Livro Traduzido | Resident Evil Archives

GLOSSÁRIO SUPLEMENTAR

6º Laboratório Europeu: O laboratório onde o Nemesis Tipo T foi criado.

Vício: Uma condição do jogador onde ele fica preso em um enigma e não pára de jogar até resolvê-lo, ou quando eles gostam tanto dos jogos de Resident Evil que não conseguem pensar em fazer mais nada.

Armas Etéreas: Refere-se à Lança-Minas (Mine Launcher, RE3) e a Lançadora Linear (Linear Launcher, RECV). De todas as armas vistas na série, estas geralmente têm a forma mais peculiar.

AL: Abreviação de Albert Wesker. Foi usado no “Diário do Diretor Assistente” em Resident Evil 0, onde se refere a ele como “Al prático”, revelando que eles se davam muito bem.

Equipe Alpha: O nome de uma das equipes dos S.T.A.R.S.. Há também uma equipe das Forças Especiais da Umbrella com o mesmo nome (em RE2).

Governo Americano: Um dos principais clientes das B.O.W.s da Umbrella no mundo de Resident Evil. Eles não estão cientes dos processos criativos envolvidos na criação das armas que compram.

Outra Claire: Uma personagem secreta que só pode ser usada no Jogo de Batalha (RECV). Ela usa a roupa que mais mostra a pele (exceto pela de Alexia).

Base da Antártida: O segundo local explorado em RE:CVX. Wesker se refere a ele como Laboratório da Antártida em seu segundo relatório, talvez por causa de um de seus complexos subterrâneos.

Esquadrão Anti-BOW: Uma força militar especial treinada pela Umbrella para conter suas B.O.W.s fora de controle.

Laboratório Arklay: O complexo secreto da Umbrella localizado embaixo da mansão. Foi o ponto de origem de todo o incidente do T-Virus e se tornou o cenário para a última parte do evento da mansão.

Montanhas Arklay: Uma cadeia de montanhas existente ao norte da cidade a meio-oeste, Raccoon. Ervas crescem naturalmente lá e há um importante complexo da Umbrella localizado lá também.

Objeto de Ataque: Um objeto que pode ser usado para deter um inimigo com uma explosão altamente prejudicial. Visto pela primeira vez em RE3, onde também há mais tipos destes objetos do que em RE:CVX.

Aquisição Automática: Refere-se a cenas ou acontecimentos onde se consegue itens importantes automaticamente.

Sistema de Alinhamento Automático: O sistema que automaticamente coloca o rosto dos personagens na direção do item ou inimigo mais próximo.

Uso Automático: Refere-se a acontecimentos onde uma situação exigindo certo item usará o item automaticamente se você o tiver.

Bar (Jack’s): Localizado na área residencial de Raccoon. O local do breve encontro de Jill com Brad Vickers.

Bateria: Um item importante comum. Coloque-o na caixa de força para ativar elevadores e outros dispositivos.

Simulação de Batalha: Uma área de treinamento no 3º andar do subsolo do Complexo de Treinamento (em RE0). O diretor da área organizou o lugar com barras de ferro e com a entrada de Hunters como parceiros de treino.

Inclinação: É o que o personagem faz quando acertado por um inimigo. Enquanto está assim, ele não pode sofrer mais danos, dando-lhe uma chance de escapar.

“Big E”: A banda programada para tocar no Bar do Jack. Como eles estavam voltando para Raccoon após terminar uma turnê, eles sobreviveram ao desastre.

Biohazard (tr.: Perigo Biológico): Uma condição catastrófica contagiosa criada por patogêneses virais e animais infectados. Causa danos em humanos, animais e no ambiente.

Espaços: A quantidade de espaço em seu inventário. Itens diferentes tomam quantidades diferentes de espaço, e eles podem ser aumentados com a adição de uma bolsa lateral.

Luta contra Chefe: Uma batalha obrigatória com uma criatura chefe onde sua área de movimentação está definida e você deve derrotar a criatura para prosseguir. Também chamada de Momentos de Batalha.

Boutique: Uma loja onde você pode entrar após adquirir a Chave da Boutique. Entrar nela te permite trocar sua roupa (RE3).

Zumbi Brad: Um Brad Vickers zumbificado que aparece antes após completar certas condições (em RE2). A razão para sua zumbificação é revelada em RE3.

Bravo 16: O nome da missão de Nicholai Ginovaef. Mencionado no arquivo “Ordens Escritas aos Supervisores”.

Equipe Bravo: Uma das equipes dos S.T.A.R.S.. Eles só tiveram uma pequena participação em Resident Evil, mas são os protagonistas em RE0.

Aperto de Botões: Um modo de escapar facilmente do ataque de um inimigo ou levantar mais rápido depois de cair no chão. Aperte o direcional de controle e todos os botões repetidamente para usá-lo. Também chamado de “Fuga de Emergência”.

