Entrevista | Michiteru Okabe, produtor de Resident Evil Revelations 2

0
Resident Evil Revelations 2

O Resident Evil Database teve a incrível oportunidade de conversar com Michiteru Okabe, o produtor de Resident Evil Revelations 2. Confira os detalhes na entrevista abaixo!


Entrevista Traduzida:

Resident Evil Revelations 2 é uma promessa de retorno à experiência Survival Horror. Que elementos podemos esperar para que o jogo faça jus ao gênero?
Bem, acho que um dos aspectos mais importantes do Survival Horror em geral e da franquia Resident Evil em particular é o fato de que os jogadores sintam não somente medo e terror, mas a catarse de superar este mal; emergir vitorioso de uma batalha. É o que faz as pessoas voltarem. É o que elas acham atrativo. Outra coisa que conduziu a forma como criamos o jogo é o equilíbrio de combate e resolução de enigmas, exploração e outros aspectos. Nós demos muita atenção ao formato do primeiro Revelations ao trabalhar neste novo título.

Michiteru Okabe

Em entrevista à revista Famitsu, vocês declararam que o co-op será exclusivamente offline. O que os levou a tomar esta decisão? O sistema de troca de personagens teria sido inspirado no de Resident Evil Zero?
Só para esclarecer, planejamos incluir o coop online no RAID MODE, mas para os episódios em si, os jogadores só poderão um controlar Claire e o outro Moira e jogar na mesma tela. Acho que o 0 provavelmente teve alguma influência em nós, mas a inspiração mais direta foi do primeiro Revelations, que trazia parceiros ajudando o jogador. Queríamos partir desta base e adicionar mais liberdade no processo. Assim como no anterior, o jogo será a maior parte jogado com Claire, que pode ser considerada como a personagem principal. Decidir qual personagem usar ou se quer jogar em co-op é algo que os fãs precisarão determinar, de acordo com seu próprio estilo de jogo.

O retorno de Claire Redfield à franquia era algo muito pedido pelos fãs. No entanto, sua trama como “sobrevivente” tecnicamente termina em CODE: Veronica e isto fica evidenciado em Degeneração, quando Leon diz que ela escolheu um caminho diferente do dele e do de seu irmão, Chris. O que podemos esperar desta Claire “veterana”?
Primeiramente, está correto afirmar que a aparição de Claire aqui realmente é algo que os fãs vinham pedindo. Eu não quero falar muito sobre sua personalidade e crescimento agora, já que é solo fértil a ser explorado no jogo e algumas pistas serão lançadas em um futuro próximo, então não quero estragar a surpresa. Espero que esta versão da Claire de 30 e poucos anos seja algo que repercuta entre os fãs e que eles gostem.

Quando foi decidido que vocês incluiriam Moira, filha de Barry Burton, na trama, como estreante e “protegida” de Claire Redfield? Ela é a filha mais velha ou a mais nova de Barry? Saberemos mais de seu paradeiro, depois de ele ter salvado Jill da explosão de Raccoon em 1998?
A trama foi resolvida bem rapidamente e Moira já fazia parte dela desde o começo. Sabemos que todos amam Barry Burton. Achamos que seria um jeito interessante de incluirmos sua família na história da série e isto poderia levar a alguns desenvolvimentos legais. O que aconteceu com Barry nestes anos que se passaram será revelado logo mais.

Jogos episódicos se tornaram uma tendência, e recentemente vocês anunciaram que Revelations 2 será lançado em quatro capítulos, liberados semanalmente. O que os levou a optar por este estilo de jogo e por quê?
Há algumas razões pelas quais decidimos por este formato. A primeira é que facilita para que os novos fãs com a série a testem com um investimento financeiro menor. Eles podem comprar um episódio por um preço modesto e ver se gostam antes de continuarem. Outra razão é que esperamos estimular a comunicação entre os jogadores conforme a série se desenvolve. Como há uma semana entre o lançamento dos episódios, os jogadores podem debater sobre as últimas novidades e especular o que virá a seguir sem temer por spoilers. A maioria dos jogadores estarão no mesmo lugar no jogo, por assim dizer. Acho que eles irão assimilar a história de forma um pouco diferente dos jogos tradicionais.

