Livro Traduzido | Resident Evil Archives Vol. II

BANCO DE DADOS | GLOSSÁRIO

ADA’S REPORT (RELATÓRIO DE ADA) – ETC: Relato pessoal da Ada dos acontecimentos da trama de RE4. Seus motivos se revelam como sendo bem diferentes dos de Wesker.

AGENTE – RE5: Abreviação de “Agente de Operações Especiais”, soldado da BSAA que geralmente trabalha sozinho em missões de reconhecimento. Algumas vezes abreviado como SOA.

ERA DE EXPLORAÇÃO – RE5: Uma era de intensa exploração e expansão por numerosos países europeus, durando desde o início do século 15 até o século 17. A ancestral da Tricell, Travis Trading, teve sua origem nesta época.

CÚPULA AÉREA – RE: DGN: Um complexo da WilPharma para o desenvolvimento de vírus e vacinas. Uma amostra do G-Virus da Umbrella está armazenado lá.

AMATEUR (AMADOR) – RE4, RE5: Um modo de dificuldade mais fácil. Foi apresentado em RE4 nas versões Japonesa e Espanhola, e em RE5 em todos os territórios.

BASE DA ANTÁRTIDA – RE: CV: Uma base da Umbrella construída pela Família Ashford no Pólo Sul, também chamada de “Complexo de Pesquisas da Antártida” no Wesker’s Report II. Há um laboratório embaixo dele.

EQUIPE ANTI-B.O.W. – RE: CV: Uma unidade de forças especiais da Umbrella usada para neutralizar B.O.W.s violentas. Eles são treinados com B.O.W.s reais na Ilha Rockfort.

GUERRILHA ANTI-GOVERNAMENTAL – RE5: O grupo de guerrilha que adotou Sheva depois que ela deixou a vila de seu tio.

MONTANHAS ARKLAY – RE0, RE: Uma área montanhosa ao norte da cidade de Raccoon, localizada no centro-oeste americano. Há um complexo de pesquisa da Umbrella lá.

COMPLEXO DE PESQUISAS DE ARKLAY – RE: Um complexo secreto da Umbrella sob a mansão Spencer. Foi o lar do Projeto T-Virus, e se tornou o cenário do Incidente da Mansão.

FAMÍLIA ASHFORD – RE: CV: Uma família nobre fundada por Veronica Ashford. Sua linhagem acabou quando seu sétimo chefe, Alfred, morreu na Base da Antártida. Sua era de ouro foi sob a liderança de seu quinto chefe, Edward, um dos fundadores da Umbrella.

ASSIGNMENT: ADA (MISSÃO: ADA) – RE4: Um minigame onde se joga com Ada. Habilitado depois de terminar a história principal em RE4.

MALETA DE DIPLOMATA – RE4: Guarda armas, munição e itens de cura. Você pode comprar outras maiores conforme a história progride.

BIOHAZARD (PERIGO BIOLÓGICO) – ETC: Um termo que se refere à ameaça representada a organismos vivos por vírus ou outras substâncias biológicas.

BLUE MEDALIONS (MEDALHÕES AZUIS) – RE4: Um total de 15 medalhões localizados pela fazenda e pelo cemitério em RE4. Se atirar em 10 ou mais, receberá a pistola Punisher do Mercador.

BOTTLECAPS (MINIATURAS) – RE4: Bonecos dos personagens que aparecem em RE4, em miniaturas. Adquiridos como prêmios no minigame Shooting Range (Estande de Tiro).

B.O.W. – ETC: Sigla de “Arma Biológica”. B.O.W.s são criadas usando vírus e outras tecnologias para a manipulação de material genético.

BSAA – RE5: Sigla de “Aliança de Avaliação de Segurança do Bioterrorismo”, uma unidade de forças especiais fundada pelo Consórcio Farmacêutico Global para lutar contra o bioterrorismo. Eles, mais tarde, foram reformados sob jurisdição da ONU.

