Livro Traduzido | Resident Evil Prologue

Resident Evil Prologue é um livreto lançado pela Bradygames como material promocional na época do lançamento de Resident Evil 4 para o Nintendo Gamecube. Ele traz um resumo dos jogos anteriores da série, além de um prólogo para os acontecimentos de RE4.


A História Resumida da Série Resident Evil

Resident Evil 0 – O Presságio

Uma onda de bizarros assassinatos e ataques ocorrendo na região das Montanhas Arklay ao redor da cidade de Raccoon faz com que o Chefe de Polícia Brian Irons forme uma força-tarefa especial designada para investigar estes incidentes. Albert Wesker lidera a unidade do Serviço de Táticas Especiais e Resgate (S.T.A.R.S.) com auxílio de recrutamento provido pelo membro de longa data dos S.T.A.R.S., Barry Burton. Juntos, os dois contrataram recrutas de toda a América e os trouxe para Raccoon.

Em Julho de 1998, a equipe dos S.T.A.R.S. está quase formada e treinada para a tarefa em mãos. Um grupo de escaladores na região das Montanhas Arklay é atacado e perseguido por um bando de maníacos canibais que dizem ter saído de uma misteriosa casa na floresta. Wesker despacha a unidade secundária dos S.T.A.R.S., o Bravo Team, para investigar. Por razões desconhecidas, o helicóptero do Bravo Team tem uma pane e faz um pouso forçado na floresta.

Assim que o grupo se divide para investigar a área da floresta, a médica novata Rebecca Chambers descobre um trem abandonado em uma região de trilhos não mapeada. Assim que ela adentra para investigar, ele começa a se mover, seguindo em direção ao seu destino desconhecido por razões misteriosas.

Chambers logo descobriu que o trem servia para transportar funcionários da Umbrella Corporation para um complexo educacional e de pesquisa na área da floresta. O complexo fora antes conduzida pelo Dr. James Marcus, um pesquisador-chefe da Umbrella. Chambers descobre que Marcus estava envolvido em pesquisas genéticas no campo das armas biológicas, “monstros” designados para matar com propósitos militares.

Seu principal experimento envolvia o cultivo de sanguessugas mutantes. Um indivíduo desconhecido usou as sanguessugas para atacar o trem e espalhar o T-Virus, um vírus criado pelo homem que mutava formas humanas em doses pequenas, mas transformava humanos normais em zumbis.

Depois de chegar no complexo de treinamento da Umbrella, Rebecca procurou por uma rota de fuga com a ajuda do militar condenado foragido Billy Coen. Juntos, os dois descobrem que a pessoa que causou o vazamento do T-Virus na floresta era ninguém mais do que o próprio Dr. Marcus, traído e assassinado por dois de seus protegidos dentro da Umbrella Corporation e então transformado em uma grande criatura com a forma de uma sanguessuga. Rebecca e Billy trabalharam juntos para parar o Dr. Marcus e fugir com vida do gigantesco complexo subterrâneo.

De manhã, Rebecca e Coen seguiram seus caminhos separadamente. Rebecca seguiu para a mansão nas redondezas para tentar reencontrar o Bravo Team…


Resident Evil – O Incidente da Mansão

Vinte e quatro horas depois do desaparecimento do helicóptero do Bravo Team na região das montanhas nas Montanhas Arklay, o capitão da equipe, Albert Wesker, despachou o Alpha Team dos S.T.A.R.S. para procurar o Bravo desaparecido. Os S.T.A.R.S. pousaram com um segundo helicóptero na área da floresta e se espalharam para fazer a busca. Imediatamente eles encontram o helicóptero do Bravo destruído, e os restos mortais do piloto. Continuando a busca, o Alpha Team é atacado por estranhos cães parecidos com zumbis e é forçado a buscar refúgio dentro dos confins de uma misteriosa mansão. Wesker ordenou ao grupo para se separar e investigar a mansão em busca de pistas do Bravo Team.