Como tem sido trabalhar com a franquia Resident Evil, especialmente em um título que promete uma “experiência Survival Horror”? Qual foi o maior desafio até agora no desenvolvimento deste novo jogo?
Com certeza é um desafio. Os fãs têm altas expectativas quando se trata de se sentirem atraídos pela experiência do terror. Mas esta pressão é, na verdade, estimulante para mim e para nossa equipe. Que grande honra esta a de poder dar novo conteúdo para fãs veteranos tão apaixonados!

Resident Evil Revelations 2

Em Revelations 2 teremos o mesmo roteirista do primeiro jogo? No primeiro Revelations, a trama teve referências à obra clássica “A Divina Comédia” de Dante Alighieri. No site “teaser” de Revelations 2, havia uma citação de Franz Kafka. Que referências a obras de Kafka podemos esperar encontrar neste segundo jogo?
Estamos trabalhando com o mesmo roteirista que trabalhou no primeiro Revelations. Seu nome é Sato e, se não me engano, o tema de Kafka foi ideia dele. A versão jogável que mostramos na TGS já trazia uma referência do Kafka – um poema dele sendo recitado por um personagem misterioso ligado às pulseiras colocadas nas personagens.

Revelations é uma “subsérie” que funciona como “filler”, preenchendo lacunas da trama canônica da franquia. Se Revelations 2 vender bem, podemos esperar um Revelations 3? Que história você, pessoalmente, gostaria de “contar”?
O futuro da série depende dos fãs. Se quiserem mais, estamos mais do que dispostos a lhes dar. Acho que uma futura exploração maior da história de Revelations 2 seria viável. Também gosto do HUNK como personagem. Mas acho que o HUNK seria mais apropriado para um jogo de ação do que para algo com ênfase no terror.

Sr. Okabe, este é o seu primeiro trabalho com Resident Evil? Antes de trabalhar na franquia, você já era um fã dela? Poderia nos contar qual é o seu jogo e o seu personagem favoritos da série?
Este é o segundo título de RE em que trabalho. Antes, eu fui Produtor Assistente em Operation Raccoon City. Sempre fui fã da série e é uma verdadeira honra poder trabalhar nela. Acho que meu jogo favorito é provavelmente o primeiro. Os jogos 3D estavam começando a sair naquela época e este realmente chamou minha atenção. Ainda me lembro de como fiquei assustado quando joguei. Quanto ao personagem, gosto do Chris, mas meu personagem favorito mesmo é o Hunk. Sua natureza misteriosa torna fácil de imaginar todos os tipos de coisas sobre ele. Este ar de mistério é muito interessante e atraente.

Para finalizar, gostaria de mandar uma mensagem para nós do Resident Evil Database e para os fãs da franquia?
Por favor, permita-me agradecer os fãs. Seu apoio constante é a razão de ainda estarmos aqui. Estamos tentando coisas novas desta vez, como o formato em episódios, e espero que isto traga ainda mais fãs para a série. Quando se trata de jogos, nosso trabalho como criadores não está pronto até que ele esteja nas mãos dos fãs e eles decidam se gostaram. Eu realmente espero que todos vocês gostem do que estamos preparando para Resident Evil Revelations 2!


Original Interview in English:

Resident Evil Revelations 2 promises to bring the series back to the Survival Horror experience. Which classic Survival Horror elements can we expect to see so the game will be loyal to the genre?
Well, I think one of the most important aspects of survival horror in general and of the Resident Evil franchise in particular is the fact that users experience not only fear and terror, but the catharsis of overcoming that evil; of emerging victorious from a struggle. That’s what brings people back. That’s what they find compelling. Another thing that’s informed the way we designed the game is the balance of combat versus puzzle solving, exploration, and other aspects. We paid careful attention to the template provided by the first Revelations in working on this new title.

When interviewed by Famitsu magazine, you stated that only offline co-op will be available in this game. What made you take this decision? Was the character shifting system inspired on Resident Evil Zero’s system?
Just to be clear, we do plan to allow for online coop gameplay in RAID Mode, but for the episodes themselves, players will be able to take control of either Claire or Moira and play together on one screen. I think 0 likely had some influence on us, but the more direct inspiration was the original Revelations, which featured partners working alongside the player. We wanted to build on that foundation and add more freedom to the proceedings. Much like that previous outing, the game can be played largely as Claire, who can be considered the main character. Deciding which character to use or deciding to play in coop is something that players will need to determine based on their own play style.