EMBLEMAS DA BSAA – RE5: Estes emblemas azuis podem ser encontrados em vários lugares em quase todas as fases do jogo. Atirar neles permitirá que você compre mais itens do menu Bonus Features.

PURIFICAÇÃO – RE4: Jargão religioso usado pelos membros do culto Los Illuminados. Refere-se ao estágio em que o hospedeiro das Las Plagas fica sob o controle do parasita, tornando-se um membro leal “livre do pecado”.

CODE: VERONICA – RE: CV: O nome dado ao projeto de Alexander Ashford de usar manipulação genética para criar humanos de alta inteligência. O projeto foi um sucesso, criando a incomparável gênio Alexia.

PLAGA CONTROLE – RE4: Um parasita que permite que seu hospedeiro mantenha seu livre arbítrio, além de habilidades super humanas. Ativar as habilidades mais poderosas causa terríveis mutações no corpo do hospedeiro.

CO-OP MODE (MODO CO-OP) – RE5: Um modo cooperativo de dois jogadores disponível em RE5.

CRANK (MANIVELA) – ETC: Uma marca registrada da série RE. Se você insere a manivela em um encaixe correspondente ao formato da ponta da manivela, pode girá-la para manipular certos dispositivos.

DARK LEGACY (LEGADO NEGRO) – RE: UC: Um cenário secreto habilitado ao terminar o capítulo 3 de “Fim da Umbrella”.

DARKNESS FALLS (CHEGADA DA ESCURIDÃO) – RE: DC: Um capítulo extra que se pode jogar ao conseguir o “final bom” no capítulo 5 de Operation Javier. Este modo te deixa escutar os pensamentos de Krauser.

DESPERATE ESCAPE (FUGA DESESPERADA) – RE5: Um episódio adicional em RE5. Pode ser habilitado em Resident Evil 5: Gold Edition ao cumprir certas condições. Também disponível como DLC na edição original.

DEVIL – RE2: O codinome dado à vacina do G-Virus. Em RE2, é administrado em Sherry Birkin depois que ela contrai o G-Virus.

DOGTAG (IDENTIFICAÇÃO) – RE0, RE5: Uma pequena placa de metal com o nome, gênero, tipo sanguíneo e afiliação do soldado. Usada com propósitos de identificação.

DYING STATUS (STATUS: MORRENDO) – RE5: Quando sua barra de energia chega a 0, entra neste estado de quase-morte e deve receber cura de seu parceiro para sobreviver. Curar seu parceiro ou agradecê-lo quando eles curam você aumenta a sua Confiança.

EBOLA – ETC: Um vírus do mundo real citado no Wesker’s Report II. Recebe seu nome de um rio próximo onde aconteceu a primeira epidemia reconhecida do vírus.

INCIDENTE DO ECLIPTIC EXPRESS (EXPRESSO ECLIPTIC) – RE0: O evento que iniciou tudo. Começou quando Marcus liberou o T-Virus nas redondezas para se vingar de Spencer.

EGGS (OVOS) – RE4, RE5: Um tipo de item de cura que apareceu primeiro em RE4. Sua cor determina a quantidade de cura. Ovos podres causarão danos se você comê-los, mas podem ser usados como armas se atirados.

DOENÇA ENDÊMICA – RE: DC: Uma doença que tende a se espalhar somente em certa área geográfica. Hilda e Manuela contraíram uma doença destas, que foi considerada incurável.

FABIANO – RE5: A companhia que cria o sistema de bombeamento usado no Centro de Pesquisas da Umbrella na África. Irving usa o mesmo sistema de bombeamento no campo de petróleo da Tricell que ele administra.

QUEDA DA UNIÃO SOVIÉTICA – RE: UC: Refere-se à dissolução em 1991 da União Soviética e a subseqüente independência declarada de suas repúblicas-membros.

FIGURES (BONECOS) – RE5: Bonecos dos personagens e criaturas que aparecem em RE5. Você pode adquiri-las trocando pontos ganhos ao longo do jogo.

