Entrevista | Gwendoline Yeo, dubladora de Four-Eyes em RE Operation Raccoon City

0

De empregada safada, em “Desperate Housewives”, a virologista sem coração, em Resident Evil: Operation Raccoon City. A simpática Gwendoline Yeo fala ao Resident Evil Database sobre sua trajetória como atriz e dubladora em Hollywood, além de comentar sobre seu trabalho em “Operation Raccoon City” como Four-Eyes. Ela ainda ataca de entrevistadora, fazendo várias perguntas a nós, e revela que está em busca de um namorado que lhe ajude a “instalar o console para poder jogar Resident Evil“.

Então, primeiramente, você pode nos falar um pouco sobre você e outros projetos em que trabalhou, para que os fãs te conheçam um pouco mais?

Gwendoline Yeo: Sim, claro! Bem, obrigada por me convidarem, é uma honra ser entrevistada. Esta é minha primeira entrevista exclusiva sobre Resident Evil. Bem, eu trabalho em jogos há cerca de dez anos, eu comecei meu trabalho de dublagem há uns 10 anos atrás, e o primeiro grande jogo que eu fiz foi Final Fantasy X-2. Eu fiz a Payne e foi um enorme sucesso. Depois eles colocaram a Payne nos finais de dois personagens em Kingdom Hearts 2 da Disney. Então foi um grande jogo, e outro jogo em que eu trabalhei recentemente se chama SOCOM 4 e eu fui a primeira protagonista feminina, chamada “45”. Foi a primeira vez que eu fiz dois anos de captura de movimentos com aquela roupa esquisita e apertada, fazia me sentir gorda. Mas enfim, eu fiz muitos jogos, como God Of War, Mass Effect 2 e Uncharted, e em termos de jogos grandiosos, este é provavelmente o terceiro maior jogo já fiz, que é Resident Evil: Raccoon City, no qual eu faço a Four Eyes. Além de dublagem, eu também comecei na televisão, comecei fazendo comerciais, séries e filmes. A maioria das pessoas me conhece como a empregada safada da Eva Longoria, pelo qual fui nomeada ao Emmy alguns anos atrás, o que foi uma honra. Basicamente, eu tinha um caso com o marido dela e tive o filho deles, então esta meio que foi minha estréia na televisão. Então eu hoje, como atriz, faço todos os tipos de trabalhos, faço dublagem, televisão e comerciais e outras coisas também.

Que ótimo, então você trabalhou em Desperate Housewives? Como foi isto?
Simplesmente um teste comum, eles estavam procurando por uma empregada chinesa, então eu falava assim o tempo todo. E eu era uma empregada meiga. É uma história engraçada, eu basicamente era a escrava de uma mulher, não escrava da Eva Longoria, mas você assiste Glee? Sabe a mulher que faz a vilã, a treinadora?

Jane Lynch, a Sue Silvester.
Sim, sim, sim! Ela era minha dona. Eu pude trabalhar com ela, isso não é incrível?

Ela é ótima, eu adoro!
Ela é demais! Então, a personagem da Jane me roubou na China e eu ficava fazendo comidas no sótão. E foi muito legal, porque, no set, eu a ensinei a falar um pouco de chinês, para que ela pudesse falar em chinês comigo, e gritar comigo!

Você fala chinês!
Falo, eu falo mandarim.

Uau, isto é muito legal!
Você não é a única que fala dois idiomas!

Mas eu acho que inglês é muito mais fácil do que chinês.
É verdade. Acho que as pessoas daqui são muito sortudas, elas só tiveram que aprender uma língua. Já nós, tivemos que aprender inglês, não é?

Quanto a Resident Evil: Operation Raccoon City, como surgiu a oportunidade de interpretar a Four Eyes? Como e quando a Capcom entrou em contato com você?
O diretor Liam O’Brien é amigo meu. Nós, no caso, temos um amigo em comum, Troy Baker, e eu pude fazer… Qual que eu fiz mesmo na época? Oh Deus, eu não lembro… Eu dublei uma prostituta, só me lembro disso. Enfim, o Troy me recomendou para o Liam e disse “acho que esta garota seria ótima para RE”, então o Liam me chamou e me levou para o pessoal que seleciona. Eu li para eles e eles adoraram minha interpretação, e então me deram o papel. Ele não me deu o papel, para isso eu fiz o teste, mas eles conheciam meu trabalho, então sabiam que ia combinar, sabe?

