Personagens | Annette Birkin

Annette Birkin

Ano de nascimento: Desconhecido.
Tipo sanguíneo: Desconhecido.
Altura: Desconhecida.
Peso: Desconhecido.

Aparições em títulos da série:


Biografia e Participação na Série:

Esposa de William Birkin e mãe da jovem Sherry Birkin, Annette, assim como seu marido, também era uma pesquisadora da Umbrella no Complexo de Arklay e, nos últimos tempos, vinha trabalhando ao lado de William no laboratório subterrâneo de Raccoon, no projeto do G-Virus. Além de auxiliar na pesquisa, Annette era também a responsável pela segurança das entradas do laboratório, cujo acesso era através dos canais de esgotos da cidade. Para manter o local em completo segredo e impedir que qualquer coisa interrompesse ou atrapalhasse na pesquisa do G-Virus, ela mantinha contato regular com o chefe da polícia local, Brian Irons, levando recados de William. A função dele era a de abafar qualquer informação que vazasse a respeito da existência do laboratório e, para isto, ele recebia altas quantias em dinheiro, autorizadas pela Umbrella.

A vida de Annette mudou completamente quando, em Setembro de 1998, a Umbrella descobriu que seu marido estava em negociações com o governo americano, planejando vender o G-Virus em troca de segurança e proteção. Após resistir a um ataque violento da equipe da USS em busca das amostras do vírus, William é fatalmente ferido. Annette o encontra baleado em seu laboratório e sai para buscar ajuda, mas o que encontra não é mais William, e sim uma gigantesca criatura tomada pelo G-Virus: William havia se injetado com a amostra que restara em suas mãos e se vingava de todos os membros da USS, deixando seus corpos pelos esgotos da cidade.

Desesperada, a primeira ação de Annette foi ligar para a escola onde Sherry estudava e pedir para que a garota fosse dispensada e fosse imediatamente para casa. Lá, ela instruiu Sherry para que pegasse seu pingente de ouro e seguisse para o R.P.D. (Departamento de Polícia de Raccoon), onde acreditava que sua filha estaria segura, mas estando enclausurada no laboratório subterrâneo por tanto tempo, sem sequer se dedicar apropriadamente como a mãe que Sherry precisava, ela não fazia total idéia do tamanho do caos que estava na superfície, com os zumbis tomando as ruas e até mesmo a delegacia.

Depois da morte de seu marido, Annette começou a perder sua sanidade, e mesmo com William transformado em monstro, perambulando pelo laboratório e pelos esgotos, ela persistia em proteger as entradas do complexo e em continuar o legado de Birkin na conclusão e aperfeiçoamento do vírus. Na madrugada de 30 de Setembro, Leon S. Kennedy e Ada Wong adentraram os esgotos e foram alvejados por tiros disparados por Annette. Na tentativa de proteger Ada, Leon se jogou em sua frente e acabou sendo atingido no ombro por uma bala. Ada vai atrás de Annette, que logo reconhece Ada como uma espiã e a vê usando o pingente que havia pedido para Sherry levar consigo. Acreditando que Ada havia roubado o pingente da garota, ela ataca Ada, que pouco depois descobre uma amostra do vírus dentro da joia.

Apesar de ser uma mãe ausente, Annette passou a temer ainda mais pela vida de Sherry quando, em um encontro com Claire Redfield, logo após o confronto com Ada, soube que Sherry estava nos arredores do esgoto e das entradas do laboratório. Ela sabia que, como criatura G, William agora estaria em busca de um indivíduo geneticamente compatível para a inseminação de um embrião G. Este indivíduo, é claro, era Sherry, por sua relação de consanguinidade com William. Ela e Claire, então, se uniram na busca pela garotinha, porém William, já sem quaisquer resquícios de sua memória humana, encontrou Sherry primeiro, injetando-a com um embrião.

Annette, por fim, acaba sendo morta pelo próprio marido, já em um estágio avançado de mutação por conta do G-Virus. Gravemente ferida e agonizando, ela entrega a Claire um relatório que detalha a criação de um antídoto para impedir que o embrião do G-Virus se desenvolva dentro de Sherry. Lamentando e pedindo perdão por ter sido uma péssima mãe, ela morre, suspirando o nome de sua filha.


A Reimaginação dos Eventos de Resident Evil 2:

Na reimaginação dos eventos de Resident Evil 2, a espiã Ada Wong, se passando por agente do FBI, diz a Leon S. Kennedy que está procurando Annette Birkin, responsável pela tragédia e tida por Ada como muito perigosa. Depois que Ben Bertolucci morre na cela pelas mãos do Tirano, Leon encontra um gravador, com uma conversa entre ele e Annette, questionando-a sobre o G-Virus.

Claire Redfield a encontra na entrada dos esgotos, depois que ela e Sherry Birkin são atacadas pela criatura G, em que William Birkin (marido de Annette e pai de Sherry) se transformou. Claire estava desacordada e desperta com Annette a analisando e obcecada em saber mais detalhes do G, e se resumindo em dizer que Sherry está bem e não é problema dela.

Juntos, Leon e Ada também descem pelos esgotos e encontram Annette analisando um cadáver, dizendo que é obra de William, mas ela foge quando Ada a ameaça. Ela dispara e acerta Leon com um tiro, e Ada vai atrás de Annette, que tenta matá-la de qualquer jeito.

Mais tarde, Claire vê Sherry conversando com Annette por um auto-falante, e a mulher diz à filha que havia dito para ela não sair de casa, e a menina diz que estava com medo. Annette diz que não tem tempo para lidar com ela agora, e Sherry desmaia. Quando Claire finalmente consegue chegar no local, a garota está infectada por um embrião da criatura G, e Annette diz que a cura pode ser encontrada no laboratório, mas que “é tarde demais”. Claire se recusa a acreditar na negligência maternal de Annette e leva Sherry para o laboratório, onde busca por uma vacina (agente antiviral) do G-Virus.

Depois que Claire adquire o agente antiviral, usando o medalhão de Sherry, a criatura G reaparece, mas Annette passa na frente e atira nele com uma arma especial. Enquanto a criatura está caída, ela conta para a jovem sobre como William se infectou e que ela devia ter dado cabo dele antes que a situação saísse de controle. O G, no entanto, reacorda e ataca Annette que, mesmo ferida, pega a vacina e vai até Sherry, enquanto Claire enfrenta o monstro.

Por fim, Annette tem sua redenção ao salvar a vida de sua filha, mas está muito ferida para fugir junto com Claire e Sherry. Antes de morrer, ela pede a Claire para salvar sua filha e levá-la para um lugar seguro.

NOTA: Na campanha de Leon, é Annette quem alerta Leon dos reais objetivos de Ada. Mas esta cena substituiria a cena onde ela pega a vacina para salvar a filha na campanha de Claire. Considerando que o papel de Annette é tecnicamente mais importante na campanha de Claire, ele acaba, então, prevalecendo em nossa interpretação da releitura dos eventos.