Jogos | Resident Evil 4

Datas de Lançamento:

  • Resident Evil 4 – Gamecube: 2005 (US e JP)
  • Resident Evil 4 – Playstation 2: 2005 (US e JP)
  • Resident Evil 4 – PC: 2007 (US e JP)
  • Resident Evil 4 – Wii: 2007 (US e JP)
  • Resident Evil 4 – Zeebo: 2009 (BR)
  • Resident Evil 4 HD – Playstation 3/Xbox360: 2011 (US e JP)
  • Resident Evil 4 Ultimate HD Edition – PC: 2014 (US e JP)
  • Resident Evil 4 – PS4 e XBox One: 2016 (US e JP)

Sinopse:

O esperado quarto título da série foi o game que mais passou por transformações, e isso antes, durante e até mesmo depois de seu lançamento. Foi também o game que mais adquiriu boatos e rumores, mesmo anos antes de começar a ser produzido. Pode-se dizer, então, que Resident Evil 4 era um dos games mais esperados pelos fãs da série, e isso fez com que ele colhesse frutos e gerasse muita discussão entre os seus seguidores.

É indiscutível o fato de que Resident Evil 4 foi o game mais popular da série, além também do mais polêmico. Sua fama se deve ao fato da inovação na jogabilidade, de uma trama mais voltada para a realidade atual do mundo e do carisma de seus personagens. Ironicamente, a polêmica também surge de todos estes elementos inovadores, as duas faces da moeda de um game totalmente diferenciado dos títulos anteriores.

Resident Evil 4 traz uma ação frenética, deixando um pouco de lado aquele sentimento de medo que os games da geração passada da série traziam. O Survival Horror saiu de cena para dar lugar a um gênero de ação até hollywoodiano, onde a temática “todos contra um” toma força e segue do início ao fim, onde o herói, mesmo sozinho, realiza façanhas inacreditáveis.

Este herói é Leon S. Kennedy, o outrora policial novato da polícia de Raccoon, hoje um agente do governo americano ligado diretamente ao Presidente, a quem presta os serviços de segurança. A missão de Leon envolve diretamente esta questão, e ele deve resgatar Ashley Graham, a filha do Presidente dos Estados Unidos, que fora seqüestrada por um misterioso grupo. Informações sobre seu paradeiro o levam a seguir as pistas até uma vila hostil e primitiva na Espanha, onde parte do game se desenrola.

Com um enredo, a princípio, totalmente diferente da trama que girava em torno do terror biológico, Resident Evil 4 traz em sua história o peso de uma grande revelação para a série, que é o fim da empresa Umbrella, a vilã dos games anteriores, transformando-se, assim, no título que será o divisor de águas entre o fim de uma saga e o início de outra. Isso, é claro, em partes, já que velhos conhecidos de games anteriores, além do próprio protagonista, estão presentes na trama, não desamparando os fãs mais nostálgicos.