Depois do sucesso estrondoso de Umbrella Chronicles, a Capcom decidiu lançar mais um título na série Chronicles, abordando histórias não mostradas no primeiro jogo. Trazendo à tona o lado mais sinistro dos personagens, Resident Evil The Darkside Chronicles reconta as tramas de Resident Evil 2 e Resident Evil CODE: Veronica.
Como o próprio título também sugere, o “lado negro” dos acontecimentos destes dois títulos se coloca como foco. São laços familiares distorcidos e complexos, alianças com interesses ocultos e pensamentos malignos que assombram a mente de personagens conhecidos da série. A partir do ponto de vista do bom moço Leon S. Kennedy, protagonista de Resident Evil 2 e de Resident Evil 4, as tramas são recontadas para servirem de resumo para um capítulo inédito. Este capítulo é o “Operação Javier”, que explora a primeira missão de Leon e Krauser juntos pelo serviço secreto americano. Ela culmina em fatos marcantes e indispensáveis na série.
Além do fator história, o modo “on rails” foi aprimorado com a inclusão de um inventário simples, e, ao contrário de seu antecessor, poder guardar os itens de energia quando realmente for necessário. Apesar da ótima proposta, o jogo não fez tanto sucesso quanto o seu anterior, talvez por ser uma fórmula cansativa para jogadores casuais. Assim como em Umbrella Chronicles, é possível jogar com o combo Wiimote e Nunchuk ou equipar o Wii Zapper. Isto aumenta a experiência shooter propiciada pelos títulos Chronicles da série Resident Evil.
Datas de Lançamento:
- Resident Evil: The Darkside Chronicles – Nintendo Wii: 2009 (US)
- Biohazard: The Darkside Chronicles – Nintendo Wii: 2009 (JP)
- Resident Evil: The Darkside Chronicles HD – Playstation 3: 2012 (US/JP)