Tradução | Entrevista com Masachika Kawata sobre a franquia Resident Evil (Xbox360 Achievements)

0

Tradução de entrevista com o produtor Masachika Kawata sobre a franquia Resident Evil no site Xbox360 Achievements.

Produtor Masachika KawataO quão desafiador foi adaptar um jogo do Nintendo 3DS para os consoles domésticos?
Masachika Kawata: Obviamente, tivemos a oportunidade de refazer os gráficos para os consoles e TVs em HD, mas não paramos no aspecto visual. Também aprimoramos a jogabilidade e fizemos algumas mudanças e adições.

Que adições e mecânicas de jogabilidade vocês fizeram à versão de Resident Evil: Revelations? O jogo perdeu alguma coisa?
Não perdemos realmente nada na transição, mas além das melhorias gerais que mencionamos, adições específicas incluem o novo modo de dificuldade ‘Infernal’, conteúdo adicional no Modo Raide, como novas armas, novas partes customizáveis, este tipo de coisa. Houve um aumento geral no conteúdo.

Você pode nos contar mais sobre os inimigos e outros conteúdos novos?
O Modo Raide é um exemplo de algo que deve realmente agradar os fãs da série, já que o Hunk, um dos personagens favoritos na série, faz uma aparição nos consoles, então esta é uma adição empolgante. Em termos de campanha, com a chance de levar o jogo aos consoles, poder aumentar o nível de detalhes dos inimigos é um grande aspecto que o deixa ainda mais assustador do que antes. Por exemplo, o ‘Ooze’. Suas mãos são um pouco menos detalhadas na versão do 3DS, mas com a fidelidade gráfica adicional dos consoles domésticos, elas estão bem mais detalhadas e nojentas. Eles têm mãos mais humanas, e com o detalhamento extra, oferecido em HD, há muito mais detalhes, então este tipo de coisa deve ser uma boa nova adição.

Em questão de história, Revelations foca entre Resident Evil 4 e 5, mas há alguma referência direta ou personagens que se interligam entre os jogos, além de Chris e Jill, obviamente?
Uma coisa em particular que ficará clara, e é um gancho interessante entre os jogos para os fãs, é a BSAA: a organização para a qual Chris está trabalhando e aparece pela primeira vez em Resident Evil 5. Com Revelations se passando antes de RE5, você fica sabendo como ela surgiu e como Jill Valentine e Chris Redfield se envolveram com a BSAA, então é algo que preenche as lacunas na história do jogo para os fãs.

Por que você acha que Resident Evil: Revelations é um jogo moderno de Resident Evil tão aclamado pelos fãs e pela crítica?
Provavelmente, a característica ou conceito mais importante do jogo que nos garantiu este retorno incrível foi o conceito de retornar às origens da série. Nós realmente queríamos trazer o medo e o terror de volta, e com o jogo em um portátil, o fato de conseguirmos demonstrar isto até em um console pequeno foi algo bem recebido e uma grande conquista, eu acho.

Você está preocupado de alguma forma que algo disto se perca ao traduzir o jogo nos consoles domésticos?
Falando sobre aspectos específicos, saindo de um 3DS para quatro plataformas – Xbox360, PS3, PC e WiiU – não estamos mais suporte ao 3D, o que é uma pena, porque uma coisa que era ótima na versão para o 3DS era o uso do 3D. Mas, em contrapartida, elevar os gráficos a uma qualidade HD e colocá-los em uma TV HD será uma experiência fantástica para os fãs do jogo no 3DS e para os que não o tem. Poder ver aqueles ambientes incrivelmente atmosféricos em altos detalhes será um grande bônus.

Revelations foi amplamente bem recebido, mas a recepção de Resident Evil 6 foi mista, para dizer o melhor. O que vocês acham que poderiam ter feito diferente?
Acho que a principal diferente entre os dois jogos é que Revelations tem o foco em um único aspecto de Resident Evil, que é o Survival Horror. O jogo de Resident Evil 6 era ser atraente a uma maior variedade de pessoas. Era algo que tinha um conceito de ‘terror dramático’ ou ‘terror como entretenimento’ em sua essência e foi mais atrativo para uma audiência maior, e isto é algo que influenciou bastante na diferença de retorno.

Você acha que ainda há segurança no survival horror como gênero? Você acha que há um futuro para ele?
Acho que, historicamente, o survival horror não é um gênero grande. Não é o maior mercado, comparado aos outros gêneros, mas ainda acho que, no futuro, se os desenvolvedores de jogos como nós quiserem se desafiar para fazer algo legal do gênero, e contanto que ainda haja jogadores com o desejo de jogar estes tipos de jogos, não o vejo acabando ou desaparecendo tão logo. Precisamos pensar em “o que é Resident Evil, que tipo de coisa os jogadores querem e que tipo de coisa podemos criar?”. E ele sempre será um jogo de survival horror em sua essência.

Muitas pessoas pensam frequentemente sobre o que aconteceu à série Resident Evil Outbreak. Você ainda se vê revisitando esta parte de Resident Evil e seus conceitos online?
Eu realmente amo o Resident Evil Outbreak, e é ótimo saber que as pessoas gostaram e ainda têm interesse nele. Mas, ao mesmo tempo, acho que não há quaisquer planos no momento de revisitar esta franquia, e como a Capcom está seguindo adiante, queremos tentar fortalecer o valor de nossa série adicionando coisas novas.