Bem, para alguém que trabalhou em Desperate Housewives, por que eles precisariam fazer um teste com você?
Isso é Hollywood. Quero dizer, até alguns dos meus amigos que são grandes estrelas e celebridades, eles também tem que fazer testes. É difícil! Acho que só Brad Pitt e Angelina Jolie podem escolher o que querem fazer, nós ainda temos que fazer testes e tal. Acho que a Charlize Theron teve que fazer teste para o filme “Monster”. É difícil, não é fácil por aqui! Mas quando o papel é o certo, acho que o universo meio que se envolve. Cada papel que a gente consegue, especialmente Four Eyes, a gente ama. Sabe aquilo que nem parece trabalho? Então você sabe que era para você, sabe?

Nós sabemos exatamente do que você está falando, porque o Resident Evil Database é como um hobby para nós. Nós temos muito por fazer, mas não ganhamos um centavo pelo que fazemos. E mesmo assim, nós amamos o que fazemos.
Pois é, não acredito que vocês são casados, têm empregos normais, por mim eu jogaria o dia inteiro. Acho o máximo que vocês façam isso. É paixão, certo? Se você segue o coração. Como vocês conheceram Resident Evil, vocês gostam desde o início da série?

Sim, desde o primeiro jogo, quase dezesseis anos de paixão por Resident Evil.
Oh, meu Deus! Então você é uma jogadora hardcore?

Sim, uma jogadora hardcore de Resident Evil, na verdade!
Uau, isto é incrível. Mas sabe o que é legal? É que muitos fãs escreveram para mim sobre os outros jogos também, como SOCOM e Final Fantasy. Muitas garotas jogam também, não é mais uma indústria dominada só por homens, e eu adoro isso! Adoro saber que homens e mulheres estejam jogando, “nerdeando”, sabe?

Especialmente Resident Evil, há muitas garotas que adoram o jogo. É impressionante! Muitas pessoas seguem nosso trabalho, e a maioria é de garotas.
Sabe, fico pensando como… Tem alguns jogos, como o outro jogo do qual me esqueci, no qual eu interpretei uma prostituta, é interessante porque, sabe, fazendo a Four Eyes, ela é uma virologista, uma doutora, é inteligente… Ela não tem peitões e nem veste uma saia curta. Eu gosto disto, de ela ser forte, de ser o máximo, e acho que as mulheres valorizam isto. Não me entenda mal, também é divertido interpretar gostosonas. Mas eu acho legal existirem personagens que são mais pensadoras, inteligentes e fortes, eu gosto disso.

Sim, ela está inteiramente vestida. Até mesmo o rosto. Tudo o que vemos dela são os olhos e o cabelo. É tudo o que vemos da Four Eyes.
Inteiramente vestida, adorei! Não, mas isso é interessante, porque quando me disseram que a personagem era “Four Eyes” (quatro-olhos), primeiro, eu fiquei ofendida. Eu disse “como assim?”, porque quando eu estava crescendo, eu era uma nerd que usava aqueles óculos horríveis, e as pessoas me chamavam de quatro-olhos. Então eu disse “Eu? Eu vou ser uma idiota de óculos?”, e eles disseram “Não, não, é uma personagem legal!”. Porque geralmente quatro-olhos são nerds, sabe? Então achei o máximo quando vi que ela era bonita, legal, que não era o tipo fácil, e eu gostei disso!

