Jogos | Resident Evil 2 (Remake)

Resident Evil 2 Remake (2019)

Resident Evil 2 Remake, ou como a Capcom o descreve, sua “reimaginação”, foi um desejo dos fãs que a Capcom decidiu atender. Após anos de petições e clamores nas redes sociais da empresa, em 2015, a Capcom veio à público para questionar a comunidade se esta vontade era real. Pouco tempo depois, o sonho, enfim, se realizou, e o produtor Yoshiaki Hirabayashi, vestindo uma camiseta com a legenda “WE DO IT” (tradução: “Nós Fazemos”), anunciou que o projeto tivera a aprovação da alta cúpula da Capcom. Finalmente, o Remake de RE2 iria acontecer.

Contudo, anos se passaram sem qualquer notícia, foto, trailer, logo, nada. A Capcom ficou em total silêncio sobre o projeto. Quando Resident Evil 7 foi revelado na E3 2016, os fãs chegaram a pensar que Resident Evil 2 Remake havia sido cancelado. O sétimo jogo da série principal da franquia chegou às prateleiras em 2017, mas o silêncio sobre o Remake continuou por mais de um ano. Foi então que, na E3 de 2018, veio o primeiro trailer.

Com uma proposta mais ultra realística, Resident Evil 2 Remake teve o seu desenvolvimento na RE Engine, o novo motor gráfico extremamente versátil da Capcom. E, como reimaginação, o seu propósito é recontar os eventos do jogo original, lançado em 1998, mas por um viés mais simples, reducionista. Isto, quem sabe, pode ter o objetivo de rever muitos dos acontecimentos do jogo e subsequentes a ele.

Os protagonistas já são velhos conhecidos e queridinhos dos fãs. Leon S. Kennedy é um policial novato em seu primeiro dia de trabalho, enquanto Claire Redfield é uma jovem motociclista em busca do irmão desaparecido. Ambos se deparam com uma situação caótica ao chegar em Raccoon City. Eles se unem com o propósito de encontrar algum refúgio seguro até a fuga bem sucedida da cidade, e encontram outros sobreviventes em meio às hordas de criaturas mortais que espreitam de todos os cantos.

O jogo traz uma perspectiva de câmera nos ombros, que a Capcom adotou em diversos jogos da franquia, desde sua inauguração em Resident Evil 4. Mas, desta vez, ela vem com o diferencial de aumentar a imersão ao jogador e fazê-lo se sentir tenso, dentro da situação em que está, principalmente quando sofre um ataque de um inimigo. Neste momento, a câmera se fecha e é possível quase que sentir a dor do golpe.

Na semana de seu lançamento, Resident Evil 2 Remake vendeu mais de 3 milhões de unidades pelo mundo. Dito isto, o game é um grande sucesso na internet, tanto nas mídias sociais quanto nas plataformas de streaming e de vídeos. Isto, combinado com o fato de possivelmente estar recontando e substituindo eventos passados, abre espaço para que uma gama de novos fãs da franquia surja e adentre na sua comunidade, que é uma das maiores do mundo dos games.


Datas de Lançamento:

  • Resident Evil 2– PS4/Xbox One/PC: 25 de Janeiro de 2019 (US/JP)
  • Raccoon City Edition (RE2+RE3) – PS4/Xbox One/PC: 03 de Abril de 2020 (US/JP)
  • Resident Evil 2 Remake (Cloud) – Switch: 11 de Novembro de 2022 (US/JP)