CAMPO DE FLORES – RE5: Termo usado pelo supervisor da construção do Centro de Pesquisas na África para se referir ao jardim onde crescem as flores do Progenitor.

GANADOS – RE4: O termo usado para se referir aos humanos sob o controle do parasita Las Plagas. Ganados continuam fazendo seus papéis sociais mesmo após a infecção.

G CELLS (CÉLULAS G) – RE2: Células que se espalharam rapidamente por metástase no corpo de um organismo após contrair o G-Virus, fazendo o organismo sofrer mutações constantes e incontroláveis.

G-CREATURE (CRIATURA G) – RE2: Termo usado para se referir a organismos em estágios avançados de mutação do G-Virus.

CONSÓRCIO FARMACÊUTICO GLOBAL – RE5: Uma aliança mundial de companhias farmacêuticas. A Tricell está atualmente no seu quadro de diretores.

G-VIRUS – RE2: Um vírus maléfico criado por William Birkin. Conforme as células G se espalham, o indivíduo infectado passa por mutações constantes e incontroláveis.

PROJETO G-VIRUS – RE2: Codinome dos experimentos avançados com B.O.W. conduzidos por William Birkin no complexo de pesquisas subterrâneo de Raccoon.

HARVARDVILLE – RE: DGN: Uma cidade industrial no Centro-Oeste Americano. Seu aeroporto é o cenário de Resident Evil: Degeneration.

HELP STATUS (STATUS DE AJUDA) – RE5: Você entra neste estado quando é agarrado por um inimigo ou fica imobilizado de alguma outra forma, e deve ser salvo por seu parceiro. Salvar seu parceiro ou agradecê-lo quando ele salva você aumenta a sua Confiança.

HOOKSHOT (GANCHO) – RE0, RE4: Aparecendo pela primeira vez em RE0, este item pode ser usado para levá-lo a lugares mais altos em certas partes do jogo. Ada também o usa em combate.

MUTANTE IRREGULAR – ETC: Organismos modificados por contato com um portador viral após um desastre biológico.

ITCHY, TASTY – RE, RE5: As palavras finais escritas no “Diário Itchy Tasty” encontrado na mansão no primeiro RE. Relata o degradante estado mental de um homem após sua infecção com o T-Virus. Um trecho é reproduzido no cenário “Lost In Nightmares”.

IVAN – RE: UC: Dois Tyrants de criação especial que agem como guarda-costas de Sergei. Eles vestem longos casacos protetores brancos.

KENNEDY REPORT (RELATÓRIO KENNEDY) – RE5: Um relatório escrito por Leon S. Kennedy detalhando os acontecimentos da missão de resgate de Ashley Graham. Contém informação detalhada dos parasitas Las Plagas e dos Ganados.

ZONA AUTÔNOMA DE KIJUJU – RE5: Uma região autogovernada de uma nação africana sem nome. Seu crescimento foi alimentado por uma mina próxima que trouxe trabalhadores de países vizinhos, mas atualmente os habitantes expulsam os estrangeiros.

KNIFE (FACA) – ETC: Uma faca de sobrevivência carregada pelos protagonistas da série RE. Não muito poderosa, mas não exige munição para ser usada.

LAS PLAGAS – RE4: Parasitas selados no porão do castelo Salazar, capazes de infectar todos os tipos de seres vivos. Há dois tipos de Plagas: controle e subordinada. A Plaga Controle pode manipular Plagas subordinadas.

NITROGÊNIO LÍQUIDO – RE4: Nitrogênio resfriado a estado líquido. Como nitrogênio ebule em temperaturas maiores do que -196ºC, o nitrogênio líquido é extremamente gelado. Pode ser usado para congelar B.O.W.s em ação.

LISA TREVOR – ETC: Uma garota usada nos experimentos do Vírus Progenitor. Em 1967, ela e sua família foram convidadas à mansão, onde foram aprisionados e injetados com Progenitor Tipo B. Ela também foi usada em outros experimentos subseqüentes.

