Jogos | Resident Evil 5

Datas de Lançamento:

  • Resident Evil 5 – Playstation 3: 2009 (US e JP)
  • Resident Evil 5 – Xbox 360: 2009 (US e JP)
  • Resident Evil 5 – PC: 2009 (US e JP)
  • Resident Evil 5 Gold Edition – Playstation 3 e XBox 360: 2010 (US e JP)
  • Resident Evil 5 – PS4 e XBox One: 2016 (US e JP)

Sinopse:

“Fear you can’t forget.”

Depois do lançamento do esperado “Resident Evil 4”, a Capcom aguçou diversas vezes a curiosidade e a ansiedade dos fãs da série, informando que Resident Evil 5 estava em produção e a caminho de seus consoles. Essas informações, apesar de bombásticas, eram sempre escassas e parecia que o jogo teria o mesmo destino de seu antecessor: atrasos, mudanças e versões nunca terminadas.
‚
Em 2005, veio o primeiro trailer do game, que mostrava um herói ainda anônimo andando por ruas desertas de algum lugar ensolarado. Os gráficos eram bonitos, porém não eram ainda o que ainda estava por vir. Dois anos depois, veio o trailer definitivo do jogo, um espetáculo gráfico, música de fundo e cenas de tirar o fôlego. O herói, então, foi finalmente revelado como sendo mais uma vez Chris Redfield, o protagonista de games anteriores.
‚
A trama se passa em um local fictício da África, chamado Kijuju, para onde Chris, hoje membro de uma nova força militar, a BSAA, que investiga e contém incidentes bioterroristas, segue em uma nova missão. A princípio, ele está em Kijuju para surpreender e prender mais um possível bioterrorista que vende armas biológicas no mercado negro, mas as motivações de Chris logo se tornam outras.
‚
Ano de 2009. Passados mais de dez anos do incidente da mansão e da explosão de Raccoon City, muitas águas rolaram nestes anos, muito sangue foi derramado e muitas perdas precisaram ser superadas, mas há uma ferida que Chris não sabe se algum dia irá cicatrizar, e que o desmotiva muitas vezes, levando-o a questionar se ainda vale a pena lutar. Neste novo momento de sua vida, Chris tem uma nova parceira, a também membro da BSAA, Sheva Alomar, que o acompanhará na missão e mediará os contatos entre o policial norte-americano e os guerrilheiros africanos, se necessário for. Contudo, o que eles estão por enfrentar é muito mais do que hostilidades étnicas: armas biológicas, infecção em massa, conspiradores nas sombras e descobertas que mudarão muitas coisas nas vidas de ambos.
‚
A jogabilidade segue o esquema de câmera de Resident Evil 4, assim como muitos elementos do game são parecidos com o título da geração passada, como o dinheiro para a compra de armamentos e upgrades e alguns inimigos. Sheva, como sua parceira, auxiliará a enfrentar inimigos, em um esquema parecido com o de Resident Evil ˜0 e Outbreak, mas no modo single é controlada pelo computador, de maneira que não é possível fazer troca entre os personagens, como em Resident Evil 0˜.
‚
Resident Evil 5 está disponível para os consoles Microsoft XBox360 e Sony Playstation 3, lançados no dia 05 de Março de 2009 no Japão e no dia 13 de Março de 2009 no Ocidente. Em ambas plataformas, é possível encontrar conteúdos extras relacionados ao game em suas redes online. O jogo também está disponível na versão PC, lançada em Setembro de 2009. No ano seguinte, foi lançada para os consoles a versão “Gold Edition” com conteúdos complementares ao jogo, dois capítulos inéditos e o minigame The Mercenaries Reunion.