É isto que vou te perguntar agora, o que você acha da Four Eyes? E você acha que pode nos contar um pouco sobre a personagem?
Eu adorei fazer a Four Eyes. Como eu disse antes, mesmo no Final Fantasy em que eu fiz a Payne, ou no SOCOM em que eu fiz a 45, as maiores personagens que eu já fiz, acho que as pessoas escalam você de uma forma que tenha a sua verdadeira essência. Eu sei que estou sendo profunda demais, sei que é só um jogo! A quantidade de dinheiro, tempo e energia que nós todos colocamos nisto, é como fazer um filme grande. E eu acho que o elenco é muito instintivo. E as mulheres que eu interpretei, especialmente a Four Eyes, há uma força nelas. Às vezes eu sou meio solitária, gosto de ficar sozinha e as pessoas podem pensar que eu sou meio esquisita. Acho que a Four Eyes é assim também. E o negócio dela é vestir jeans e obter amostras, e eu sou meio assim também. Quando estou trabalhando em um filme ou algo do tipo, eu me envolvo muito. Eu posso fazer a fala, assim: “Pegue aqueles zumbis agora!”? Ou “Pegue aqueles zumbis agora!”? Ou então “Pegue aquelas amostras para mim!”. Tem muitas formas de falar uma frase e eu simplesmente fico obcecada com isso, e eu acho que a Four Eyes é obcecada pelo trabalho dela, ela ama o que faz. E eu acho que sou assim também, eu gostei dela de verdade, sabe?

E além de ser “quatro-olhos”, assim como ela, você acha que tem algo em comum com ela? Algo mais, na verdade!
Acho que, às vezes, eu fico muito séria. Tipo, se alguém me incomoda e eu estou tentando me concentrar, eu falo “Que é isso? Não me atrapalhe, estou fazendo isto aqui, agora”. Ela é muito concentrada e é uma nerd, tipo, ela é uma nerd legal. Então, acho que eu sou uma nerd legal como ela. Se você assiste os CSIs, muito do que estas personagens fazem é que elas são muito boas no que fazem, elas são nerds, elas se envolvem tanto que as pessoas a respeitam por isso. Então eu realmente entendo a personalidade destas personagens de jogos, especialmente da Four Eyes.

Bem, a maioria dos fãs ama o personagem por causa da voz, então como você se sente em saber que os fãs da Four Eyes também são fãs da voz da Gwendoline?
Eu fico grata e honrada. Minha mãe costumava ser do tipo “fique quieta, cale a boca”. Na verdade, eu sou de Singapura, me mudei para cá há uns quinze anos, então eu costumava falar com sotaque. Então, acho que por terem rido de mim na escola, onde eu tinha que falar com sotaque americano, foi como eu aprendi, porque as garotas eram muito malvadas comigo no colegial. Mas agora é assim que eu ganho dinheiro, podendo me transformar em personagens diferentes. Significa muito, adoro que não tenha nada a ver com minha aparência ou com o fato de ser asiática, mas do meu talento como dubladora. É por isso que eu adoro o trabalho de dublagem. É um talento, é como filmar uma cena de close em um filme. O diretor Liam O’ Brien e eu trabalhamos juntos nisso e há partes específicas do tipo, “certo, no que você está pensando agora?”, “certo, ela pegou duas ampolas de amostras… E o Beltway… ou Lupo…”, enfim… “Ela está calma, a sala tem tantos metros”. Então significa muito, porque eu trabalho duro nisto, a gente coloca muito esforço nisso.

Especialmente no caso da Four Eyes, na verdade, no caso de todos os personagens de “Resident Evil: Operation Raccoon City”. Eles estão todos usando máscaras, então não podemos ver suas expressões olhando seus rostos, certo? Então nós só sabemos de suas emoções pelas suas vozes. Então acho que você fez um trabalho muito bom, assim como todos os outros dubladores. Acho que é ainda mais difícil colocar a emoção na voz, porque eles não têm rostos. Não se pode ver seus rostos.
Este é um ponto muito bom, eu nunca fiz um personagem que estivesse usando uma máscara o tempo todo. Eu nunca havia pensado nisso, você tem razão. Eles fizeram filmagens de mim, eles devem ter feito dos outros atores também. Então acho que eles devem ter filmado os olhos, as sobrancelhas, o jeito como o cabelo cai ou a postura da linguagem corporal. Então eu tenho que parabenizar a Capcom por isso. E as equipes, havia equipe do Japão, dos EUA, foi intenso. Então eu agradeço o elogio.