Os membros do S.T.A.R.S. Chris Redfield e Jill Valentine logo descobriram os corpos de seus companheiros no Bravo, reanimados de volta à vida como zumbis. A mansão era anteriormente um complexo secreto de pesquisas da corporação farmacêutica e de cosméticos da Umbrella, conduzida com estudo de armas biológicas. Após o vazamento do T-Virus por todo o complexo, a equipe e os animais se tornaram zumbis. Forçados a enfrentar seus velhos companheiros, os zumbis da mansão e muitos indivíduos experimentais mutados dentro da mansão, Chris e Jill descobrem um laboratório secreto escondido sob a propriedade. Com a ajuda de Rebecca Chambers e Barry Burton, Jill e Chris entram no laboratório escondido.

Dentro do laboratório secreto, Chris e Jill descobriram um soldado zumbi mutante com o codinome “Tyrant”. O Tyrant era a grande invenção do ex-pesquisador de armas biológicas e condutor do complexo da Umbrella, Albert Wesker. Desde o vazamento do T-Virus, três meses antes dos S.T.A.R.S. chegarem à mansão, Wesker vinha seguindo planos secretos da Umbrella para criar os S.T.A.R.S. e atraí-los para a mansão. Ele manipulou e ameaçou a família de Barry Burton para fazê-lo se juntar à sua traição. O propósito era de testar a efetividade das monstruosas armas biológicas em situações de combate contra os S.T.A.R.S.. Mas Wesker também tinha interesses egoístas. Ele planejava roubar o Tyrant e a pesquisa da Umbrella e vendê-la para outra agência sem nome.

Quando o Tyrant foi libertado para matar Jill e Chris, a criatura perdeu o controle e seguiu na direção de Wesker. Jill e Chris foram então forçados a lutar contra a criatura e fugir do complexo antes que um grande mecanismo de autodestruição fosse finalizado e incinerasse o complexo.


Resident Evil 3 – Erupção da Epidemia

Nos meses seguintes ao então chamado “incidente da mansão, os membros sobreviventes do S.T.A.R.S. tentou recorrer à imprensa e ao público. Contudo, todas as agências acharam a história deles absurda, e o assunto todo foi varrido para debaixo do tapete pela burocracia local. O poder e a influência da Umbrella Corporation na comunidade de Raccoon chegara longe demais. Desencorajado, Chris Redfield deixou Raccoon em busca de mais evidências contra a Umbrella em outros complexos na Europa. No entanto, incidentes isolados de ataques de zumbis e outras mutações continuaram.

Enquanto o verão se transformava em inverno, incidentes continuaram a subir e escalar para dentro dos limites da cidade. Então, muito subitamente, em uma noite quente de Setembro de 1998, a cidade foi tomada por uma horda de zumbis. Vítimas rapidamente ressuscitavam e se juntavam ao grupo de mortos-vivos. A infecção se espalha tão rapidamente que as autoridades locais são devastadas e erradicadas. A Umbrella ainda enviou sua própria equipe tática para tentar conter a situação. A Equipe de Contenção de Perigo Biológico (U.B.C.S.) liderada por Nicholai Ginovaef foi rapidamente cercada e morta.
Jill Valentine se viu forçada a deixar sua residência e compelida a lutar por sobrevivência, enquanto buscava uma rota de fuga da cidade. Seguindo pela horda de zumbis em direção ao prédio da delegacia do R.P.D., ela encontrou o colega Brad Vickers e um misterioso e gigantesco monstro enviado pela Umbrella para caçar e matar os membros restantes do S.T.A.R.S.. Fugindo do Nemesis, Jill dá de cara com membros sobreviventes da U.B.C.S..

Contra a sua vontade, ela concorda em “se unir ao inimigo” e trabalhar com os mercenários da Umbrella para achar um jeito de sair da cidade. Com a ajuda deles, Jill conseguiu ativar e dirigir um bonde em direção à fronteira da cidade. Entretanto, uma interferência do Nemesis causou o colapso do bonde com a velha torre do relógio. Em um brutal confronto com o monstro, Jill foi infectada por um vírus mutante e forçada a um semicoma que durou pelos próximos dois ou três dias.


Resident Evil 2 – A Juventude Triunfa Contra o Mal

Ao ouvir as estranhas histórias circulando na mídia nacional sobre Raccoon e as estranhas ocorrências por lá, a universitária Claire Redfield fica preocupada com a segurança de seu irmão mais velho, Chris. Deixando a universidade, ela viaja para Raccoon em busca dele. Enquanto isso, o graduado na academia de polícia, Leon S. Kennedy, chegou em Raccoon City para sua primeira tarefa. Os dois foram imediatamente arrastados para dentro da situação caótica em Raccoon, e deram de cara um com o outro enquanto tentavam fugir dos zumbis que inundavam as ruas da cidade. Após um severo acidente de carro, os dois chegam ao prédio da delegacia do R.P.D.. Eles concordaram em se separar e procurar uma rota de fuga para fugir da perigosa delegacia e da cidade.

