O dublador Rino Romano fala sobre seu papel em Resident Evil 4, assim como de sua jornada de trabalho diária.
Como em todo bom jogo de videogame, Resident Evil 4 tem muitos momentos surpreendentes. Mas os fãs da nova aventura animada do Batman, “The Batman”, tem um choque-extra quando jogam, já que a voz de Luis Sera é feita por Rino Romano, o mesmo ator que dubla O Cavaleiro Negro [The Dark Knight] no desenho. E você provavelmente terá o mesmo choque se jogar “Star Wars: Knights of the Old Republic”, “Doom 3: Resurrection Of Evil”, os originais “Spider Man” da Activision, ou qualquer game da série “Star Trek: Elite Force”, já que todos têm a voz do Sr. Romano. Com Resident Evil 4 chegando para o Playstation 2, falamos com o homem que provavelmente está bem entusiasmado sobre seu papel no jogo e sobre outras coisas.
Gamespy: Como você conseguiu o papel de Luis Sera em Resident Evil 4?
Rino Romano: Geralmente, você faz um teste. Mas neste caso, minha diretora em “The Batman”, Ginny McSwain, foi diretora de voz no game. Ela me chamou para participar.
Gamespy: Quanto do game você viu antes de assinar o contrato?
Rino Romano: Geralmente, você vê muito pouco. Mas quando eu cheguei para fazer as sessões, eles já tinham muitas cenas prontas, então pude ver um pouco a mais. Apesar de não ser muito viciado em jogos, eu já conhecia a série Resident Evil.
Gamespy: Você já teve a chance de jogar Resident Evil 4?
Rino Romano: Não tive, apesar de ter alguns amigos que tem Gamecubes, e quando o jogo saiu, eles ficaram malucos. Eu tenho um PS2, então estou ansioso para que finalmente saia o jogo para ele.
Gamespy: Mas eles te mandaram uma cópia? Eu sempre me perguntei sobre isso, se os atores de um jogo ficam com uma cópia dele quando terminam.
Rino Romano: Honestamente, eles te prometem uma cópia se você pedir, e eu sempre peço, mas elas nunca chegam, ou chegam dois anos depois, a não ser que você os pressione. Eles são legais em mandar uma cópia; você só precisa ficar em cima deles.
[…]
Gamespy: Além de fazer a voz em Resident Evil 4, você ter feito a voz de Bruce Wayne no Batman teve algum efeito na sua carreira de ator de videogames?
Rino Romano: Não, mas me ajudou muito. Você pode fazer milhares de desenhos e as pessoas nem vão te olhar direito. Mas é só dizer “eu fiz o Batman” e você consegue reconhecimento na hora.
[…]
Gamespy: Já que você gosta de games, o seu interesse em jogar algum jogo influencia na hora de decidir em qual trabalhar?
Rino Romano: Não necessariamente. Mas tem bastante efeito na minha ansiedade quanto a pegar o trabalho. Como em Resident Evil 4, que eu fiquei bem empolgado, pois já conhecia a série.
Gamespy: Você joga os jogos em que você trabalha, ou você acha estranho se ouvir no jogo?
Rino Romano: Eu consigo jogar, mas, francamente,eu sou tão ruim nisso que demora pra chegar na minha parte. Queria que alguém me passasse um código pra eu chegar na parte e ver o que eu fiz.
Gamespy: Então, quais os seus jogos favoritos que você já fez?
Rino Romano: Bem, seria injusto escolher, já que sempre joguei sempre metade dos jogos em que trabalho, e ouvi de alguns dos meus amigos que eles são muito bons. Mas se eu tivesse que escolher, teria que falar do “Spider-Man”.
Gamespy: Falando nisso, você fez o Aranha em vários jogos, mas em Resident Evil 4, foi a primeira vez fazendo Luis Sera. Creio que seja mais fácil fazer uma voz que você já tenha feito antes, mas é mais legal?
Rino Romano: Bem, é mais fácil no sentido de que você já fez aquele personagem, então você sabe o que fazer. Mas também, às vezes, faz as coisas mais divertidas porque as pessoas acreditam em você. Como quando eu fiz o segundo Spider-Man, “Enter Electro”, eles me deram carta branca e eu pude fazer coisas diferentes.
Gamespy: Então, além da versão de Resident Evil 4 para Playstation 2, você tem projetos futuros?
Rino Romano: Eu trabalhei em um jogo chamado “Just Cause”, e estou bem ansioso com isso, porque o personagem era muito cômico. Ele é tipo uma versão latino-americana de Peter Lorre. Acho que vai ficar muito engraçado. E eu tenho um pequeno papel em “Scarface”.
Gamespy: Eles te chamaram para trabalhar em Resident Evil 5?
Rino Romano: Eles estão fazendo Resident Evil 5? Se estiverem, eu espero que me chamem. Fazer Resident Evil 4 foi muito divertido.
Fonte: Gamespy