Você já jogou algum Resident Evil?
Não me odeie! Eu ainda tenho que jogar Resident Evil, porque, escuta essa, eu terminei com o meu namorado e ele ficou com o meu PS3. É sério.

Não, que droga!
Eu sei, minha mãe tinha comprado para nós dois, mas eu voltei para casa e ele pegou para ele, então eu preciso de outro.

De outro namorado ou de outro PS3?
Por favor, espalhe a notícia! Se você é um cara legal com um PS3, me ligue. Eu vi algumas cenas e tal, mas eu ainda preciso de um jogo, de um PS3 e de um novo namorado, é o que eu preciso.

Antes do PS3, você já tinha tido a chance de ver alguém jogando Resident Evil ou algo do tipo?
Sim, eu já estive na E3 para outro jogo, fui ao stand de Resident Evil na E3 e vi, e é incrível! Nem dá para acreditar no quanto os fãs sabem sobre a história e os personagens, é uma loucura. E os gráficos são demais. Quando eu vi o trailer deste, eu pensei “Uau!”, é tão bom quanto um filme. Então quando eu vi na E3, fiquei pasma.

E além da Four Eyes, você tem outros personagens favoritos da série Resident Evil? Você pode mencionar outros membros da Equipe Delta, da “Wolfpack”, se quiser!
Eu não quero, porque aí o elenco vai falar “você escolheu como seu favorito o fulano ou o beltrano!”. Eu ainda estou fazendo minha pesquisa, me pergunte de novo qualquer dia, porque ainda quero jogar o jogo e ver de quem eu gosto mais, mas não sei, não sei dizer ainda. Acho que é mais legal fazer o malvado do que o mocinho, eu diria.

Bem, era exatamente isto o que eu ia te perguntar agora, se você gosta mais de interpretar personagens do bem ou do mal.
Se você colocasse uma arma na minha cabeça, eu diria que prefiro os vilões aos mocinhos, mas eu também gosto de interpretar personagens do bem que tenham um lado negro.

Você classificaria a Four Eyes como uma personagem boazinha ou malvada?
Eu vou deixar os fãs decidirem. Quando se faz um personagem, você não quer comentar se ele é bom ou mau. Ela só está tentando fazer o que deve. Ela só está tentando atingir o seu objetivo, ela só está tentando sobreviver. Então não sei dizer se ela é boa ou má, só sei dizer que ela arrebenta e vai atrás do que quer e do que precisa.

E como você se preparou para fazer a voz da Four Eyes?
Vou soar feito uma idiota, mas às vezes eu me vestia um pouco como a personagem quando eu estava gravando as falas da Four Eyes. Eu calçava botas compridas, com um pouco de salto, mas não com salto alto, sabe? Eu me vestia com mais classe e mais sensual, mas meio militar, para poder me sentir no clima, como uma garota bonita fazendo o que precisa fazer. Botas de vaqueira, acima dos joelhos.

Você teve que mudar seu tom de voz original, de alguma forma? A Capcom esperava algo em especial de você?
Na primeira sessão, nós nos sentamos e era tipo “aqui é a Four Eyes… Rápido, Beltway… Eu preciso terminar de coletar as amostras”. Então, deu para brincar com o tipo de sotaque que eu queria colocar. Tipo “eu preciso coletar as amostras!” é muito forçado. “Eu preciso coletar as amostras” é melhor. E aí colocamos mais sotaque britânico, tipo “Eu preciso coletar as amostras”. Então, nós meio que buscamos um bom sotaque para ela, e então usamos em situações do jogo, como “abaixa!”. Sabe, quanto sotaque devia colocar ou saber se colocar no momento certo. Então brincamos com isto e nos ajustamos a isso. E então fizemos o ADR, que usamos para o trailer, no qual eu tinha que encaixar com a cena, e é diferente de fazer a voz e combinar as cenas com as nossas vozes. Então teve maneiras diferentes de interpretá-la, sabe?