Procurando sozinha, Claire encontrou o insano e sádico administrador da delegacia de polícia, Chefe Irons, enquanto Leon estava encantado e era continuamente deixado para trás pela bela e misteriosa Ada Wong. Ambos encontraram uma jovem menina, Sherry, que parecia estar fugindo de um horrível mutante. Claire eventualmente encontrou a mãe de Sherry e soube que o monstro caçando a menina é ninguém mais do que seu próprio pai, o cientista-chefe da Umbrella e criador de armas biológicas, William Birkin. Mutado por seu próprio G-Virus, Birkin procurava espalhar o G-Virus capturando sua própria filha e implantando nela um embrião, como especificado no código genético do G-Virus. Claire tentou encontrar Sherry a tempo, mas chegou tarde demais. Claire carregou a criança infectada até o centro do laboratório subterrâneo de pesquisas de Birkin na esperança de encontrar uma cura para a garota antes que o vírus se espalhe.

Enquanto isso, Leon descobria que Ada era na verdade uma agente trabalhando para uma das concorrentes da Umbrella e que estava procurando uma amostra do G-Virus de Birkin. Em um confronto com a mãe de Sherry, Ada Wong foi ferida e despencou de uma ponte, caindo em um profundo abismo no laboratório subterrâneo. Ela confessou seu amor por Leon antes de forçá-lo a soltar sua mão para ir em direção à morte certa. Enquanto Claire trabalhava para criar a vacina para Sherry, Leon experimentava uma segura passagem secreta para fora do complexo via um trem de emergência da Umbrella. Enquanto ligava os aparelhos, Leon encontrou um dos Tyrants da Umbrella, enviado para recuperar o G-Virus e silenciar qualquer um que soubesse demais. Durante o confronto, uma figura nas sombras parecida com Ada apareceu e jogou um lança-mísseis para Leon. Leon usou a arma para matar a criatura, e foi embora imaginando se Ada tivesse provavelmente sobrevivido a seus ferimentos fatais.

Claire se reencontra com Leon, e juntos eles administraram a vacina do G-Virus em Sherry. Eles conseguem derrotar o Birkin que continua mutando e fogem da cidade no trem subterrâneo da Umbrella. Mas seus problemas com a Umbrella não estão terminados.


Resident Evil 3 – A Última Fuga

Algum tempo depois, o mercenário da U.B.C.S., Carlos Oliveira, decide deixar a ferida e infectada Jill Valentine para ir em busca de ajuda. No Hospital de Raccoon nas redondezas, ele encontrou um reservatório secreto de monstros da Umbrella, assim como componentes químicos de uma vacina para Jill. Enquanto deixava o hospital, Carlos descobriu ordens de explosão plantadas pelo líder da equipe da U.B.C.S., Nicholai, numa tentativa de silenciá-lo – permanentemente. Carlos conseguiu escapar do hospital antes que ele fosse pelos ares.

Depois da vacina restabelecer Jill, ela e Carlos seguem pelo Parque de Raccoon na esperança de encontrar uma rota de fuga. O que eles encontraram no lugar disso foi ainda outro complexo secreto da Umbrella, chamado de “Fábrica Desativada”.

Era um lugar onde a Umbrella guardava lixo biológico e “cobaias” que falharam – ou seja, indivíduos humanos usados em testes. Como a infecção se espalhou no complexo da mansão, a Fábrica Desativada se tornou incapaz de processar os corpos infectados de indivíduos testados efetivamente. Indivíduos virulentos fugiram do complexo e espalharam a infecção pela cidade, causando a epidemia.

Enquanto andava por esse buraco fedorento de morte, Jill descobriu que o governo recorrera à esterilização nuclear para conter o problema de Raccoon. Como um míssil estava a caminho de Raccoon, ela e Carlos correram para um helicóptero parado justamente do lado de fora do complexo, encontrando o maligno Nicholai no comando. Forçada a enfrentar Nicholai, Jill atirou no helicóptero e destruiu o único meio de sobrevivência deles. Por sorte, outro helicóptero apareceu no céu, pilotado por ninguém mais que seu colega Barry Burton. No entanto, Jill teve que enfrentar o Nemesis uma última vez antes de correr para o helicóptero. Os heróis conseguiram escapar justo enquanto o míssil nuclear dizimava Raccoon.