Ângulo de Câmera: Muda automaticamente para se adaptar ao movimento do personagem.

Vírus Canibal: Como a imprensa se referia ao aparecimento de zumbis em Raccoon. Visto no arquivo “Anotação do Repórter”.

Chave-Cartão: Um item freqüentemente usado para abrir portas.

Bairro Cedar: Uma área na parte residencial de Raccoon. Uma das primeiras vítimas, uma mulher de apenas vinte anos, foi encontrada com seu corpo despedaçado na margem esquerda do Rio Marble que passa por lá.

Diário de Chris: Um item que contém informação correspondente com o item secreto “Diário de Jill” em RE3. Descoberto no escritório dos S.T.A.R.S..

Rio Circular: O nome de um rio nas Montanhas Arklay. Ele corre pelas áreas do norte e do sul circulando Raccoon. Há também o Rio Marble nesta área.

Cavaleiro de Claire: Um nome que Steve Burnside dá a si mesmo enquanto provoca Claire sobre sempre ter que salvá-la. Em seu coração, ele deseja verdadeiramente protegê-la.

Espadão Medieval: Um dos objetos de ataque. Existe de verdade como minas terrestres no exército dos EUA.

Substâncias Tipo Clement: Um tipo de substância científica usado no preparo de armas. Suas verdadeiras propriedades são mantidas em segredo.

Armário: Uma sala onde você pode entrar após adquirir a chave do Armário. É reservada como um dos extras que você pode aproveitar ao terminar o jogo principal.

Combinar: O comando que te permite mesclar itens diferentes, especialmente Ervas, em novos itens.

Investigação Cooperativa: Outro sistema único de Resident Evil 0. Ao dar um comando ao seu parceiro, você pode fazê-lo seguir e investigar com você.

Incineração de Cadáver: Um método que previne Crimson Heads de aparecer ao queimar os cadáveres dos zumbis com o isqueiro e o combustível.

Limpeza de Cadáveres: O sistema que faz os corpos de inimigos mortos desaparecerem após mudar de lugar e visitar aquela sala novamente. Não funciona com os zumbis em Resident Evil.

Contagem Regressiva: A voz que anuncia a autodestruição iminente de seja qual for o complexo que está atualmente explorando, geralmente em torno do final do jogo. Também chamados de eventos de tempo, e a quantidade mais freqüente de tempo dado é de 5 minutos.

Manivela: Um dos itens principais da série. Inseri-la em qualquer dispositivo que precise dela e girá-la permite a passagem para novas áreas.

Criatura: O nome dos monstros que habitam o mundo de RE. Dependendo da situação, são também chamados de B.O.W.s, mutantes irregulares, monstros, inimigos, proles e chefes.

Ficha Criminal 267: O número que Steve Burnside usava em sua roupa de prisão enquanto estava na Ilha Rockfort.

Critical Hit (tr.: Ataque Crítico): Um tiro dado apropriadamente que pode explodir certas partes de um zumbi e causar danos em outros zumbis próximos.

Sono Criogênico: O que Alexia Ashford usou para permitir que o vírus T-Veronica coexistisse pacificamente com seu corpo por um período de 15 anos.

Revólver (Espingarda, Magnum etc.) Customizado: Uma arma extremamente poderosa que pode ser melhorada com partes especiais.

Partes de Customização: Refere-se aos itens usados para melhorar seu armamento, como Partes de Revólver, Espingarda, Partes A e B da Eagle etc.

“Lindas Crianças”: O nome que James Marcus usa para chamar suas sanguessugas mutadas.

Base Dunnell da Marinha: A base de onde Billy Coen era originalmente. O líder da base e Samuel Reagan.

Chave Decorativa: Outro item importante da série RE. Estas chaves abrem portas com os mesmos tipos de decoração.

Item de Defesa: Uma arma de emergência usada apenas em Resident Evil. Elas consistem em granadas de luz, arma de choque e adagas.

Força Delta: Uma força especial treinada exclusivamente para proteger a América da ameaça de terrorismo. Apresentada no perfil de Jill Valentine.

Equipe Delta: O nome da equipe das Forças Especiais da Umbrella que embarcou no Expresso Ecliptic para conter que o dano do desastre do qual ouviram falar se espalhe. Consiste de apenas duas pessoas.

Diplóide: O metal usado na gravura para o item importante “Placa da Águia”.

Desmembramento: A ação de destruir uma parte em particular do corpo de seu inimigo; por exemplo, sua cabeça, braço, perna etc. Zumbis que têm suas cabeças destruídas “morrem” instantaneamente.

Porta: As animações delas abrindo ajudam a disfarçar os tempos de carregamento, mas também servem para instigar o jogador com a sensação de medo e do desconhecido.