Ultimamente, Resident Evil é mais visto como um jogo de ação em terceira pessoa. Você acha que chegará um momento em que vocês considerarão “rebootá-lo” e voltar ao estilo original de Resident Evil? O mesmo tipo de jogo que era Resident Evil 1, 2 e 3?
Acho que é muito difícil literalmente voltar às nossas raízes, pegar as mecânicas e os estilos de jogabilidade, que usávamos há quinze anos, e refazê-los hoje. O objetivo de Revelations era o de voltar às raízes da série, em termos de conteúdo e terror, enquanto, ao mesmo tempo, tentávamos modernizar a jogabilidade, porque achamos que é isto o que os jogadores querem. Será interessante ver a reação ao Resident Evil: Revelations nos consoles, e este retorno e reação definitivamente pesará em decisões como esta no futuro. Quanto a mim, eu vejo isto como algo que seria muito difícil de acontecer.

Parte de Resident Evil: Revelations atrair como um survival horror é a claustrofobia do navio e o ambiente. Há outros locais interessantes como este que você tenha em mente para futuros jogos de Resident Evil, que possam levar um nível semelhante de terror?
Não tenho grandes ideias para ambientações que seriam bons, mas uma ideia que tivemos no passado foi em fazer o jogo em ruinas, como em uma cidade em ruínas ou algo assim. Acho que seria interessante. Mas, além disto, não tenho nada em mente no momento.

Resident Evil proliferou bastante e re-popularizou os zumbis na mídia, especialmente nos videogames, então há alguma pressão e senso de responsabilidade em criar algo especial a cada Resident Evil, como antepassado do gênero?
Sim, eu definitivamente sinto esta pressão quanto a ser antepassado dos jogos de zumbis. Na época, era uma característica singular, e agora os zumbis estão na televisão e em todo lugar, então, para se diferenciar, você tem que estar um nível acima. Ao mesmo tempo em que penso que um jogo de Resident Evil não precisa necessariamente ter zumbis para ter sucesso, ou para dar certo como jogo. Então, obviamente, em Revelations, os principais inimigos não são os zumbis, são os Ooze. Eles são um tipo de criatura para viver no mar, mais em ambientes como o oceano, então, quando temos zumbis no jogo, queremos que sejam os melhores. Não acho que temos necessariamente que nos apoiar nos zumbis como razão para os jogos existirem.

Resident Evil também entrou em outros gêneros no passado, como o Resident Evil Survivor e o Dead Aim, jogos de tiro, por exemplo. Há outros gêneros que você consideraria experimentar no futuro e acha que poderiam combinar com Resident Evil?
Como você disse, fizemos muitas misturas de gêneros na série. Não que ela fosse para ser sempre a mesma coisa, então se eu for dizer algo, seria que é hora de começarmos a nos estreitar no gênero que queremos e focar nele. Poderia acontecer por razões de negócios no futuro de decidirmos levar Resident Evil a outros gêneros. Mas experimentar foi algo que já fizemos.
Acho que o mais importante para nós é continuar criando títulos qe satisfaçam os gamers de consoles, então este deveria ser nosso principal objetivo, ao invés de encontrar um gênero que queremos fazer, simplesmente para nos agradarmos. Sempre teremos este objetivo principal de satisfação do consumidor em mente, ao tomarmos uma decisão como esta.

Qual você acha que é o segredo para manter uma franquia de história tão longa como Resident Evil atual e relevante em um mercado tão competitivo?
Uma coisa que fizemos, que certamente nos ajudou a nos manter atuais, é não ter a mesma equipe a cada Resident Evil. As pessoas que trabalharam em Resident Evil: Revelations não são as mesmas que trabalharam em Resident Evil 6, e a equipe que trabalhou em Resident Evil 6 não é a mesma que fez Resident Evil 5. Então não temos este senso de estagnação entre a equipe de desenvolvimento, e isto ajuda a injetar ideias novas e sangue novo em cada novo título que criamos na série.

Qual é o seu jogo favorito de survival horror e por quê?
Eu joguei parte de Dead Island e achei um bom jogo, e também achei Dead Space um excelente exemplo do gênero. Não é um survival horror, mas, de algum modo, minha mente salta para Heavy Rain. Tem uma atmosfera pesada e, mesmo não sendo do gênero exato do qual estamos falando, sinto que tem muitos dos aspectos, e foi um jogo que achei de uma produção incrivelmente bem feita.
Tenho boas expectativas para as sequências de Dead Island e Dead Space, mas estou realmente ansioso para o Beyond da Quantic Dreams. Por mais que eu amo ver títulos de outras companhias evoluindo e virando sequências, também estou ansioso para ver o que acontece dentro da Capcom, ter uma previsão positiva para a série Resident Evil no futuro e vê-la fortalecer mais e mais. Espero que os jogadores estejam conosco nesta jornada.

Por fim, o que você diria a alguém que já jogou Resident Evil: Revelations no 3DS, e talvez esteja considerando comprá-lo novamente para os consoles domésticos?
Acho que eu provavelmente diria a este jogador que, se ele já teve a experiência de segurar o console em suas mãos e jogar a versão 3DS, teve esta sensação de se sentir imerso no ambiente, será uma experiência diferente, mas igualmente incrível se sentir imerso no jogo em uma tela grande de TV. Só porque não está mais em suas mãos, não quer dizer que você ainda não possa se sentir totalmente imerso.
Não apenas isto, mas com os atributos de rede ficou bem mais fácil entrar em um jogo do Modo Raide em um console doméstico sempre conectado, em vez de em um portátil, onde nem sempre se pode estar pronto para entrar em um jogo assim. Também fizemos melhoras de sistema, então não há mais limitação estrita ao número de slots de salvamento etc. Como experiência geral, é diferente, mas é tão bom quanto, se não for melhor. Mesmo que você já tenha visto o jogo todo no 3DS, você ainda se divertirá jogando a versão para console de Resident Evil: Revelations.

Fonte: Xbox360 Achievements

COMPARTILHAR