LIVING FAILURE (FALHA VIVA) – RE, RE: UC: Um termo usado para se referir à cobaia Lisa Trevor. Refere-se à sua incrível habilidade de sobreviver a constantes injeções virais, apesar de não fornecer dados de teste úteis.

LOCK-PICKING – ETC: Abrir uma porta usando um dispositivo improvisado no lugar de uma chave. É uma habilidade possuída por personagens femininas na série RE.

LOS ILLUMINADOS – RE4: Uma religião popular regional da Europa, oprimida e mantida inativa pelos comandantes locais. Osmund Saddler usou as Las Plagas para reviver o culto e recuperar sua influência na área.

LOST IN NIGHTMARES (PERDIDOS EM PESADELOS) – RE5: Um episódio adicional em RE5. Pode ser habilitado em Resident Evil 5: Gold Edition ao cumprir certas condições. Também disponível como DLC na edição original.

L.T.D. – RE5: Sigla de “Dispositivo de Mira do Laser”, uma arma que lembra um lançador de foguetes que rastreia informação do alvo para o Laser por Satélite Shango. Puxar o gatilho disparará o laser por satélite.

M92F – RE5: A pistola de modelo padrão dos soldados da BSAA.

MAJINI – RE5: Humanos sob o controle das recém-desenvolvidas versões Tipo 2 e 3 das Las Plagas. Assim como os Ganados, eles possuem habilidades físicas superiores. “Majini” significa “espírito maligno” no idioma local.

O HOMEM DE TERNO – RE5: Um homem do governo dos EUA buscando a queda da Umbrella. Ele contatou Sheva para ajudá-lo a prender um representante da Umbrella durante uma negociação de B.O.W. com uma guerrilha.

INCIDENTE DA MANSÃO – RE: Os eventos que se desenrolaram quando a equipe dos S.T.A.R.S. foi despachada para investigar uma mansão na Floresta de Raccoon. A mansão abrigava o Complexo de Pesquisas de Arklay da Umbrella.

O HOMEM COM SOTAQUE – RE5: Um homem que entregou um bilhete para Sheva, incitando-a a ajudá-los a impedir um incidente bioterrorista planejado entre sua guerrilha e a Umbrella. Ele falava o idioma local com um sotaque inglês.

MARCUS – RE0, RE5: O descobridor do Vírus Progenitor, James Marcus.

THE MERCENARIES – RE3, RE4, RE5: Um minigame habilitável que começou no RE3.

MOONLIGHT SONATA (SONETO AO LUAR) – RE5: Soneto em Piano No. 14 de Beethoven. Personagens femininas em RE e no cenário “Lost In Nightmares” de RE5 podem tocá-lo no piano.

NDIPAYA – RE5: Os habitantes nativos da região pantanosa da África Ocidental. Normalmente, vestem-se como as pessoas da Zona Autônoma de Kijuju, mas voltam aos trajes tradicionais após a infecção por Las Plagas.

NEMESIS – RE3: O codinome dado ao parasita NE-α, com o nome da deusa Grega da vingança. Um Tyrant implantado com o parasita é chamado de Nemesis Tipo T.

PROJETO NEMESIS – RE3: Nome dado ao projeto conduzido pela Umbrella França para usar o parasita NE-α para criar novas B.O.W.s. O Perseguidor foi um dos frutos deste projeto.

ONG – RE: DGN: Sigla de “Organização Não-Governamental”. Refere-se a um grupo civil não-lucrativo agindo em escala internacional.

NORMAL – ETC: O nível padrão de dificuldade.

ORIGINAL ELEVEN (ONZE ORIGINAIS) – RE5: Os membros fundadores da BSAA. Livres de qualquer jurisdição, eles têm autoridade para participar de qualquer missão da BSAA.