Armas Duplas: Um estilo de tiro onde se segura uma arma em cada mão e se pode atirar para a esquerda e para a direita simultaneamente. Visto pela primeira vez em RE:CVX.

Centro (Downtown): O bairro de Raccoon que ocupa o lado sul. Contém restaurantes, a prefeitura, lojas e imprensa.

Ebola: Um vírus real que é discutido no Wesker’s Report II. O nome Ebola foi tirado do rio próximo ao local onde as primeiras vítimas foram descobertas.

Equipe Echo: Uma das equipes da U.B.C.S.. Dizimada após ser enviada para Raccoon para ajudar a resgatar sobreviventes.

Edward Zumbi: Uma versão zumbificada do membro dos S.T.A.R.S. Edward Dewey, encontrado no Expresso Ecliptic.

Eletrocardiograma: Um gráfico que mostra a energia do jogador. Verde significa Bem, Amarelo e Avermelhado significam Atenção e Vermelho significa Perigo.

Elza Walker: Uma das protagonistas do não lançado Resident Evil 1.5. Ela era uma motociclista loira que usava uma roupa vermelha, e assim como Claire sua parceira no jogo era Sherry Birkin.

Filme de Evento: O nome das cenas em CG dubladas em inglês que aparecem em momentos importantes nos jogos. Escolher pulá-las também levará a pular informação importante.

Jogo Extra: Refere-se aos modos ocultos de jogo que aparecem após completar certas condições. Estes modos funcionam com diferentes regras do jogo principal, e geralmente te deixam usar personagens diferentes.

Globo Ocular: Um olho de aparência horripilante que está sempre presente nas telas de título dos jogos de RE. Não fica claro de quem é o que tipo de globo ocular é.

Derrubado: A situação onde um ataque de inimigo te joga no chão e você é incapaz de se mexer por alguns segundos.

Arquivo: Além do manual de jogo, estes incluem figuras, diários, cartas e outros documentos que são encontrados durante o curso de sua aventura. Podem ser visualizados a qualquer momento após obtê-los.

Caixa de Primeiros Socorros: Um item que apareceu primeiro em Resident Evil 3. Um item extremamente útil que suporta até três Sprays de Primeiros Socorros, mas só ocupa um bloco de espaço no inventário.

Kit de Primeiros Socorros: Uma caixa que aparece somente no Resident Evil que contêm vários itens de cura. O conteúdo difere dependendo da caixa. Diferente das Caixas de Primeiros Socorros de Resident Evil 3.

Spray de Primeiros Socorros: Um item raro que recupera sua energia inteiramente. Não há necessidade de misturá-los, então são bem convenientes.

Freeze Rounds (tr.: Munição de Congelamento): Um tipo raro de munição para o Lançador de Granadas. Aparece somente em RE3, e pode ser criada com a Reloading Tool (Ferramenta de Carregamento).

Gatling Gun (Metralhadora Giratória): Um dos itens secretos. Normalmente são usadas apenas por helicópteros, mas estas foram recriadas para maior portabilidade.

Maquete: Um modelo detalhado que representa precisamente os arredores do mundo real.

Gunpowder (tr.: Pólvora de Munição): Pólvora que, quando combinada com a Ferramenta de Carregamento, permite que você faça suas próprias balas. Há três métodos diferentes de criação que permitem um novo tipo de munição cada. Aparece somente em Resident Evil 3.

Revólver: O tipo de arma equipada pelos protagonistas no começo do jogo. Todos os jogos desde RE2 incluíram partes customizáveis para melhorar estas armas.

Jato Caça: Um jato desenvolvido na Inglaterra e o primeiro no mundo capaz de Decolar e Pousar na Vertical. Por causa disto, pode pousar em muitos lugares que outros jatos não podem.

Fone de Ouvido: Um dispositivo de comunicação que Albert Wesker possui para dar ordens ao resto de seu grupo. Consiste de fones e de um microfone.

Som de Batimento Cardíaco: O som que toca ao subir escadas (em RECV). Tem a função de despertar as mesmas sensações de medo e terror que alguém teria ao explorar um território novo e possivelmente perigoso.

Lareira: Um dos itens essenciais da série RE. Acenda-o com o isqueiro para abrir outro enigma.

Erva: Item essencial de cura da série RE. Dividido entre verde, vermelho e azul, você pode misturar e combiná-las para conseguir diferentes resultados.

Roupa Secreta: Roupas alternativas adquiridas como um dos extras comuns após terminar os jogos. Algumas delas envolvem completar certas condições e ganhar chaves de armários especiais.

Coldre: Um lugar conveniente e seguro para carregar sua arma para fácil acesso. Colocado em volta da cintura ou em torno de seu ombro (os S.T.A.R.S. usam o último).

“Honasainara”: A frase em dialeto Kansai dita por Tofu quando ele morre no cenário secreto “The Tofu Survivor”.

