Criaturas & B.O.W.s | Zumbis (T-Virus)

ZumbiAo contrário do que muitas pessoas pensam, os zumbis não entram na definição de armas biológicas, ou B.O.W.s, sigla mais usada na série. Eles se criaram a partir de um acidente ocorrido com o vazamento do T-Virus, infectando organismos humanos.

O Tyrant Virus, ou simplesmente T-Virus, foi originalmente criado para produzir poderosos soldados para uso militar. Mas a compatibilidade genética necessária para a criação destes soldados é encontrada em um indivíduo entre um milhão. Os seres compatíveis são transformados em Tyrants, armas biológicas poderosas e resistentes. Já os incompatíveis se tornam meros zumbis sem qualquer raciocínio e resquícios de inteligência.

A causa para a transformação dos infectados em zumbis se dá pelo fato de o vírus matar seu hospedeiro, mas depois reativar suas células cerebrais. O cérebro volta a funcionar e apenas as necessidades mais primitivas, sendo a principal delas a de comer. Os zumbis são atraídos pelo cheiro de sangue e se alimentam de carne humana. A pessoa mordida também fica infectada pelo vírus, e após sua morte, retornará como zumbi, sendo esta uma das razões de uma possível epidemia. O vírus, portanto, não se transmite pelo ar, apenas por contato direto com sangue ou mucosa humana.

A velocidade e agressividade de um zumbi dependem de seu estado de deterioração. Como são cadáveres, tendem inevitavelmente a apodrecer e se decompor com o passar dos dias. Isto também afeta o modo como o vírus age em seus organismos. Quanto mais tempo um zumbi permanece ativo, mais o T-Virus agirá em seu organismo.

As únicas maneiras realmente eficazes de acabar com zumbis são as seguintes:

  • Destruição total de seu cérebro.
  • Incineração de seu corpo, interrompendo a ação do vírus no organismo.

ZumbiUm zumbi ativo por muito tempo e, portanto, com o T-Virus agindo em seu organismo por tempo prolongado, tende a se tornar um Crimson Head (Cabeça Escarlate) se for incapacitado, mas não for totalmente destruído através dos métodos acima. Isto ocorre porque, durante o período de incapacitação, o T-Virus volta a regenerar as células de seu hospedeiro. Isto faz com que ele sofra uma nova mutação. É importante ressaltar, contudo, que nem todos os zumbis se tornarão Crimson Heads, já que este processo depende do tempo de incubação do vírus em seus corpos. Isto aconteceu com os zumbis da mansão, pois já estavam há meses infectados, com o T-Virus agindo em seus organismos. O mesmo, porém, não acontece na epidemia em Raccoon, por exemplo, já que não houve tempo suficiente para incubação do vírus a ponto de sofrerem nova mutação após serem incapacitados.

Outra característica comum do zumbi é a capacidade de produção de um ácido gástrico extremamente poderoso. Ele é suficientemente forte para digerir a carne humana que devoram e continuarem ativos. Este ácido gástrico é tão forte que alguns zumbis acabam por regurgitá-lo, e suas propriedades extremamente ácidas podem causar danos irreparáveis quando em contato com o corpo humano.

Zumbis podem aparecer em diversas formas: perambulando lentamente, com seu ritmo dependendo do grau de deterioração em que se encontram; rastejando ou simplesmente deitados no chão. Entretanto, mesmo aparentando estarem mortos ou incapacitados, eles podem ainda conseguir atacar, agarrando e mordendo o pé de uma vítima, por exemplo.


Estratégias:

ESQUIVA: Como os zumbis em geral são lentos, é totalmente possível desviar deles, se houver espaço. Mas todo cuidado é pouco, porque apesar de lentos, alguns ainda mantêm bons reflexos e se viram rapidamente para agarrá-lo.

ARMAS POTENTES: Na maioria dos jogos, a única arma não muito efetiva é a faca, já que um combate corpo-a-corpo pode fazer com que você sofra danos. Com exceção da faca, portanto, desde revólveres e pistolas até armas mais fortes são extremamente eficazes. Espingardas, atirando para cima, podem estourar suas cabeças, aniquilando-os imediatamente.

REMAKE/REBIRTH: No “Remake” do primeiro Resident Evil, lançado em 2002, os zumbis, quando não incapacitados pelos métodos eficazes descritos no texto acima, se tornam Crimson Heads, inimigos muito mais rápidos e mortais. O ideal, então, é fazer o possível para destruir suas cabeças com tiros críticos de revólver, o que são raros, ou com bons disparos de espingarda diretamente na cabeça. Caso contrário, é preciso incinerar seus corpos depois de incapacitá-los: para isto, utilize querosene encontrado nas salas de save, transportando-o dentro de um cantil. Aproxime-se do corpo caído do zumbi e selecione o querosene no inventário, lembrando que é necessário ter também um isqueiro. Granadas incendiárias disparadas com a Grenade Launcher já são automaticamente eficazes, pois incineram o zumbi de imediato.

RESIDENT EVIL 2 (2019): Os zumbis deste jogo também ganharam uma nova “roupagem”, possivelmente para combinar com o estilo de jogo da época de seu lançamento. Afinal, apenas o zumbi lento e tradicional não seria tão ameaçador. Neste jogo, ele é tão cambaleante que não é fácil mirar nele, além de seus movimentos variarem de lentos para rápidos em investidas surpreendentes contra o personagem. Também é bem difícil se esquivar deles, pois por serem “recém transformados”, ainda mantêm alguns reflexos e conseguem te agarrar com facilidade.

Uma boa tática é atirar em suas pernas, o que evita que eles te sigam para outras salas (pois eles podem abrir portas), e depois terminar de matá-los com a faca (lembrando que a faca de combate básica do jogo não é “infinita” e tem durabilidade limitada). Como eles demoram muito para morrer, certifique-se sempre de que eles realmente não estão só se fingindo de mortos no chão. Então, na dúvida, dê um tiro ou uma facada extra.