Apesar de Resident Evil estar prestes a completar os seus 30 anos em 2026, Resident Evil Requiem estará chegando para mostrar, ou melhor, para confirmar, que a franquia não exige mais que o jogador saiba cada detalhe de sua cronologia para aproveitar um novo game. Durante entrevista ao site internacional Checkpoint Gaming, o produtor Masato Kumazawa deixou claro que Requiem foi desenvolvido para agradar tanto os fãs veteranos quanto quem nunca experimentou um Resident Evil anteriormente, e que nenhum conhecimento prévio da extensa lore da franquia será necessário para jogá-lo. Kumazawa garantiu que “você não precisa jogar Outbreak antes, garantimos que novos jogadores que nunca tocaram nesses jogos poderão aproveitar tudo”.
A presença de Grace Ashcroft, filha da personagem Alyssa Ashcroft de Resident Evil Outbreak, um jogo multiplayer ainda preso na geração Playstation 2, pode assustar quem nunca teve acesso aos títulos, mas Kumazawa-san deixa claro que não é preciso ter qualquer receio em relação a isso, já que a escolha de Grace como protagonista do jogo não foi feita para criar barreiras, e sim para revisitarmos a trama de Raccoon City a partir de uma nova perspectiva.
De acordo com o produtor, Grace será a maior prova disto, já que ela é mais assustada e mais vulnerável do que personagens clássicos, como Chris Redfield ou Leon S. Kennedy. Ou seja, a ideia é que a experiência da personagem diante daquela experiência reflita os sentimentos do jogador em sensações e reações que independem de já ser novato ou veterano em Resident Evil.
Kumazawa-san também garante que Requiem é um autêntico Survival Horror, com recursos limitados e a necessidade de um bom gerenciamento deles. Porém, tudo foi pensado para construir uma ambientação e um clima tenso sem depender de referências anteriores aos novos jogadores. Ele ainda enfatizou que o estúdio buscou novas formas de assustar, sem necessidade de reciclar fórmulas da franquia ou apelar à nostalgia.
E agora a notícia boa aos fãs veteranos: dito tudo isso, Kumazawa-san também reforçou que essa abordagem felizmente não significa deixar os fãs antigos de lado. Resident Evil Requiem foi construído para oferecer novos ambientes e inimigos, mas junto com pitadas de nostalgia para quem acompanha Resident Evil há anos. Inclusive, o retorno a Raccoon City teria vindo do desejo da equipe de atender aos pedidos de anos dos fãs, enquanto referências sutis e conexões com outros títulos, como os próprios Outbreaks, funcionarão como recompensas para quem já conhece a lore da franquia a fundo.