Gancho: Visto pela primeira vez em Resident Evil 0. É um item especial que só pode ser usado em certas cenas para subir.

Hiper Zumbi: Um zumbi mais rápido do que o zumbi normal mostrado na versão do diretor (Director’s Cut) do Resident Evil original.

“Eu não deixarei acabar como um sonho”: O tema final do Resident Evil original. Ficou em 60º lugar na lista de singles logo após sua estréia.

Movimento de Perder Tempo: A animação que aparece se o jogador ficar parado por vários segundos. Também chamado de Poses de Tédio.

Ink Ribbon (tr.: Fitas de Tinta): Um dos itens comuns na série RE, eles permite que você salve nas diferentes máquinas de escrever encontradas ao longo do jogo.

Ataque de Morte Instantânea: Atacques como o de arrancar cabeças do Hunter ou a derrubada do Cerberus que matam o personagem instantaneamente. Também conhecidos como mortes de um golpe.

Inventário: O lugar na tela de menu onde se pode manter seus itens pessoais. Dividido em quadrados, com itens diferentes tomando quantidades diferentes.

Equipe de Investigação: A equipe mandada pela Umbrella para investigar o Complexo de Treinamento depois de ter sido fechado há 10 anos para garantir que pudesse ser reaberto. Foi investigado duas vezes.

Invencível: Uma condição do jogador onde ele não pode sofrer danos de qualquer inimigo. Ativado ao sofrer um ataque de inimigo, cair ou subir escadas.

Donzela de Ferro: Um aparelho antigo de tortura. O indivíduo torturado é colocado dentro de um caixão/sarcófago com uma porta que contém vários espinhos afiados e pontudos, e então começam a gritar de tanta dor.

Mutante Irregular: Refere-se às criaturas que mutaram depois do desastre como resultado de contaminação secundária.

“Itchy Tasty”: As últimas palavras escritas no diário do alimentador de animais. É uma das poucas fontes valiosas mostrando a epidemia do T-Virus da perspectiva de um espectador, mas também é geralmente bem engraçado.

Caixa de Item: Um caixa que guarda todos os itens que você não pode carregar por causa de espaço limitado. As caixas diferentes estão interligadas para que você possa ter acesso às suas coisas de lugares diferentes. Não usada em Resident Evil 0.

Armazenamento de Item: Lugar onde os itens são colocados. Para itens maiores como o Lança-Mísseis, você precisa ter pelo menos dois blocos.

Diário de Jill: Um item secreto adquirido após encontrar todos os arquivos do jogo (RE3) na ordem certa. Contém a história de Jill após o incidente da mansão.

Loja de Armas Kendo: Uma loja de armas mantida pelo amigo de Barry Burton, Robert Kendo. Encontrada na área residencial de Raccoon, perto da delegacia de polícia.

Item Importante: Os itens que são absolutamente cruciais para progredir pelo jogo. Não encontrá-los significa não poder seguir em frente.

Grampo (Lockpick): O item padrão das protagonistas femininas. Permite-as abrir fechaduras simples.

Terminar com a Faca: Uma das maneiras dos jogadores avançados curtirem o jogo. Um método extremamente avançado e difícil onde só se pode usar a faca durante todo o jogo.

“Konzern”: Um grande conglomerado feito de várias empresas pequenas de vários campos com uma visão unificada de monopólio.

Base Regarthon: A base da Marinha onde aconteceria a execução de Billy Coen.

Isqueiro: O item padrão dos protagonistas masculinos da série. Use-o para resolver enigmas relacionados com fogo.

Perda do Limitador: Uma condição livre de restrições. Não responderá a quaisquer que sejam as ordens quando isto tiver acontecido.

Escolha na Hora: Um sistema visto apenas em RE3 onde você pode escolher seu caminho ou ação em certos momentos importantes. Há um limite de tempo para fazer estas escolhas, e deixar o tempo acabar geralmente leva a um curdo diferente da ação em si.

Filme Live-Action: Usado na versão original de Resident Evil. Os filmes de abertura e dos finais do jogo foram filmados com pessoas de verdade.

Capacidade de Carregamento: A quantidade máxima de munição que uma arma pode conter. Assegure-se de não confundir isto com munição sobrando.

LOB: A ação de jogar uma arma como uma granada ou garrafa em chamas em forma de um arco de parábola em um inimigo.

Localização: A ação de redesenvolver e fazer uma boa sincronização para lançamento em outros continentes. Referências culturais e níveis de dificuldade foram levados em consideração para a região. A mesma coisa para lançamento em outros continentes de jogos domésticos.

Obediência, Disciplina, União: As palavras que James Marcus usava como seu slogan ao se comportar como diretor administrativo do Complexo de Treinamento. Os candidatos de lá juravam por elas.

