Entrevista | Criador de Darkness Falls, Survival Horror Brasileiro!

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Darkness Falls, Survival Horror Brasileiro!

Com grande influência de Resident Evil, primeiro jogo a popularizar o Survival Horror, o game brasileiro Darkness Falls se destacou recentemente por ficar entre os 25 melhores no ranking global de popularidade do itch.io, principal site dedicado a criadores digitais independentes. A plataforma foi lançada em março de 2013 por Leaf Corcoran e o serviço possui quase 250 mil games e itens.

Darkness Falls é a primeira criação da carreira do desenvolvedor de jogos Gabriel Pilan, de apenas 21 anos. Produzido inteiramente por ele, o game gratuito demorou quase quatro anos para ser desenvolvido. Todos os seus aspectos visuais foram criados e modelados pelo artista ao longo de seu desenvolvimento, sem a utilização de assets prontos. As animações também foram produzidas da maneira clássica (manual), sem a ajuda de captura de movimentos. Para isso, Gabriel utilizou o Unreal Engine 4, com programação feita 100% em Blueprints. O game também conta com diversos materiais inteligentes que alteram as texturas em tempo de execução, como por exemplo a pele do personagem ficando seca ou molhada de acordo com o local que ele estiver.

“Eu sempre gostei do universo de terror e ação, então essa foi a minha principal inspiração. A experiência mais real de terror é realmente sentir na pele e é isso que o jogo proporciona”, conta. Gabriel tinha apenas 15 anos quando começou a trabalhar com 3D pelo curso de Jogos Digitais da Digimage. Com 20 anos, ele também se formou em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba.

O game, que entrou no ranking mundial uma semana após seu lançamento, foi desenvolvido como FPS (first-person shooter, em inglês), ou seja, quem joga se enxerga a partir do ponto de vista do protagonista, como se o jogador e personagem fossem o mesmo observador. O personagem de Darkness Falls, que acaba de acordar de um blackout, precisa desvendar os mistérios da trama para conseguir sobreviver. Agora, Gabriel pretende seguir sua carreira como desenvolvedor de jogos, com foco em produção 3D. Com um novo lançamento já em produção, ele tem o objetivo de explorar o mercado de trabalho nacional e internacional a partir de seus projetos.

O Resident Evil Database teve a oportunidade de bater um papo com Gabriel a respeito de seu trabalho e de sua experiência com a franquia Resident Evil. Confira abaixo!

Darkness Falls, Survival Horror Brasileiro!

Olá, Gabriel! Poderia nos contar um pouco sobre o conceito do jogo, e como foi o processo de criação?

Darkness Falls é um jogo no estilo Survival Horror, que consiste basicamente de terror e a habilidade do jogador de conseguir combater os inimigos com as ferramentas que lhe são dadas, o processo de criação foi longo, teve alterações sobre como seria o jogo quais seriam os objetivos mas ele começou enquanto eu fazia o curso de jogos digitais na Digimage, após a conclusão do curso continuei mais um tempo desenvolvendo o game até terminar o projeto, mas fiquei muito satisfeito com o resultado.

Como Resident Evil te influenciou a criar Darkness Falls e como foi seu primeiro contato com a franquia?

Resident Evil tem um impacto enorme não só em Darkness Falls mas em minha carreira de 3D como um todo, eu decidi começar a trabalhar com jogos justamente quando conheci Resident Evil, uma franquia incrível que a maioria dos gamers já tiveram contato pelo menos uma vez, no meu caso tudo começou com o Resident Evil 4, foi a primeira vez que joguei um jogo que gostei tanto, e gostei em um nível que me fez querer trabalhar com jogos, daí a grande inspiração de Darkness Falls.

Gabriel Pilan, criador de Darkness Falls, Survival Horror Brasileiro!
Gabriel Pilan, criador de Darkness Falls, Survival Horror Brasileiro!

O que você acha do atual cenário do terror nos games?

Com a evolução da qualidade gráfica e dos jogos como um todo a imersão dos games está cada vez melhor e mais real, quanto mais intensa é a imersão melhor o terror consegue atingir seu objetivo, na minha opinião o melhor jogo de terror que conseguiu atingir com excelência o Survival Horror foi o Resident Evil 7.

Como tem sido a recepção dos fãs de terror com seu game?

A recepção como um todo do meu game foi muito positiva, fiquei surpreso de como ele ficou popular rápido, apenas 3 dias após o lançamento estava entre os 25 mais populares de um site com mais de 250000 jogos, os jogadores gostaram muito da experiência que o jogo trouxe a eles, então acredito que consegui atingir meu objetivo com o jogo.

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