Claire Redfield‘s return to the franchise was something fans have been asking for a long time. However, her story as a “survivor” technically ends in CODE: Veronica and it is even clearer in Degeneration, when Leon says she had chosen a different path from the one taken by her brother Chris and Leon himself. What can we expect from this “senior veteran” Claire?
First of all, you are correct in pointing out that Claire’s appearance here is indeed something for which fans had been clamoring. I don’t want to talk too much about her personality and growth this time around since it is such fertile ground to explore in the game itself and some tidbits will be released in the near future that I don’t want to spoil. I hope this new 30-something version of Claire will be something that resonates with fans and that they find her compelling.

When have you decided to include the newbie Moira, Barry Burton‘s daughter, in this new storyline? Is she the older daughter of Barry? Will we hear more about his whereabouts after he saved Jill from Raccoon’s explosion back in 1998?
The storyline fell into place pretty quickly and Moira was a part of it from very early on. We know that everyone loves Barry Burton. We thought it would be an interesting way to weave his family deeper into series lore and could lead to some cool developments. What happened to Barry in those intervening years will be revealed in good time.

Episodic games have become a tendency, and recently you announced Revelations 2 will be launched in four episodes, released weekly. What made you choose this game style and why?
There are a few reasons we went with this format. For one thing, it makes it easier for fans new to the series to give it a shot with a smaller financial investment out of the gate. They can buy a modestly priced episode and see how they like it before committing. Another reason is that we hope to foster communication between users as the series unfolds. Because there is a week between episode releases, users can discuss the latest developments and speculate on what’s next without as much fear of spoilers. Most users are likely to be on the same page, so to speak. I think they’ll digest the story a bit differently than in traditional games.

How does it feel to work with the Resident Evil franchise, especially on a title that promised to bring the “Survival Horror” experience back? What has been the biggest challenge so far in the development of this game?
It’s definitely a challenge. The fans set the bar quite high and they have expectations when it comes to compelling horror experiences. But this pressure is actually invigorating to me and our team. What a great honor it is to deliver new content to such ardent and passionate longtime fans!

Is Revelations 2 storyline being writen by the same scriptwriter from the first game? In Revelations 1, the plot had lots of references to the classic Dante Alighieri’s “Divine Comedy”. On the first version of Revelations 2 website there was a quote from Kafka. Which references to Kafka’s work can we expect to see in this second Revelations title?
We are working with the same scenario writer who worked on the original Revelations. His name is Sato and, if I’m not mistaken, the Kafka motif was his idea. The playable version we had on display at TGS already had a Kafka reference in it – a poem of his is quoted by a mysterious character associated with the bracelets worn by the characters.

So Revelations is a “subseries” planned to fill in some gaps from the canon storyline of the Resident Evil franchise. If Revelations 2 succeeds financially, may we expect a Revelations 3? Which story would you personally like to tell in a third Revelations game?
The future of the series depends on fan demand. If they want to see more, we’re more than willing to accommodate. I think a further exploration of the story depicted in Revelations 2 would be viable. I also like Hunk as a character. But I think that Hunk would be more suited to an action game rather than something with an emphasis on horror.

Okabe-san, this is your first work with the Resident Evil series? Before working on it, were you a fan of the franchise? Do you have a favorite game and character in the whole series?
This is the second RE title I’ve worked on. I was previously the Assistant Producer on Operation Raccoon City. I’ve always been a fan of the series and it’s a real honor to be able to work on it. I think my favorite title is probably the original. 3D games were just starting to appear in those days and this one really caught my eye. I can still remember how scared I was once I sat down to play it. As far as characters are concerned, I’m partial to Chris, but my real favorite character has got to be Hunk. His mysterious nature makes it easy to imagine all sorts of things about him. That sense of mystery is very interesting and appealing.

To finish this interview, would you like to send a message to us from Resident Evil Database and to the fans of the franchise?
Please allow me to thank the fans. Your long time support is why we are still here. We’re trying some new things this time, like the episodic format, and I’m hoping that this draws even more fans into the series. When it comes to games, our work as creators really isn’t done until the game gets into the fans’ hands and they decide if they like it. I certainly hope you all like what we have in store for Revelations 2!

COMPARTILHAR