Pente: Outra palavra para cartucho de arma. Você pode ver os personagens carregando o pente após acabar toda a munição do atual.

Magnum: A palavra vem do latim e significa “grande”. Uma arma incrivelmente poderosa, seu título muda de jogo para jogo. Por exemplo, em RE2 ela foi chamada de Desert Eagle 50 A.E.

Jogo Principal: Refere-se ao cenário principal do jogo. Difere dos minigames e modos secretos.

Incidente da Mansão: A mansão na Floresta de Raccoon que abrigava secretamente o Laboratório de Arklay. Esta mansão se tornou o ponto de origem para todos os problemas futuros dos membros dos S.T.A.R.S. com a Umbrella.

Alinhamento Manual: Uma operação necessária de controle ao segurar uma arma. Usada quando o personagem jogador não pode mirar automaticamente na direção de um inimigo. Usado somente em modos ocultos, nunca no jogo principal.

Lei Marcial: Um estado de emergência onde o exército toma controle quando a polícia não conseguiu conter o problema em sua área local. Visto em Resident Evil 3.

Marvin Branagh: O primeiro policial que Leon S. Kennedy encontra ao chegar à delegacia. Em Resident Evil 1.5 ele era o personagem parceiro de Leon.

Mercenário: Um soldado que trabalha pela maior oferta. Todos os membros da U.B.C.S. são mercenários.

Detector de Metal: Um dispositivo visto pela primeira vez em RE:CVX. Se você passar com algo de metal por ele, as portas de quarentena são ativadas e você não pode fugir.

Companhia Industrial de Metal: Uma das companhias associadas da Umbrella, eles criaram o metal TG-01.

Festival de St. Michael: Um evento de celebração que ocorria em Raccoon todo ano no dia 29 de Setembro. Derivado de St. Michael em apreciação religiosa da melhor temporada para colheita.

Ferramenta de Mistura: Item pessoal de Rebecca (RE0). Usado para misturar ervas e outras substâncias.

Coquetéis Molotov: Um tipo especial de arma que apareceu pela primeira vez em Resident Evil 0. Combine uma garrafa vazia com o galão de combustível para fazer quantas o seu inventário puder carregar destas.

“Soneto ao Luar”: Obra prima de Beethoven. Jill o toca em certo momento.

Multifinais: Refere-se aos diferentes finais possíveis que o jogador verá dependendo da maneira como ele terminou o jogo.

Nemesis¹: A criatura que persegue Jill Valentine durante todo o Resident Evil 3, o Nemesis Tipo-T. Quando esta criatura aparece na área, a música muda para alertá-lo do perigo.

Nemesis²: O outro nome para a criatura parasita NE-α. Nomeado como a Deusa da Vingança, o Nemesis de RE3 é criado ao injetar o parasita em um Tyrant.

Projeto Nemesis: Um plano para desenvolver um novo tipo de B.O.W. usando o parasita NE-α. Este projeto eventualmente deu origem ao Nemesis visto em RE3.

Artefatos (Jóias): Um dos itens importantes na série de Resident Evil. Em Resident Evil 0 havia também um jogo extra que consistia de coletar jóias em forma de sanguessuga.

Observador: O nome dos agentes secretos da Umbrella mandados para gravar seus companheiros de equipe em sua luta contra as criaturas em Raccoon. Seu principal representante é Nicholai Ginovaef.

Balas “Parabellum”: Munição militar. Parabellum é o termo em latim para “preparada para a guerra”.

Espada de Paracelsius: Também conhecida como Canhão de Raio, é uma arma especial que só pode ser usada em um momento em particular.

Personagem Parceiro 1: O personagem que ajuda na investigação do protagonista. Geralmente andam sozinhos, mas ocasionalmente o jogador pode controlá-los em certas cenas.

Personagem Parceiro 2: Refere-se ao personagem não controlado pelo jogador enquanto estiver usando o sistema de Troca de Parceiro (Partner Zapping). Este personagem anda automaticamente para ajudar o jogador quando ele está em perigo.

Troca de Parceiro: Um sistema primeiramente empregado em Resident Evil 0. Refere-se ao sistema que permite ao jogador trocar entre Rebecca e Billy para tirar vantagem de suas habilidades individuais quando necessário.

Senha (Número de Passe): Outro item essencial da série. Um dos muitos obstáculos para se progredir, dicas geralmente são encontradas em arquivos e em outras áreas.

Dano Periférico: O que acontece quando se usa uma arma poderosa que causa dano indiretamente a outras criaturas além do alvo.

Arrombar: A ação de abrir trancas simples sem suas chaves com a ajuda de um grampo. Trancas cilíndricas podem ser abertas em poucos segundos.

Plantação: Contém ervas verdes ou azuis. Apesar de não poder levá-las com você, elas podem ser usadas para recuperação quantas vezes você precisar.