Resident Evil CODE: Veronica – Reencontro Fatídico

Meses depois da destruição de Raccoon, Claire Redfield foi capturada e aprisionada em uma ilha, enquanto buscava pistas do paradeiro de seu irmão Chris. O arqui-rival de Chris, Albert Wesker, atacou a ilha e a destruição resultante libertou Claire e causou uma epidemia do T-Virus.

Claire enviou um e-mail para Leon Kennedy pedindo a ele para entrar em contato com Chris, enquanto ela continuava procurando uma saída, e logo encontrou Wesker. A morte não apenas falhara em deter Wesker, mas também fez dele algo mais do que humano. Empregado agora de uma agência que trabalhava contra a Umbrella, Wesker procurava obter uma amostra do vírus criado por Alexia Ashford, que supostamente havia morrido em um acidente de laboratório há anos atrás.

Claire encontrou um meio de fugir da ilha e os poderes do cruel Alfred Ashford. Assim que Claire fugiu da ilha, Alfred tomou controle do avião à distância e forçou um pouso de emergência na Antártida. Depois de um último confronto com Alfred, Claire conseguiu escapar do complexo. Contudo, este era o laboratório de Alexia Ashford, onde ela mesma se colocara em hibernação por anos para permitir que seu corpo se ajustasse ao vírus T-Veronica, criado por ela. Acordada da hibernação para encontrar o irmão morto, Alexia planejou uma horrível vingança contra Claire.

Chris Redfield chegou ao complexo da prisão depois de receber o sinal angustiado de Claire. Enquanto se preparava para deixar a ilha, Chris encontrou seu nêmesis sobre-humano, Wesker. Assim que ele começou a espancar Chris até a morte, Alexia apareceu em um monitor próximo. Wesker arremessou Chris para o lado e seguiu para a Antártida. Chris foi em seguida, esperando que não fosse tarde demais.

Chris finalmente encontrou Claire, mas Alexia também os encontrou. Depois de um violento confronto entre Wesker e Alexia, Chris teve que enfrentar a mulher. Chris conseguiu garantir uma rota de fuga, mas foi forçado a ativar um mecanismo de autodestruição no processo. Justamente quando Chris e Claire estavam preparados para fugir, Alexia voltou e atacou Claire. Chris conseguiu distrair Alexia o suficiente para Claire fugir, ficando para trás para enfrentar Alexia.

Com Alexia morta, Chris correu para o hangar. No entanto, Wesker apareceu. Irritado por Chris ter destruído seus planos novamente, Wesker se preparou para espancar Chris até que ele sangrasse. Chris conseguiu escapar. Wesker jurou que ele teria sua vingança algum dia. Enquanto isso, Chris e Claire conseguiram fugir da base antes que ela explodisse.


Resident Evil 4 – O Horror Transcende…

Por seis anos desde a destruição de Raccoon, Leon Kennedy trabalhou em uma organização altamente secreta, administrada diretamente pelo escritório do presidente dos Estados Unidos. Quando fanáticos loucos seqüestraram a filha do presidente, Ashley Graham, Leon é designado para encontrar e resgatar a Primeira Filha.

Pistas fragmentadas levaram Chris a uma pequena vila na Europa, aparentemente não-relacionada ao rapto de forma alguma. Mas quanto Leon pediu ajuda aos moradores locais, eles responderam com tentativas de matá-lo. Os habitantes da vila eram indóceis, altamente organizados e pareciam sobre-humanos em força e resistência. Somente as balas não pareciam ser suficientes impedi-los. Mas quando um sino tocou em uma igreja próxima, os habitantes malevolentes instantaneamente se esqueceram de Leon e saíram da vila.

O que pode ter feito os moradores a agir com tanta violência e crueldade, e o que lhes dá tanta força a mais? Poderia ter algo a ver com os eventos de seis anos atrás em Raccoon? Leon deve investigar a fundo para descobrir a horrível verdade e salvar a filha do presidente.