Ano de nascimento: Desconhecido.
Tipo sanguíneo: Desconhecido.
Altura: Desconhecido.
Peso: Desconhecido.
Aparições em títulos da série:
Biohazard / Resident Evil: Revelations (2012)
Biografia e Participação na Série:
Morgan Lansdale foi o líder da primeira organização anti-bioterrorista criada pelo governo americano, a FBC (Comissão Federal contra o Bioterrorismo). Antes disto, ele havia servido o exército ao lado de Clive R. O’Brian, líder da BSAA, organização até então apenas civil e de observação e aconselhamento.
Em 2004, durante o incidente conhecido como Pânico em Terragrigia, causado pelo grupo extremista rebelde Il Veltro, a cidade artificial foi tomada por armas biológicas, matando a população. A única saída encontrada por Lansdale, mesmo contra a opinião do então conselheiro da BSAA, O’Brian, foi o uso do satélite Regia Solis, que era a fonte de energia da cidade, para destruí-la e acabar com o incidente.
O que ninguém sabia era que Lansdale tinha, na verdade, ligações secretas com a Veltro, causadora do ataque em Terragrigia: anteriormente, fornecera a eles amostras do vírus T-Abyss para o atentado, e o seu único objetivo era aumentar a sua influência e posição diante do governo, para que seu poder aumentasse, assim como os fundos destinados à FBC fossem maiores. Para isto, financiou pesquisas, inclusive, na vacina do T-Abyss, enquanto fingia agir para o bem da população mundial. Poucos dias depois do caso de Terragrigia, ele infectou as bases de operações (os navios gêmeos Queen Zenobia, Queen Semiramis e Queen Dido) da Veltro e matou diversos agentes, fazendo-os se transformar em monstros.
O’Brian desconfiava das intenções de Morgan, e decidiu se unir ao membro da FBC, Raymond Vester, para desmascará-lo, usando um plano ousado, e que envolveria “usar” os membros da BSAA para que desse certo. De um lado, ele mandou Chris Redfield e Jessica Sherawat para o aeroporto Valkoinen Mökki em áreas gélidas da Europa, onde uma suposta base de operações da Veltro estaria funcionando. Depois, mandou Jill Valentine e Parker Luciani a um navio parado no meio do Mar Mediterrâneo em busca dos dois agentes, dizendo que eles haviam desaparecido durante operação, e suas coordenadas davam neste navio.
Nestes encontros e desencontros, os quatro agentes da BSAA, de quem eram parceiros anteriormente (Chris e Jill nos S.T.A.R.S., Parker e Jessica na FBC), foram descobrindo sobre a Veltro, as pesquisas do vírus T-Abyss e a participação de Lansdale no caso todo. O que eles também não demoraram a descobrir foi que Morgan queria encobrir seu envolvimento com a Veltro, e começou a fazer de tudo para naufragar os navios, usados pela Veltro para as pesquisas, e matar os agentes da BSAA. Os agentes também descobriram que Jessica era, na verdade, uma infiltrada de Morgan dentro da BSAA, e também estava encarregada de apagar os rastros de seu chefe, enquanto fingia agir como aliada de Chris.
Raymond e a também agente Rachael Foley haviam sido enviados primariamente por Morgan com ordens de eliminar as armas biológicas e a Veltro, mas, na verdade, o objetivo deles era destruir o navio e eliminar todas as provas, enquanto Jessica mantinha os olhos sobre a BSAA o tempo todo. Caso os dois falhassem, ela entraria em ação. Lansdale jamais suspeitava que Raymond estava, na verdade, aliado a O’Brian, e sendo um agente duplo para desmascará-lo.
Clive pouco a pouco percebia que arriscara demais com seu plano, mas já era tarde, e ele precisava ir até o fim. Durante a cartada final de Morgan, ele por muito pouco não foi preso, com mais uma armadilha de seu ex-amigo para que ele fosse culpado de tudo, mas Chris e Jill, no último minuto, conseguiram a confissão do líder da Veltro, Jack Norman, sobre o envolvimento de Morgan Lansdale, inclusive com gravações da entrega das amostras de vírus ao grupo.
Pouco antes de sair do QG de operações da BSAA, diante de O’Brian, Lansdale garantiu que tudo aquilo não estava terminado. Morgan está preso, desde então. A FBC foi encerrada e os seus fundos, assim como sua autoridade, foram transferidas para a BSAA, agora sob jurisdição da ONU.
Morgan deixou “sementes”, e em 2011, o então membro da TerraSave, Neil Fisher, seu admirador, queria trazer a FBC de volta e decidiu se unir a Alex Wesker nas pesquisas do vírus T-Phobos. Ele acreditava que um novo atentado bioterrorista poderia trazer a FBC de volta às atividades. Mas Neil acabou sendo traído por Alex e se transformou em uma horrenda criatura.