Tempo de Jogo: A quantidade de tempo que se passou até o jogo terminar. Tudo após o inicio do game, de cenas de eventos, carregamento de dados, telas de status, a créditos finais, são inclusos no cálculo.

Mudança de Jogador: A ação de trocar para um personagem diferente durante certas partes do jogo. Estes personagens têm armas diferentes e restrições de onde podem ir ou não.

Personagem Jogador: O personagem controlado pelo jogador durante o jogo. Inclui os personagens parceiros especiais controlados durante certas partes do jogo. Também chamados de personagens controláveis.

Bancando o Morto: Uma forma irônica de se referir aos zumbis caídos no chão, que parecem estar mortos. Eles tentarão te morder se você se aproximar deles, por isto o nome.

Manual do Jogador: Um arquivo que explica os controles básicos e o esquema do mapa. Em sua posse desde o início.

Dano de Veneno: O dano sofrido em intervalos regulares enquanto se está envenenado.

Envenenado: Uma condição causada a você por ataques de certas criaturas. Quando infectado, seu eletrocardiograma fica roxo, e sua energia vai diminuindo lentamente.

Poça de Sangue: Após derrubar um zumbi, isto deixa você saber que ele está morto mesmo.

Jogo Primário e Jogo Secundário: O nome para o sistema usado em Resident Evil 2 que te permitia jogar uma versão diferente do jogo para Claire e Leon dependendo de quem você tiver escolhido primeiro.

Número do Prisioneiro WKD4496: O número dado a Claire quando ela foi mandada para a Ilha Rockfort.

“Privsol”: Abreviação de Soldado Institucional Particular. Refere-se aos soldados que a Umbrella emprega em localizações estratégicas.

Vírus Progenitor: Um novo tipo de vírus RNA que se anexa ao DNA do hospedeiro e o reorganiza para criar novos atributos e habilidades. Quando suas células se espalham, prova mutações súbitas.

Plano de Quarentena: A ação tomada pelo exército para garantir que o vírus nunca se espalharia ao explodir a cidade. Aproximadamente 100.000 civis morreram por causa disto.

Cidade de Raccoon: Uma cidade a meio-oeste da América. As doações da Umbrella foram amplamente responsáveis pelo rápido crescimento e sucesso da cidade. Pelo menos 1/3 das pessoas que viviam lá trabalhavam na Umbrella ou em uma de suas companhias associadas.

Hospital Geral de Raccoon: Um grande hospital com todas as especialidades construído em 1992 com fundos da Umbrella. Explodido por Nicholai Ginovaef.

Prefeitura de Raccoon: Localizada na área central da cidade. Contém uma estátua de bronze do prefeito.

Parque de Raccoon: Um grande parque na parte noroeste da cidade que contém muita área verde, uma trilha de floresta e um cemitério.

Laboratório Subterrâneo de Raccoon: O lugar explorado na segunda metade de Resident Evil 2, e local de trabalho de William Birkin.

Usina de Raccoon: Uma usina encontrada nas Montanhas Arklay que leva água à cidade.

Floresta de Raccoon: Área florestal das Montanhas Arklay que cresce ao norte da cidade. A Umbrella possui uma série de complexos nas partes mais profundas da floresta.

Imprensa de Raccoon: Fornece o papel para o jornal Raccoon Times.

Raccoon Semanal: Um jornal periódico me nor. Detalha as primeiras visões de Cerberus nas Montanhas Arklay. Visto no Livro de Recortes do Resident Evil original.

Controle por Raio: O nome do esquema incomum de controle de Resident Evil. Significa que o personagem sempre andará para frente ao apertar para cima não importa qual seja o ângulo de câmera.

Organização Aleatória: Um sistema novo de Resident Evil 3. Muda o local dos itens toda vez que se entra em uma área.

Qualificação: Uma nota recebida baseada em seu desempenho durante o jogo. Calculada pelo número de vezes salvas, número de vezes curado, e tempo total que se passou até o jogo ser terminado. Vai de S a E.

Sensação de Inexperiência: A sensação de estar lá de verdade e sentir o medo mais explicitamente devido à alta qualidade gráfica destes jogos.

Recarregar: A ação de recarregar sua arma com munição. Você pode escolher recarregar manual ou automaticamente. Se escolher o último, verá seu personagem recarregando no jogo, mas estará vulnerável a ataques enquanto eles carregam.

Ferramenta de Carregamento: Um item único de RE3, permitia a você criar vários tipos de munição a partir de pólvora e outros itens.

Tela de Resultado: A tela final mostrada depois de todos os créditos finais. Mostra o tempo de jogo, número de vezes em que foi morto, qualificação e mais.

Retry (tr.: Tentar Novamente): A opção após morrer que te permite recomeçar o jogo do arquivo salvo mais próximo.