CÂMERA SOBRE O OMBRO – RE4, RE5: Uma câmera em terceira pessoa posicionada atrás do personagem controlado. Empregada pela primeira vez em RE4 e RE5.

P30 – RE5: Uma droga usada para controlar Jill. Doses constantes são administradas através de um dispositivo anexado ao seu peito.

PARASITAS – RE4, RE5: Outro nome para Las Plagas usado pelos Los Illuminados e pela Tricell no desenvolvimento de B.O.W.s (Veja também: Las Plagas).

PDA – RE4, RE5: Um dispositivo portátil de comunicação. Ada usa um para contatar Wesker, e eles são padrão para todos os membros da BSAA, inclusive Chris.

PG67A/W – RE5: Um soro administrado regularmente em Wesker para manter seu vírus estável. Uma overdose faz seu corpo se comportar desordenadamente.

PEDRA FILOSOFAL – RE5: Um material considerado pelos alquimistas da Europa medieval a essência para a vida eterna ou para converter metais básicos em ouro. Excella usa o termo para se referir ao Vírus Uroboros.

MÁQUINA DE REMOÇÃO DE PLAGA – RE4: Um dispositivo que usa radiação especial para retirar Plagas do corpo. Como as Plagas ficam integradas ao sistema nervoso central do organismo, o tratamento causa extrema dor e trauma.

PROFESSIONAL (PROFISSIONAL) – RE4, RE5: O nível mais difícil de dificuldade em RE4 e RE5.

PROJETO W – RE5: Também conhecido como Projeto Wesker, nomeado assim por causa de seu pesquisador-chefe. O projeto começou muitos anos antes do incidente no Ecliptic Express. (Ver também: Projeto Wesker).

VÍRUS PROGENITOR – RE0, RE5: Um novo tipo de vírus RNA que recombina os genes do hospedeiro para aumentar sua força e durabilidade. Células infectadas causam mutações espontâneas no hospedeiro conforme se espalham.

FLOR DO PROGENITOR: Uma planta nativa da África, também chamada de Escadaria para o Sol. Marcus isolou o Vírus Progenitor nos botões vermelhos da flor.

PERSEGUIDOR – RE3: Um novo tipo de Tyrant conhecido como Nemesis Tipo T. Ele persegue o jogador ao longo de RE3 e em sua nova versão em REUC.

EVENTOS RÁPIDOS – ETC: Ações que você faz ao pressionar uma série de botões durante cutscenes e lutas contra chefes. Algumas resultam no fim do jogo se não executadas corretamente.

RACCOON CITY – ETC: Uma cidade média no Meio-Oeste Americano. O conglomerado farmacêutico Umbrella tem grande participação em seu desenvolvimento, e 30% de sua população é empregada pela companhia.

COMPLEXO SUBTERRÂNEO DE PESQUISAS DE RACCOON – RE2: Um imenso complexo de pesquisas da Umbrella localizado abaixo da cidade de Raccoon. William Birkin o utiliza para o desenvolvimento do G-Virus.

FLORESTA DE RACCOON – ETC: Uma grande floresta que se estende pela área ao norte da cidade de Raccoon na região de Arklay. É o local de vários complexos da Umbrella.

ILHA ROCKFORT – RE: CV: Uma base da Umbrella localizada em uma ilha isolada em meio ao mar. Contém uma prisão e um complexo de treinamento para o Serviço de Segurança da Umbrella, além de escritórios executivos e residências particulares.

RED QUEEN (RAINHA VERMELHA) – RE: UC: Uma inteligência artificial desenvolvida pela Umbrella para monitorar e defender suas redes. Fica dentro do computador U.M.F.-013. Sua onisciência lhe permite proteger melhor seus dados e repelir intrusos.

VÍRUS RNA – ETC: Um termo usado na pesquisa biológica do mundo real para se referir a um vírus cuja informação genética é armazenada como RNA (ácido ribonucléico). Mencionado no Wesker’s Report II.

