Jogos | Resident Evil 5

Depois do lançamento do esperado Resident Evil 4, a Capcom aguçou diversas vezes a curiosidade e a ansiedade dos fãs da série, informando que Resident Evil 5 estava em produção e a caminho de seus consoles. Essas informações, apesar de bombásticas, eram sempre escassas e parecia que o jogo teria o mesmo destino de seu antecessor: atrasos, mudanças e versões nunca terminadas.

Em 2005, veio o primeiro trailer do game, que mostrava um herói ainda anônimo andando por ruas desertas de algum lugar ensolarado. Os gráficos eram bonitos, porém não eram ainda o que ainda estava por vir. Dois anos depois, veio o trailer definitivo do jogo, um espetáculo gráfico, música de fundo e cenas de tirar o fôlego. O herói, então, foi finalmente revelado como sendo mais uma vez Chris Redfield, o protagonista de games anteriores.

A trama se passa em um local fictício da África, chamado Kijuju, para onde Chris, hoje membro de uma nova força militar, a BSAA, que investiga e contém incidentes bioterroristas, segue em uma nova missão. A princípio, ele está em Kijuju para surpreender e prender mais um possível bioterrorista que vende armas biológicas no mercado negro, mas as motivações de Chris logo se tornam outras.

Ano de 2009. Passados mais de dez anos do incidente da mansão e da explosão de Raccoon City, muitas águas rolaram nestes anos, muito sangue foi derramado e muitas perdas precisaram ser superadas, mas há uma ferida que Chris não sabe se algum dia irá cicatrizar, e que o desmotiva muitas vezes, levando-o a questionar se ainda vale a pena lutar. Neste novo momento de sua vida, Chris tem uma nova parceira, a também membro da BSAA, Sheva Alomar, que o acompanhará na missão e mediará os contatos entre o policial norte-americano e os guerrilheiros africanos, se necessário for. Contudo, o que eles estão por enfrentar é muito mais do que hostilidades étnicas: armas biológicas, infecção em massa, conspiradores nas sombras e descobertas que mudarão muitas coisas nas vidas de ambos.

A jogabilidade segue o esquema de câmera de Resident Evil 4, assim como muitos elementos do game são parecidos com o título da geração passada, como o dinheiro para a compra de armamentos e upgrades e alguns inimigos. Sheva, como sua parceira, auxiliará a enfrentar inimigos, em um esquema parecido com o de Resident Evil 0 e Outbreak, mas no modo single é controlada pelo computador, de maneira que não é possível fazer troca entre os personagens, como em Resident Evil 0.


Datas de Lançamento:

  • Resident Evil 5 – PS3/Xbox 360: 2009 (US e JP)
  • Resident Evil 5 – PC: 2009 (US e JP)
  • Resident Evil 5 Gold Edition – PS3 e Xbox 360: 2010 (US e JP)
  • Resident Evil 5 – PS4 e Xbox One: 2016 (US e JP)