas porque os fãs ofendidos não compraram o jogo>Baque nas vendas faz a Capcom não lançar mais um Remake do RE3> Fãs pedem remake do RE3> Capcom não faz por motivos já citados>Fãs criticam a Capcom por não ouvir os fãs e não lançar o remake.
    Essa é a lógica dos ditos “fãs” de Resident Evil. Essa sim é difícil de entender, porque é um raciocínio que me parece completamente desprovido de lógica, enquanto é 200% passional e idiota.

    Mas é óbvio que isso não vai acontecer, porque RE, apesar de poder ter tantos fãs no brasil quanto alegam, eu garanto que poucos compram os jogos. Se realmente os brasileiros dessem lucro pra Capcom, eles já estariam até dublando os jogos. É simples. É assim que funciona uma empresa. Não se tem gastos com coisas que não vão trazer retorno. Se os fãs brasileiros não dão retorno, logo, a empresa não fará nenhum tipo de tratamento diferenciado para esse público. Ainda mais se tratando de Capcom, que quase faliu de uns anos pra cá e só agora, com o sucesso de Monster Hunter, conseguiu sair um pouco do buraco.

    E se alguém realmente acredita que os brasileiros dão lucro pra Capcom sim, mas mesmo assim ela prefere cuspir em nós, eu só lamento e, ao mesmo tempo, dou risada de alguém ser tão ignorante de pensar que realmente uma empresa sobrevive assim.

  • Fabricio Barbosa

    Certo, então me responda uma coisa aqui: Que propriedade vc tem para falar que a fanbase brasileira não dá retorno a CAPCOM, a ponto de ser justificável a inexistência de legendas em Português para o Brasil? Como vc pode GARANTIR que realmente poucos brasileiros compram os jogos?

    Só uma dica: Não vale culpar apenas a alta carga tributária, isso é argumento raso.

    Gostaria que vc me elucidasse isso. Caso contrário, sua opinião é apenas baseada em achismo.

  • Wesley Rodrigues

    A localização de jogos é ridiculamente barata, é quase irrisório se comparado ha outros gastos, ja ta mais que provados que jogos localizados/dublados vendem mais, não atoa que é mais o que se tem hj em dia, incluindo os últimos títulos, se ate monster hunter, mega nicho la no japão vai ter, pq o RE2 não teria. Concordo que as pessoas fazem tempestade em copa d’agua, e tão muito ansiosas com o titulo, é lógico que vai ter, mas caso não tenha, as pessoas tem todo o direito de não comprar estão valorizando o dinheiro delas, ate pq não tem com o que vc se preocupar com isso, ja que de acordo co vc os fãs BR não são tão relevantes nas vendas da franquia, dificilmente ira dificultar há produção do 3.

  • Filipe Leal Maia

    Se tu ler direito o que eu disse, vai ver que eu falei exatamente isso que tu falou no final do teu parágrafo.

    E sobre a localização, é barata mesmo. Mas estás assumindo que não vai ter, porque o jogo não mostra na página do Steam. Tudo que eu falei foi baseado nessa opinião, que é a que a galera tá tendo. Não foi a minha opinião. A minha opinião é: vai ter legenda. Exatamente porque é um custo pequeno e, ainda que o brasil não seja relevante pra Capcom fornecer uma dublagem, talvez seja pra legenda. Até porque, ela legenda os jogos dela todos já há anos pra cá. E esse é um outro motivo pelo qual eu afirmo que vai ter legenda no RE2, sim. Esse estardalhaço todo só tá acontecendo porque já tinham feito alarde em cima dessa questão antes aí pela internet. E aí a página da pre-order do Steam chegou sem incluir o idioma BR, pronto… armado o circo.

    É só aguardar. É totalmente normal acontecer isso de não ter todos os idiomas na página até o jogo sair. Já aconteceu isso outras vezes e acabou tendo legenda e, algumas vezes, até mesmo dublagem.

  • Filipe Leal Maia

    Se tu leu o que eu postei e ainda assim não entende, não adianta eu te falar mais nada. A resposta pra tua pergunta está lá.

  • Fabricio Barbosa

    Não cara, eu ainda não entendi porque vc tem tanta convicção pra dizer que a fanbase brasileira não traz retorno significativo pra CAPCOM. Vc não me respondeu a fonte dessa sua certeza.

    Mas se não quiser se dar o trabalho, fique à vontade.

  • Rodrigo Zika!

    Também estou tentando achar ate agora algo do outro site, que diz que tem certeza absoluta de não haver legendas.

  • Fabricio Barbosa

    Pois é, pois é. Infelizmente muito das contendas, atritos e críticas que existem hj é por conta de má-interpretação dos fatos. Claro que ninguém é perfeito, nem o site A, B e nem o leitor/espectador que o faz, mas acho que a cada dia temos que fazer um esforço pra interpretarmos melhor as coisas, não é mesmo?

  • Rodrigo Zika!

    Pois e, nada de mais ate agora

  • Daniel Soletti

    Em 1998 quando foi lançado o original não tinha nem legenda em inglês e muito menos opção de colocar interface em português e ninguém reclamava. Vai entender esse povo hoje. Já tem neguinho se revoltando por uma suposição, que não vai comprar o jogo por talvez ter a possibilidade de não ter legenda e nem interface em português, só porque ainda não tem listado no Steam. Tem 7 meses de desenvolvimento ainda pela frente… Pessoal tem que se acalmar um pouquinho e esperar pra ver…

  • Daniel Soletti

    Já tem neguinho se revoltando por uma suposição, que não vai comprar o jogo por talvez ter a possibilidade de não ter legenda e nem interface em português, só porque ainda não tem listado no Steam. Tem uns 6 meses de desenvolvimento ainda pela frente… Pessoal tem que se acalmar um pouquinho e esperar pra ver…

  • Allan Squiba

    Particularmente, prefiro a voz dos personagens em Inglês, agora, legenda e menus não estarem também disponíveis em PT-BR… Daí vai ser O VACILO da Capcom…
    E não me surpreenderia se para os VG’s (Play 4 e X Box One) saísse uma dublagem, pois no PC sabemos que a galera frita o torresmo sem dó…
    Foi o primeiro jogo na minha vida que comprei em pré-venda. Este merece!
    Vixe… O Play 4 vai bater 100 milhões de consoles facinho!