R.P.D. – ETC: Sigla de “Departamento de Polícia de Raccoon”, o corpo de reforço da lei da cidade de Raccoon. Os S.T.A.R.S. são sua divisão de forças especiais.

MESMO SANGUE – RE4: Um termo que Mendez usa quando percebe que Leon foi injetado com um parasita. Refere-se a alguém da mesma raça ou família.

LASER POR SATÉLITE SHANGO – RE5: Um satélite capaz de disparar um laser do espaço para a Terra. Recebe informação do alvo através do L.T.D.. “Shango” é o nome de um deus do trovão do povo Yoruba da África Ocidental.

SERVIÇO SECRETO – RE4: Uma filial especial do governo interessada na coleção de dados de inteligência e em promover a segurança nacional.

SEPARATE WAYS (CAMINHOS SEPARADOS) – RE4: Um capítulo extra de RE4, habilitado ao completar o modo principal de história. Reconta a história do ponto de vista de Ada.

SHOOTING RANGE (ESTANDE DE TIRO) – RE4: Um minigame disponível durante o jogo principal de RE4. Pontuações altas rendem miniaturas como prêmios.

SHUJAA – RE5: Palavra tatuada no braço de Sheva. Significa “herói” em suaíli.

SEXTO COMPLEXO EUROPEU DE PESQUISAS – RE3: O complexo da Umbrella que desenvolveu o Nemesis Tipo T.

S.R.T. – RE: DGN: Sigla de “Equipe de Reação Especial”, o esquadrão de emergência da força policial de Harvardville.

SPENCER: Fundador da Umbrella, Lorde Ozwell E. Spencer.

STAIRWAY TO THE SUN (ESCADARIA PARA O SOL) – RE5: Flores vermelhas que crescem em certa câmara de ruínas subterrâneas na África. Dizem que concedem poderes àqueles que as consomem, elas eram usadas em um ritual antigo para escolher o chefe da Tribo Ndipaya.

S.T.A.R.S. – ETC: Sigla de “Serviço e Táticas e Resgate Especiais”, uma divisão de elite do Departamento de Polícia de Raccoon. É dividido em equipes Alpha e Bravo.

ESTERILIZAÇÃO DA CIDADE DE RACCOON – ETC: Uma ação militar do governo dos EUA de usar um míssil para parar a propagação do T-Virus na cidade de Raccoon. Aproximadamente 100.000 pessoas morreram no incidente.

SUN GARDEN (JARDIM DO SOL) – RE5: A área nas profundezas das ruínas subterrâneas onde cresce a Escadaria para o Sol. É considerada sagrada aos Ndipaya, e eles resistiram bravamente quando a Umbrella tentou tomar o controle dela.

HELICÓPTERO DE APOIO – ETC: Uma marca registrada da série RE, é usada para retirar os protagonistas no fim dos jogos.

PESQUISA DA HISTÓRIA NATURAL – RE5: Um trabalho de 72 volumes publicado no século 19. Detalha os 34 anos que Henry Travis passou explorando a África.

T-ALEXIA – RE: CV: Outro nome para o Vírus T-Veronica, usado por Wesker em RE:CV quando ele vai buscar Alexia.

T-A.L.O.S. – RE: UC: Sigla de “Tyrant – Sistema Orgânico Letal Armado”. Um chip de computador implantado em seu cérebro permite que a Red Queen o controle.

PROJETO T-A.L.O.S. – RE: UC: Nome do projeto de desenvolvimento de B.O.W. na Umbrella da Rússia, executado por Sergei e Red Queen na esperança de reviver a Umbrella.

TERRA-SAVE – RE: DGN: A organização não-governamental em que Claire trabalha. Eles trabalham para salvar pessoas afetadas pelo bioterrorismo e por testes farmacêuticos ilegais.

MODO TOFU – RE: DC: Uma fase secreta de RE:DC, habilitada ao terminar o Capítulo 5 de Operation Javier no modo Normal ou Hard. Transforma todos os inimigos da fase em tofu.