E você teve a chance de trabalhar com outros dubladores, ou teve que gravar tudo sozinha?
Esta é uma ótima pergunta! Geralmente em jogos você grava sozinho, mas em Uncharted, eu trabalhei com Nolan North, que é ótimo, e trabalhei com ele também em SOCOM 4, então, ficávamos lado a lado. Em Resident Evil, acho que eu vi alguns personagens e nos cumprimentávamos quando terminava. Mas geralmente é um luxo poder fazer um jogo com os membros do elenco. Não é assim que os jogos costumam ser gravados.

Então, você acredita que as produções atuais de jogos estão tão grandiosas quanto às de Hollywood?
Eu realmente acho que os jogos são os próximos grandes filmes. Veja a série live-action de Resident Evil ou vários livros sendo adaptados para o cinema. Vários jogos são adaptados para filmes em live-action. Eu ainda sou uma grande fã dos filmes em live-action, eles não precisam estar ligados aos jogos, mas eu acho que a indústria de jogos é imensa, e está realmente tomando conta de uma grande parte de Hollywood. Sabe, acho que eu fiz teste para um filme de Resident Evil, há uns dois anos atrás. Não sei para qual, eu não consegui o papel, então beleza! Enfim, eu acho, sim, que Hollywood sabe que os jogos são para serem levados a sério e estão aqui para ficar.

Ótimo, então você fez teste para um filme de Resident Evil?
Sim, eu não consegui o papel no teste. É meio vergonhoso, mas eu acho que fiz teste para algum personagem asiático. Eu fui lá com um vestido chinês e uma peruca vermelha, não sei o que eles pensaram! Acho que eu fui bem, eles provavelmente deram o papel para uma estrela maior, eles nem devem ter selecionado uma asiática. Eu acho mesmo que fiz teste para um filme de Resident Evil, sim!

E quando foi isso?
Não sei, acho que faz uns dois anos. Eu não me lembro.

Você já ouviu falar de uma personagem chamada Ada Wong em Resident Evil?
Espera aí, ela é uma personagem sensual, certo?

Sim, ela é.
Bom, tomara que eu faça teste para algum filme de Resident Evil no futuro.

Quando você decidiu seguir esta carreira, alguém inspirou você de alguma maneira? Você tem ídolos?
Eu digo isto para muitas jovens asiáticas, para as pessoas jovens em geral… Porque eu cresci em Singapura, em uma família asiática muito rígida, então eles queriam que eu fosse médica ou advogada, mas só porque eles te amam e querem que você seja bem-sucedido. Então, no começo eles não me apoiaram tanto quanto eu queria, acho que eles não entendiam que era possível viver de dublagem e atuação. Eu meio que me sentia muito sozinha nisto, acho que quando comecei, simplesmente segui meu coração, sabe? Eu disse a eles que precisava seguir meu coração. Eu tive que me apoiar e lutar sozinha, então, eu acho que se for para citar algo, foi seguindo meu coração, e eu acredito em Deus e realmente creio que Ele nos coloca aqui por alguma razão.

Bem, você pode dizer a eles que você é uma virologista em “Operation Raccoon City”. Eles vão ficar muito orgulhosos de você! Você foi uma médica!
Você tem razão! Sabe, esta é provavelmente a quarta médica que eu faço. Eu fiz uma médica em JAG, em uma novela, em General Hospital… Mas agora, pela primeira vez, eu sou uma virologista.

Isto se chama “karma”.
Na verdade, meu irmão estuda em Cambridge, ele é um geneticista molecular. Então, agora eu posso falar, “com licença, eu sou uma virologista em Resident Evil”.

Isso é ótimo!
Ele vai me levar a sério agora!

Bem, nós estávamos falando dos filmes antes, então… Você viu todos os filmes de Resident Evil?
Eu só vi um deles. É incrível. Mas eu tenho que dizer que, sei lá, é diferente! Sabe, os live-actions são tão diferentes dos jogos. Não sei, o elemento fantasia é um pouco diferente. Eu ainda amo os dois, mas talvez eu esteja sendo tendenciosa em relação aos jogos. Entende o que eu quero dizer? O que você pensa disto?

