Personagens | Jake Muller

Jake Muller

Ano de nascimento: 1992 (20 anos em 2012)
Tipo sanguíneo: Desconhecido.
Altura: 1,90m
Peso: 80kg

Aparições em títulos da série:


Biografia e Participação na Série:

Jake Muller (ou Jake Wesker, como é descrito em seu relatório oficial do governo americano) é filho biológico de Albert Wesker, mas foi criado somente pela mãe de saúde frágil, sem saber da existência ou paradeiro de seu pai. Apesar de não haver muitas informações disponíveis sobre sua mãe, sabe-se que ela passou algum tempo nos Estados Unidos em torno dos seus vinte anos de idade.

Os dois sempre viveram na República da Edonia, no Leste Europeu, em condições bastante precárias. Sua mãe fazia o que podia para colocar comida na mesa. Conforme a saúde dela ia se deteriorando, o rapaz, mesmo ainda adolescente, percebeu que precisaria assumir as responsabilidades do lar. Por causa disso, Jake acabou se tornando um soldado mercenário, trabalhando em missões no Oriente Médio, na Europa e na América do Sul. Não demorou muito para a doença de sua mãe se agravar e levá-la à morte.

No passado, Jake fora um rapaz amável. Sem uma figura paterna, aos 17 anos, ele acabou adotando seu treinador do primeiro grupo de mercenários do qual fez parte como uma espécie de pai. Sua decepção veio logo em seguida. Este mercenário era um agente infiltrado que, por fim, entregou Jake e toda sua unidade, da qual sobreviveram apenas ele e outro membro. Sem mãe e agora sem aquele a quem via como um pai, ele passou a não confiar em mais ninguém. A partir de agora, viveria em função do dinheiro para sobreviver.

Em Dezembro de 2012, Jake estava lutando na guerra civil da Edônia, em um grupo de rebeldes denominado “La Vita Nuova”. Em algum momento, sua unidade recebe um oferecimento de ajuda por parte da Neo-Umbrella. A líder, Ada Wong (na verdade, Carla Radames), oferece a eles uma espécie de otimizador de desempenho injetável. Esta substância, no entanto, era o C-Virus, e todos os soldados da facção se tornaram J’avos (nome dado a todos que são injetados com o C-Virus). Exceto por Jake, graças ao seu tipo sanguíneo. Sendo filho de Albert Wesker, o rapaz é imune ao vírus.

Ordenada pelo governo americano, a agente Sherry Birkin deve interceptar Jake e levá-lo com urgência aos Estados Unidos, para a criação de uma vacina para o vírus. Os dois unem forças para sobreviver aos tiroteios pelas ruas da Edonia, além da perseguição de uma imensa arma biológica chamada Ustanak. Jake diz à Sherry que quer 50 milhões de dólares em troca de seu sangue.

No caminho, eles encontram Chris Redfield e sua equipe Alpha da BSAA. Eles agiam na guerra civil para conter as B.O.W.s usadas no conflito. Com a ajuda de Chris, Sherry e Jake conseguem reforços e embarcam em um helicóptero a caminho dos Estados Unidos. Ustanak, pendurado na aeronave, aparece em uma das portas e os ataca. O helicóptero em que estão é derrubado, mas Jake e Sherry conseguem pular a tempo com um paraquedas. Sherry, contudo, se fere gravemente. Jake logo descobre sobre os poderes de regeneração da garota, e percebe que não é o único a ter um tipo especial de sangue.

Os dados de Jake que Sherry carregava se perdem, em meio à região cheia de neve onde caíram. Depois de buscarem incessantemente, eles os recuperam, mas logo sofrem um ataque da Neo-Umbrella, interessada em capturá-los. Ao saberem que a B.O.W. Ustanak está em seu encalço, eles tentam passar despercebidos, mas logo são surpreendidos pela criatura e por sua criadora, Carla Radames (se passando por Ada Wong). Os dois são, então, levados a um laboratório secreto da Neo-Umbrella na China, onde acabam passando seis longos meses passando por testes. O objetivo de Carla era usar o sangue de Jake para aperfeiçoar o C-Virus.