TRAVIS TRADING – ETC: Ancestral da Tricell, uma companhia mercantil venerada com raízes na Era de Exploração.

TREASURE (TESOURO) – RE4, RE5: O termo geral para jóias e artefatos encontrados durante RE4 e RE5. Eles não têm outro propósito além de serem vendidos para fazer dinheiro. Em RE4, alguns tesouros são combinados para aumentar seu preço de venda.

TRICELL – RE5: Uma corporação descendente da companhia mercantil da Era de Exploração, consistida de filiais de transporte, de desenvolvimento de recursos naturais e farmacêutica. É uma das patrocinadoras atuais da BSAA.

DIVISÃO AFRICANA DA TRICELL – RE5: Uma divisão da filial farmacêutica da Tricell. Controla os campos de petróleo para desenvolvimento de recursos em áreas sob sua jurisdição. É comandada por Excella Gionne, uma mulher descendente da família fundadora da Tricell.

TROPOPAUSA – RE5: Parte da atmosfera da Terra onde ocorre o clima, localizada entre a troposfera e a estratosfera. Wesker planejava lançar os mísseis de Uroboros a esta altitude.

TRUST (CONFIANÇA) – RE5: Uma medida oculta em RE5. Ela sobe ou desce baseada nas ações que você toma com seu parceiro. No modo de jogador único (single player), sua taxa de medida se refletirá na linguagem corporal de seu parceiro.

T-VACCINE (VACINA T) – RE: DGN: Vacina para o T-Virus desenvolvida pela WilPharma secretamente sob supervisão do governo.

T-VERONICA – RE: CV: Um vírus criado ao fundir genes de formiga-rainha e plantas com o Vírus Progenitor. Para garantir o bem-estar do hospedeiro, sua temperatura corporal deve ser diminuída para permitir que o vírus se desenvolva por um período prolongado de tempo.

T-VIRUS – RE: Uma forma do Vírus Progenitor aperfeiçoada para uso militar. O “T” inicial significa “Tyrant” (Tirano). Aqueles infectados por ele sofrem agressividade aumentada.

PROJETO T-VIRUS – RE: O nome usado para se referir à pesquisa B.O.W. que ocorreu no Instituto de Pesquisa de Arklay. Tornou-se um ponto de disputa entre Spencer e Marcus, e acabou levando ao “Incidente da Mansão”.

LAS PLAGAS TIPO 2 – RE5: Uma forma refinada das Las Plagas, desenvolvida para aumentar seu potencial de mercado. O parasita adulto é inserido oralmente, reduzindo bastante o tempo necessário para assumir o controle do hospedeiro.

LAS PLAGAS TIPO 3 – RE5: Uma versão modificada das Las Plagas que aumenta significantemente as habilidades físicas do hospedeiro, criada ao colocar os genes de uma Plaga controle morta em uma Plaga subordinada. O Tipo 3 difere do Tipo 2 em taxa de aderência e mudanças feitas à aparência do hospedeiro.

TYRANT – ETC: A “mais poderosa B.O.W.” desenvolvida pela Umbrella. Eles são opressivamente fortes, e possuem inteligência para seguir ordens. Muitas das B.O.W.s vistas ao longo da série RE têm base no Tyrant.

U.B.C.S. – RE3: Sigla de “Serviço de Contenção Biológica da Umbrella”. Sua destruição é mostrada na abertura de RE3.

U.M.F.-013 – RE: UC: O 13º supercomputador no complexo subterrâneo de Raccoon, contendo backups de todas os dados de pesquisa da Umbrella. É levado por Sergei antes da destruição da cidade de Raccoon.

UMBRELLA – ETC: Uma grande corporação internacional focada em farmacêutica. Seu slogan era “preservando a saúde das pessoas”, mas sua imagem pública de benfeitores era uma mera fachada para o desenvolvimento de B.O.W..

