Criaturas & B.O.W.s | J’avo

J'avo (Resident Evil 6)Os J’avo são uma mutação causada pela administração do C-Virus na corrente sanguínea. Junto com os zumbis, eles são os inimigos básicos de Resident Evil 6. Semelhantemente aos Ganados (de Resident Evil 4) e os Majini (de Resident Evil 5), os J’avo também mantém as propriedades mentais e são capazes de usar armas de fogo diversas, armas brancas e agir estrategicamente em grupos.

O termo J’avo vem da palavra sérvia para “demônio” e foi dado pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento (R&D) da filial europeia da BSAA, pois a primeira aparição deles foi em Dezembro de 2012, durante uma guerra civil na República da Edonia, no Leste Europeu. Os soldados mercenários receberam o C-Virus de Carla Radames, líder da organização Neo-Umbrella, e entre eles estava Jake Muller. Mais J’avos surgem em Junho de 2013 em Lanshiang, na China, a maioria como membros da Neo-Umbrella, além de jovens do distrito de Poisawan, que foram usados como cobaias voluntárias.

Devido a alta capacidade de regeneração do C-Virus, o hospedeiro consegue regenerar partes de seu corpo perdidas. Alguns destes membros perdidos retornam como partes de corpos de insetos, e tanto a regeneração quanto a sua recriação vêm da natureza do vírus, que é um híbrido entre os vírus Progenitor, T-Veronica e G-Virus. Para nomear estas mutações variantes dos J’avos, a BSAA começou a usar os nomes destas partes do corpo também com palavras do idioma sérvio. Por exemplo, os J’avo com braços em forma de foice são chamados de Ruka-Srp (Ruka = braço; Srp = foice), e os J’avo com asas de mariposa no lugar das pernas são chamados de Noga-Let (Noga = perna; Let = vôo).

J'avo (Resident Evil 6)Vale mencionar que a infecção de C-Virus que transforma hospedeiros em zumbis ou em J’avos é diferente. As pessoas se transformam em zumbis quando entram em contato com o vírus na sua forma gasosa, como aconteceu na Ivy University, em Tall Oaks. Já os J’avos administram o vírus diretamente na corrente sanguínea. A fase final da infecção dos J’avos é quando eles entram na forma de casulo (ou crisálida; o C de C-Virus vem de crisálida), e a criatura resultante é considerada uma mutação completa. Entre estas mutações completas estão as criaturas Napad, Gnezdo e os Strelats.