Lança-Mísseis: Uma arma de grande força da série, é notável por seu poder de ataque extremamente alto. Há condições para a sua aquisição.

Ilha Rockfort: Uma ilha solitária onde se passa a primeira parte de RE:CVX. Contém instalações como a “prisão inescapável”, áreas de treinamento, um laboratório, uma mansão particular e uma pública, e outras.

Rotação: O sistema de movimento empregado em toda a série Resident Evil.

Zumbi Corredor: Outro zumbi de movimento rápido (RE3), mas este é diferente dos Hiper Zumbis em certas áreas.

Torre do Relógio St. Michael: Um famoso ponto turístico de Raccoon. Também um dos vários locais onde Jill enfrenta Nemesis depois de uma tentativa falha de fuga da torre.

Samurai Edge (tr.: Bainha do Samurai): Um modelo padrão M92F dos S.T.A.R.S. que foi melhorado e personalizado pelo irmão de Robert Kendo, Joe Kendo.

Tela de Alcance: Uma interface especial para o rifle de franco-atirador e para a Linear Launcher que te permite mirar precisamente no alvo que deseja acertar. Também pode aumentar a imagem para maior precisão.

Livro de Recortes: Um livro de recortes de matérias de jornais contendo acontecimentos do jogo. Apareceu no Resident Evil original.

Plano de Vedação: Refere-se ao plano de quarentenar completamente Raccoon após a epidemia. O exército e os militares trabalham juntos para bloquear os limites da cidade, e os cidadãos que fugiram foram submetidos a testes e exames de sangue para garantir que também não estavam infectados.

Caixa de Segurança: Um item de armazenamento visto pela primeira vez em RE:CVX.  Usado para armazenar itens metálicos para poder passar pelo detector de metais.

Equipamento de Autodestruição: O último recurso padrão da Umbrella de esconder evidências de suas atividades. Quando acaba o tempo o complexo inteiro é destruído.

Número de Série D-1036: Número de série de Billy Coen na Marinha. Confirmado no arquivo “Ordens de Transporte”.

Uso do Soro: Um evento especial que envolve resgatar um companheiro de equipe que foi altamente envenenada. Realizando ou falhando, até isto tem um grande efeito nos acontecimentos seguintes.

Ilha Sheena: Uma pequena ilha européia pertencente à Umbrella. Contém uma usina para experimentos de Tyrants, e usavam a ilha para abrigar vários pesquisadores e suas famílias, mas foi destruída completamente.

Sinalizador: Usado para alertar Brad Vickers a vir resgatar você.

Reinício  Rápido: Um método que retorna à tela de título mais rápido do que pressionando o botão Reset no console. Apenas aperte Start e selecione Game Reset (Reiniciar Jogo) no menu.

Canção de Cura: A música que toca em salas de salvamento e salas com caixas de itens para fazer você saber que é segura.

Arma Especial: Armas secretas. Abertas para uso após completar certas condições.

Spencer: Um dos fundadores da Umbrella, Ozwell E. Spencer.

Separar-se: Um sistema especial visto somente em RE0. Dê esta ordem ao seu parceiro para fazê-los esperar por você enquanto você segue sozinho.

Item Padrão (Item Pessoal): Itens que o personagem possui desde o início que têm usos especiais, podem ser usados indefinidamente, e não ocupam espaço no inventário.

Estátua: Um dos principais enigmas da série Resident Evil. Seja movendo-as, colocando jóias nelas ou até as destruindo, elas testam o conhecimento do jogador cada vez que aparecem.

Tela de Status: A tela que mostra a condição do personagem, inventário, arquivos, mapas e outros itens importantes. Os jogadores nunca serão atacados enquanto estiverem vendo esta tela.

Uso do Medicamento: Um evento semelhante ao do Soro. Se você der isto e o isqueiro a Rodrigo Juan Raval, pode receber itens diferentes com Claire e Chris (RECV).

Cara de Óculos Escuros: Albert Wesker. Escrito no arquivo “Testamento do Pesquisador”.

Apoio: Um sistema especial usado apenas em Resident Evil 0. Seu parceiro chamará por ajuda se acabarem ficando encurralados.

Terror de Sobrevivência: O gênero ao qual Resident Evil pertence. Refere-se a um tipo de jogo onde o jogador está em uma situação extremamente perigosa e catastrófica e deve escapar com vida.

Faca de Sobrevivências (Faca de Combate, Faca): Um dos equipamentos padrão dos personagens. Pode ser usada sempre, mas causa pouco dano e tem pouco alcance.

Colete Tático: Um colete à prova de balas que todos os membros dos S.T.A.R.S. usam para reduzir danos. Cada colete tem um número diferente de bolsos e outras áreas de armazenamento colocadas de acordo com o objetivo de cada membro da equipe.