Eu amo os dois universos. É claro que eu gosto muito mais dos jogos. Mas eu entendo que haja uma diferença, em termos de estilo e trama, entre os filmes e os jogos. E eu respeito isto totalmente, porque Paul Anderson, que é o diretor e roteirista dos filmes, é fã dos jogos. É o ponto de vista dele, então temos que respeitar isto. E eu respeito o trabalho dele.
Ei, escuta! Se ele quiser me dar um papel, eu adoraria participar de um filme de Resident Evil, não me entenda mal. Mas tem um quê a mais em poder ser os personagens. Não me entenda mal, os filmes são incríveis! Mas, como você disse, é o ponto de vista dele, sabe? Você se perde com os jogos e é incrível!

Além do fato de que a trama dos jogos é a que temos que seguir, então é a oficial.
Sim, eu gostei de você ter dito isso. Às vezes eu acho que, em filmes grandes, e eu não assisti todos os filmes de Resident Evil, mas o que eu vi, eu realmente gostei. Mas o que eu gosto nos jogos é que você não precisa ser uma mega super estrela para fazer as vozes. Como você disse, a história é o principal.

E você está planejando experimentar “Resident Evil: Operation Raccoon City” quando você arrumar outro PS3 e outro namorado?
Oh, meu Deus! Isto é tão hilário! Se eu… O caso é que eu preciso de um cara que me ajude a instalar o console. Quero dizer, eu quero jogar, mas preciso de ajuda!

Nós vamos te arrumar um namorado!
Mas eu te prometo: quando eu arrumar um namorado e um novo PS3, acredite em mim, eu vou jogar. E não só como Four Eyes, mas com os outros personagens também.

Certo, e que tal um namorado que goste de Resident Evil? Você viraria fã também?
Não sei como responder essa pergunta! E eles não poderiam jogar Resident Evil o dia todo, nada de jogar 18 horas por dia, porque ele teria que ter tempo para mim também.

Mas talvez, depois que você ficar viciada, você vai pensar “precisamos de tempo para Resident Evil!”.
Seria tão triste, meu primeiro encontro seria com Resident Evil. Pediríamos duas pizzas, Resident Evil e uma garrafa de vinho. Que vergonha, o título desta entrevista vai ser “Four Eyes, procurando um namorado”.

Ela estava sozinha, fazendo pesquisas em suas amostras… E então ela percebeu que precisava de um namorado.
Até os virologistas precisam de amor!

Ela está cansada de namorar suas amostras. Certo, você poderia nos contar sobre seus planos e trabalhos futuros? Você tem algum projeto em andamento?
Bom, o que tem por vir… Vejamos… No mundo da dublagem, tem Star Wars, tem um quarto episódio a caminho, não posso dizer qual personagem eu vou fazer, mas é a quinta temporada e é coisa grande! E em questão de filmes, eu tenho um filme independente para sair, chamado “Heathens and Thieves”. Eles conseguiram para distribuição, então é um faroeste de época e acredito que vá sair no ano que vem. E eu estou em uma campanha comercial de Heinz. Enfim, é um comercial de Heinz, é uma marca de roupa íntima. Além disto, não sei, vamos ver! Vamos ver o que mais virá para mim.

Você gostaria de mandar uma mensagem para nós, fãs da Four Eyes e fãs da Gwendoline?
Oh, Deus! Bem, eu só quero dizer aos fãs da Four Eyes e de Resident Evil, obrigada por curtirem o jogo e por jogarem o jogo, por gostarem da minha personagem e da minha voz. Significa muito para mim e receber retorno me faz seguir em frente, porque esta carreira pode ser muito difícil! E quando eu recebo amor e retorno dos fãs, me faz sorrir e seguir em frente. Isso me faz saber que eu devo continuar no ramo. Então, eu adoraria que vocês entrassem na minha página, que é “facebook.com/GwendolineYeoOfficialFanpage”. Ouvir de vocês significa muito para mim, e me faz seguir em frente.

COMPARTILHAR