UMBRELLA (GUARDA-CHUVA, OBJETO) – RE: DGN: Arma que Claire usou para se defender durante a epidemia no aeroporto de Harvardville, e ironicamente tinha as cores do logo da Corporação Umbrella.

CENTRO DE PESQUISAS DA UMBRELLA NA ÁFRICA – RE5: Um complexo de pesquisas da Umbrella construído em uma grande ruína subterrânea, em torno do Jardim do Sol. Brandon Bailey foi nomeado seu diretor.

COMPLEXO DE TREINAMENTO ADMINISTRATIVO DA UMBRELLA – RE0: Um complexo de treinamento em meio à Floresta de Raccoon, usado para criar a próxima geração da liderança da Umbrella. Dr. James Marcus foi nomeado seu diretor.

UMBRELLA RÚSSIA – RE: UC: Um complexo de pesquisas da Umbrella localizado na Região do Cáucaso, na Rússia. Disfarçado de usina da era Soviética, possui um complexo de pesquisas em larga escala abaixo da superfície.

SERVIÇO DE SEGURANÇA DA UMBRELLA – RE0, RE2: Uma força-tarefa de elite sob a direta supervisão dos executivos da Umbrella. HUNK era membro deste esquadrão quando ele foi mandado para obter o G-Virus em RE2.

O.N.U. – RE5: Sigla de “Organização das Nações Unidas”, um órgão internacional fundado em 1945 para promover a paz mundial, o desenvolvimento econômico e o progresso social. É o órgão que controla a atual BSAA.

TERCEIRO GRUPO DESCONHECIDO – RE4: O termo que Mendez usa para se referir à organização contra os Los Illuminados, além do governo dos EUA.

UROBOROS – RE5: Um antigo símbolo grego usado para indicar um sistema perfeito. Em RE5, o surgimento de cistos virais indica a presença do Vírus Uroboros perdendo o controle no hospedeiro.

PLANO UROBOROS – RE5: Plano de Wesker para criar um novo mundo povoado somente por aqueles compatíveis com o Vírus Uroboros.

VÍRUS UROBOROS – RE5: Um vírus baseado no Vírus Progenitor, ele garante extraordinários poderes àqueles com genes compatíveis. Sua taxa de compatibilidade, no entanto, é extremamente baixa e quase todas as cobaias morrem.

VACCINE (VACINA) – ETC: Um agente biológico desenvolvido para tratar ou prevenir uma doença.

VÍRUS VERONICA – RE: DC: Um vírus fornecido a Javier por um ex-pesquisador da Umbrella. Javier o injeta em sua filha para salvá-la de uma doença endêmica (Ver: T-Veronica)

VEST (COLETE) – RE4, RE5: Tipo de blindagem apresentada em RE4. RE5 oferece dois tipos de coletes, e cada um reduz tipos diferentes de dano.

VETERAN (VETERANO) – RE5: Nível de dificuldade adicionado em RE5.

CISTO VIRAL: Tentáculos negros que saem do corpo de alguém infectado com o Vírus Uroboros. Cada um possui uma inteligência básica, e buscarão matéria orgânica ao seu redor para se propagarem.

PROJETO WESKER – RE5: O verdadeiro objetivo de Spencer, um projeto para usar vírus para criar uma nova raça humana. Muitos candidatos foram testados, mas somente alguns sobreviveram, incluindo Albert Wesker.

WESKER’S REPORT (RELATÓRIO DE WESKER) – ETC: Relato pessoal de Albert Wesker a respeito de seus objetivos e métodos, e a verdade por trás de seu envolvimento em certos incidentes. Três relatórios foram publicados até hoje.

WILPHARMA – RE: DGN: A companhia farmacêutica líder mundial logo após a queda da Umbrella. Além de produtos farmacêuticos, também pesquisa vacinas virais para proteção contra o bioterrorismo.

DIA X – RE: O dia em que os S.T.A.R.S. deviam ser atraídos para o Complexo de Pesquisas de Arklay e usados para adquirir dados para B.O.W.s em desenvolvimento.