Terminal: Um computador. Geralmente usado para inserir uma senha e destrancar uma porta.

Plano “Raccoon Brilhante do Século 21”: O grande projeto que também deu origem aos S.T.A.R.S.. Várias corporações civis, começando pela Umbrella, contribuíram com fundos que tornaram isto possível.

Tanque Tigre: O tanque mais forte da 2ª Guerra Mundial do exército alemão. O fanático por coisas militares, Alfred Ashford, deixou um na área de treinamento da Ilha Rockfort.

Resultado do Tempo: Um dos modos de jogar e curtir os jogos para jogadores habilidosos. Dependendo de quão rápido você conseguir terminar o jogo, os extras que recebe irão variar.

Diário de Trevor: Um documento que contém a dolorosa história de como George Trevor e sua família foram não apenas usados pela Umbrella, mas mortos por ela também.  Visto pela primeira vez no “The True Story Behind Biohazard” e restaurado novamente em Resident Evil.

Plataforma: Uma grande plataforma geralmente usada para transportar materiais pesados, usada como um elevador para percorrer entre áreas.

Máquina de Escrever: Usada junto com fitas de tinta para salvar o progresso do jogador. Encontrada em todos os jogos de Resident Evil.

Umbrella: Uma grande corporação conglomerada que ganha a maior parte de seu dinheiro com produtos farmacêuticos. “Nós protegemos a sua saúde” é seu slogan universalmente conhecido, mas apesar disto, eles são, é claro, a fonte principal de todo o mal que ocorreu nos jogos de Resident Evil até o momento.

Indústria da Umbrella: Departamento de armas da Umbrella. O Flamethrower (lança-chamas), a Spark Shot (disparadora de faíscas), o Minethrower (lança-minas) e a Linear Launcher foram todas originadas de lá.

Forças Especiais da Umbrella: Uma equipe de elite com soldados que conduzem missões confidenciais da Umbrella A Equipe Delta de RE0 e a Equipe Alpha de RE2 vieram dela.

Complexo de Treinamento da Umbrella: Um complexo localizado na Floresta de Raccoon para treinar jovens empregados promissores para se tornarem presenças formidáveis para a Umbrella. O primeiro diretor administrativo foi o professor James Marcus.

Munição Ilimitada: Um atributo freqüentemente visto com armas abertas em modos secretos. Armas que antes eram usadas escassamente para não ficar sem munição antes do tempo podem agora ser usadas livremente.

Mira Acima/Abaixo (Ângulo): O processo que te deixa mirar as armas tanto para cima quanto para baixo. O lança-mísseis é o único que só pode ser mirado para frente.

Área Residencial: O bairro da cidade no lado sudeste de Raccoon. Contém o Bar do Jack.

Vacina: Os anticorpos que previnem alguém de ser infectado com um vírus e que pode curar os sintomas de um vírus mesmo depois da infecção.

Válvula: Um dos itens essenciais da série. Assim como a manivela, você a coloca em um dispositivo que sirva e a gira para ativar uma porta ou dispositivo, assim pode progredir.

Victory Lake (tr.: Lago Vitória): Um certo lago nas montanhas Arklay. Localizado à nordeste de Raccoon, é conhecido na área como um local para relaxar.

Andar na Parede (Correr na Parede): Um dos estilos de jogo não oficiais para jogadores espertos. Envolve correr em um ângulo na direção de uma parede enquanto aperta constantemente o botão de ação, que drasticamente acaba com suas chances de passar batido por um item.

Warning (tr.: Advertência): Esta tela aparece ao começar qualquer Resident Evil, avisando o jogador de que ele contém imagens de violência, sangue e coisas grotescas.

Zumbi Wesker: Um Albert Wesker zumbificado que aparece no extra Jogo de Batalha da versão Sega Saturn de Resident Evil. Tão forte que só pode ser derrotado com dois tiros da Colt Python.

Relatório de Wesker: Um relatório escrito por Albert Wesker que contém muita informação preciosa. O “I” foi revelado no DVD extra que veio com Resident Evil CODE: Veronica X, e o “II” foi lançado na internet.

Will: William Birkin. Chamado no diário do diretor assistente de “Will Estudioso”, revelando que os dois se davam bem.

Relatório de Pesquisa de Will: Uma das partes da prova do Plano G-Virus que Chris mostrou a Jill antes de partir. Se você ler o “Diário de Jill”, poderá descobrir que Chris sabia do G-Virus antes do desastre.

X (Edição “Complete”): Palavras afixadas somente ao título de Resident Evil CODE: Veronica. Adições importantíssimas incluem novos acontecimentos e o final verdadeiro!

Zapping: Um sistema empregado em RE2. Refere-se às ações tomadas por Leon ou Claire no mesmo local tendo efeitos no jogo do outro naquele local.