Em 30 de Junho de 2013, a dupla consegue enfrentar a forte segurança do complexo e foge. Sherry entra em contato com Derek C. Simmons, seu tutor legal e a pessoa que a ordenou no caso. Eles marcam um ponto de encontro em um local na China. No caminho, eles encontram os agentes Leon S. Kennedy e Helena Harper, que também estão no encalço de Simmons. A dupla acusa Derek de ser o mandante do ataque que causara a morte do presidente americano, Adam Benford.

A conversa é interrompida pela chegada de Ustanak. Os quatro conseguem derrotá-lo, mas as duplas se separam por uma explosão. Antes de chegarem ao ponto de encontro marcado, Sherry pede a Jake que fuja, caso o que Derek dissera fosse verdade. Após diversas tentativas falhas da Neo-Umbrella em recapturarem a dupla, eles conseguem chegar ao local. Lá, encontram também Leon e Helena também, diante de Simmons e seus seguranças.

Ele alega que a morte do presidente era necessária para o bem da nação, pois Benford pretendia contar ao mundo a verdade sobre a tragédia de Raccoon e a ameaça atual do bioterrorismo. Os guarda-costas abrem fogo contra os quatro, que rapidamente planejam sua fuga enquanto se protegem. Antes de deixar o local com Jake, entretanto, Sherry entrega a Leon e Helena os dados do rapaz para a criação da vacina contra o C-Virus.

A dupla foge como combinaram, mas é novamente capturada por J’avos. Eles os levam para uma instalação subaquática, local de pesquisas de armas biológicas da Neo-Umbrella. Após conseguirem se soltar, eles buscam um caminho para deixar o complexo, e encontram os membros da BSAA, Chris e Piers Nivans, com quem já haviam encontrado em ocasiões anteriores. Os dois já haviam desabilitado o sistema de segurança do complexo, e foi o que permitiu que Sherry e Jake se soltassem.

Em certo momento, Chris revela a Jake que ele fora o responsável pela morte de seu pai, deixando o jovem chocado e surpreso. A reação de Jake é a pior possível. Ele aponta uma arma para o rosto de Chris, que fica parado e diz apenas que o rapaz tem todo o direito de matá-lo, se achar necessário. Revoltado, Jake esbraveja contra ele, mas abaixa a arma, ao constatar que há coisas maiores com as quais se preocupar no momento.

Os quatro se unem para deixar a instalação, antes que um casulo gigante no local se abra. Chris pede a Jake para que sobreviva, não importa o que aconteça, sabendo o quanto ele é importante diante da ameaça de bioterrorismo global. Assim, os dois jovens fogem, enquanto os membros da BSAA enfrentam o HAOS, a mais poderosa arma biológica da Neo-Umbrella. Sherry fica relutante em deixá-los, mas Jake insiste e os dois fogem.

Ustanak, porém, interrompe novamente a fuga, aparecendo para um confronto final. Em um “mano a mano” contra Jake, em seguida levando um tiro final pelas mãos de Sherry e Jake, juntos, Ustanak é finalmente destruído. Assim, Sherry conclui sua missão.

Na volta para os Estados Unidos, Sherry redige seu relatório oficial sobre Jake para o governo americano. Ela informa que seu sangue seria entregue a pesquisadores da ONU para a criação da vacina. Além disso, manteriam a ligação biológica do rapaz com Wesker em extremo sigilo, em prol da segurança nacional.

A jovem recebe uma mensagem de Jake em seu celular, dizendo que baixará o valor do que pediu por seu sangue para apenas 50 dólares. Em uma motocicleta, Jake parte em busca sua redenção, ajudando na luta contra o bioterrorismo em locais remotos do planeta.